quarta-feira, 3 de abril de 2013

O PSICOPATA ( atendendo a pedidos)(postagem original:27/01/2013)


O PSICOPATA

Glauco dos Santos Gouvêa *

A médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva lançou em 2008 um livro muito importante, oportuno e de grande utilidade, cujo título é MENTES PERIGOSAS, com subtítulo O PSICOPATA MORA AO LADO.

Logo na orelha da citada obra encontramos um perfil do psicopata, tão preciso, que reproduzo a seguir:

“Os psicopatas são frios, calculistas, insensíveis, inescrupulosos, transgressores de regras sociais e absolutamente livres de constrangimentos ou julgamentos morais internos. Nas diversas esferas do relacionamento humano, eles são capazes de passar por cima de qualquer pessoa apenas para satisfazer seus próprios interesses. Mas, ao contrário do que pensamos, não são considerados loucos, nem mesmo apresentam qualquer tipo de desorientação. Eles sabem exatamente o que estão fazendo e não sofrem nem um pouco com isso.

Podemos dizer que são verdadeiros “predadores sociais”, e às vezes seus atos são tão chocantes que nos recusamos instintivamente a reconhecer sua existência. Mentes Perigosas nos mostra em linguagem fluida e acessível quem são essas pessoas que estão por aí, ao nosso lado, e que desafiam a própria natureza humana. Conhecer essas mentes perversas é a melhor forma de nos proteger do efeito devastador de sua presença em nossas vidas.”

À medida que eu lia o livro me convencia da necessidade de divulgá-lo. Mais que necessidade: um imperativo de consciência para ajudar minimamente as pessoas a identificar um psicopata e se proteger do mesmo. O perigo maior reside em que o psicopata jamais revela sua verdadeira personalidade, seu verdadeiro pensamento. Ele “constrói” uma armadura e se protege; mente sempre e com tanta habilidade que acreditamos em suas mentiras; procura mostrar que é um entendido em qualquer assunto (embora não o seja) e que sua opinião é superior a qualquer outra; visa convencer as pessoas de que é um altruísta ( mas, na verdade, é incapaz de qualquer forma de amor ); impulsivo, irresponsável, insensível. Todo o cuidado é pouco ao lidarmos com um psicopata, pois ele é capaz de qualquer coisa sem nenhum sentimento de remorso. Cuidado...

Livros como o da psiquiatra Ana Beatriz precisam ser divulgados, pela sua importância para a vida das pessoas. Quanta perversidade, quanta injustiça, teriam sido evitadas se soubéssemos identificar um psicopata !

  • Engenheiro Civil e Auditor Fiscal Tributário Estadual (aposentado)

 

P.S.

Tendo em vista a relevância do tema tratado e de outros correlatos, listamos, a seguir, outras obras publicadas pela Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva:

Mentes Inquietas: TDAH - desatenção, hiperatividade e impulsividade [Publicação revista e ampliada]
Mentes e Manias: TOC - transtorno obsessivo-compulsivo [Publicação revista e ampliada]
Sorria, você está sendo filmado (em parceria com o publicitário Eduardo Mello)
Mentes Insaciáveis: anorexia, bulimia e compulsão alimentar
Mentes Ansiosas: medo e ansiedade além dos limites [Publicação revista e ampliada de Mentes  com Medo]
BULLYING: Mentes Perigosas nas Escolas
Mentes Peligrosas: un psicópata vive al lado [Publicado na Argentina e México]


 

 

                                                                                       

  1.  

Inacreditável? Não. Está na página do Senado. Quem diria....

27/02/2013 - Meio ambiente

Blairo Maggi assume comando da Comissão de Meio Ambiente

Enviar notícia por e-mail Imprimir
Novo presidente da CMA disse que as ações ambientais que adotou como empresário e como governador de Mato Grosso o credenciam para o cargo
Eduardo Amorim ouve primeiro discurso de Blairo Maggi como 
presidente da CMA: sem restrições para o debate de ideias
O senador Blairo Maggi (PR-MT) foi eleito ontem presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Eduardo Amorim (PSC-SE) foi eleito vice-presidente. Escolhidos por aclamação, eles vão comandar o colegiado até 2014.
Pouco antes da eleição, Blairo respondeu a setores que, segundo ele, “não entendem” sua presença no comando da CMA, que tem a atribuição de debater e votar projetos da área ambiental. Segundo ele, tanto a atuação como empresário quanto os oito anos à frente do governo de Mato Grosso o credenciam para o cargo.
— Os trabalhos feitos para a conservação do meio ambiente e os números que temos no estado de Mato Grosso falam por si sós — disse.
Blairo Maggi afirmou que, apesar de tudo o que já foi falado e escrito sobre ele, em seu governo houve redução do desmatamento. Quanto à atuação do Grupo André Maggi, líder na produção mundial de soja, disse que segue rigidamente a legislação ambiental.
Mais do que obrigação, ele afirmou ser assim por convicção.
— Se não cuidarmos bem da terra, se o produtor não cuidar bem do meio ambiente em que vive, ele não terá futuro.
Agenda de temas
Blairo assegurou aos integrantes da CMA que poderão sugerir pontos para a agenda de temas, para uma discussão “às claras, sem qualquer restrição ou óbice”.
Quem coordenou os trabalhos da eleição foi o senador José Agripino (DEM-RN), que explicou a ausência do ex-presidente da CMA Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), por questões de saúde. Blairo Maggi anunciou que, numa próxima reunião, haverá a passagem oficial do cargo, com oportunidade para Rollemberg se despedir.
O vice-presidente da CMA, Eduardo Amorim, disse que vai trabalhar junto com o presidente para garantir o equilíbrio nos debates, promovendo a diversidade de pensamento.
A começar por José Agripino, diversos senadores desejaram sucesso aos novos dirigentes, além de atestar as credenciais de Maggi para o posto de presidente. Fernando Collor (PTB-AL) lembrou, como exemplo, que o colega é o único produtor de soja do país que detém certificação de sustentabilidade ambiental expedida pela principal entidade da Alemanha dedicada a essa função.
A assessoria de Blairo Maggi distribuiu um relatório em que destaca as ações de sustentabilidade do Grupo André Maggi e as ações no governo de Mato Grosso, como a criação da Secretaria de Meio Ambiente e a aquisição de viaturas e helicópteros para controle das áreas de preservação ambiental.
Jornal do Senado
(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)