terça-feira, 14 de abril de 2020

[Alerta] A medida mais urgente a ser tomada nos pacotes de ajuda do governo

No dia 11 de março percebi um sinal… tudo indicava que, se o ritmo da crise seguisse como estava, logo saberíamos de instituições financeiras e algumas grandes empresas em apuros.
E a ajuda que receberiam do governo seria rápida. A mesma ajuda que aposentados, doentes e miseráveis que esperam há muito mais tempo não receberiam.
Dois dias depois, o governo destinou R$ 30 bilhões para compra de carteiras para "salvar" os bancos. A ajuda veio mesmo rápida.
Os pacotes de ajuda para empresas devem sim existir, no mundo todo eles já estão sendo aplicados, a necessidade é real.
Porém, as empresas que vão receber essa ajuda devem, ou pelo menos deveriam atender uma série de condições. Isso é para que esse dinheiro não se torne só especulação e lucro na mão dessas empresas.
Deixo aqui o link para um vídeo onde você vai entender melhor o impacto dessa situação.
Conto com você para levar esse alerta adiante. Você não pode ver seu dinheiro mais uma vez sendo usado para salvar um pequeno grupo de empresas, que mais uma vez voltarão a ter seus lucros exorbitantes quando a crise passar.
E você, mais uma vez também, estará lutando para sobreviver.
Grande abraço!
Edu Moreira

Falta de dados apaga histórias por trás da epidemia


Nesta edição, o repórter Bruno Fonseca explica como a falta de dados sobre coronavírus atrapalha tanto a formulação de políticas públicas, quanto o trabalho de jornalistas investigativos que cobrem a pandemia no Brasil. Autor de uma série de reportagens sobre a Covid-19, Bruno pondera: os dados que não conhecemos são mais do que números num papel, são também histórias de pessoas que não podem ser descartadas.

Essa semana temos uma ótima notícia para compartilhar com você: a Pública é finalista do prêmio internacional One World Media Awards! Nós somos o único veículo brasileiro indicado à categoria especial, que reconhece o conjunto da obra de veículos que privilegiam vozes locais, promovem uma cobertura crítica e colocam os poderosos em cheque! Aproveitamos para agradecer o seu apoio, que só fortalece nosso trabalho.

Muito obrigada!

Giulia Afiune
      Falta de dados apaga histórias por trás da epidemia
por Bruno Fonseca
 
“Três ou quatro por dia. Às vezes menos, às vezes mais”. Essa era a estimativa frouxa do número de corpos que chegavam ao serviço funerário da cidade de São Paulo na última semana de março. Eram homens e mulheres que faleceram por razões não violentas, como doenças ou infartos, mas que não haviam sido internados em hospitais nem submetidos a testes, por isso deixavam dúvidas se poderiam estar infectados pelo novo coronavírus.

Em meio à incerteza, o tratamento era protocolar. Os corpos eram deixados no local pelo menor tempo possível. Segundo um funcionário, não era realizada autópsia nem colheita de material para testagem futura. Já a orientação para as funerárias era enterrar com brevidade, sem aglomerações, sem respostas. Aos familiares, quando houvesse algum, o atestado de óbito declarava: morte por “causa indeterminada”.

A situação no serviço funerário paulistano — que eu e a repórter Anna Beatriz Anjos revelamos nesta reportagem da Pública — é uma realidade que se repete em todo o país desde que o coronavírus chegou ao Brasil: uma epidemia de subnotificações.

Há óbitos indeterminados em serviços funerários em diversos estados. Há pessoas morrendo em hospitais antes que os resultados de seus testes sejam divulgados. Há relatos e mais relatos de pacientes com febre, tosse e dificuldade para respirar que aguardam dez, quinze dias ou um mês para receberem um retorno sobre a testagem. E há uma infinidade de brasileiros que sequer são testados, incluindo profissionais de saúde, agentes penitenciários e pessoas presas.

A falta de dados, além de prejudicar a formulação de políticas públicas, tem sido um desafio para mim, para os repórteres da Pública e para outros jornalistas que fazem reportagens investigativas em todo o Brasil.

Por outro lado, a imensidão de mortes e infecções pelo coronavírus que nem chegam a ser notificadas não parece ser suficiente para constranger o governo. Não irei perder o seu tempo, caro aliado, relembrando a postura do presidente Jair Bolsonaro — para quem os números de Covid-19 e a eleição que o levou à presidência foram fraudados. Eu me refiro ao próprio Ministério da Saúde.

Na última segunda-feira, data da profecia não realizada da demissão do ministro Luiz Henrique Mandetta, o ministério fez um aceno ao capitão: recomendou que, a partir de meados de abril, o isolamento social fosse flexibilizado em locais com menos casos de Covid-19. A proposta é baseada em um cálculo: vale apenas para municípios e estados onde os casos confirmados não ocupem mais de 50% da capacidade do sistema de saúde da região.

Ora, a equação do Ministério da Saúde é mais política que matemática: com a absurda subnotificação de casos, que parâmetros Mandetta usará para calcular se autoriza ou não o fim do isolamento? E mais: o próprio ministério, horas antes de Mandetta entrar na reunião com Bolsonaro, havia anunciado que o pico da epidemia no Brasil deveria ocorrer ao final de maio e início de junho. Por que flexibilizar o isolamento antes de atingirmos o ápice das contaminações?

Em março, minha colega Bianca Muniz e eu mostramos que justamente uma falha do Ministério da Saúde na atualização de um protocolo deixou centenas de casos suspeitos de Covid-19 fora do radar. Vale lembrar que, em março, o mesmo ministério prometeu 22,9 milhões de testes no Brasil, sendo 8 milhões de testes rápidos. Entramos na primeira semana de abril com apenas 468 mil.

Dados são mais que um “sim” ou “não” rabiscados no papel, ou uma célula de excel preenchida em uma tela fria. Junto a cada dado há uma história, uma pessoa como eu e você que poderia ter sido atendida de outra forma, um diagnóstico que chegaria mais rápido, um enterro que poderia ocorrer com mais dignidade. No meio desta pandemia, conduzir o Brasil sem dados é descartar essas histórias.

 
Bruno Fonseca é repórter da Agência Pública. 
Rolou na Pública


Pública indicada a prêmio. A Pública é uma das organizações indicadas à categoria especial do One World Media Awards! Desde 1988, o prêmio reconhece as melhores coberturas jornalísticas em países em desenvolvimento. A categoria na qual estamos concorrendo celebra o conjunto do trabalho de organizações independentes que fazem jornalismo de interesse público e privilegiam as vozes de atores locais. Somos a única organização brasileira concorrendo com veículos da Ucrânia, México, África do Sul, Filipinas, Afeganistão, Quênia e Geórgia. Estamos muito felizes com a indicação e agradecemos a vocês, nossos Aliados, que contribuem para que a Pública seja cada vez melhor e mais forte!   

Prisões superlotadas. A reportagem "Em alerta por coronavírus, prisões já enfrentam epidemia de tuberculose" foi citada em uma recomendação da Human Rights Watch para que a América Latina reduza a superlotação nas prisões para enfrentar a covid-19. A recomendação foi publicada também em inglês e espanhol.

Em outras latitudes. O La Diaria, do Uruguai, traduziu e publicou a reportagem "Epidemia de Fake News". O site francês Autres Brésils republicou a matéria sobre as ações dos comunicadores da periferia na pandemia de coronavírus e também a reportagem sobre racismo nas maternidades que publicamos no começo de março. 
Novas dos Aliados
 
A vida nos tempos do CoronaVocê já ouviu o novo podcast da Pública? Produzido graças ao apoio dos Aliados, "A vida nos tempos do Corona" mergulha nas histórias das pessoas que entrevistamos para nossas reportagens sobre coronavírus. O primeiro episódio está disponível no Spotify, no Deezer e no Youtube, e você vai receber o segundo direto na sua caixa de entrada ainda essa semana. Confira!
Ainda não é aliado? Clica aqui! :)

Futuro incerto exige organização e luta contra ameaça do autoritarismo

Futuro incerto exige organização e luta contra ameaça do autoritarismo




Diversas são as análises sobre o quadro político de nossos dias, como é natural. Todas, cada uma do seu ponto de vista, pertinentes, embora muitas tropecem no erro que de verem congelada uma realidade que, por natureza, é mutante, como o processo social, do qual, a rigor, só logramos conhecer a aparência. Refiro-me, por exemplo, à leitura que se faz do governo do capitão Bolsonaro como fato em si, uno, completo. Vendo o momento presente de forma estática, e projetando sua continuidade, ficamos  desprotegidos, sem condições  de enfrentar o novo, o que está por vir, construído por forças que ainda não dominamos.
Quem assim procede corre o risco de ser atropelado pela História.
Presos ao hoje, ao aqui e agora, muitas vezes fomos levados a confundir o contingente com o essencial, e supor que a vida nacional está encerrada ora no palácio do planalto, ora na portaria do palácio alvorada, ora mesmo em Brasília. Tudo, por óbvio, faz parte da realidade, mas não é a realidade toda.
Mesmo o governo do capitão vem sofrendo mutações e, embora sem alterações essenciais, já não é o mesmo do início do mandato. Além disso, como sabemos, o bolsonarismo não consiste em um experimento autônomo, comprometido que está com a ascensão do populismo de extrema-direita em todo o mundo. Torna-se secundária, a esta altura, a provável insanidade do capitão e sua conhecida limitação cognitiva, pois, por loucura ou razão, o presidente não abdica de seu projeto político, um estado autoritário clássico, de feições fascistas, que flerta com a morte, como tem ficado evidente com seu comportamento genocida diante da pandemia.
O fato objetivo, a cobrar nossa atenção, é o projeto autoritário protofascista, ao qual precisamos nos antecipar, para impedir que germine.
Há sim, um desafio presente, e sua gravidade ainda está muito longe de ser estimada como seus danos, que já se sabem catastróficos, a crise sanitária, em seus primeiros passos. FMI, Banco Mundial e OCDE já anunciam que as maiores economias mundiais, a brasileira incluída, estão em queda livre. E o vírus apenas inicia sua incursão em nossas favelas superpopulosas e em nossas periferias desassistidas de qualquer sorte de serviço público, a começar pela ausência absoluta de saneamento. Mesmo essa realidade, por mais que contundentemente esteja presente em nossas vidas, não a dominamos, pois não dominamos o processo evolutivo do coronavírus, nem sua potência de propagação. Sabemos porém que está em preocupante aceleração. Ainda não temos a conta de  suas vítimas e muito menos  podem as autoridades sanitárias estimar quantos óbitos ainda serão registrados. Por enquanto, mesmo a ciência, em quem tudo justamente apostamos (menos o terraplanismo do capitão, por óbvio), ainda tateia, e a produção e distribuição em massa de vacinas, o único caminho para deter a pandemia, deve demorar, dados de hoje, algo como dois anos.
Enquanto a ciência cuida do vírus, cabe-nos cuidar de suas consequências na vida política do país. Somos chamados a intervir,  estendendo nossas vistas para o além de hoje, que rapidamente se transforma em passado.
 Essas considerações foram inspiradas na tragédia mundial e brasileira da pandemia, talvez a primeira grande crise realmente globalizada, e, certamente, a mais grave do capitalismo moderno, mas a ela não se restringem. O mesmo método se recomenda para a análise da crise brasileira, essa que se arrasta há anos, que vem à tona mais claramente a partir de 2013, e que longe está de conhecer seu ápice ou sua curva de acomodação. Ouso dizer que a grande crise nacional, em processo, transforma o capitão em figura secundária. Porque nem ele, nem um eventual substituto, têm a menor condição de evitar os graves desdobramentos sanitários, econômicos e políticos da pandemia.
Independentemente do capitão e do grupo  que ainda o sustém, marchamos para o agravamento da crise brasileira, e não é difícil imaginar seu epicentro em torno de junho-julho do corrente ano, quando se encontrarão, no alto, as curvas da pandemia e da recessão (economistas projetam uma queda do PIB brasileiro, ainda em 2019, em algo entre 3% e 6%!) e suas consequências sociais: desemprego e precarização, agravados pela recessão, projetada para mais de um ano
A crise econômica tem suas raízes nas políticas neoliberais que se instalaram entre nós  a partir do ajuste de Joaquim Levy, ainda no natimorto segundo governo Dilma, mas está igualmente atrelada à crise econômica mundial (estima-se para a Alemanha uma retração de 4,2% e de 6,0% para a França; a projeção para a economia internacional é de uma retração de  32%), sem precedentes, provavelmente mais profunda e mais duradoura do que aquela de 1929-1933 (o crash da bolsa de NY) e para cujos efeitos não há vacina imaginável, pois são inimagináveis os desdobramentos da estagnação da atividade econômica em nível global, de que são apenas dois indicadores a explosão do desemprego nos EUA (cuja economia vinha em ascenso) e a queda do crescimento da China, o maior importador de matérias primas do mundo e, ao mesmo tempo, o  maior produtor de insumos da indústria global.
A catástrofe social, depois da catástrofe sanitária e da catástrofe econômica, encontrará, no Brasil, um governo, qualquer que seja ele, em descompasso com a nova realidade e envolto em uma das mais profundas de nossas crises políticas, talvez similar à que engendrou 1930, tanto que não será exagero considerar mudanças institucionais.
Sobre esse cenário, que se apresenta como uma probabilidade, mas, principalmente, a partir de suas possíveis consequências, deve voltar-se a competência prospectiva da esquerda brasileira para oportunamente nele saber intervir. Do contrário, será condenada, como até aqui, a simplesmente comentar um jogo do qual não participa, senão como coadjuvante.
Alguns elementos podem ser tidos como presentes, porque tangenciam o óbvio, como, por exemplo, o rompimento da unidade do grupo que atualmente hegemoniza o poder, ensejando uma nova coalizão  de forças.  Essa, porém, não será necessariamente mais próxima às correntes de esquerda, cujo papel dependerá de muitas variáveis, como sua capacidade de organização e mobilização popular, além de sua capacidade de ampliar socialmente, rompendo, assim, como já ocorreu no passado, com sua condição de corrente política minoritária.
Se está preparada, inclusive para se despir de convicções e dogmas, e pretensões hegemonistas, só os fatos dirão. É inevitável correr o risco.
A história, sejam quais forem os fatos futuros, cobrará da esquerda brasileira um projeto de Brasil, e esse projeto pouco ou nada conservará das especulações até aqui levantadas pelos partidos e organizações populares. Considero vencidas todas as propostas de programas de governo. Por uma razão acaciana: a realidade mudou nos últimos dias e será ainda mais diversa na sucessão histórica, mesmo a curto prazo. Precisamos altear a cabeça, mirar para além do horizonte e rever nossos projetos de ontem e de hoje. O fim da proposta neoliberal, que nem mesmo em Chicago ainda é levada a sério, já foi decretado pela força dos fatos, e a intervenção do Estado, até como salvação da economia privada, é requerida, mesmo pelo sistema financeiro internacional (FMI, OCDE e quejandos), e mesmo pelas forças mais conservadoras da política brasileira. Trata-se, portanto, de questão vencida. Brevemente, mesmo ainda no governo do capitão, não se ouvirá mais a defesa do ajuste fiscal como fim em si mesmo e a qualquer preço. O “posto Ipiranga” faliu.
A crise, em seus desdobramentos, exigirá um Estado social (um Estado para além do keynesiasmo clássico) politicamente forte, em condições de rearticular a sociedade em torno de um projeto de reconstrução nacional, talvez significando uma transição para uma nova fase política que não pode ser antevista a olho nu.
Qualquer que seja o quadro histórico que se descortinará a partir da crise social, é evidente que quedará exposta a falência da atual ordem institucional, e a impossibilidade de sobrevivência  de uma  sociedade fundada em obscena desigualdade social. A casa-grande terá de negociar com a senzala. Não se conte, porém, com uma transição pacífica, civilizada, pois tais bons modos não fazem parte da tradição da direita.

Leia mais em www.ramaral.org

 

______________
Roberto Amaral é escritor e ex-ministro de Ciência e Tecnologia

Enquanto a economia mundial afunda, o homem mais rico do mundo fica ainda mais rico ISSO É JUSTO?

Enquanto a economia mundial afunda, o homem mais rico do mundo fica ainda mais rico

Amazon apresenta novo tablet Kindle Fire
247 - A pessoa mais rica do mundo está ficando mais rica, mesmo em uma pandemia, e talvez por causa disso.
Com os consumidores presos em casa, eles confiam na Amazon.com Inc. de Jeff Bezos mais do que nunca. As ações do varejista subiram 5,3%, para um recorde na terça-feira, elevando o patrimônio líquido do fundador para US $ 138,5 bilhões.
A pandemia levou a economia global a quase um impasse e levou quase 17 milhões de americanos às listas de desemprego no período de três semanas. O JPMorgan Chase & Wells Fargo & Co. sinalizou na terça-feira que as perdas com empréstimos causadas pelos cortes de empregos sem precedentes - muitos deles no setor de varejo que a Amazon interrompeu com tanta eficiência - poderiam rivalizar com os ocorridos após a crise financeira de 2008.
No entanto, Bezos e muitos de seus colegas ricos em tecnologia, private equity e outros países estão indo bem, ajudados por esforços sem precedentes de estímulo por parte de governos e banqueiros centrais. Embora o patrimônio líquido combinado das 500 pessoas mais ricas do mundo tenha caído US $ 553 bilhões este ano, ele subiu 20% em relação à baixa de 23 de março, segundo o Bloomberg Billionaires Index
“A lacuna de riqueza só vai aumentar com o que está acontecendo agora”, disse Matt Maley, estrategista-chefe de mercado da Miller Tabak + Co. “As pessoas realmente ricas não precisam se preocupar. Sim, eles são menos ricos, mas você não teve que se preocupar em colocar comida na mesa ou manter um teto sobre sua cabeça. ”
Não são apenas os bilionários. Os membros das empresas têm sido compradores significativos das ações de suas empresas, uma demonstração de confiança de que a crise passará, mesmo quando os líderes do país debatem exatamente quando os americanos podem voltar ao trabalho com segurança.
Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Os destaques da noite no 247

Brasil bate recorde e registra 204 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas

Helder Barbalho é o segundo governador a testar positivo para coronavírus

Morto pelo coronavírus, jornalista denunciou em áudios que foi forçado a trabalhar pelo SBT

Havan: Luciano Hang suspende contrato de
11 mil funcionários em meio à pandemia

'Os governos estão usando o coronavírus para construir a arquitetura da opressão',
diz Snowden

PGR pede ao STF investigação contra Weintraub por ter agredido e insultado chineses

Mandetta nega que esteja forçando sua saída do Ministério da Saúde

QUERO APOIAR O BRASIL 247
Boa leitura!
Equipe 2

La peste

La peste

 

 
13/04/2020 17:34
(Creative Commons)
Créditos da foto: (Creative Commons)
 
El libro, The Bell Curve, no agrega nada que valga la pena a la vasta bibliografía del racismo, pero su enorme repercusión indica que está diciendo lo que mucha gente quiere escuchar. Y lo que de veras importa es que su mensaje coincide con el catecismo de la economía de mercado a la hora de la unanimidad universal: desde el punto de vista de la religión del dinero, la pobreza no es el resultado de la injusticia, sino el castigo que la ineficiencia merece. Y entonces acuden los ideólogos a complementar la gran coartada de un sistema que está en guerra contra los pobres porque es incapaz de combatir la pobreza: los pobres no son burros porque son pobres, sino que son pobres porque son burros, y son burros por herencia genética. La pobreza es tan natural como la democracia racial que tiene a los negros abajo y a los blancos arriba. La desigualdad social resulta, así, consagrada por la legitimación biológica: la división de la sociedad en clases integra el orden natural de las cosas.

“Nunca llegarás a nada.”

Esta no es, por cierto, la primera vez que los tests del coeficiente intelectual sirven de materia prima para el desprecio racial, a pesar del dudoso valor de estas mediciones que tratan a las personas como si fueran números.

En The Bell Curve, los profesores Herrnstein y Murray no hacen más que confirmar qué buenas razones tenía don Alfred Binet para desconfiar de su propio invento. A fines del siglo pasado, Binet había creado en París el primer test de coeficiente intelectual, con el sano propósito de identificar a los niños que necesitaban más ayuda de los maestros en las escuelas, pero él fue el primero en advertir que se trataba de un “instrumento imperfecto”, que de ninguna manera podía servir para medir la inteligencia, que no puede ser medida, ni debía servir para descalificar a nadie. El propio Binet había sido descalificado por sus profesores, cuando era estudiante, como ocurrió con Winston Churchill, Albert Einstein y muchos otros niños de aprendizaje lento, que recibían de sus maestros frases estimulantes, como: “Nunca llegarás a nada”.

El test, que puede tener cierta utilidad en determinado momento y lugar, obviamente puede no servir para nada en otro momento y otro lugar. Las primeras aplicaciones del test de Binet en los muelles de Nueva York mostraron que más del 80 por ciento de los inmigrantes judíos, húngaros, italianos y rusos eran débiles mentales. A idéntica conclusión llegó, en 1916, el doctor Alejandro Vera Álvarez en la ciudad boliviana de Potosí. Aplicando el test de Binet a los niños de las escuelas públicas, resultó que menos del 20 por ciento eran normales. El resto era retrasado, por culpa de la herencia y otros factores.

Dime cuánto pesas y te diré cuánto vales.

Cuando Binet inventó su test en la Sorbona, estaba de moda otra manera de medir la inteligencia: la capacidad intelectual dependía del peso del cerebro. Este método tenía el inconveniente de que sólo permitía admirar o despreciar a los muertos. Los científicos andaban a la caza de cráneos famosos, y no se desalentaban a pesar de los resultados desconcertantes de sus operaciones. El cerebro de Anatole France, por ejemplo, pesó la mitad que el de Iván Turguénev, aunque sus méritos literarios se consideraban parejos.

La gran figura intelectual del siglo pasado en Bolivia, Gabriel René Moreno, había descubierto que el cerebro indígena y el cerebro mestizo pesaban “cinco, siete y diez onzas menos que el cerebro de raza blanca”. Como ocurre con la policía en los allanamientos, el racismo encuentra lo que pone. Aunque las pruebas nieguen la evidencia, pruebas son. El tamaño del cerebro tiene, en relación a la inteligencia, la misma importancia que el tamaño del pene tiene en relación a la eficacia sexual, o sea: ninguna. Pero todavía en 1964, la Enciclopedia Británica consideraba pertinente informar que los negros tenían “un cerebro pequeño en relación al tamaño de sus cuerpos”.

Cuando el secretario de Estado de Estados Unidos, Robert Lansing, tuvo que justificar los diecinueve años de ocupación militar de Haití, no hizo más que ratificar una convicción universal: los negros eran incapaces de gobernarse, y esa incapacidad estaba en su “naturaleza física”.

Antes y después de Hitler.

Hasta que Hitler hizo lo que hizo, era normal que los educadores más prestigiosos de América Latina hablaran de la necesidad de “regenerar la raza”, “mejorar la especie” y “cambiar la calidad biológica de los niños”. En el Congreso Panamericano del Niño de 1924, muchas voces exigieron “seleccionar las semillas que se siembran” para generar hijos sanos. Por entonces, el diario El Mercurio, de Chile, encabezó una campaña por el mejoramiento de la raza, a partir de la convicción de que “la mezcla indígena dificulta, por sus hábitos y su ignorancia, la adopción de ciertas costumbres y conceptos modernos”.

En 1934, Hitler empezó a poner en práctica la eugenesia, y al mundo no le pareció nada mal que diera el ejemplo esterilizando a los enfermos hereditarios y a los criminales, en defensa de la raza aria. El problema vino después, cuando el feroz hombrecito desbordó todos los límites, y su afán de exterminio y su voracidad de países desembocaron en lo que ya se sabe. Entonces el racismo universal tuvo que llamarse a silencio y durante algunos años calló o se expresó por eufemismos.

Pero la minoría blanca que desde hace siglos manda en el mundo, y que ha organizado al planeta entero como un gigantesco campo de concentración, necesita discursos que absuelvan su historia y justifiquen sus actos. Nada tiene de asombroso, aunque tanto tenga de indignante, que en este mundo dominado por pocos y amenazado por muchos, vuelvan a resonar, ahora, las voces del desprecio.

*Publicado originalmente em 'Brecha'