terça-feira, 17 de março de 2015

Os meninos do golpe no dia 15: quem banca essa turma?


Os meninos do golpe no dia 15: quem banca essa turma?


março 12, 2015 00:44
Os meninos do golpe no dia 15: quem banca essa turma?
“Estudantes pela Liberdade” (EPL) são financiados por corporação petroleira norte-americana que ataca direitos indígenas, depreda ambiente e tem interesse óbvio em atingir a Petrobras
Por Antonio Carlos, no Outras Palavras
David Koch se divertia dizendo que fazia parte “da maior companhia da qual você nunca ouviu falar”. Um dos poderosos irmãos Koch, donos da segunda maior empresa privada dos Estados Unidos com um ingresso anual de 115 bilhões de dólares, eles só se tornaram conhecidos por suas maldosas operações no cenário político do país.
Se esses poderosos personagens são desconhecidos nos Estados Unidos, o que se dirá no Brasil? No entanto eles estão diretamente envolvidos nas convocações para o protesto do dia 15 de março pela deposição da presidenta Dilma.
Segundo a Folha de São Paulo o “Movimento Brasil Livre”, uma organização virtual, é o principal grupo convocador do protesto. A página do movimento dá os nomes de seus colunistas e coordenadores nos Estados. Segundo o The Economist, o grupo foi “fundado no último ano para promover as respostas do livre mercado para os problemas do país”.

Entre os “colunistas” do MBL estão Luan Sperandio Teixeira, que é acadêmico do curso de Direito Universidade Federal do Espírito Santo e colaborador da rede Estudantes Pela Liberdade (EPL) do Espírito Santo; Fabio Ostermann, que é coordenador do mesmo movimento no Rio Grande do Sul, fiscal do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e diretor executivo do Instituto Ordem Livre, co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade (EPL), tendo sido o primeiro presidente de seu Conselho Consultivo, e atualmente, Diretor de Relações Institucionais do Instituto Liberal (IL). Outros participantes são Rafael Bolsoni do Partido Novo e do EPL; Juliano Torres que se define como empreendedor intelectual, do Partido Novo, do Partido Libertários, e do EPL.
Segundo o perfil de Torres no Linkedin, sua formação acadêmica foi no Atlas Leadership Academy. Outro integrante com essa formação é Fábio Osterman, que participou também do Koch Summer Fellow no Institute for Humane Studies.
TEXTO-MEIO


A Oscip Estudantes pela Liberdade é a filial brasileira do Students for Liberty, uma organização financiada pelos irmãos Koch para convencer o mundo estudantil da justeza de suas gananciosas propostas. O presidente do Conselho Executivo é Rafael Rota Dal Molin, que além de ser da Universidade de Santa Maria, é oficial de material bélico (2º tenente QMB) na guarnição local.
Outras das frentes dos irmãos Koch são a Atlas Economic Research Foundation, que patrocina a Leadership Academy, e o Institute for Humane Studies, às quais os integrantes do MBL estão ligados.
rollingstone_kochbros_article-335x292

Entre as atividades danosas dos irmão encontra-se o roubo de 5 milhões de barris de petróleo em uma reserva indígena (que acarretou uma multa de 25 milhões de dólares do governo americano) e outra multa de 1,5 milhões de dólares pela interferência em eleições na Califórnia. O Greenpeace considera os irmãos opositores destacados da luta contra as mudanças climáticas. Os Koch foram multados em 30 milhões de dólares em 300 vazamentos de óleo.
As Koch Industries têm suas principais atividades ligadas à exploração de óleo e gás, oleodutos, refinação e produção de produtos químicos derivados e fertilizantes. Com esse leque de atividades não é difícil imaginar o seu interesse no Brasil — a Petrobras é claro. Seus apaniguados não escondem esse fato.
O MBL, que surgiu em apoio à campanha de Aécio Neves, não esconde o que pretende com a manifestação: “O principal objetivo do movimento, no momento, é derrubar o PT, a maior nêmesis da liberdade e da democracia que assombra o nosso país” disseram Kim Kataguiri e Renan Santos em um gongórico e pretensioso artigo na Folha de S.Paulo. Eles não querem ser confundidos com PSDB, que identificam com o outro movimento: “os caras do Vem Pra Rua são mais velhos, mais ricos e têm o PSDB por trás” diz Renan Santos. “Eles vão pro protesto sem pedir impeachment. É como fumar maconha sem tragar”. Kataguiri não se incomoda que seja o PMDB a ascender ao poder: “O PMDB é corrupto, mas o PT é totalitário”. Mas Pedro Mercante Souto, outro dos porta-vozes do MBL, foi candidato a deputado federal no Rio de Janeiro pelo PSDB (com apenas 0,10% dos votos não se elegeu).
Apesar do distanciamento do PSDB a manifestação do dia 15 parece ser apenas uma nova tentativa de 3º turno, mas como vimos ela esconde uma grande negociata. “Business as usual”.

"Porteira para corrupção" na Petrobras foi aberta por FHC, repete Cunha


Mensagem de Fidel Castro a Nicolás Maduro

MENSAGEM DE FIDEL CASTRO A NICOLÁS MADURO
Honorável presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro:
Como a imprensa tem publicado, amanhã, terça-feira, 17 de março, terá lugar em Caracas a Cúpula da Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA) para discutir a insólita política do governo dos EUA contra a Venezuela e a ALBA.
A ideia de criar esta organização foi do próprio Chávez, com desejos de compartilhar com seus irmãos caribenhos os enormes recursos econômicos com que a natureza dotou seu país de nascimento, mas cujos benefícios tinham ido parar às mãos de poderosas empresas norte-americanas e de alguns poucos milionários venezuelanos.
A corrupção e o esbanjamento foram o principal estímulo da primeira oligarquia de tendência fascista, viciada em violência e crime. Para o heroico povo da Venezuela, a violência e o crime cometidos contra ele foram intoleráveis e não podem ser esquecidos, e nunca permitirá o retorno ao passado vergonhoso da era pré-revolucionária que deu origem ao saqueio aos shoppings e ao assassinato de milhares de pessoas, das quais ninguém pode dizer o número exato até hoje.
Simon Bolívar entregou-se plenamente à tarefa colossal de libertar o continente. Mais da metade das melhores pessoas de seu povo lutou e morreu em longos anos de luta ininterrupta. Com menos de 1% da superfície do planeta, a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo. Durante um século inteiro foi forçada a produzir todo o combustível que as potências europeias e os Estados Unidos precisavam. Ainda que os hidrocarbonetos, que se formaram durante milhões de anos, vão ser consumidos em pouco mais de um século, e os seres humanos, que hoje somos 7,2 bilhões, em cem anos irão duplicar, chegando em 200 anos a 21 bilhões, unicamente um milagre da mais avançada tecnologia poderá permitir a sobrevivência da espécie humana um pouco mais de tempo.
Por que essa fabulosa mídia não é utilizada para informar e educar sobre estas realidades, ao invés de promover enganos, que qualquer pessoa em sã consciência deveria saber?
A Cúpula da ALBA não pode ser realizada sem levar em conta estas realidades que nos tocam tão de perto.
A República Bolivariana da Venezuela declarou de forma enfática que sempre esteve disposta a discutir de maneira pacífica e civilizada com o governo dos EUA, mas nunca aceitará ameaças e imposições desse país.
Acrescento que tenho observado a atitude, não só do heroico povo de Bolívar e Chávez, mas também uma circunstância especial: a disciplina exemplar e o espírito da Força Armada Nacional Bolivariana. Faça o que fizer o imperialismo ianque, ele nunca poderá contar com a FANB para fazer o que ele fez por tantos anos. Hoje, a Venezuela conta com soldados e oficiais melhor equipados da América Latina.
Quando você se reuniu com os oficiais, nos últimos dias, podia ver-se que eles estavam prontos para dar até a última gota de seu sangue pela Pátria.
Um abraço fraterno para todos os venezuelanos, os povos da ALBA e para você.
Fidel Castro Ruz
16 março de 2015
www.granma.cubaweb.cu
Órgano oficial del Comité Central del Partido Comunista de Cuba
granma.cu
Curtir ·