terça-feira, 24 de agosto de 2021

As principais notícias desta noite no Brasil 247

 

Deu na imprensa

 

A nova escalada da crise — com comandantes das polícias militares convocando manifestações no Sete de Setembro em pelo menos seis estados — é o centro da cobertura dos jornalões, com governadores preocupados com a tensão e pedindo diálogo com o Palácio do Planalto. Os apelos parecem em vão, porque Jair Bolsonaro voltou a atacar a urna eletrônica e insufla os protestos. Os jornais abordam a crise e alguns dos seus desdobramentos.

FolhaBolsonaro insufla protestos; governadores pedem diálogoEstadãoDória afasta coronel; PMs em atos preocupam governadoresO GloboGovernadores alertam para ação política das PMs. E na edição brasileira do El PaísBolsonaro negocia outra fatia do Governo para o Centrão enquanto esbraveja contra ministros do STF. Destoa da cobertura na política o Valor EconômicoNegócio de R$ 3,2 bi confirma boom do ensino a distância. Na capa da Folha, chama atenção a foto do presidente da Aprosoja, que chegou à sede da PF para depôr montado num trator e portando bandeiras do Brasil

Folha abre o caderno de política apontando que Bolsonaro está isolado e radicaliza para inflamar atos de 7 de Setembro, enquanto os governadores pedem trégua. Ele voltou a defender voto impresso, enquanto chefes de Executivos estaduais pedem reunião para baixar tensão de crise. O presidente anunciou que participará dos atos pró-governo em São Paulo e Brasília, que serão realizadas no Dia da Independência, e insistiu na suspeição do processo eleitoral. 

O jornal insiste em colocar panos quentes: Crise com Bolsonaro preocupa até ministros mais bolsonaristas, escreve Igor Gielow. “Temer [o golpista em 2016] foi procurado para aconselhar presidente no caso do impeachment de ministros do STF”, aponta. Já Eliane Cantanhede, no Estadão, é direta: ‘Planalto vê 7 de Setembro como divisor de águas’.

No TijolaçoFernando Brito aponta que os PMs estão ouriçados por obra do presidente“Bolsonaro, está mais que claro, foi quem deu as ordens, direta ou indiretamente, para que seus agitadores pusessem a cabeça fora da terra”, aponta. “Os coronéis de Polícia Militar de São Paulo, ue de bobos não têm nada, não colocariam seus pescoços ao alcance da lâminas administrativas do governo estadual por nada. Muito menos o coronel dos Bombeiros do Ceará que divulgou vídeo dizendo que militares reformados comandarão “ondas” de grupamentos de fileiras de 100 homens para “adentrarmos ao STF e ao Congresso” e “atropelar” qualquer reação à invasão dos prédios”. E conclui: “Os ‘blackblocs’ do Mito estão na ponta dos cascos e prontíssimos, se não houver obstáculos sérios, a tentar fazer um “Capitólio’ tupiniquim”.

Em outro texto, Folha aponta que a crise de governança de PMs não é nova e piora com omissão de governadores. Mas o governador João Doria afastou o coronel bolsonarista que estava convocando atos no Dia da Independência e disse que não aceita indisciplina na PM. Ele alertou governadores sobre risco de infiltração bolsonarista nas polícias. Na Coluna do Estadão, outra advertência: Dirigentes partidários alertam para 'risco Pazuello' nas PMs.

Em editorial, Estadão escancara o risco: Objetivo dos atos de 7 de setembro é invadir o STF e o Congresso“Depois de tudo o que já foi divulgado, eventual tentativa golpista durante manifestação não será nenhuma surpresa”, alerta o jornal conservador no texto A convocação do golpe.

Ainda na política, Folha dá alto da página 11 para foto de petista com senador tucano e noticia: Lula mira 2º turno e conversa com Tasso Jereissati e Cid Gomes no Ceará“Defesa da democracia e aliança no estado foram centro da conversa entre petista e irmão de Ciro Gomes”, resume. Segundo o jornal, as conversas representam uma retomada de contato com os dois congressistas, atualmente no campo adversário ao petista nacionalmente, e miram um possível apoio no segundo turno das eleições de 2022 em caso de disputa direta com o presidente Jair Bolsonaro. “O encontro com Tasso aconteceu no escritório político do tucano, que é pré-candidato à Presidência pelo PSDB e disputará as prévias do partido, marcadas para novembro”, relata.

BRASIL NA GRINGA

O argentino Página 12 traz entrevista com o senador Rogério Carvalho: “Estamos preocupados com a segurança de Lula”. Líder de esquerda analisa passagem do ex-presidente pelo Nordeste e diz que o favorito para as eleições de outubro de 2022 viaja com um esquema de proteção mais amplo do que antes da ascensão de Bolsonaro. “Não está livre para sofrer um ataque (..) mas acredito que isso não vai acontecer”, afirma Carvalho. Ele explica porque acredita que o presidente ultradireitista deu apoio aos golpistas bolivianos. 

A crise brasileira ganha repercussão internacional. Reuters  informa que o comandante da Polícia Militar foi demitido após apoiar publicamente Bolsonaro, atacando rivais“O governador do estado de São Paulo despediu na segunda-feira um comandante da polícia militar que apoiou publicamente uma marcha a favor do presidente Jair Bolsonaro e atacou políticos rivais”, diz o texto. “A demissão de Aleksander Lacerda, que liderou uma força regional de São Paulo com cerca de 5.000 homens sob seu comando, destaca o amplo apoio que Bolsonaro, um ex-capitão do Exército de extrema direita, tem entre os cerca de 500.000 policiais militares do Brasil”.

Despacho da Associated Press, replicada pelo Washington Post trata das queimadas no cerrado próximo a capital paulista. Balão queima no parque do Brasil, chovendo cinzas em São Paulo. O texto diz que um balão caiu e pegou fogo no Parque Juquery, provocando um incêndio que queimou mais da metade do parque estadual na tarde de domingo e fez chover cinzas na cidade a 39 quilômetros de distância.

Na Argentina, Clarín dá destaque à denúncia de que o Brasil está secando. Em 30 anos, o país perdeu um sexto de suas áreas cobertas com água doce por conta do desmatamento. O problema coloca sob lupa o Pantanal, a maior área úmida do planeta e o principal bioma afetado do país. O Brasil, que vive sua pior crise hídrica dos últimos 91 anos, possui 12% das reservas de água doce do planeta e 53% dos recursos hídricos da América do Sul.

INTERNACIONAL

A crise afegã continua concentrando as atenções da grande imprensa internacional, com diferentes enfoques para os jornais do ocidente e do oriente. O chinês Global Times destaca que a China oferecerá ajuda ‘genuína’ na reconstrução econômica do Afeganistão em meio à transição caótica. As empresas privadas continuam empenhadas em investir, ressaltando o espaço potencial para mais cooperação depois que a situação se estabilizar.

New York Times destaca na manchete principal que a Agência Federal de Medicamentos (FDA) aprovou totalmente a vacina da Pfizer-BioNTech, a primeira para uma vacina Covid-19. A mudança deve dar início a uma nova rodada de mandatos de vacinação de hospitais, escolas e empresas privadas. Washington Post mantém o foco na crise no Afeganistão: Biden está apertado no prazo de transporte aéreo e que o Talibã envia combatentes para a região que ainda não se dobrou ao novo regime.

Nos grandes jornais financeiros, Wall Street Journal reporta que Biden avalia atraso na retirada de americanos, enquanto os EUA lutam para contar seus cidadãos no Afeganistão. O governo se prepara para discutir com aliados uma retirada do Afeganistão além do prazo final de 31 de agosto, que deixava apenas oito dias para evacuar milhares de pessoas. O Financial Times diz que Biden está sendo “espremido” entre seus aliados e o Taliban por causa do prazo de evacuação. Ele ficará sob pressão para estender a evacuação liderada pelos EUA enquanto enfrenta a “perspectiva humilhante” de que o Taliban possa vetar.

Outros jornais ingleses também dão destaque na primeira página à crise afegã. Times publica na capa a foto de um soldado britânico dando as boas-vindas a um jovem afegão em um vôo de evacuação. O Reino Unido está cada vez mais conformado com a necessidade de concluir suas operações de resgate até o final da semana. O Guardian resume: Corrida para completar o transporte aéreo de Cabul em meio à ameaça do Taliban.

Em reportagem, o Diário do Povo da China — órgão do Partido Comunista — trata do relatório sobre as origens da Covid-19“Ordenado há três meses pelo presidente americano Joe Biden e compilado pela comunidade de inteligência dos Estados Unidos, o relatório chegará no momento perfeito — quando os militares dos EUA, guiados pelo cálculo completo da inteligência americana, concluírem uma retirada rápida e bem-sucedida de suas tropas remanescentes no Afeganistão”, destaca. “Se você está esperando um relatório meticuloso e claro que está de acordo com a ciência e os fatos, provavelmente ficará desapontado. Mas se você está procurando por uma peça especiosa, absurda e do tipo Iraque-tem-armas-de-destruição em massa, definitivamente vale a pena esperar”, escreve Qing Ming.

 

AS MANCHETES DO DIA

Folha: Bolsonaro insufla protestos; governadores pedem diálogo

Estadão: Dória afasta coronel; PMs em atos preocupam governadores

O Globo: Governadores alertam para ação política das PMs

Valor: Negócio de R$ 3,2 bi confirma boom do ensino a distância

El País (Brasil): Bolsonaro negocia outra fatia do Governo para o Centrão enquanto esbraveja contra ministros do STF

BBC Brasil: Aras é sabatinado para recondução na PGR de olho em vaga no STF

UOL: Rio pressiona Saúde por 1 milhão de doses de reforço para idosos

G1: Toffoli nega pedido contra Aras feito por grupo do Conselho Superior do MP

R7: Receita Federal abre consulta ao quarto lote de restituição do IR 2021 nesta terça-feira

Luis Nassif: Disputa política próxima do desfecho

Tijolaço: ‘Diálogo’ de governadores e o ‘me engana que eu gosto’ de Bolsonaro

Brasil 247: Grupo Prerrogativas alerta para ameaça de sublevação das PMs e escalada de ataques à democracia

DCM: PMs viram caso de polícia com ameaças à democracia e ao Estado de Direito

Rede Brasil Atual: ‘Bolsonaro sabe como um cão feroz que a eleição está perdida’

Brasil de Fato:  Com salário de R$47 mil, Pazuello fez duas reuniões em 84 dias em cargo no Palácio do Planalto

Ópera Mundi: ‘Pilar da educação deve ser a escola pública’, afirma Daniel Cara

Fórum: PMs de diversos estados convocam para ato golpista de 7 de setembro

Vi o Mundo: PT rebate tentativa da Folha de grudar em Lula a “suspeição de culpa” — aponta 17 falsidades e uma farsa em reportagem do jornal

Poder 360: Senadores devem pressionar Aras em sabatina, mas aprová-lo com folga

New York Times: Mandatos a caminho à medida que a vacina Pfizer chega a todos os EUA

Washington Post: Biden está apertado no prazo de transporte aéreo

WSJ: A crise do Afeganistão está latente com oito dias para o prazo final

Financial Times: Biden se espreme entre aliados e Talibã por causa do prazo de evacuação

The Guardian: Corrida para completar o transporte aéreo de Cabul em meio à ameaça do Taliban

The Times: Grã-Bretanha enfrenta prazo de transporte aéreo

Le Monde: Afeganistão: a vida sob o jugo do Talibã 

Libération: Covid entre os jovens. O que há para saber 

El País: Os talibãs rechaçam dar mais prazo para a retirada de Cabul

El Mundo: Espanha enfrenta uma chuva de pedidos de asilo de afegãos

Clarín: Entregues listas de convidados a Olivos e Fernández insiste que não houve delito

Página 12: Da Tele ao devoto

Granma: A Revolução conta com todas as suas mulheres

Diário de Notícias: Covid. Cientistas portugueses descobrem três remédios que fragilizam o vírus

Público: Autarquias já preparam desativação dos centros de vacinação em massa

Frankfurter Allgemeine Zeitung: Depois de onze anos

The Moscow Times: Rússia revela nova tecnologia militar na ARMY-2021 Expo

Global Times: China oferecerá ajuda 'genuína' na reconstrução econômica do Afeganistão em meio à transição caótica 

Diário do Povo: Xi inspeciona fazenda florestal na província de Hebei

 
  

Carta Maior

 


SEJA PARCEIRO, DOE AGORA!
O TALENTO DE DUAS MULHERES CINEMATOGRÁFICAS
24/08/2021
Filmes 'Noites de alface' e 'Mangueira em dois tempos' atestam o talento e a sensibilidade feminina diante e atrás da câmera
LEIA MAIS
24/08/2021 -Pelo Mundo
O ENIGMA DO ANSEIO POPULAR: UM DESAFIO INADIÁVEL PARA O PROGRESSISMO NA AMÉRICA LATINA

24/08/2021 -Clipping Internacional
CLIPPING MUNDO - 24/08/2021

23/08/2021 -Pelo Mundo
O PROGRESSO SEMPRE FOI IRREGULAR. MUITAS MULHERES AFEGÃS SE SENTIAM INSEGURAS ANTES DA CHEGADA DO TALIBÃ

23/08/2021 -Pelo Mundo
O RETORNO DO TALIBÃ, 20 ANOS DEPOIS

23/08/2021 -Pelo Mundo
POR QUE OS INCÊNDIOS FLORESTAIS MATAM TANTAS PESSOAS NA ARGÉLIA?

23/08/2021 -Política
RESPIRAR DENTRO DO SOFRIMENTO E SERMOS FELIZES

23/08/2021 -Cartas do Mundo
CARTA DE SANTIAGO: LA DEMOCRISTIANA PROVOSTE SE SUMA A LA LUCHA PRESIDENCIAL CHILENA, JUNTO A BORIC Y SICHEL

23/08/2021 -Cartas do Mundo
CARTA DE BUENOS AIRES: PREMISAS FALACES QUE SÓLO HAN AUMENTADO LA EXCLUSIÓN SOCIAL EN ARGENTINA

23/08/2021 -Política
BORBA GATO (1649-)

23/08/2021 -Pelo Mundo
A TOMADA DE CABUL E O CLICHÊ DA TRAGÉDIA ANUNCIADA - E IGNORADA

23/08/2021 -Cartas do Mundo
CARTA DE BUENOS AIRES: EL INFORME DE LA CIDH SOBRE LAS MASACRES EN BOLIVIA EN 2019 INQUIETA A MACRI

23/08/2021 -Cinema
A CARA DO POVO

23/08/2021 -Pelo Mundo
EEUU Y COLOMBIA: MAGNICIDIO, ENCUBRIMIENTO Y MARINES ''HUMANITARIOS''

23/08/2021 -Política
O NOVO VELHO CONTINENTE E SUAS CONTRADIÇÕES: A NOVA ESTRATÉGIA DA EXTREMA DIREITA

23/08/2021 -Clipping Internacional
CLIPPING MUNDO - 23/08/2021

22/08/2021 -Pelo Mundo
A AMÉRICA LATINA VAI MUDAR

22/08/2021 -Pelo Mundo
EX-DITADORA DA BOLÍVIA TENTOU SE SUICIDAR NA PRISÃO

22/08/2021 -Clipping Internacional
CLIPPING MUNDO - 22/08/2021

20/08/2021 -Pelo Mundo
AINDA TEMOS ESQUERDA, CIDADÃOS!

Carta Maior, com muito esforço, construiu uma história de 19 anos no campo da comunicação progressista de nosso país. Diante dos atuais obstáculos que a democracia brasileira enfrenta é indispensável a contribuição engajada daqueles que estão comprometidos com a defesa da legalidade democrática.
ESCOLHA COMO PARTICIPAR
R$49,90 ou R$99,00/mêsSomente Cartão de Crédito
TORNE-SE PARCEIRO
R$299,00; ou R$499,00; ou R$999.00/anoEm Cartão de Crédito ou Boleto
TORNE-SE PARCEIRO