terça-feira, 29 de janeiro de 2019

PRESIDENTE DA VALE GANHA R$ 1,6 MILHÃO POR MÊS E AVALIA A VIDA DOS MORTOS PELA EMPRESA EM R$ 100 MIL

INSTITUTO LULA LEMBRA COMO VAVÁ TAMBÉM FOI PERSEGUIDO

LEI GARANTE AO PRESO DIREITO DE ACOMPANHAR ENTERRO DE PARENTE: VALE PARA LULA?

Justiça e PF impedem Lula de ir ao velório do irmão e PT protesta


Justiça e PF impedem Lula de ir ao velório do irmão e PT protesta

 
Jogo de empurra-empurra tirou de Lula seu direito mais essencial: se despedir do irmão morto nesta terça-feira (29), informa o site oficial do Partido dos Trabalhadores (PT). A legenda também se ofereceu para arcar com os custos do transporte do ex-presidente.
“Usurpar o direito de um cidadão de velar e enterrar um ente querido pode ser considerada uma das atitudes mais cruéis. Mas no Brasil de Sérgio Moro e da Lava Jato, tudo vale quando se pretende perseguir uma pessoa. Nesse caso, o Lula”, protesta o site do PT.
“Proibiram visita médica, visitas de amigos, advogados, assessoria espiritual, proibiram até entrevistas, mas dessa vez, a (in) Justiça brasileira chegou a seu limite. Depois de várias horas de empurra-empurra – com um quase claro objetivo de fazer perder o objeto do pedido da defesa (enterrar o irmão) – a Polícia Federal negou a Lula o direito de velar seu irmão mais velho, morto por um câncer”, registra o site petista.
E a matéria acrescenta que “o absurdo chegou nas redes sociais, que levaram a hashtag #LiberemLula aos assuntos mais discutidos no Twitter. Também indignou juristas lideranças e brasileiras e brasileiros que têm o mínimo de humanidade e respeito às leis e aos direitos humanos. Vale lembrar que, nem mesmo durante a Ditadura – quando Lula foi preso político – ele foi impedido de tal direito e velou sua mãe, Dona Lindu”.
Entenda o jogo de empurra protagonizado por várias instâncias da Justiça brasileira
No fim da tarde desta terça-feira (29), a defesa de Lula entrou com um pedido liminar de habeas corpus para que o ex-presidente pudesse ir ao velório de Vavá, seu irmão mais velho que faleceu em decorrência de um câncer nos vasos sanguíneos.
Os advogados pedem o mesmo direito reservado a Lula na morte de sua mãe, em 1980, quando estava preso no regime militar: o adeus a um parente. Contudo, a justiça brasileira mostra que não respeita nem mesmo o luto por um parente morto e joga a decisão sobre a saída de Lula de um lado para o outro.
No documento elaborado pela defesa consta que “deve ser assegurado ao Paciente o direito de comparecer ao velório e ao sepultamento de seu irmão, como previsto de forma cristalina no artigo 120, inciso I, da Lei nº 7.210/84 (Lei de Execução Penal).”
A juíza de execução penal Carolina Lebbos, por sua vez, pediu um parecer do Ministério Pùblico Federal, e como resposta, o Procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), Januário Paludo, enviou um breve texto no qual solicita relatório técnico antes de validar a soltura de Lula, o que, por si só, já atrasaria a ida de Lula ao velório.
Apenas às 20h47, Lebbos deu um novo despacho afirmando que necessitaria aguardar o parecer do Ministério Público Federal e uma autorização da Superintendência da Polícia Federal para tomar a sua decisão. A Polícia Federal acabou por negar, absurdamente, a ida do ex-presidente alegando “dificuldade de transporte”. Sabe-se, nos bastidores, que Sérgio Moro, o ministro de Bolsonaro – aquele que se encontrou com sua equipe durante a campanha e fez lobby para o atual governo – tem forte influência na superintendência. Mas a desculpa da PF não se concretiza já que, segundo a Folha, o PT teria oferecido transporte.
*Informações da Agência PT de notícias

Lula é vítima de um sequestro

29 DE JANEIRO DE 2019, 23H18

Lula é vítima de um sequestro

A lei brasileira vem sendo rasgada continuamente no caso Lula. E isso, infelizmente, causa cada vez menos indignação
Foto: Ricardo Stuckert
Lula não é um preso comum. Há muito boa parte da sociedade brasileira que sabe disso. Seu crime não foi ter ganhado um apartamento no Guarujá. Mas se alguém tinha dúvida, a partir de hoje ela não cabe mais. Qualquer preso seria liberado para ir ao velório do seu irmão. Lula, não.
A lei brasileira vem sendo rasgada continuamente no caso Lula. E isso, infelizmente, causa cada vez menos indignação.
Não haverá reação alguma a mais essa injustiça. Alguns tweets indignados e um ou outro texto como este. Mesmo na esquerda e no PT já está se naturalizando o sequestro de Lula. As armas estão abaixadas. E o pior de tudo isso é que com o passar do tempo isso tende a aumentar.
A vida vai levando cada um a cuidar dos seus problemas e Lula ficará lá sequestrado como um prêmio de Moro e Bolsonaro.
Lula não poder sequer ir no velório do seu irmão é a prova mais cabal de como sua defesa pública está perdendo o jogo.
E essa derrota é a pior de todas. Ela não é de Lula. E parece que não estamos dando conta disso.

Quem acredita? PF DIZ “NÃO TER CONDIÇÃO” DE GARANTIR A LULA DIREITO DE SEPULTAR SEU IRMÃO