sábado, 22 de janeiro de 2022

As principais notícias desta noite no Brasil 247

 

Informativo Semanal do Prof. Ernesto Germano Pares

 


 

 

 


Agora precisamos de muita atenção!

Estamos no primeiro mês de um ano que será muito difícil e muita coisa pode ocorrer até outubro, quando as urnas dirão qual o novo rumo a ser tomado no país.

Mas, pelo que podemos perceber pelos nossos Informativos do ano passado e nesse início de ano, temos indícios claros de muitos problemas e muitas lutas a serem enfrentadas, começando pelo novo surto da pandemia, agora causado por nova cepa do Covid. E lembramos que só não está pior porque os movimentos sociais, em geral, lutaram para que houvesse uma vacinação em massa no país, apesar dos discursos negativistas do insano.

Na verdade, ninguém conhece os dados oficiais verdadeiros porque isso se tornou um segredo da Casa Grande e uma arma para o processo eleitoral. Dizer ao povo qual o verdadeiro número de infectados seria uma calamidade para o arruaceiro que se instalou no Planalto.

Por outro lado, a economia do país continua à deriva, sem qualquer perspectiva de saída a curto prazo. O atual governo, comandado por Guedes, conseguiu destruir tudo o que foi construído nas últimas décadas. Os investidores externos desistiram do Brasil, a indústria está emperrada, o comércio lamenta perdas e a área se serviços perde espaço. No meio disso tudo, uma imensa quantidade de trabalhadores vai sendo triturada pela máquina ensandecida desse ex-capitão entreguista.

E a única reação dele e de sua família de marginais, até agora, foi voltar à velha tática da violência política, das agressões verbais, dos ataques ao STF e retomar o nosso conhecido “gabinete do ódio” comandado pelo filho e que, com o dinheiro sujo das rachadinhas e outras fontes, já está novamente espalhando mentiras, ódio e ataques aos seus opositores.

A onda de notícias falsas distribuídas pelas redes sociais por meio de mecanismos controlados por seu filho “Carluxo”, já começou a aumentar. Ao mesmo tempo, ele volta sua atenção para paparicar os escalões inferiores das Forças Armadas, a polícia e os “milícias”, pistoleiros que se espalham pelo país, aumentem seu já total apoio a Bolsonaro. Tudo isso foi claramente demonstrado nas suas primeiras ações do ano.

E são os sinais que nos levam a alertar: vai ser um ano difícil e que precisa de atenção, luta e organização.

O demente nos vigia. O ex-capitão saudoso da ditadura militar mandou comprar um poderoso instrumento para vigiar a todos nós. Já conhecido como “Big Brother Federal”, o ambicioso sistema de inteligência do governo conta com dados sensíveis de 360 mil brasileiros, como informações trabalhistas (incluindo salário), CPFs e até viagens realizadas.

Segundo dados colhidos pela revista Cruzoé obtidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI), o governo está expandindo um sistema de inteligência capaz de obter informações pessoais de milhões de brasileiros, e conta, atualmente, com a vigilância de 360 mil alvos.

O programa, intitulado Córtex, foi lançado de forma experimental em 2018 e tem como objetivo interligar câmeras de segurança instaladas em vias públicas e fazer a leitura automática de placas para identificar veículos roubados e criminosos foragidos, por exemplo.

O Córtex está sob gerência do delegado Alfredo Carrijo, atual secretário da Seopi, que trabalhou na segurança pessoal do insano entre as eleições de 2018 e a posse. A mídia afirma que o órgão é a área que produziu dossiês contra funcionários públicos considerados opositores do governo em 2020. E a revista ainda informa que o sistema funcionou na maior parte do tempo sem regulamentação. Somente em 29 de setembro de 2021, o ministro da Justiça, Anderson Torres, assinou uma portaria estabelecendo as regras de utilização.

Sabe que perdeu e mudou o discurso? O demente agora “jura por todas as juras” que não é contrário à vacinação. Com a cara mais deslavada do mundo, diz que fez a “coisa certa” ao longo da pandemia no Brasil, afirmando que se o Supremo Tribunal Eleitoral (STF) lhe conferir autoridade novamente, ele já sabe o que fazer para combater o vírus no país.

“Se o Supremo restabelecer o comando das ações da pandemia para mim, eu tenho pronto o que faria poucas horas depois. Eu não falo agora senão vai ser uma polêmica enorme, uma crítica mito grande contra a nossa pessoa [...] mas nós fizemos a coisa certa durante a pandemia”, disse o demente em uma entrevista.

Entretanto, para não deixar de dizer besteiras, ele voltou a se posicionar contra a vacinação de crianças de cinco a 11 anos no Programa Nacional de Imunizações (PNI), porém, diferente do que ocorreu em declarações anteriores, não fez críticas à Anvisa.

E ele insiste! O insano mantém sua intenção de beneficiar apenas seus comparsas. Em entrevista à TV Jovem Pan, na quarta-feira (19), ele tentou explicar a falta de correção para os outros segmentos do funcionalismo dentro do Orçamento de 2022.

"A gente pode fazer justiça com três categorias. Não vai fazer justiça com as demais, sei disso. Fica aquela velha pergunta a todos: vamos salvar três categorias ou vai todo mundo sofrer no corrente ano?", indagou.

O Congresso já enviou ao Executivo o texto do Orçamento de 2022, com previsão de R$ 1,74 bilhão para o aumento salarial de policiais, o que atenderia aos interesses dele. “O tempo vai dizer como a gente vai decidir. Não quero que a gente cometa injustiça com servidor público. Reconhecemos o trabalho do servidor, a defasagem. A inflação que acabou [sendo a] do ano passado, [de] 10%, foi pesada”, disse.

A inflação acumulada de 2021, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou especificamente em 10,06%.

Desemprego de longa duração. Levantamento realizado pela Catho intitulado Pesquisa dos Profissionais Brasileiros apontou que mais de 38% dos brasileiros que estão desempregados há um ano ou mais. O estudo ouviu 8.114 pessoas em todo o país.

De acordo com o levantamento, 68% dos que responderam à pesquisa alegaram não estar exercendo nenhuma atividade remunerada. Dentro desse grupo, 38% estão desempregados há um ano ou mais e 16,2% alegam estar sem emprego há mais de dois anos. Dentre eles, quase metade (48,3%) foi demitido da última empresa que trabalhava, enquanto 14,3% pediram demissão.

O ambiente que se dane. O governo do ex-capitão enfraqueceu as políticas de controle ambiental desde sua posse em 2019, disse o MAB. No Brasil, de janeiro a dezembro de 2021, a perda de vegetação nativa na floresta amazônica representou 10.300 quilômetros quadrados, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) do Brasil.

Esse dado equivale a quase toda a cidade de Manaus, e é considerado o pior ano da década para o bioma (grupo de ecossistemas), em termos de devastação ambiental, segundo levantamento daquele órgão brasileiro.

A pesquisa, baseada em imagens de satélite, constatou que o desmatamento aumentou 29% em relação ao registrado em 2020, onde essa área florestal já havia perdido a maior área desde 2012: cerca de 8.000 quilômetros quadrados de destruição.

O secretário-executivo do Observatório do Clima, Márcio Astrini, que integra o Imazon, disse que “os dados confirmam o que estamos observando no país desde que ele foi eleito presidente”. “É um governo que promove o crime ambiental, que se declarou inimigo do meio ambiente e é responsável por absolutamente todos esses números”, disse.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de agosto de 2020 a julho de 2021, o bioma perdeu 13,2 mil quilômetros quadrados de vegetação, a maior área desde 2006.

Boric anuncia ministério. O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, anunciou na sexta-feira (21) seu gabinete ministerial, no qual se destaca uma maioria feminina, com 14 mulheres e 10 homens, grande presença de ministros com menos de 40 anos e conta com a neta do ex-presidente Salvador Allende.

A partir do dia 11 de março, quando Boric tomará posse como presidente, semanas após completar 36 anos, a mais nova gestão chilena será postulada com diversos nomes jovens, que levam alguns analistas a definir este como um “governo sub-35”.

Outro tema destacado pela imprensa chilena são os nomes de independentes: serão oito de um total de 24, portanto, correspondem a um terço do gabinete. É o caso de Maya Fernández Allende, neta do ex-presidente Allende, e Izkia Siches, que não milita atualmente em nenhum partido, apesar de já ter integrado as Juventudes Comunistas.

Entre os demais 16 ministros, há quatro integrantes do partido Convergência Social (o mesmo do presidente eleito Boric, e membro da Frente Ampla), três do Partido Comunista, dois do partido Revolução Democrática (membro da Frente Ampla), dois do Partido Socialista, um do partido Comunes (Frente Ampla), um do Partido Regionalista Verde, um do Partido Liberal (ex-Frente Ampla), um do Partido Radical e um do Partido Pela Democracia.

O principal nome do gabinete é o de Izkia Siches, uma médica de 35 anos que foi figura central na vitória de Boric quando foi chefe da campanha no segundo turno, e que será a primeira mulher a ocupar o Ministério do Interior, que é quem assume o poder no caso de ausência do mandatário. No Chile, não existe a figura do vice-presidente.

Venezuela defende suas fronteiras. As tensões entre a Colômbia e a Venezuela seguem aumentando devido à violência desencadeada em vários municípios colombianos localizados na fronteira.

As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) da Venezuela anunciaram no domingo passado o envio de um destacamento para estado de Apure, na fronteira com a Colômbia, com o objetivo de combater os grupos terroristas colombianos conhecidos como Tancol.

O chefe do Comando Operacional Estratégico da FANB (Ceofanb), general em chefe Domingo Hernández Lárez, informou em sua conta na rede social Twitter que a FANB garantirá a ordem emitida pelo presidente Nicolás Maduro: “Em 2022 a pátria de Bolívar e Chávez estará livre de TANCOL. Estamos prontos!”

“A FANB lutará contra os grupos TANCOL em qualquer de suas formas. Como quer que os chamem! Independência ou nada!”, escreveu Hernández em seu Twitter.

Isso seria resultado dos conflitos entre as dissidências das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC, guerrilha que firmou a paz com o governo em 2016, e a guerrilha do Exército de Liberação Nacional.

Por sua vez, o presidente da Colômbia, Iván Duque, viajou ao departamento de Arauca para “revisar as tropas dos dois batalhões” do Exército que enviou à zona após os atos violentos.

Venezuela inicia processo que pode encurtar mandato de Maduro. O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) aprovou três pedidos de início de processo de referendo revogatório que, caso seja aprovado, pode encurtar o mandato presidencial de Nicolás Maduro.

De acordo com a Constituição e por proposta do comandante Hugo Chávez, ao chegar na metade da gestão do Executivo, pode ser iniciado um processo de referendo para encurtar o mandato.

Para que seja feito o referendo, as organizações devem coletar assinaturas de pelo menos 3% dos eleitores inscritos em cada estado ou 20% do total do eleitorado, equivalente a 4,2 milhões de pessoas. Após bater a meta, o poder eleitoral deve verificar a lisura do processo e encaminhar à Assembleia Nacional para que seja realizado a votação.

O CNE deu luz verde para o Movimento Venezuelano pelo Revogatório (Mover), ao Comitê da Democracia Nacional e ao movimento Todos Unidos pelo Referendo Revogatório — as três iniciativas promovidas por setores da direita venezuelana.

Apesar da movimentação, há setores da direita venezuelana que defendem que o referendo deveria ser resultado das negociações no México, paralisadas desde novembro do ano passado.

Para que o referendo encurte o mandato de Maduro, o número de votos contra o atual presidente precisa superar o número de votos que Maduro recebeu nas eleições de 2018. Ou seja, são necessários mais que 6,3 milhões de votos contra Maduro no referendo para que seu governo seja encurtado e, então, novas eleições presidenciais seriam convocadas.

Extrema direita tem novo escândalo. Um novo escândalo abalou na quinta-feira (20) a liderança da extrema direita venezuelana, depois que os autoproclamados magistrados da Suprema Corte de Justiça (TSJ) no exílio ameaçaram processar o autoproclamado presidente Juan Guaidó.

Segundo reportagem do site do jornal Últimas Notícias, um dos supostos desembargadores, Luis Ramos, declarou a um jornalista da oposição que a ação seria por falta de pagamento daqueles que exercem essas funções no ínterim liderado pelo ex-deputado.

“O que está sendo dito nas redes sobre o processo deste tribunal é absolutamente verdade. Os magistrados nomeados pela Assembleia Nacional em 2017 (já extintos), nunca receberam um tostão”, salientou Ramos à imprensa.

Os números oficiais revelam que os autoproclamados funcionários do governo virtual oscilam entre 1.600 e 2.000 pessoas, que recebem um salário médio anual de 100.000 dólares, todos saqueados do patrimônio do país e contas no exterior.

Por sua vez, o cientista político da oposição Ricardo Sucre, explicou que portais da web, jornalistas, analistas, influenciadores, celebridades, acadêmicos também vivem disso em um ecossistema que se alimenta de 153 milhões de dólares.

Todos esses financiamentos e ações têm a aprovação da Casa Branca, que também contribui com dinheiro roubado da Venezuela para financiar a oposição em seu desejo de derrubar o presidente constitucional Nicolás Maduro.

O que a golpista veio fazer aqui? O procurador-geral da Bolívia, Juan Lanchipa, informou na quarta-feira (19) que será iniciada uma investigação das supostas viagens da então autoproclamada presidente boliviana Jeanine Áñez ao Brasil em 2019.

“O Ministério Público vai realizar a investigação sobre os voos feitos para o Equador, Argentina e Brasil. Essas viagens não estão contempladas no sistema legal. Sem a respectiva autorização, vão ser objeto de investigação”, disse o funcionário.

Lanchipa explicou que o Ministério Público aguarda o recebimento da documentação com informações sobre os voos para iniciar uma investigação formal. Também afirmou que a primeira instância que receberá informações sobre o caso será a Direção Geral da Aeronáutica Civil (DGAC). As movimentações irregulares da ex-autoproclamada presidente são contempladas nesses inquéritos.

De acordo com uma investigação do jornal argentino Página 12, o insano brasileiro revelou em um comentário que havia realizado uma reunião com Áñez, que tomou o poder em novembro de 2019 após um golpe de Estado que culminou na renúncia de Evo Morales.

“A ex-presidente da Bolívia, Jeanine [...] estive com ela uma vez, é uma pessoa simpática que está presa", foram as palavras dele, cuja data ou local do pronunciamento não foi especificado, de acordo com o periódico.

Áñez foi presa em março de 2021 acusada de “terrorismo, sedição e conspiração”, no chamado processo Golpe de Estado, e está detida preventivamente na prisão de Miraflores, em La Paz.

Colômbia: assassinatos continuam. A Colômbia, aliada dos EUA nos ataques contra a Venezuela, é também um território mortal para os que lutam por justiça social. A ONU denunciou, na semana passada, a morte de pelo menos 78 defensores de direitos humanos e líderes sociais em 2021. O próprio governo colombiano confirmou na segunda-feira (17) o assassinato de pelo menos 145 líderes sociais e defensores de direitos humanos no país sul-americano em 2021. De acordo com o balanço da defesa, no total foram mortos 120 homens e 25 mulheres defensoras.

Quanto às lideranças mortas, a maioria dos assassinatos foi perpetrada contra comunitários (35), indígenas (32), lideranças comunitárias (18), camponeses ou agrários (16) e dirigentes sindicais e servidores públicos (6).

Os homicídios se concentraram em sete departamentos onde 70% de todos os assassinatos foram registrados, com Antioquia liderando a lista com 24 assassinatos, seguida por Cauca (22), Valle del Cauca (19) e Chocó (10).

Por sua vez, as cidades e municípios onde mais crimes foram registrados foram Cali, com sete homicídios, Tumaco (5), Argelia (4), Tuluá (4), enquanto Buenaventura, Cúcuta, Dabeiba e Santa Marta registraram três homicídios cada.

A Prefeitura de Barbacoas, departamento de Nariño, no extremo sudoeste da Colômbia, denunciou na quinta-feira (20) o assassinato de Libardo Castillo Ortiz, líder comunitário do povoado de San Miguel de Ñambí. É o nono homicídio de um ativista no país até agora em 2022.

O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz) mencionou por sua vez em uma mensagem em sua conta no Twitter que “com Libardo Castillo Ortiz haveria 09 líderes e defensores de direitos humanos assassinados em 2022 e 1.295 desde a assinatura do acordo de paz (em 2016)”.

O mesmo Instituto denunciou no mesmo dia o assassinato de outra liderança social no departamento de Arauca (leste). De acordo com uma publicação em sua conta de rede social Twitter, o Indepaz especificou que a vítima foi identificada como José Avelino Pérez Ortiz, que era o líder da Fundação Joel Sierra de Direitos Humanos, e se tornou o oitavo líder assassinado no que é desde 2022. “Esse líder foi assassinado na estrada que leva ao povoado de Clarinitero, na zona rural do município de Arauca”, disse o instituto em nota.

Há algo estranho no ar! Antes mesmo de sua posse, a presidenta eleita de Honduras, Xiomara Castro, enfrenta um problema que parece ter a “mão invisível” de Washington, sempre muito visível quando se trata de golpes na Nossa América!

A presidenta eleita anunciou, na noite de sexta-feira (21), a expulsão do partido Libertad y Refundación (Libre) de 18 deputados que não cumpriram o pré-acordo para definir a direção do Congresso hondurenho. O líder do Partido Libre leu, em um vídeo divulgado, a resolução que foi tomada por unanimidade em uma reunião extraordinária do grupo político, indicando que os deputados dissidentes contestaram a autoridade do partido.

A bancada legislativa do Partido Libre é composta por 50 deputados, dos 128 que compõem o Parlamento, mas após a expulsão será representada por apenas 32.

A diretoria provisória do Parlamento hondurenho foi eleita na sexta-feira em meio a uma polêmica porque os deputados expulsos se opuseram a Luis Redondo como presidente, apoiado por Xiomara Castro.

Xiomara disse que esta situação “é um presságio de uma traição dos contrarrevolucionários ao partido e ao povo hondurenho que derrotaram a narcoditadura nacionalista no domingo, 28 de novembro”.

Nosso Informativo vai acompanhar o desenrolar dos acontecimentos em Honduras.

Desemprego: apenas efeito da pandemia? Muito boa a abordagem do jornalista Sergio Ferrari sobre o desemprego, publicada no site Rebelión.

Segundo ele, a “pandemia continua a marcar a dinâmica global. A nova variante Ómicron de contágio virulento – embora com menor mortalidade – não dá trégua. A crise econômica e o desemprego crescente são os ponteiros do relógio de um planeta que há dois anos não tem trégua. E as perspectivas futuras não são nada boas, principalmente para regiões periféricas e marginalizadas em países “ricos”. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) baixou hoje (19/01) as previsões de recuperação do mercado de trabalho para o corrente ano”.

Utilizando dados de organismos internacionais, ele diz que “as previsões indicam mais 52 milhões de empregos (em tempo integral) que serão perdidos em 2022, praticamente o dobro do que a própria OIT projetou em maio de 2021”.

O fato, pelas previsões anunciadas, é que o desemprego global atingirá 207 milhões de pessoas neste ano – com a referência de uma semana de trabalho de 48 horas. As previsões da ONU indicam que o desemprego em escala planetária permanecerá pelo menos até 2023 acima dos níveis pré-coronavírus.

De nossa parte, aceitando os dados fornecidos e vindos de organismos conhecidos, ainda acreditamos que a onda de desemprego que vai se alastrando não é apenas efeito da pandemia. De fato, já vínhamos observando o fenômeno antes do surgimento do Covid. E alertávamos que era um efeito da crise neoliberal.

A OIT alerta para as diferenças marcantes nos efeitos da crise entre grupos de trabalhadores e em nível internacional. O que agrava as desigualdades dentro de cada nação e entre países, “enfraquecendo o tecido econômico, financeiro e social de quase todas as nações, independentemente do seu nível de desenvolvimento”.

A perda de emprego e a redução da jornada de trabalho causaram uma redução significativa na renda. Nos países em desenvolvimento, segundo a OIT, as dificuldades financeiras das famílias já vulneráveis ​​antes da pandemia foram agravadas com “efeitos em cascata na saúde e na educação”.

A crise da saúde empurrou milhões de crianças para a pobreza, sublinha a organização internacional, que calcula que, em 2020, pelo menos mais 30 milhões de adultos caíram em situação de miséria (ou pobreza extrema), e tiveram que viver com menos de 1,90 dólares por dia. Da mesma forma, o aumento dos preços de produtos básicos e bens essenciais aumenta o custo da crise. O aumento da inflação é uma realidade em muitos países e, dada a “natureza assimétrica da recuperação”, o aperto das políticas atingirá mais fortemente as famílias de baixa renda.

China impulsiona rede 6G e assusta Casa Branca. A China está impulsionando a tecnologia de comunicações 6G no marco do novo plano de desenvolvimento da economia digital, publicado recentemente pelo Conselho de Estado do país, informa o jornal South China Morning Post.

O projeto de economia digital da China com base no 6G marca seu último movimento para assumir um papel de liderança no desenvolvimento da tecnologia móvel avançada, segundo o jornal.

Desta forma, Pequim prevê impulsionar o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento do 6G e “participar ativamente no estabelecimento de normas internacionais” para a tecnologia de comunicações móveis de sexta geração.

Recentemente, o instituto respaldado pelo governo chinês denominado Purple Mountain Laboratories afirmou ter feito um grande avanço na tecnologia móvel 6G, observa o jornal chinês. Uma equipe de pesquisa liderada pelo professor You Xiaohu realizou pela primeira vez uma transmissão sem fio de sexta geração a uma velocidade de 206,25 gigabits por segundo.

Contudo, diversos especialistas consideram que o serviço 6G ainda está a uma década de distância, já que o mundo ainda tem que acordar as normas técnicas que suportarão as frequências, a modulação e as formas de onda da rede.

China cresceu 8,1% em 2021! A China registrou em 2021 um crescimento de sua economia de 8,1%, o valor mais alto em uma década, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE) na segunda-feira (17).

A ONE indicou em comunicado que esse comportamento positivo ocorreu apesar de desafios como surtos da epidemia de Covid-19 e um ambiente externo complicado.

Desta forma, o PIB chinês atingiu 114,367 bilhões de yuans (18 bilhões de dólares). De acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB dos Estados Unidos em 2021 será de cerca de 22,8 trilhões de dólares.

As estatísticas oferecidas pelo ONE indicaram que durante o último trimestre do ano passado a economia chinesa registrou uma desaceleração em seu crescimento devido aos surtos do coronavírus e à queda no mercado imobiliário.

No quarto trimestre de 2021, o PIB do gigante asiático registrou um aumento anual de 4,0%.

O ONE destacou que a economia chinesa enfrenta este ano “a tripla pressão da contração da demanda, do choque da oferta e da queda das expectativas”.

O Estado Genocida ataca casa de família palestina. O ministro das Relações Exteriores palestino pediu à comunidade internacional que pare as ações de Israel com impunidade contra seus cidadãos.

A Polícia de Israel atacou na quarta-feira (19) e destruiu a casa de uma família palestina no bairro Sheikh Jarrá, símbolo da luta contra a ocupação de Jerusalém Oriental e local de confrontos por vários meses.

Os agentes entraram na casa da família que estava sob ameaça de expulsão desde 2017 de madrugada. Os policiais uniformizados evacuaram os que estavam na casa e 18 pessoas foram presas na operação, que justificaram com o argumento de que a casa era ilegal.

A mídia internacional confirma que a casa de cerca de 120 metros quadrados foi demolida e depoimentos de testemunhas no local que afirmam que foi com uma escavadeira. “Durante a noite, a polícia israelense executou a ordem para despejar prédios ilegais em um terreno planejado para uma escola para crianças que necessitam de cuidados especiais em Jerusalém Oriental”, disse o comunicado da polícia.

Por sua vez, as forças de segurança alegaram que a família Salhiya se recusou repetidamente a “concordar em entregar a terra”. Esta terra está localizada em Jerusalém Oriental, ocupada ilegalmente em 1967 e posteriormente anexada por Israel.

As provocações contra a Rússia. Qual o limite de paciência e amor à paz do povo russo? Até onde as lideranças russas vão aturar? São perguntas que todos devem fazer, pois estamos todos em um mesmo planeta e sob a eterna ameaça estadunidense de “botar fogo em tudo”.

Todos sabemos que a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) não passa de um instrumento para os EUA colocar em movimento seus eternos capachos, curiosamente chamados de “aliados”. E agora vemos que as eternas provocações contra a Rússia, mesmo sendo antigas, agora estão sendo aumentadas de forma absolutamente irresponsável pelo Departamento de Estado dos EUA e pela CIA, que são as únicas organizações que têm possibilidades táticas para realizar ações de tal magnitude como os sorteados na Bielorrússia, Ucrânia e Cazaquistão.

E esclarecemos aqui que todas as notícias divulgadas pela nossa imprensa vendida estão sendo manipuladas a partir da CIA que implanta a notícia de sua maneira.

O recente fracasso das reuniões em Bruxelas entre Moscou e a OTAN, onde os EUA participaram “apenas” como observadores enquanto os europeus assumiram a liderança, deixou declarações muito preocupantes do ex-primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg, atual secretário-geral da Organização : “O risco de um conflito armado na Europa, se a Rússia usar a força, é real”.

As reuniões na capital belga que ocorreram nas últimas semanas só serviram para gerar mais irritação. Os EUA não desistem do projeto de abrir as portas da OTAN à Ucrânia e pressionar a Suécia e a Finlândia a aderirem à organização. Se isso for alcançado, a cerca será fechada, já que todos os países europeus que fazem fronteira ou perto da Rússia, com exceção da Bielorrússia, país cujo presidente Oleksandr Lukashenko, aliado de Putin, em 2020 sofreu as mesmas operações que a Ucrânia em 2014 e o Cazaquistão atualmente.

As propostas apresentadas pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, aos europeus, meros porta-vozes de Washington, foram rejeitadas de modo que a partir de agora, para apaziguar os espíritos belicosos dos setores mais ultramontanos dos EUA, Joe Biden deve uma entrevista com o presidente Putin.

A provocação no Cazaquistão. Certamente que nossa imprensa passa uma notícia falsa e deturpada sobre os acontecimentos no Cazaquistão. Aqui, para nós, o que se passa naquele país é fruto de uma “revolta da população contra o aumento do gás”! Mas, qual a verdade escondida?

Nossa imprensa “tão livre” não tem coragem de dizer que o aumento é para o gás veicular e que a maioria dos veículos do país não usam esse tipo de combustível!

Os fatos que temos sobre o número de mortos tão realçado pela nossa imprensa são um pouco diferentes. Para nossos jornais, a nova contagem de mortos que as manifestações deixaram, chegou a 250. E todas as atenções voltaram-se para esse fato. Mas nossos jornais não dizem que para muitos observadores neutros as mortes, incluindo um grande número de policiais, tiveram outra origem e não foram as manifestações populares. Esses observadores asseguram que havia agentes infiltrados trazidos do exterior teriam atuado entre os manifestantes, replicando de maneira praticamente exata os eventos da Euromaidam. no centro da cidade de Kiev (Ucrânia) quando o golpe contra o presidente Victor Yanukovych começou em 2014, financiado e organizado pelas mesmas entidades do “mundo livre” que vão desde a CIA e o Mossad ao FMI e a União Europeia (UE).

O presidente do país, Tokayev, em momentos de maior crise, solicitou apoio estrangeiro da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), uma aliança militar liderada por Moscou e várias nações aliadas da qual o Cazaquistão é subscritor, e neste quadro, pela primeira vez em seus trinta anos após sua criação, foram mobilizados cerca de 4.000 soldados, metade deles russos, que se limitaram a fazer a segurança dos prédios públicos, muitos deles saqueados e incendiados pela "turba" que agiu de forma coordenada, e o aeroporto, onde houve alguns tumultos. As forças da CSTO já deixaram o país há alguns dias, mas a mídia internacional usou o fato para fazer propaganda contra a Rússia acusando de invasão.

Por outro lado, soube-se que, no âmbito das investigações sobre as origens dos protestos, o chefe da inteligência Karim Massimov foi preso sob a acusação de alta traição, tornando-se o primeiro oficial de alto escalão preso após os tumultos que foram mascarados em um aumento do gás.

As gerações mais jovens do país receberam uma importante educação em história e identidade nacional. Além disso, o país mantém excelentes relações com a Turquia – o cazaque é uma língua turca – e com os países do Golfo. O Cazaquistão pertence à Organização Islâmica e mais de 60% de sua população é muçulmana.

As principais notícias desta manhã no Brasil 247