segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O que é Imperialismo? - Desafios da luta anti-imperialista hoje

  

DEBATE | O que é Imperialismo? - Desafios da luta anti-imperialista hoje🚩🔥

 

A partir do desafio que une os povos de todo mundo a enfrentarem o seu pior inimigo, o  Imperialismo, diversas organizações Brasil afora realizam entre os dias 5 e 10 de outubro a Semana de Ação Anti-imperialista! Serão dias com diversas mobilizações, atividades culturais, e, claro muita formação!

 

Como parte da Semana de Ação Anti-imperialista, a Escola Nacional Paulo Freire, a Escola Nacional Florestan Fernandes e a ALBA Movimientos realizam o debate "O que é Imperialismo? - Desafios da luta anti-imperialista hoje". A atividade contará com a contribuição de Marina Gouvêa, professora da UFRJ e doutora em Economia Política Internacional, e Olívia Carolino, pesquisadora do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e doutora em Ciência Política.

 

📆 O evento será no dia 06 de outubro, próxima terça, às 18:30h (de Brasília) no canal do Youtube do Levante Popular da Juventude pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCmo_qwwtofscJjjND_Pm-UA

 

Inscreva-se aqui e receba os materiais de apoio:

Entrevista com Aleida Guevara

 

5 DE OUT. DE 2020

Aleida Guevara: "Che está de volta, com a adaga no braço" (+ Fotos e vídeo)


                         Aleida Guevara criança junto ao líder da Revolução Cubana Fidel Castro. Foto: Cortesia da entrevistada

Quando tinha quatro anos, vi, na penumbra do quarto de mamãe, papai acariciando a cabeça de Ernesto, como se estivesse se despedindo do filho mais novo. Um mês depois de completar cinco anos, ela ouviu Fidel Castro na televisão e ali, enquanto lia uma carta de despedida, viu sua mãe em prantos. Aos seis anos, Aleida Guevara soube que o "papai", como ela dizia ao Che, havia morrido. Outubro é definitivamente um mês triste.

Ela tem os mesmos olhos e às vezes o sorriso a denuncia mais do que o sobrenome, mesmo que Guevara seja Guevara e venha do próprio cone sul, das raízes de um continente.

Aos 60 anos, Aleida - médica, pediatra e filha de Che - diz que herdou do comandante guerrilheiro o amor pela fotografia e esclarece, levantando o dedo indicador, que seu irmão Camilo é melhor fotógrafo do que ela. Como seu pai a chamava, Aliucha se orgulha de sua insularidade, de um país que Ernesto Guevara amou como seu, onde fez uma Revolução e uma família. Dali o comandante teria que partir, deixando seus entes queridos, porque “outras terras do mundo exigiam a ajuda de seus modestos esforços”.

 

O dia 3 de outubro marca o 55º aniversário da carta de despedida de Che. Como você se sentiu na primeira vez que a leu, especialmente quando ele diz "Que eu não deixo a meus filhos e minha esposa nada material e isso não me perturba  : fico feliz que seja assim"?

A primeira vez que ouvi, era muito pequena e fiquei impressionada porque também vi minha mãe na televisão com meu tio Fidel que estava lendo aquela carta. Eu não entendi muito bem do que se tratava, mas minha mãe estava chorando. Ela sempre nos educou na idéia de que podemos ser filhos de um homem muito especial, mas por isso não devemos receber nada de especial. A revolução nos daria o que precisamos para nos desenvolver como seres humanos, ponto final. Me perguntam na Argentina e em vários lugares "o que meu pai me deixou" e me dão acessos de riso porque ele não tinha nada de material para deixar, apenas seu exemplo.


A certa altura da carta de despedida a Fidel, Che afirma: "Também estou orgulhoso de tê-lo seguido sem hesitação, identificado com sua maneira de pensar e ver e apreciar os perigos e os princípios." Quão semelhantes e, ao mesmo tempo, diferentes eram Ernesto Guevara e o Comandante em Chefe?

Do ponto de vista humano, eles são muito semelhantes. Che aprende a respeitar Fidel como um verdadeiro comandante militar, especialmente na prisão no México. Todos eles são  libertados, exceto meu pai e outro colega, porque são considerados comunistas e pró-soviéticos. Fidel me contou essa história  anos depois: “Fui conversar com seu pai na prisão porque os havia avisado para não dizerem sua condição política, mas aí percebi que Che não sabia mentir, nem mesmo se sua vida dependesse dsso". O Comandante poderia ter partido no iate Granma sem ele, mas não o fez. Ele conseguiu que papai fosse solto e eles partiram juntos para Cuba.


                                       El Che y Fidel, junto a la pequeña Aleida. Foto: Cortesía de la entrevistada.

A carta é escrita como se Che soubesse que era provável que ele nunca mais voltasse ..

Todos os guerrilheiros têm que preparar esse terreno e criar consciência de que isso pode acontecer. As balas não têm nome. Diz na carta: que a verdade atinge a todos porque numa verdadeira Revolução ou você vence ou morre. Não há outra opção. Seu sonho era uma América livre, independente e unida, como uma nação.

 

Quando Che saiu de Cuba, você não tinha sequer 4 anos e meio. Que imagem com seu pai você lembra, tem intacta em sua memória?

Duas imagens. Uma no quarto da minha mãe. Ela tem meu irmão Ernesto, um recém-nascido, encostado em seu ombro e meu pai está atrás dele, vestido com roupas militares, com uma mão enorme tocando a cabeça do bebê. Ele está fazendo isso com tanta ternura que aquele momento ficará para sempre gravado em mim. Naquele momento ele deve ter pensado muitas coisas: “Será que esse menino vai me reconhecer um dia? Será que ele vai entender por que não estarei ao seu lado quando ele crescer? ...” Talvez nesses pensamentos esteja a grandeza de meu pai. Nem todo ser humano tem essa força e isso deve ser sempre respeitado

                                El Che em família. Foto: Cortesía de la entrevistada.

“E a outra imagem é quando ele se transforma em Ramón e nos recebe. Minha mãe nos leva para ver um amigo de meu pai, o "velho Ramón", em uma casa segura em Pinar del Río. Quando vamos jantar, ele serve vinho tinto somente, mas o papai costuma beber com água. Aí saltei  e disse-lhe: "Não és amigo do meu pai" e expliquei que o papai bebia vinho tinto com água. Fui até a ponta da mesa onde ele estava sentado e derramei a água em seu copo porque "era bom assim". Mamãe disse que o homem gostou disso.

“Depois, os quatro irmãos continuaram brincando e eu escorreguei e bati com a cabeça em uma mesa de mármore. Então o 'velho Ramón' me pegou nos braços, me cuidou imediatamente, e eu senti algo que não era normal para mim: um homem estranho, que me protegeria daquele jeito? Aí falei com minha mãe porque tinha que lhe contar um segredo e disse em voz alta: "Mãe, acho que esse homem está apaixonado por mim."

“Muito tempo depois minha mãe me disse que aquele homem era meu pai, mas ainda assim precisava ser mantido em segredo. Cresci com a sensação de que meu pai me amava, não eram só papéis, cartas, eram gestos, sentimentos, porque criança não mente. Quando uma criança sente essas coisas é pra valer ”.

 

Você nos conta no documentário Ausência Presente que Che a beijou muito forte ...

Papai me apertava enquanto me beijava e isso me fez acordar. Fiquei com um pouco de medo do escuro porque estava olhando para um cara que mal via, à noite e me dando aqueles apertões ... Em uma de suas viagens, a mamãe conta que em um livro há uma história de um leãozinho que acompanha um criança com medo até que o pequeno ganhe forças e o leão vá embora porque a criança perde o medo. Ela explica  que recebi muito bem aquela leitura. Então, uma das poucas despesas do meu pai foi comprar um leão de pelúcia para mim.

 

-Ele era um homem austero ...

Meu papai? Tremendamente. E por um bom motivo. Ele partia em nome de um povo que não tinha, como dizemos, onde amarrar a cabra. Como ele iria gastar dinheiro conosco? Isso não era lógico, mas também não tinha tempo. Ele viajou com os minutos contados e participou de uma atividade após a outra. Ir a uma loja para comprar algo para nós era impossível. Porém, papai me comprou o leãozinho e foi extraordinário para mim porque meu bicho de pelúcia sempre me acompanhava e aos poucos fui perdendo o medo do escuro. E já nas últimas viagens ele me trouxe uma boneca.

                      El Che junto a sua família. foto: Cortesía de la entrevistada.

Na carta de despedida aos filhos, Che lhes diz: “Sempre sejam capazes de sentir profundamente qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário ”. Aleida Guevara levou com ela?

A maioria de nós, cubanos, temos levado. A esta altura, dói-me um pouco que nossos médicos não falem dele, porque gerações de médicos cubanos foram educados com o exemplo de Che. Ele é o primeiro médico revolucionário. Quando eu estava cursando o último ano de Medicina, Fidel nos reuniu e sugeriu que a Nicarágua precisava de médicos, a Revolução Sandinista acabava de triunfar, e ele nos perguntou quantos de nós queríamos fazer o estágio internacionalista. Para lá fomos muitos jovens entre 22 e 23 anos.

“Aí começa a ameaça contra aquele país e Fidel decide tirar todas as mulheres de lá. Discutimos isso em um ponto porque eu senti que estava falhando com meus companheiros. Estávamos todos juntos. Por que estamos indo embora? Não me pareceu justo. Lembro-me de dizer a ele: 'Tio, não faça isso. Eu me considero sua filha, e quando os generais enviam suas tropas, os primeiros devem ser seus filhos. Então, nas poucas coisas que Fidel me escreveu, ele me disse: ‘Eu nunca iria te prejudicar. Não pense isso. É apenas para protegê-las. ' Depois vou para Moa, em Holguín ”.


-De Manágua a Moa ...

Mudança tremenda. Naquela época, Moa era uma das cidades mais ricas de Cuba do ponto de vista industrial, mas mais pobre em termos de estrutura social. Parecia um oeste americano. Tive vários confrontos em Moa porque, infelizmente, nós, como seres humanos, tendemos a fixar-nos, por vezes numa determinada posição, para apenas receber os benefícios, mas não para dar os sacrifícios que um cargo público neste país acarreta. E eu vivi essas coisas lá, e elas me custaram lágrimas. Mas é o meu país e não me calo diante de nada.

“Depois de um ano volto a Havana e o pedido de missões chega novamente. Fui ao Ministério da Saúde Pública, apresentei-me como médica no hospital "Pedro Borrás" e disseram-me que Angola era para onde devia ir. Lá eu disse: "Não, acabei de sair da Nicarágua na guerra e agora me cabe Angola , na guerra!" Mas  aceitei. Lembro que estava saindo no dia 6 de outubro, veja isso: 6 de outubro! Quando cheguei em casa, minha mãe quase teve convulsões naquele dia. Ele se calou para chorar. Mas ela me ensinou a ser socialmente útil.

 

Angola: “Os dois anos mais difíceis da minha vida”

 

“Trabalhei com crianças com tuberculose. Lembro-me de Celson. Eu nunca esquecerei. Ele estava me esperando na porta da enfermaria de tuberculose e eu amarrei o pano nas costas e dei uma volta pelo perímetro do hospital. Celson ficou feliz com isso. Lembro-me que o diretor do centro, um tolo português, disse-me estar insultado por eu estar brincando. Eu respondi: ‘Você está errado. Olhe para o rosto daquele garoto. Você não o vê feliz? Para mim isso é o mais importante e é o que preciso para  enfrentar em um dia neste hospital: o sorriso de Celson. Você não pode tirar isso de mim. '


              Celson, uma das  crianças com tuberculose que Aleida atendeu em Angola. Foto: Cortesía de la entrevistada

“Lembro-me de outra criança que dormia em uma porta nua, debaixo de alguns jornais com os quais se cobria. Naquele dia eu era responsável pela vigia do prédio, nosso chefe chutou um maço de papéis e dali saiu o menino. Ele se levantou, dobrou os jornais e os colocou debaixo do braço. Olha, eu ainda não consigo falar sobre isso. Foi uma dor tão grande que subi as escadas e tirei o suéter verde oliva que estava usando e estava quente. Desci as escadas, o chamei  e coloquei nele. Aquele menino olhou para mim e disse 'pai'.

“Eu tentei ajudá-lo, levei-o para os abrigos, mas ele fugiu de novo. Até que ele não voltou mais. Por isso penso que não é possível que algumas pessoas não sintam o enorme privilégio que temos de ser cubanos e manter uma sociedade onde a vida do ser humano é mais importante do que qualquer dinheiro do mundo. Essa é a coisa mais linda que homens como Che nos deixaram ”.

 

                         Aleida durante seus dois anos de missão  na  África. Foto : Cortesía de la entrevistada


O que Che de Cuba amaria hoje? O que o deixaria com raiva?

Ele ficaria muito orgulhoso dos médicos cubanos. Apesar de todos os problemas econômicos que temos, não perdemos a mais bela qualidade de um revolucionário, como dizia na carta: “sentir a injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo”. Nossos médicos fazem isso todos os dias com a brigada Henry Reeve, por exemplo, ou com a Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM).

“Por outro lado, o Che sempre foi um homem muito crítico, por isso faria muitos comentários sobre a Cuba de hoje, principalmente no que diz respeito aos autônomos. Ele nunca iria entender. De maneira nenhuma. Isso, no longo prazo, é um pequeno câncer em nossa sociedade, porque as pessoas começam a pensar apenas no bolso. Mas às vezes temos que tomar decisões que, embora nem sempre sejam as certas, são as que estão ao nosso alcance. E  tem que aprender a seguir com elas ”.

 

- E para você, não se incomoda que às vezes as ideias do Che sejam usadas de forma oportunista?

-Que as coloquem como um slogan e não as sintem, e não as vivam, claro que me incomoda. O bom é que pelo menos as digam.

 

-Mas às vezes  dizem sem consciência ...

Mas quem a tem, ouve. Quem sabe quem  usa o fez para terminar um belo discurso, mas quem tem consciência ouve e sabe que não está sendo praticado como deveria. Oportunistas podemos ter em todos os lugares e devemos resgatar muitos valores que se perderam nos períodos especiais vividos.

 

Em que momentos você diz "se meu pai estivesse aqui"?

Muitas vezes! Quando trouxe minha filha mais velha ao mundo e estava abrindo seus olhos após a anestesia para a cesárea, vi dois homens ao meu lado: eram Ramiro Valdés e Oscar Fernández Mel. "O que vocês estão fazendo aqui?", Pergunto, e eles respondem: "Já que seu pai não está, nós estamos aqui". Único! E é claro que sinto falta dele. Eu gostaria de ter visto papai com os netos nos joelhos, conversando com eles e ensinando-lhes muito mais do que posso ensinar às minhas filhas. Essas coisas acontecem  como um flash em sua cabeça.


Momentos do nascimento da filha mais velha de Aleida Guevara. Foto: Cortesía de la entrevistada.

Em um de seus discursos, Che afirma que o objetivo das novas gerações é que se esqueçam dele e do Comandante em Chefe. Mas talvez nisso ele estivesse errado. O que você acha?

Isso foi num dos últimos discursos que fez aos jovens do Ministério das Indústrias, em que lhes diz que a sua meta um dia é esquecer  Fidel, ele ... No começo quando li disse “ mas meu pai está louco? " Mas ele disse isso no sentido de que, quando ultrapassássemos tudo o que eles nos pregavam com seu exemplo, não seria necessário tê-los tão presentes. E é isso que ele nos diz: o objetivo é superá-los e ser seres humanos melhores do que eles. Mas ainda não fomos capazes.

 

- Qual foi a maior afronta que você experimentou do povo contra o Che?

Quando você vê pessoas que não conseguem se mobilizar por uma criança que está morrendo, por exemplo. Meu pai disse que a vida de uma única criança vale mais do que todo o ouro da terra. E é o que também sinto como médica e como ser humano. Ver alguém que não se indigna ao ver uma criança morrer me atinge muito.

 

- E a maior gratidão?

Eu trabalho com o Movimento Sem Terra no Brasil. E eles praticam Che todos os dias. Quando você vê homens e mulheres, às vezes com um nível cultural que não é alto mas capaz de sentir aquele homem e colocá-lo em prática, então você diz "ele está se multiplicando". Che retorna novamente, com a adaga no braço. O que dizer dos médicos cubanos que foram combater o ebola sem saber bem o que iam enfrentar, arriscando a vida ... Che está aí. Como filha, eu realmente aprecio isso. É ver seu pai novamente. Em combate.


                           Aleida Guevara na entrevista. Atualmente tem 60 anos. Foto: Jorge Luis Col/ Cubadebate.

 

 

 

 Tradução: Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba 

Original:  http://www.cubadebate.cu/especiales/2020/10/03/aleida-guevara-el-che-vuelve-otra-vez-con-la-adarga-al-brazo-fotos-y-video/#.X3nrz2hKjIU

OS DESTAQUES DA NOITE NO 247

 

Malafaia diz que lideranças evangélicas
fizeram lista tríplice para o STF

Covid-19:
Trump deixa
hospital após
72 horas internado

Pesquisa crava segundo turno entre Paes e Crivella no
Rio de Janeiro

Negro, vice-presidente da Versace mostra abordagem policial nos EUA por estar com sacola da
marca de luxo

Após criticar Bolsonaro, Sara "Winter" Giromoni
vira piada
nas redes:
"chora mais"

Florestan Fernandes Jr: O abraço dos afogados

Mais notícias

Entenda como vai funcionar o Pix, que deve substituir as atuais transferências bancárias

O pai do pré-sal lamenta: "a Petrobrás acabou"

FMI defende investimento público como saída para crise econômica do coronavírus

FHC admite, pela primeira vez, flexibilização do teto de gastos

PGR opina contra pedido de Flávio Bolsonaro para anular investigação da 'rachadinha'

Celso de Mello prorroga por mais 30 dias inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF

O pai do pré-sal lamenta: "a Petrobrás acabou" O MAIS INCRÍVEL É QUE ESSE CRIME FOI PRATICADO POR QUEM TINHA OBRIGAÇÃO DE IMPEDI-LO!

 

O pai do pré-sal lamenta: "a Petrobrás acabou"

"A nossa Petrobrás acabou. Está de costas para o Brasil. Não tem mais interesse no Brasil, a não ser tirar muito dinheiro, tirar recursos daqui e exportar recursos", afirmou o geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor de exploração e produção da Petrobrás e considerado o "pai do pré-sal". "Estamos vendendo ativos, sendo esquartejados não para o capitalismo produtivo"

Guilherme Estrella, ex-diretor de exploração e produção da Petrobrás
Guilherme Estrella, ex-diretor de exploração e produção da Petrobrás (Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor de exploração e produção da Petrobrás e considerado o "pai do pré-sal", alertou para os prejuízos causados ao País com a venda de empreendimentos da estatal. De acordo com o ex-dirigente, "estamos vendendo ativos, sendo esquartejados não para o capitalismo produtivo. O que estamos sofrendo é uma privatização ligada à faceta que hoje domina o capitalismo, que é o financeiro". 

"A Petrobrás acabou. O nome da Petrobras hoje é Petrobrax. A nossa Petrobras acabou. Está de costas para o Brasil. Não tem mais interesse no Brasil, a não ser tirar muito dinheiro, tirar recursos daqui e exportar recursos. Nós estamos com a Petrobrax, que é a Petrobras que estava lá no governo FHC", afirmou Estrella ao Tutaméia em debate com o cientista político William Nozaki, que também é economista. 

Segundo o ex-diretor, "tudo que estamos enfrentando é produto do governo Fernando Henrique Cardoso, que fez um governo criminoso em relação aos interesses brasileiros, com a abertura da Petrobras na Bolsa de Nova York". "Hoje em torno de 60 a 70% dos acionistas são estrangeiros. Isso significa que até 70% dos lucros é dirigido a esses grupos, que são financeiros. Esse governo que está aí e desde o golpe de 2016 é ligado a esses capitalistas", continuou. 

"Se vende os ativos da Petrobras e se fica com um filé mignon –o pré-sal, com poços que produzem 30 mil barris por dia e têm o mercado do Rio e São Paulo em frente, 300 km. O restante da Petrobras não existe mais", acrescentou. 

Assista à entrevista: