sábado, 23 de janeiro de 2021

Os destaques da noite no 247

 

PGR pede que STF abra inquérito para apurar conduta de Pazuello na crise em Manaus

Rachadinhas: Gilmar vota a favor de Flávio Bolsonaro e paralisa julgamento

Em carreatas em todo o País, brasileiros pedem vacina e Fora Bolsonaro

“As elites decidiram que Bolsonaro é inconveniente”, diz Samuel Pinheiro Guimarães

‘Crise mascarou a incompetência de Guedes, mas 2021 pode destruí-lo’, diz Eduardo Moreira

Datafolha: 62% veem pandemia fora de controle e 79% querem se vacinar

Mais notícias

Urgência nacional é o 'Fora Bolsonaro', diz José Dirceu

Enfermeira aparece em vídeo sem máscara no trabalho e zombando de vacina

A construção do Império Americano no começo de seu fim

Brizola e a falta que ele faz


Carta Maior: duas décadas de resistência

 








 

Carta Maior: duas décadas de resistência

 
(Arte/Carta Maior)

Carta Maior surgiu em meio às esperanças e utopias que marcaram o Fórum Social Mundial de 2001, em Porto Alegre. Um momento totalmente oposto ao que vivemos hoje, daí a importância de sua rememoração.

Contrapondo-se ao neoliberalismo, de notória brutalidade, o FSM daquele ano preparou o terreno para a onda de governos progressistas no continente. Governos que lutaram, ao longo de uma década, por uma agenda efetivamente soberana para a América Latina, com justiça social, direitos básicos, cidadania.

No Brasil, entre janeiro de 2003 e abril de 2016, a despeito da campanha ideológica e difamatória dessa tal “imprensa profissional”, os governos petistas acumularam quatro vitórias eleitorais consecutivas, em 2002, 2006, 2010 e 2014, ancoradas nas reais transformações na vida das pessoas, e no combate aos bolsões de miséria neste país de dimensões continentais.

Aquela política externa altiva e soberana, e socialmente inclusiva no âmbito doméstico foi garroteada já nas primeiras horas do golpe, com a proposição e aprovação do Teto de Gastos, combatida pela CM através do especial “A PEC do” Fim do Mundo. Aliás, essa é a obra de Michel Temer: o desmantelamento, em tempo recorde, do estado de bem-estar social que estava em processo de construção nos governos anteriores.

Esse desmonte do Estado de bem estar social, iniciado por Temer e continuado, com a mesma voracidade, pelos sanguessugas do patrimônio nacional, é solenemente ignorado pela imprensa neoliberal que, sem crise de consciência, recusa-se a investigar ou sequer debater qualquer tema que desagrade ou confronte seus acionistas e patrocinadores. Para eles, comunicação é mercadoria.

Fundamentalmente de direita – mais ou menos extrema –, esses veículos transpiram os discursos e valores desse neoliberalismo sem lei e sem ética; e atuam como partidos políticos a serviço das elites, ou nas palavras do saudoso Paulo Henrique Amorim, do Partido da Imprensa Golpista (PIG).

Diante da fragilidade ética da imprensa, e contra a instrumentalização da comunicação, vista pela mídia alternativa como um direito e não como qualquer mercadoria, que Carta Maior surgiu, em meio à luta pela democratização da comunicação. Aliás, em 2016, coube a nós dizer, em alto e bom som: “é golpe!”

Incomodamos e tanto que uma das primeiras medidas de Temer, o vice golpista de Dilma Rousseff, foi asfixiar economicamente os veículos da mídia alternativa, interrompendo contratos de publicidade, em plena vigência (algo impensável em outros setores), entre o governo federal e as microempresas de comunicação independente no país, entre elas, Carta Maior.

O fato é que dissemos “Não ao Golpe” e eles deram o golpe. “Fora Temer”, Temer ficou. “Ele não”, Bolsonaro se elegeu. “Fora Bolsonaro” e somente agora, após chegar ao ponto que chegou, o impeachment acena como possibilidade, e urgência, aos que acompanharam estarrecidos a última aparição de Jair Bolsonaro e seu ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Nesta altura do campeonato, com o que já sabemos sobre a pandemia, após a escandalosa situação de Manaus, em uma live que atinge milhões de pessoas, Pazuello duvidou da eficácia do uso de máscaras e do isolamento social. A tragédia de Manaus é reflexo dessa política, e alguns intelectuais vêm usando o termo genocida ao se referirem às ações e não ações deste governo em relação à pandemia.

Ironias do destino, coube a Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, satanizado pelos bolsonaristas, levar oxigênio à população amazonense, em ato de solidariedade. E o que dizer dos médicos cubanos? Jamais esqueceremos as consequências da estupidez ideológica dos que tanto atacaram o programa, privando-nos da expertise desses profissionais com exemplar atuação no combate à pandemia, em vários lugares do globo.

Sem dúvidas, a posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, nesta terça-feira (20 de janeiro), é um baque para a extrema direita, de Bannon (indultado por Trump, horas antes dele sair da Casa Branca) a Bolsonaro. Mas, todos sabemos, Biden não é Sanders. Assim como Clinton e Obama anteriormente, ele escalou o colombiano Juan Gonzalez como “diretor sênior para o Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional”, respondendo pelos assuntos relativos à América Latina, e buscando retomar o espaço ocupado pela China na região.



Carta Maior precisa de você

À luz dos desafios impostos pela conjuntura, e frente à certeza de que temos muito trabalho pela frente, Carta Maior precisa manter e ampliar sua equipe de jornalistas, de profissionais do texto e da web. Esse trabalho é hoje garantido pela contribuição dos nossos parceiros-doadores, que giram em torno de 1.500 pessoas. Nós precisamos dobrar esse contingente para 3 mil pessoas.

No último 2020, muita gente parou de contribuir com Carta Maior, o que nos levou a uma situação financeira crítica. É por isso que pedimos: aos que já contribuem com Carta Maior, permaneçam conosco. E aos leitores que são assíduos, abracem este projeto e busquem uma entre as várias possibilidades de doação que oferecemos, clicando neste link.

Recado dado, confiram três boas novas neste janeiro de aniversário:

Acabamos de fechar os prazos, e até meados de fevereiro – talvez antes – estaremos com novo layout no site. Nós procuramos garantir uma leitura confortável e uma navegação mais fácil por nossas editorias. Tivemos também maior cuidado em relação ao aplicativo de CM no celular. Em breve, daremos notícias.

A partir da próxima segunda-feira, 25 de janeiro, vocês poderão acompanhar o especial “Carta Maior 20 anos”, com uma série de análises sobre esses vinte anos de comunicação independente, com depoimentos de quem fez e faz este “portal da esquerda” com a qualidade e a credibilidade que vocês conhecem.

Estão todos convidados, no próximo dia 25 de janeiro, a acompanhar a mesa “Resistência democrática, comunicação, desigualdades e violência”, organizada pela Carta Maior e pelo Fórum 21, no Fórum Social Mundial. Ela acontece das 14h30 às 19h, com transmissão ao vivo pela página da Carta Maior (www.cartamaior.com.br) e pela TV Carta Maior no YouTube (/tvcartamaior)

Boas leituras e bom Fórum Social Mundial,

Joaquim Palhares, diretor da Carta Maior

***



Confiram a programação do evento:


Programação:

Data: 25 de janeiro (segunda-feira)

Horário: 14h30h às 19h (GMT -3h)

Primeira parte

14h30 - 15h

Abertura: 20 anos da Carta Maior

Flávio Aguiar

15h - 15h30

Mesa: Conjuntura política: a democracia resiste

com Carina Vitral, Liszt Vieira e Sebastião Velasco e Cruz

15h30 - 16h

Mesa: Carta Maior, Comunicação e Democratização da Mídia

Com Mariana Serafini, Heloísa Machado, Bia Barbosa e Laurindo Lalo Leal Filho

16h – 16h30

Mesa: Economia Global pós-pandemia

com Noam Chomsky

16h30 - 17h

Mesa: Violência e atração pela violência

Com Maria Rita Kehl e Preta Ferreira

Segunda parte

17h – 19h

Mesa: Capitalismo, desigualdades, relações sociais e mundo do trabalho

Conferencista: Luiz Gonzaga Belluzzo

Debatedores, entidades de estudiosos do mundo do trabalho:

ABED – Associação Brasileira de Economistas pela Democracia,

ABET - Associação Brasileira de Estudos do Trabalho,

CESIT – Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho/Unicamp,

GT Mundos do Trabalho – CLACSO

FÓRUM 21

FRENTE AMPLA Em Defesa da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras,

REMIR – Rede de estudos e monitoramento interdisciplinar da Reforma Trabalhista

Coordenação - GT Mundos do Trabalho do CESIT/Unicamp


Caso não queira mais receber, acesse aqui para cancelar

37 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra!

 

37 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra!

 

Conheça nossos livros que contam essa história linda da luta pela Reforma Agrária, por justiça social, pela produção agroecológica e pela revolução socialista!

 

Clique nas capas dos livros para saber mais!

Sem terra em cartaz

 

Organizada segundo critérios cronológicos e temáticos, a partir de uma pesquisa cuidadosa que selecionou 440 de um total de mais de 1.200 cartazes preservados em diversas instituições, a narrativa visual de Sem terra em cartaz  resgata a trajetória da luta pela terra no Brasil de meados dos anos 1980 aos dias atuais.

 

Criados por artistas gráficos, em sua maioria militantes anônimos, os cartazes reproduzidos neste livro documentam ações e iniciativas capilarizadas por todo o país, que vão da formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), seus congressos e encontros, às celebrações do dia do trabalhador do campo, campanhas e jornadas.

Brava gente

 

Bernardo Mançano Fernandes (org); João Pedro Stedile

 

As origens da luta pela reforma agrária, as formas de organização, os projetos desenvolvidos pelo MST nos assentamentos e outras questões que ajudam a conhecer e a compreender este importante movimento social são analisados em longa entrevista concedida por João Pedro Stédile. Um retrato do corpo inteiro do MST, objetivo, claro e sincero.

 

Pedagogia do Movimento Sem-Terra

 

Roseli Caldart

 

O título nos leva a perceber que a história da educação está intimamente vinculada à consolidação de uma cultura política pública, do direito à terra, ao conhecimento, do direito de sermos e de vivermos dignamente. Como interpretar o MST como experiência educativa? Que aprendizado o Movimento traz? Que matrizes pedagógicas recupera? Que papel é colocado para a escola e para os educadores? Essas são algumas das questões centrais deste trabalho. Livro adotado em cursos de Magistério e de Pedagogia.

 

Sem Terrinha, Os – uma história da luta social no Brasil

 

Monyse Ravenna de Sousa Barros

 

A obra de Ravenna apresenta a história social do nascimento de uma geração de camponesas e camponeses organizados na luta pelo direito à terra, desde a infância, denominada Sem Terrinha. Sua pesquisa revela uma nova abordagem da luta social pela narrativa das crianças documentadas na imprensa popular e também da história dos movimentos sociais, marcados pelas gerações que foram forjadas no contexto da luta de classes. Uma leitura necessária e imprescindível para militantes populares, educadoras/es, historiadoras/es e pessoas comprometidas com a defesa dos direitos da infância.

 

Sem Terra com poesia – a arte de recriar a história

 

Roseli Caldart

 

A reedição considerou o pioneirismo da obra e a importância crescente do debate que articula as dimensões da cultura, da educação, da política e da produção no MST, como no conjunto da sociedade. Optou-se por manter o texto original da publicação de 1987 exatamente pelo caráter exploratório da pesquisa que lhe deu origem: trata-se de um dos primeiros estudos realizados sobre o MST. Na época o MST era uma novidade. E era novidade no MST discutir a questão da cultura e do papel da arte e dos artistas na organização, embora já estivessem presentes em seu dia a dia.

 

 

História da luta pela terra e o MST

 

Mitsue Morissawa

 

Um livro escrito para jovens, mas que deve ser lido por todos aqueles que desejam conhecer a luta pela terra em toda a história da humanidade: desde quando a terra era de todos até sua apropriação privada. Uma obra fundamental para se entender a estrutura agrária brasileira, as políticas públicas elaboradas e o surgimento dos diversos movimentos camponeses, entre messiânicos, espontâneos e organizados. A trajetória do MST é contada de modo didático, seguindo sua construção histórica, delineando suas linhas políticas, seu modo de fazer as lutas, seu jeito de se organizar, seus desafios e suas conquistas.

 

 

Produção ecológica de arroz e a Reforma Agrária Popular, A

 

Adalberto Floriano Greco Martins

 

O MST, ao estabelecer uma nova estratégia política para dar conta do novo contexto da luta de classes no campo, expresso pelo novo inimigo, denominado agronegócio, definiu a reforma agrária popular como seu caminho.

Isso implicou na retomada da reflexão sobre a função social dos camponeses assentados, expressa na produção de alimentos de base ecológica e na proteção e recomposição dos recursos da natureza, que são bens comuns da humanidade.

 

 A campanha para contribuição para bibliotecas populares segue firme!

Data: 21 de Janeiro foi o dia falescimento de um dos principais mestres do socialismo, Vladmir Ilich Lenin! 

 

"A ideia básica [de Lenin] consistia em que a revolução não nasce pronta ou acabada - o partido revolucionário do proletariado deveria travar suas batalhas, tendo em vista as combinações que poderiam favorecer, em determinado momento, ou o fortalecimento da democracia, ou o deslocamento desta no sentido de uma democracia operária, ou da tomada do poder" (Florestan Fernandes) 

* Ainda temos alguns kits da Revolução Russa, com "Lenin e a Revolução de Outubro" (Lenin), "Revolução Permanente" (Trotsky) e "Ano I da Revolução Russa" (Victor Serge) que versam sobre o momento revolucionário e a transição socialista (clique na imagem de Lenin!)

“BRASIL TEM RISCO IMINENTE DE COLAPSO HOSPITALAR”

 “BRASIL TEM RISCO IMINENTE DE  COLAPSO HOSPITALAR”

 

Adverte  Paulo Lotufo, médico da Faculdade de Medicina da USP

Portal Tutaméia 22 jan 21

 

“A epidemia está subindo em todo o país e, com certeza, isso vai levar a um colapso da assistência hospitalar muito mais grave. Em abril, maio e junho, nós tínhamos uma progressão da epidemia pelo país. Era Grande São Paulo, Grande Rio, Fortaleza, Recife. Eram algumas manchas que foram subindo. Agora não, agora nós temos em todo o país. Naquele período [de meados do ano], existia um sistema de vasos comunicantes hospitalar. Se a cidade de São Paulo está muito lotada, encaminha alguns casos para municípios da Grande São Paulo, para o interior. Aí a capital fica com menos casos e recebe do interior. Vai se equilibrando. Agora tudo está acontecendo ao mesmo tempo. [Será] um colapso no Brasil inteiro, sem dúvida, rapidamente”.

Quem faz o alerta é o médico epidemiologista Paulo Lotufo, em entrevista ao TUTAMÉIA. Professor da Faculdade de Medicina da USP, ele pondera que a expectativa com as medidas de restrição anunciadas em São Paulo é que elas “tenham efeito para a gente não chegar a fevereiro em níveis muito piores do que nós estamos”. Idealmente, ele considera que o melhor caminho a adotar seria um lockdown nacional. “Mas ele é impraticável”, afirma.

Lotufo, com colegas da USP, acaba de assinar uma manifestação pelo impeachment de Bolsonaro. No texto, 700 signatários apontam “a conduta inepta, irresponsável e criminosa do governo federal” no enfrentamento à pandemia.

“O governante de um país precisa defender, antes de mais nada, o seu povo. É um fato inédito o comportamento [de Bolsonaro] em termos históricos. É impressionante isso”, declara. O médico fala dos esforços de Rodrigues Alves e Oswaldo Cruz no início do século 20 para enfrentar a febre amarela e a varíola. Depois, no início dos anos 1960, lembra de João Goulart e seu empenho no combate à poliomielite. Na ditadura militar, relembra, Geisel e Figueiredo também se empenharam na fabricação de vacinas e nas campanhas de imunização que se espalharam pelo país. Eram os tempos da propaganda oficial pela “gotinha que salva”.

“Sempre tivemos um compromisso dos governantes com a população em termos sanitários. E agora, de uma forma inédita, nós temos um presidente que nega todas as ações necessárias para proteger a população”, afirma. Lotufo diz não ter dúvida da conduta criminosa de Bolsonaro e aponta a necessidade de punição. “É uma ação política. Vamos para uma corte internacional ou vamos ressuscitar o Tribunal Bertand Russell [instituído, a partir dos anos 1960, para julgar crimes dos EUA na guerra no Vietnã e os praticados pelas ditaduras militares na América do Sul]. Alguma coisa vai ter que ser feita para que isso não possa ficar impune”.

Nesta entrevista, Lotufo trata da evolução da Covid no Brasil, da interferência nefastas das mentiras no processo, do florescimento de charlatões nesse período e das perspectivas da vacinação e das falhas do governo federal em todo o processo (acompanhe a íntegra no vídeo abaixo e se inscreva no TUTAMÉIA TV).

O médico identifica a ocorrência de “uma guerra muito grande do poder econômico em relação aos interesses gerais. Pegaram todo o poder que têm e começaram a montar o complexo médico e jornalístico negacionista”. Daí, lembra, a propaganda da cloroquina e de outros produtos –ineficazes no combate à doença– como forma de minar as medidas de prevenção. Como consequência, houve maior contágio. “Foi uma disputa que ganhou corações”, declara

Sobre esse complexo que uniu médicos e integrantes da mídia em torno do negacionismo, Lotufo observa:

“Eu me pergunto onde eu estava entre 2012 e 2019. Se eu estava andando pelo meio da Groenlândia, sem ligação com o Brasil. Eu não percebi a forma organizada e ordenada como a extrema direita estava se articulando aqui. É inacreditável a quantidade de associações, organizações que já existiam previamente a 2018. Existe a Docentes pela Liberdade, que já existia antes da pandemia. Tínhamos uma série de ações que, com a entrada do governo Bolsonaro e depois com a pandemia, tiveram todas as condições orgânicas. Estavam bem estabelecidas. Na USP, é incrível como pessoas que eu nunca imaginava estivessem nesse espectro político atuasse. Em outras universidades, conheço docentes que estão assustados com as manifestações. No meio médico aconteceu o fenômeno já um pouco anterior dos conselhos médicos ficarem nas mãos das posições mais direitistas. Coisa que nunca tinha acontecido antes. Com isso, eles ficaram totalmente fora de qualquer crítica a ações totalmente incorretas. Por exemplo, em relação à prescrição da cloroquina”.

Na avaliação do médico, houve “uma conjunção de interesses. Existe o interesse do mainstream da economia em que nada pare. Há alguns agentes que especificamente vão ter um trabalho orgânico ativo, de financiar, de organizar, de juntar. Há posições bizarras, condutas médicas bizarras. Que têm uma recompensa do ponto de vista pecuniária, por atrair pacientes. É antigo na medicina. Essas pessoas aproveitaram essa oportunidade para ter o aparecimento na grande mídia e aumentaram ainda mais essa clientela’.

Lotufo concorda com a afirmação de que a pandemia colocou holofote sobre charlatões. “Todo o momento em que você tem uma pandemia, essas pessoas florescem. Na gripe espanhola houve casos iguaisinhos”.

GOVERNO ATUOU PARA DISSEMINAR O VÍRUS, DIZ ESTUDO

Na entrevista com Paulo Lotufo também conversamos sobre o recém-divulgado estudo realizado pelo Centro de Pesquisas e Estudos de Direito Sanitário (CEPEDISA) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e pela Conectas Direitos Humanos analisando as medidas adotadas pelo governo federal em relação à pandemia.

A pesquisa “Mapeamento e análise das normas jurídicas de resposta à Covid-19 no Brasil” examinou nada menos que 3.049 normas expedidas em 2020. Eis o resultado: “No âmbito federal, mais do que a ausência de um enfoque de direitos, já constatada, o que nossa pesquisa revelou é a existência de uma estratégia institucional de propagação do vírus, promovida pelo governo brasileiro sob a liderança da Presidência da República”.

O editorial do documento afirma: “A inflação normativa reflete o descalabro da resposta brasileira à pandemia: no momento em que fechamos esta edição, ultrapassamos os 210 mil mortos e mais de uma a cada dez pessoas mortas pela doença no mundo encontram-se no Brasil; o Estado do Amazonas sufoca, sem oxigênio para os pacientes infectados pelo coronavírus; a vacinação ainda não acontece de forma coordenada e organizada no país; o Poder Executivo Federal mantém a postura negacionista, renunciando aos seus deveres mais elementares no que se refere à coordenação do Sistema Único de Saúde (SUS), e hipotecando o que poderia ser o maior trunfo brasileiro diante da emergência: a prática de um federalismo cooperativo e solidário”.

E prossegue: “As 3.049 normas relativas à Covid-19 coletadas por nossa pesquisa no âmbito da União corroboram a ideia de que onde há o excesso de normas há pouco direito. Trata-se de um acervo normativo que resulta do embate entre a estratégia de propagação do vírus conduzida de forma sistemática pelo governo federal, e as tentativas de resistência dos demais Poderes, dos entes federativos, de instituições independentes e da sociedade. A linha do tempo que publicamos nesta edição demonstra a relação direta entre os atos normativos federais, a obstrução constante às respostas locais e a propaganda contra a saúde pública promovida pelo governo federal”.

Outro texto, assinado por Deisy Ventura e Rossana Reis, completa:

“Os resultados afastam a persistente interpretação de que haveria incompetência e negligência da parte do governo federal na gestão da pandemia. Bem ao contrário, a sistematização de dados, ainda que incompletos em razão da falta de espaço para tantos eventos, revela o empenho e a eficiência da atuação da União em prol da ampla disseminação do vírus no território nacional, declaradamente com o objetivo de retomar a atividade econômica o mais rápido possível e a qualquer custo.

“Como resultado da estratégia que, segundo o Tribunal de Contas da União, configura a “opção política do Centro de Governo de priorizar a proteção econômica”, o Brasil ultrapassou a cifra de 200 mil óbitos em janeiro de 2021, em sua maioria mortes evitáveis por meio de uma estratégia de contenção da doença.

“Isto constitui uma violação sem precedentes do direito à vida e do direito à saúde dos brasileiros, sem que os gestores envolvidos sejam responsabilizados, ainda que instituições como o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal de Contas da União tenham, inúmeras vezes, apontado a inconformidade à ordem jurídica brasileira de condutas e de omissões conscientes e voluntárias de gestores federais. Reiterando o que já foi abordado em edições anteriores deste boletim, destacamos a urgência de discutir com profundidade a configuração de crimes contra a saúde pública, crimes de responsabilidade e crimes contra a humanidade durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.”