domingo, 23 de agosto de 2020

Os destaques da manhã no 247, em 21/8/2020

 

Prisão de Bannon é duro golpe na ultradireita mundial e pode atingir Bolsonaro

Governo Bolsonaro joga fora R$ 12,9 milhões que se destinavam ao combate à Covid-19

Biden aceita indicação e diz que lutará contra "tempo de escuridão"

Frio congelante traz neve às serras gaúcha e catarinense

Governo Bolsonaro rejeita atendimento de saúde a 5 mil indígenas

Plano de vender a Eletrobrás esbarra no Congresso

Mais notícias

Irã diz que pressão dos EUA para impor sanções é 'inadmissível'

Em pesquisa de opinião mexicana, Vacina russa 'já ganhou' das concorrentes

Governo planeja voucher para creche e premiação em dinheiro para alunos com bom desempenho

 


Siga-nos em nossas redes e canais

A Pública: Mulheres e meninas escravizadas no século 21

 

Mulheres e meninas escravizadas no século 21

 

Não estamos falando aqui de “Contos de Aia”, embora a atmosfera de violência fundamentalista nos remeta ao livro de Margaret Atwood e à série arrepiante na TV. É do Brasil bem brasileiro que se trata, aquele onde uma menina é violentada sistematicamente pelo tio desde os 6 anos de idade, engravida aos 10, enfrenta a recusa de médicos em atendê-la - ironicamente chamada de objeção de consciência  - e o assédio de grupos político-religiosos que a querem mártir do dever divino da reprodução feminina. Um vereador do PSL, que faz parte de um desses grupos, chegou a invadir a casa da menina para pressionar e ameaçar a avó, para que ela não permitisse o aborto. 

Mas a garota não desiste, viaja 2 mil km - de São Mateus (ES) para Recife (PE) a fim de realizar o procedimento legal e imprescindível à sua saúde. Tem então sua identidade e o endereço do hospital expostos por extremistas de direita nas redes sociais, e é forçada a entrar no hospital fechada no porta-malas do carro para evitar os fanáticos que ali estão e chegam a chamá-la de “assassina”

Ofensas gritadas para uma criança que, apesar do inferno que vive há 4 anos, é capaz de expressar sua repulsa com a condição em que foi jogada e dizer não à aberrante gravidez. Tem covardia maior?

Mais de metade das vítimas de estupro no Brasil - 180 por dia, 82% mulheres - têm no máximo 13 anos; a cada hora quatro meninas são estupradas entre nós segundo o Anuário de Segurança Pública do ano passado. As que passam pelo duplo sofrimento de engravidar do estupro, sejam crianças ou adultas, quase nunca tem acesso ao serviço público de abortamento legal como já mostrava uma reportagem da Pública em 2015; no ano passado, o Ministério da Saúde registrou 6 internações por dia de crianças e pré-adolescentes que abortaram depois de estupradas - tanto em procedimentos hospitalares como em abortos espontâneos ou, mais frequentemente, feitos fora dos hospitais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 70 mil mulheres morrem por ano em decorrência de abortos inseguros - forçados à clandestinidade -, 95% delas na América Latina e no Caribe. 

A punição imposta às mulheres que já foram vítimas de violência extrema e que, mesmo quando conseguem o aborto legal, passam por um calvário para realizar o que é seu direito, talvez seja a face mais cruel da sociedade patriarcal em que vivemos. É essa sociedade que chama criminosos de “tarados” e estupradores de crianças de “pedófilos”, tratando-os como aberrações, incapazes mentais enquanto criminaliza a mulher que aborta, não raramente acusada, mesmo quando criança, de seduzir o estuprador. Por isso tantas se calam, como mostra a necessária e chocante reportagem feita pela Pública trazendo uma série de meninas abusadas há décadas por um homem de grande prestígio social na comunidade, no interior de Minas Gerais.

A violência fundamental, que dá origem a todas as outras - incluindo o estupro e a recusa do aborto -, é a escravização de meninas e mulheres, que continuam sem autonomia sobre seus próprios corpos. São tratadas como “coisas”, alienadas de si mesmas, exatamente como os escravos do passado. Por isso não há como combater abusos e crimes sexuais sem educação e políticas públicas para mulheres, gestadas em um debate democrático liderado pelas feministas, aliás, praticamente as únicas a se manifestar em defesa do direito legal da menina no hospital de Recife. Tudo o que este governo nega, o que ressalta a futilidade das declarações da ministra Damares Alves dizendo combater a “pedofilia”. Se fosse sério, o Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos teria apoiado a menina em sua decisão de abortar na primeira dificuldade, clamado pelo cumprimento imediato do direito legal da criança, e condenado claramente o assédio a ela e à sua família, além do vazamento de seus dados e de seu prontuário médico (sabiam até o peso do feto!). 

Em vez disso, Damares postou fotos nas redes sociais posando com deputados em São Mateus, onde disse ter ido “acompanhar o caso” e soltou uma nota onde segue a estratégia do governo Bolsonaro: a de acusar os outros de fazerem o que ela mesma faz. “Utilizaram, de forma irresponsável, a dor de uma criança e de uma família em prol de bandeiras ideológicas que em nada contribuem para aperfeiçoar os mecanismos de proteção da infância”, disse, reagindo aos que a criticaram. 

Ainda não está claramente estabelecida a ligação de Damares com o grupo que assediou a menina, apesar da proximidade política com os difamadores. Também não se sabe o que afinal ela foi fazer em São Mateus - defender a menina é que não foi - nem quem vazou os dados da garota, o que está sendo investigado pelo Ministério Público. O que sabemos é que são as bandeiras ideológicas deste governo - e da ministra Damares - que estão impedindo o combate ao machismo que mata, tortura, estupra e pune mulheres. Que a força da menina de São Mateus nos inspire a não desistir de lutar pelo fim do cativeiro. 

Marina Amaral, codiretora da Agência Pública

O que você perdeu na semana


Veto à ajuda humanitária para indígenas. UOL revelou que o Ministério da Saúde restringiu a ajuda humanitária que a organização Médicos sem Fronteiras prestaria em 7 aldeias indígenas do Mato Grosso do Sul, onde vivem cerca de 5 mil indígenas do povo Terena. Os próprios caciques haviam feito o pedido de ajuda, argumentando que a Secretaria Especial de Saúde Indígena do governo federal não está dando conta de atender essa população e evitar o avanço do coronavírus nas aldeias.

Quem combate o fogo no Pantanal. Salário mínimo, jornadas extenuantes e sensação de impotência: essa é a realidade dos brigadistas temporários que compõem uma das linhas de frente de combate ao maior incêndio a atingir o Pantanal em décadas. Em reportagem, a BBC News Brasil mostrou outros desafios dos profissionais que buscam proteger o bioma e sua rica biodiversidade.

Steve Bannon preso. Estrategista referência para políticos da extrema direita internacional, Steve Bannon foi preso na manhã de ontem em Nova York, EUA. O ex-assessor de Donald Trump foi acusado de desviar US$ 1 milhão de uma campanha de arrecadação de fundos para a construção de um muro na fronteira com o México – uma das promessas de campanha de Trump em 2016. De acordo com o Nexo, a prisão pode ter um impacto negativo para o presidente americano, que busca a reeleição no pleito de novembro.

Na sua cidade há distribuição de "Kit-Covid" com cloroquina ou ivermectina? Clique aqui e nos ajude a investigar. 🔎
Últimas do site
 
Óleo no Nordeste. Às vésperas de completar um ano do vazamento de óleo que atingiu as praias do Nordeste, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apontam que a mancha pode ter sido trazida do Golfo da Guiné, região africana com derramamento constante de petróleo no ano passado, por correntes marítimas. O laboratório realizou a pesquisa sem apoio do governo federal, que segue inerte diante dos impactos do maior desastre ambiental do país em termos de extensão.

Dossiê antifascista. Antes mesmo do escândalo envolvendo o coronel Gilson Libório e o dossiê sobre opositores do governo feito pela Diretoria de Inteligência (Dint) do Ministério da Justiça, 46 integrantes do Movimento dos Policiais Antifascismo foram investigados no Rio Grande do Norte. Atuação do órgão para levantar informações é “agressiva e antidemocrática”, segundo Diretor jurídico da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Flávio Werneck. 

Mais denúncias após publicação. Após reportagem da Pública revelar casos de abuso sexual contra 14 mulheres e meninas em Várzea da Palma, interior de Minas Gerais, mais uma vítima apresentou à Justiça prints de conversa em que o acusado Dinamá Pereira de Resende teria oferecido dinheiro em troca de fotos suas quando criança.

Paraísos de dinheiro e fé. Investigação feita por veículos de imprensa de dez países revela que, por toda a América, algumas igrejas e líderes religiosos utilizam as leis de liberdade de culto para movimentar negócios ilícitos. O rastreamento é dificultado pelos benefícios oferecidos às instituições religiosas. A Justiça argentina investiga a Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) por uma série de movimentações financeiras nas contas da filial no país vizinho. Atividade foi considerada suspeita por não informar a identidade dos doadores.
Pare para ler
 

Desigualdade e coronavírus. Adultos brasileiros têm 11 vezes mais risco de morrer de Covid-19 do que italianos, aponta reportagem de dados da piauí. A revista analisou as taxas de mortalidade do novo coronavírus em diferentes países, cidades e bairros para elucidar como o endereço impacta a chance de sobreviver à doença. 

Compartilhe este e-mail com um amigo!Compartilhe este e-mail com um amigo!
Lendo pela primeira vez? Assine e receba toda sexta no seu e-mail.
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram

Boletim Carta Maior, em 21/8/2020

 

SEJA PARCEIRO, DOE AGORA!
ISRAEL CELEBRA UM NOVO ACORDO DE PAZ E QUEM PERDE, MAIS UMA VEZ, SÃO OS PALESTINOS
21/08/2020
Netanyahu pode ter concordado em suspender a anexação de partes da Cisjordânia, mas os Emirados Árabes Unidos garantiram a normalização da ocupação
LEIA MAIS
21/08/2020 -Movimentos Sociais
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL: UM ESPAÇO PARA O DEBATE OU PARA COORDENAR PLANOS DE AÇÃO?

21/08/2020 -Saúde
UM COMPROMISSO DO BRASIL COM O SUS EM 2020, SALVARÁ 2021

21/08/2020 -Leituras
MIKE DAVIS: A PESTE DO CAPITALISMO - CORONAVÍRUS E A LUTA DE CLASSES

21/08/2020 -Pelo Mundo
A NOBRE LIÇÃO CÍVICA DE OBAMA EXIGE DEMAIS DE NÓS

21/08/2020 -Cinema
UM POETA, DUAS CIDADES

21/08/2020 -Memória
''COMO ESMAGAR O FASCISMO''

21/08/2020 -Poder e ContraPoder
GUERRA TECNOLÓGICA ENTRE EUA E CHINA: SEGURANÇA NACIONAL E COMPETIÇÃO ESTRATÉGICA NO CASO TIKTOK

21/08/2020 -Pelo Mundo
ANDRÓNICO: ''GOVERNO BOLIVIANO USA JUSTIÇA E MÍDIA CONTRA ARCE E O MAS''

21/08/2020 -Política
380 ECONOMISTAS ASSINAM MANIFESTO PELO FIM DO TETO DE GASTOS

21/08/2020 -Humor
DIÁRIO DO BOLSO, 21 DE AGOSTO DE 2020

21/08/2020 -Cartas do Mundo
CARTA DE GENEBRA: COVID-19 INTERRUMPE LA EDUCACIÓN DE MÁS DEL 70% DE LOS JÓVENES

21/08/2020 -Cartas do Mundo
CARTA DE ROMA: 'CASAPOUND ITALIA': DE OCUPAÇÃO NEOFASCISTA QUE CITA CHE GUEVARA A MOVIMENTO POLÍTICO-PARTIDÁRIO DE EXTREMA-DIREITA

21/08/2020 -Cartas do Mundo
CARTA DE BUENOS AIRES: LA PANDEMIA NO DA TREGUA: LAS MOVILIZACIONES DE DERECHA EN ARGENTINA

21/08/2020 -Clipping Internacional
CLIPPING INTERNACIONAL - 21/08/2020

20/08/2020 -Pelo Mundo
PROTESTOS NO EUA: POLICIAIS TÊM, REPETIDAMENTE, ATACADO OS MÉDICOS

20/08/2020 -Saúde
PANDEMIA: MORTES ACIMA DA MÉDIA HISTÓRICA REVELAM QUADRO MAIS ASSUSTADOR

20/08/2020 -Cartas do Mundo
CARTA DE PARIS: EM PARIS, NOVO LIVRO SOBRE O ''PROFETA DA PAZ''

20/08/2020 -Pelo Mundo
ACUSADO DE FRAUDE, STEVE BANNON É PRESO

20/08/2020 -Trabalho
JUSTIÇA BRASILEIRA PODE CONTER UBERIZAÇÃO PREDATÓRIA

Carta Maior, com muito esforço, construiu uma história de 19 anos no campo da comunicação progressista de nosso país. Diante dos atuais obstáculos que a democracia brasileira enfrenta é indispensável a contribuição engajada daqueles que estão comprometidos com a defesa da legalidade democrática.
ESCOLHA COMO PARTICIPAR
R$49,90 ou R$99,00/mêsSomente Cartão de Crédito
TORNE-SE PARCEIRO
R$299,00; ou R$499,00; ou R$999.00/anoEm Cartão de Crédito ou Boleto
TORNE-SE PARCEIRO