sábado, 12 de setembro de 2020

Boletim do NPC

 

Boletimdo NPC

09 de setembro de 2020

NOTÍCIAS DO NPC

Quintas Resistentes: teologia da libertação, lutas populares e a memória de Frei Tito

O programa Quintas Resistentes desta semana vai conversar com o historiador e educador popular Osvaldo Meca, e o economista e assessor sindical Thomaz Jensen, sobre a teologia da libertação e as lutas populares na época da Ditadura e a memória de Frei Tito. Os dois fazem parte do Coletivo Frei Tito. Não perca! Quinta-feira, 10/09, às 18h, no Facebook do NPC: facebook.com/npcinstitucional.

NOTÍCIAS DO NPC

Conheça os títulos da Editora NPC!

Há alguns anos, o Núcleo Piratininga de Comunicação criou a Editora NPC. De lá pra cá, dezenas de livros de luta foram editados em trabalhos feitos com muita parceria entre a equipe do NPC e os autores ou organizadores das obras. Todos os títulos estão disponíveis no site do NPC e aos poucos vamos contando um pouco mais sobre cada um deles para vocês no Facebook da Livraria Antonio Gramsci. | Acesse aqui.

NOTÍCIAS DO NPC

Lançamento: Panorama sobre o financiamento da Educação Básica

Acaba de sair, pela Editora NPC, o livro ‘Panorama sobre o financiamento da Educação Básica no Brasil e em Mato Grosso do Sul’, de Sueli Veiga Melo. O trabalho, fruto da dissertação apresentada ao Curso Maestría Estado, Gobierno y Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e Fundação Perseu Abramo, aborda leis, regulações e contextos sobre esse tema que tem gerado grandes debates na sociedade brasileira: o financiamento da educação pública. A autora disponibilizou a obra para leitura em PDF. | Acesse aqui.

NOTÍCIAS DO NPC

Movimento Mães de Maio: luta por justiça e reparação

[Por Jéssica Santos/NPC] A educadora popular, pesquisadora e fundadora do Mães de Maio, Débora Silva foi a entrevistada do Quintas Resistentes do dia 13 de agosto. O movimento é formado por mulheres que, assim como Débora, perderam seus filhos para a violência do Estado e lutam por justiça, reparação e respeito aos direitos humanos. “O movimento Mães de Maio nasceu de um dos piores massacres que ocorreu na história contemporânea do Brasil e na chamada ‘democracia’, no qual foi vitimado meu filho”, conta Débora. | Leia a matéria completa.

NOTÍCIAS DA TEIA

Quais são os desafios da comunicação popular nas cidades?

O programa Tecendo a Comunicação Popular do dia 2/9 debateu experiências de comunicação popular partilhadas por quem enfrenta o cotidiano das disputas de narrativas em centros urbanos de nosso país. Os convidados foram Ronaldo Matos, do Desenrola e Não Me Enrola, Fabiana Batista, do MTST, e Igor Salles Barbosa, das Brigadas Populares. | Veja o programa completo.

NOTÍCIAS DA TEIA

Morto pela covid-19, cacique Bepkot Kayapo Xikrin era um guardião da floresta

[Por Catarina Barbosa | Brasil de Fato/Belém(PA)] O povo Xikrin perdeu a liderança Bepkot Kayapo Xikrin, de 78 anos, conhecido como Cacique Onça. Ele era da aldeia Pytakô, da Terra Indígena Trincheira/Bacajá, em Altamira, no Pará. O ancião passou 24 dias internado no Hospital Regional de Altamira, chegou a ser entubado, mas não resistiu às complicações da covid-19. A morte foi confirmada na segunda-feira (31). | Leia a matéria completa.

DIÁRIO DA PANDEMIA NA PERIFERIA

O confronto no morro do São Carlos contado por quem vive: o relato de uma favelada

[Por Jaqueline Suarez/NPC] Desde quarta-feira (26/08), quando o confronto no Complexo do São Carlos (RJ) teve início, tiros têm sido ouvidos diariamente na região. O cerco da Polícia Militar no entorno das favelas invadidas e também naquelas de onde teria partido a invasão não tranquiliza os moradores, pelo contrário. O favelado sabe que a presença de policiais representa a possibilidade de um confronto a qualquer momento. | Leia a matéria completa.

DIÁRIO DA PANDEMIA NA PERIFERIA

Artistas relatam as dificuldades impostas pela pandemia aos seus trabalhos

[Por Euro Mascarenhas/NPC] Durante uma viagem de metrô quem nunca teve a rotina quebrada por um show de hip-hop em pleno vagão? Ou então foi surpreendido por inspirados poetas das “quebradas”, com o peito inflado de versos, questionando justamente o nosso dia a dia? Estes artistas que embalavam o percurso de muitos, hoje se veem em uma situação complicada durante a pandemia de coronavírus, já que o tal home-office não é uma coisa tão simples de ser adaptada ao ofício que cumprem. | Leia a matéria completa.

ARTIGOS

É preciso reflexão e ação para a democratizar a comunicação

[Por Joana Tavares e Monyse Ravena | Brasil de Fato/MG] Todo mundo que se interessou por este artigo deve concordar com a premissa de que é preciso democratizar a comunicação no Brasil. É difícil ser contra essa ideia, afinal, temos uma das mídias mais concentradas do mundo, com pouquíssimos mecanismos de participação social e uma baixa cultura de pluralidade. Estamos quase acostumados com a pouca opção de veículos massivos de comunicação, mesmo no cenário aparentemente mais aberto da internet. Estamos habituados com o discurso da regulação “pelo controle remoto” e parece quase natural que seja assim. Mas também sabemos: não há nada de natural nisso. A perversidade da concentração da mídia faz parte de um complexo jogo político e ideológico. E é preciso colocar esse tema na pauta das organizações populares, com a centralidade que ele merece. A pandemia e as condições impostas pelo isolamento social tornaram essa centralidade ainda mais evidente. | Leia o artigo completo.

ENTREVISTAS

Diretor e roteirista do documentário “Pulsão” encaram desafio de captar as transformações políticas e sociais recentes do Brasil

[Terra Sem Males] Di Florentino, diretor do documentário Pulsão, e Sabrina Demozzi, pesquisadora e roteirista do projeto, conversam sobre a produção do longa, as dificuldades de retratar acontecimentos em movimento, e a importância de conhecer o potencial do ativismo político digital. Documentário trata da influência das mídias digitais na política e estreia online no dia 4 de setembro. | Leia a entrevista completa.

A COMUNICAÇÃO QUE QUEREMOS

Portal Assobiar: jornalistas inauguram plataforma colaborativa na região Chapada das Mesas (MA)

[Por Ed Wilson Araújo] Já está no ar o primeiro portal de jornalismo colaborativo digital da região Chapadas das Mesas. A iniciativa foi lançada sábado (22) por duas jornalistas formadas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz: Daniela Souza e Idayane Ferreira. O site nomeado de Portal Assobiar tem como objetivo agregar profissionais e população em geral que queiram retratar situações e temas alternativos pouco noticiados nos outros veículos da região. | Leia o artigo completo.

NPC INFORMA

Amanhã, 10/9: Saberes dos Povos do Cerrado

Nesta quinta-feira, 10, em sintonia com o Dia do Cerrado, vai ao ar o episódio final da série “Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade” com as Juventudes do Cerrado. Participarão desse bate-papo as jovens Lais Cardoso, quebradeira de coco e comunicadora popular do Bico do Papagaio (TO); Emília Costa, articuladora do Movimento Quilombola do Maranhão (Moquibom); Eriki Paiva, terena da Terra Indígena Taunay/Ipegue do Mato Grosso do Sul; Aline Mialho, agente da Comissão Pastoral da Terra no Mato Grosso; e Bruno Santiago, Educomunicador e assessor de comunicação da nossa Campanha Nacional em Defesa do Cerrado. Acompanhe às 18h na página do Facebook da Campanha Nacional do Serrado: https://www.facebook.com/CampanhaCerrado.

NPC INFORMA

Minimanual para cobertura jornalística de mudanças climáticas

Foi lançado no dia 31/08, o “Minimanual para cobertura jornalística de mudanças climáticas”. Resultado de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Estudos de Jornalismo (UFSM) e o Grupo de Investigación Mediación Dialéctica de la Comunicación Social da Universidad Complutense de Madrid (MDCS, Espanha), a publicação é uma versão ampliada e em português do decálogo “Los Medios de Comunicación y el Cambio Climático publicado na Espanha pelo MDCS e Ecodes (Fundación Ecologia y Desarrollo) (Link para acessar). O material foi subscrito por cerca de 100 meios de comunicação espanhóis que se comprometeram a cumprir os pontos do documento (entre eles El Pais, La Vanguardia, RTVE, Cadena SER e eltiempo.es). A edição brasileira saiu por uma iniciativa da pesquisadora Márcia Franz Amaral, que em missão pelo CAPES Print (Projeto Institucional de Internacionalização) apresentou a proposta na reunião do Observatorio de la Comunicación del Cambio Climático na Universidade Complutense de Madrid e foi editada em parceria com o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (UFRGS/CNPq). Além das recomendações inspiradas no documento espanhol, traz verbetes técnicos ligados ao tema. | Acesse aqui.

RADIOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO SINDICAL

FISENGE lança cartilha sobre direitos trabalhistas na pandemia

A Federação Interestadual de Sindicatos dos Engenheiros lançou a cartilha “Direitos dos profissionais de engenharia durante a pandemia”. A publicação reúne informações sobre trabalho em home office, presencial, acidente de trabalho, direito à desconexão e as principais na legislação por conta da pandemia de Covid-19. De acordo com o engenheiro e presidente da Fisenge, Clovis Nascimento, a cartilha tem o objetivo de elucidar as principais dúvidas e também de afirmar um projeto de país comprometido com a democracia, os direitos, o desenvolvimento social e a soberania nacional. Entre as principais dúvidas apontadas, também estão questões sobre redução salarial, suspensão de contratos, afastamento por Covid-19 sem necessidade de atestado médico, desigualdades de gênero, acúmulo do trabalho doméstico. | Acesse aqui a publicação.

DE OLHO NA MÍDIA

“Mas”?

[Por Luis Felipe Miguel | Facebook] É bem curioso o entendimento que a Folha de S. Paulo tem da adversativa "mas". Segundo aprendi na escola, ela serve para introduzir uma ideia contrastante. Na Folha, é diferente: "Regime intermitente cresce na crise, mas trabalhador relata insegurança". Como assim, "mas"? O trabalho intermitente, filho legítimo do golpe de 2016, nada mais é do que a legalização de regime de trabalho de máxima insegurança para o trabalhador. Não se espantem com as próximas manchetes do jornal dos Frias: "Levou 7 a 1, mas perdeu a partida". "Recebeu 20 tiros, mas morreu". "Acredita em Bolsonaro, mas é burro".

DE OLHO NA VIDA

‘A Gente pela Gente’: moradores do Complexo do Salgueiro se organizam

Na quarta-feira, dia 26/08, aconteceu, no Morro da União, localizado no conjunto de favelas do Viradouro, em Niterói (RJ), o protesto “A Gente pela Gente”. Organizado e realizado pelas mulheres negras do morro, o ato teve faixas feitas de lençóis onde foram estampadas a hashtag #LarDeMoradorRespeite e panfletos que foram colados nas portas das casas. O objetivo era a conscientização sobre abuso do poder policial, que tem feito a população viver com medo de ter suas casas invadidas. | Confira o vídeo produzido para a campanha.

DE OLHO NA VIDA

“Somos tratados como vermes”, diz moradora de comunidade ameaçada de despejo em SP

[Por Vanessa Nicolav | Brasil de Fato/São Paulo (SP)] Em meio à uma pandemia em que a principal orientação à população é ficar em casa, cerca de 1.300 famílias foram despejadas nos meses entre abril e junho, somente na região metropolitana de São Paulo. O número, registrado pelo Observatório de Remoções, que acompanha desde 2012 esse tipo de ação, foi o dobro dos primeiros meses do ano, quando a crise sanitária não tinha ainda se iniciado no país. | Leia a matéria completa.

DE OLHO NO MUNDO

Situação política na Argentina

[Por Rejane Hoeveler | Facebook] Preocupa e muito a situação política na Argentina. Está claríssimo um avanço da direita na direção da ruptura com o assim chamado jogo democrático. Ontem, o Juntos por el Cambio (que reúne os partidos da oposição) tratou de organizar uma "paralisação" (motim) da polícia de Buenos Aires, em muito lembrando o método que já vimos aqui no Brasil. Alguns dias antes, um grupo de negacionistas da pandemia foram às portas da Casa Rosada queimar máscaras. Os influencers e youtubers de extrema-direita crescem em audiência. Os grandes meios (Clarín e La Nación, especialmente) não apenas participam como convocam as manifestações. Não me surpreenderá se houver uma greve de caminhoneiros que sabote a economia nos próximos tempos.

MEMÓRIA

Como a defesa por taxar fortunas levou Nobel de Geografia para a prisão

[Por Odilon Rios | Blog do Odilon] Em 31 de março de 1997, Milton Santos era o entrevistado do programa Roda Viva. O sorriso marcante, a voz pausada, serena para respostas bem explicadas e incisivas se transformaram por um instante: era a lembrança do seu passado na prisão, logo quando os militares tomaram o poder em 1964. Ali na cadeira central do Roda Viva, Milton Santos, maior pensador da Geografia brasileira, já era consagrado internacionalmente: aos 71 anos era doutor honoris causa em 11 universidades, de 7 países.Ganhou, em 1994, o Vautrin Lud, conhecido como o Nobel da Geografia. Era o único latino americano a ter recebido aquele prêmio. | Leia a matéria completa.

DICAS

Sementes: Mulheres Pretas no Poder

Na segunda-feira, dia 7/9, foi lançado o documentário ‘Sementes: Mulheres Pretas no Poder’. Como uma das respostas à execução de Marielle Franco, nas eleições de 2018, no Rio de Janeiro, Mônica Francisco, Rose Cipriano, Renata Souza, Jaqueline de Jesus, Tainá de Paula e Talíria Petrone se candidataram aos cargos de deputada estadual ou federal. A equipe de ‘Sementes’ acompanhou essas mulheres em suas campanhas e agora conta essa história. Assista e divulgue!

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 409

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.



Os destaques da noite no 247, em 09/9/2020

 

PF apreende HD com grampos que
Moro fez de advogados de Lula

"Sabemos o quanto esse Supremo foi ameaçado", discursa Moraes na presença de Bolsonaro

Policiais cercam residência de presidente da Argentina e lançam bomba molotov

Invasão da minha
casa foi mais uma arbitrariedade e retaliação,
diz advogado
Roberto Teixeira

Juiz acata
pedido da Globo
e determina arrombamento da casa do fundador da Ricardo Eletro

Lula: 'o povo não consegue comprar arroz e a prioridade do governo são os fazendeiros'

Mais notícias

Zanin denuncia “atentado à advocacia” de Bretas e diz que juiz agiu para favorecer o clã Bolsonaro

PGR mantém Lava Jato do Paraná até janeiro de 2021

Metade dos municípios de São Paulo não registram óbitos por Covid-19 há 14 dias

Perseguidor de servidores, Guedes defende aumento para Bolsonaro e STF “pela responsabilidade do cargo”

Ofensiva de Bretas segue tradição de ilegalidades e abuso de poder da Lava Jato, diz Grupo Prerrogativas