quinta-feira, 4 de maio de 2017

Boletim do NPC

Boletimdo NPC

04 de maio de 2017
NOTÍCIAS DO NPC

Ato-show em homenagem à comunicação dos trabalhadores dia 25, na Cinelândia, Rio de Janeiro

NPC INFORMA

Conheça a programação do dia 25 de maio…

NPC INFORMA

Jornalista Tatiana Lima convida para o Festival de Comunicação Sindical e Popular

ARTIGOS

Roda de conversa sobre comunicação sindical e popular

PROPOSTA DE PAUTA

Mais um dia pra lutar!

DE OLHO NA COMUNICAÇÃO POPULAR

Jornal O Cidadão da Maré: uma história de amor

DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

Vito Giannotti, fundador do NPC, fala sobre a importância da regulação das comunicações

MEMÓRIA

Aulas públicas vão recontar marcos das lutas dos trabalhadores no Brasil e no Mundo

PÉROLAS

Por Claudia Santiago Giannotti, coordenadora do NPC

Edição 333
Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais
Índice
Receba o Boletim NPC
E-mail
Nome
Cidade
Estado
NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação
Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 22205618
www.piratininga.org.br
npiratininga@uol.com.br
Equipe
Coordenação: Claudia Giannotti
Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915)
Redação: Ívina Costa e Luisa Santiago
Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Katia Marko (RS), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Reginaldo Moraes (SP), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

DIRCEU NÃO ESTEVE SUJEITO A PROCESSO CIVILIZADO

Dirceu não esteve sujeito a processo civilizado

Miguel do Rosário


Parodiando frase parecida, diríamos que o Direito é importante demais para ficar em mãos de juristas.

Ademais, após o turbilhão constitucional em que mergulhamos, desde a Ação Penal 470, que explodiu todas as jurisprudências e protagonizou inúmeras violações à lógica, às leis, às doutrinas, nunca me pareceu tão falso – e mesmo covarde – o lugar comum de que “decisão judicial não se discute”.

Se não acreditar em mim, ouça Wanderley Guilherme dos Santos, nosso maior cientista político.

Na parte final de seu último livro, A Democracia Impedida, lançado há poucas semanas, o professor não economiza argumentos contra a jurisdição de exceção inaugurada pelo julgamento da Ação Penal 470, vulgo mensalão.

Estou convencido de que, no futuro, em alguma brecha no inabalável colégio de mônadas, a AP 470 será estudada como o que efetivamente foi: um julgamento de exceção.

As violações operadas na lógica, na interpretação das leis, na aplicação das doutrinas, só se esclarecem se [for considerado] (…) o clima passional da época. A veemência dos argumentos, dos discursos e dos votos buscava ocupar, ofuscando-o, o vazio de provas condenatórias. As três teses esdrúxulas, espinha dorsal da AP 470, servirão de tutoria jurídica ao golpe parlamentar de 2016.

Se os próprios ministros do STF costumam dizer, em raro acesso de modéstia, que ao STF cabe errar por último, então eles próprios concordarão que a crítica às suas decisões é absolutamente necessária.

Afinal, se os ministros “erram por último”, eles o fazem, se o considerarmos generosamente, não deliberadamente. Então é preciso que alguém os esclareça sobre seus erros, não apenas para que estes possam ser retificados, como para que não se repitam no futuro.

Entretanto, se a cultura democrática nos impele à crítica de todos os poderes, inclusive o Judiciário, eu já não tenho tanta certeza se esta liberdade deveria valer, da mesma forma, para procuradores da República.

Refiro-me, claro, ao chefe da Lava-Jato, Dalton Dallagnol, que, após decisão do STF, correu para o Facebook para escrever um artigo contra a decisão da Suprema Corte de libertar José Dirceu, comparando-o a traficantes de drogas.

O artigo de Dallagnol ganhou imediatamente destaque nos grandes jornais do país, o que era previsível, desde que esses mesmos jornais se tornaram, há muito tempo, porta-vozes de todo o tipo de subversão institucional contra o Estado de Direito e contra a Constituição, ambos aparentemente considerados como um estorvo à messiânica luta contra a corrupção.

Tenho a impressão de que não é correto, a um procurador, brandir nas redes sociais sua insatisfação contra uma decisão da mais alta corte sobre um processo no qual o próprio procurador está envolvido. Não seria isso desrespeito?

Usem a imaginação!

Imaginem se a moda pega?

E se procuradores brasileiros resolvessem atacar os tribunais que julgam as causas em que eles estão envolvidos, a cada vez que uma decisão judicial não lhes agrade?

Seria interessante!

A ditadura jurídica que assumiu o controle político do país não previu isso: uma rebelião oriunda de dentro!

Espere-se, no entanto, que a mesma liberdade seja concedida também a operadores jurídicos que se posicionarem contra a Lava-Jato. Por exemplo, um ministro do STF não poderia postar no Facebook um longo texto repleto de pesadas críticas às ações de um determinado procurador?

Pensando bem, é melhor não. É melhor que críticas e elogios às decisões judiciais fiquem restritas aos cidadãos comuns, como blogueiros e comentaristas de blogs. E que procuradores e juízes se atenham aos autos.

A fúria de Dallagnol, que o blog apelidou, carinhosamente, de “Zé do PowerPoint”, contra a decisão do STF de libertar Dirceu das masmorras da Globo em Curitiba, enseja uma discussão sobre os arbítrios jurídicos da Lava-Jato.

Os argumentos do procurador são a mesma xaropada cínica usada pela Globo desde a Ação Penal 470, sobre prender “ricos e poderosos”.

É uma espécie curiosa de bolchevismo plutocrático.

A jurisdição de exceção sempre foi uma voraz consumidora de clichês populistas. Dallagnol, representante desse bizarro jacobinismo seletivo, faz coro aos porta-vozes da família Marinho: prendam os ricos, prendam os poderosos, desde que, naturalmente (mas isso eles não falam), não sejam nós mesmos!

Alguns senadores brasileiros, por exemplo, já viajaram à Venezuela, acompanhados de obedientes repórteres da Globo (e depois não se sabe porque a profissão é considerada, segundo pesquisa divulgada hoje, a pior do mundo), para visitarem um “preso político” daquele país, devidamente condenado pela Justiça.

A mesma imprensa, no entanto, não faz outra coisa a não ser campanha, explícita ou por omissão, em favor de mais prisões políticas no Brasil. Há poucos dias, três membros do MTST foram presos em São Paulo, por razões puramente políticas, e enviados a um presídio, sem que nossa valente “imprensa livre” tenha se manifestado.

Voltemos ao caso Dirceu. Mais uma vez, não sou eu quem digo, e sim o judicioso e prudente Wanderley Guilherme dos Santos, no capítulo intitulado A expropriação constitucional do voto, o último do livro já mencionado acima:

De novo, não atesto a inocência de José Dirceu, porque não tenho conhecimento para tanto. Mas, ainda que culpado, ele não esteve sujeito a processo civilizado, imparcial.

Ao final do volume, escrito no segundo semestre de 2016, Wanderley Guilherme dos Santos encontra espaço para comentar sobre o papel da imprensa e da Lava-Jato na construção do golpe parlamentar de 2016.

A imprensa, finalmente, é ator (…) crucial na trincheira da agitação e propaganda. Cabe a ela a difusão do noticiário alimentador da insatisfação larvar de diversos grupos, dispondo-os para a perversão psicológica de que a substituição da presidência da República se impõe pelo caráter agônico da crise. Competentes geradores de ansiedade e angústia, os meios de comunicação impressa tornam-se determinantemente letais como serial killers de caráter e reputação ao controlarem rádios e, fundamentalmente, canais de televisão. (…) O sequestro do poder constituinte do povo se processa por golpe parlamentar, em colusão tácita com o Judiciário e o empresariado, tendo a unanimidade relevante da imprensa como filtro do noticiário que chega às grande massas. A imprensa colabora decisivamente para a consolidação do poder usurpado substituindo a conexão de sentido entre eventos, a racionalidade comum à maioria das pessoas na percepção dos acontecimentos, pela imposição de causalidades precárias entre ações de governo e artigos do Código Penal. Na atual conjuntura, contam os golpistas, de forma transitória, com a violenta operação dos procuradores e juízes da Lava-Jato, patologicamente obsessiva em atribuir malignidade por intenção a fatos insignificantes.

Ao final do livro, Wanderley alerta que o impeachment de Dilma Rousseff inaugura uma tecnologia golpista que poderá ser exportada para o resto do mundo:

O Brasil não restará solitário no conjunto de golpes parlamentares com benção constitucional. Está apenas anunciando as vicissitudes democráticas do século XXI.


Os números não mentem: rolo compressor midiático trabalha em favor das reformas

02/05/2017 18:32 - Copyleft

Os números não mentem: rolo compressor midiático trabalha em favor das reformas

A cobertura da grande mídia é tendenciosa e alinhada aos interesses das forças políticas conservadoras, do mercado financeiro e à agenda ultra neoliberal


João Filho - The Intercept Brasil
SBT/Divulgação
EM JUNHO DO ANO PASSADO, Otávio Frias Filho, diretor editorial e um dos herdeiros da Folha de S.Paulo, participou de uma conferência em Londres em que se discutiu o papel da mídia na crise política brasileira. Uma das convidadas era a jornalista britânica Sue Branford, que criticou a falta de pluralidade da imprensa e apontou o maciço apoio dos grandes veículos de comunicação ao processo de impeachment de Dilma. Irritado, Frias tentou desqualificá-la ao dizer que sua visão correspondia à da “militância do PT” e completou dizendo que a “mídia não manipula ninguém”. Em outro momento da conferência, defendeu a Folha ao dizer que a empresa tratou de forma igualmente crítica os governos FHC, Lula e Dilma – e que o mesmo aconteceria com Temer.
 
Quem acompanha o noticiário com um mínimo de atenção e está com as faculdades mentais em ordem, sabe que essa é uma grande falácia. A cobertura da grande mídia é tendenciosa e alinhada aos interesses das forças políticas conservadoras, do mercado financeiro e à agenda ultra neoliberal hoje representada por PMDB e PSDB.
 
Essa semana foi lançado o novo site do Manchetômetro – uma iniciativa do cientista político e coordenador do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) João Feres Jr, da UERJ – que faz um monitoramento diário da cobertura dos principais veículos da grande mídia (Folha, Estadão, O Globo e Jornal Nacional) sobre temas como política e economia. É uma ferramenta que traz dados importantes para o debate político e ajuda a compreender o papel da mídia no processo democrático. Na nova versão do site, os visitantes podem produzir seus próprios gráficos escolhendo temas, veículos, partidos e período desejado.
 
É uma ferramenta fascinante para confirmar as nossas percepções. Criei alguns gráficos que demonstram a mudança de postura repentina da grande mídia em relação ao governo federal. Este aqui avalia a cobertura do jornal dos Frias em relação ao governo federal de 2015 até hoje:
 



Fonte: Manchetômetro
 

Percebam como as notícias desfavoráveis ao governo federal começam a cair a partir de abril, mês em que Michel Temer assume o poder.
 
O gráfico do Jornal Nacional é o mais impressionante. O número de matérias contrárias ao governo federal despenca vertiginosamente logo após o impeachment.
 








Fonte: Manchetômetro

 
O próximo gráfico mostra como foi a cobertura de todos os veículos analisados (O Globo, Folha, Estadão, Jornal Nacional):
 



Manchetômetro


Parece que a frase ”imprensa é oposição, o resto é armazém de secos e molhados”, de Millor, tão repetida por Noblat durante o governo Dilma, foi completamente esquecida pelas principais empresas de jornalismo. A cobertura pitbull do governo federal foi abandonada para dar lugar à cobertura poodle.
 
Agora vejamos como a mídia se comporta em relação aos três maiores partidos do país:
 

Capturar3-1493499004

Fonte: Manchetômetro
 

Os números derrubam a tese de que o PT sempre teve uma cobertura mais crítica por estar no poder e, por isso, naturalmente seria o mais fiscalizado. No mês que antecede o impeachment, houve um pico de matérias contrárias ao partido. PMDB e PSDB, mesmo tendo assumido o governo federal e estando tão enrolados na Lava Jato quanto o PT, continuaram desfrutando de maior complacência da grande imprensa.
Parece que a frase ”imprensa é oposição, o resto é armazém de secos e molhados”, de Millor, tão repetida por Noblat durante o governo Dilma, foi completamente esquecida pelas principais empresas de jornalismo.


O apoio midiático à reforma da previdência proposta por Temer também foi identificado por um estudo da Repórter Brasil, que analisou os três principais impressos (Estadão, Folha, O Globo) e os dois maiores telejornais (Jornal Nacional e Jornal da Record).
 
O levantamento chega à conclusão de que quase não há espaço para opiniões contrárias à reforma. A Globo, claro, foi a empresa que melhor estendeu o tapete para o governo Temer desfilar. 90% dos textos sobre o assunto no jornal O Globo foram favoráveis à mudança. Folha e Estadão não ficaram muito atrás: 83% e 87%.
 
No Jornal Nacional, apenas 9% do tempo dedicado a fontes ou dados contrários à reforma. Foram 29min54s de cobertura favorável, contra apenas 2min 47s de cobertura crítica – uma reportagem que questionava a exclusão dos militares da reforma. A Rede Globo de televisão, que deveria usar a concessão pública para ampliar o debate em torno de um tema complexo que afetará profundamente a vida da maioria do povo, coloca o jornal de maior audiência do país como militante do projeto que limita os direitos previdenciários.
 
O G1, também da Globo, compartilhou nas redes sociais essa manchete:
 

 
 
Os números derrubam a tese de que o PT sempre teve uma cobertura mais crítica por estar no poder e, por isso, naturalmente seria o mais fiscalizado. No mês que antecede o impeachment, houve um pico de matérias contrárias ao partido. PMDB e PSDB, mesmo tendo assumido o governo federal e estando tão enrolados na Lava Jato quanto o PT, continuaram desfrutando de maior complacência da grande imprensa.
Parece que a frase ”imprensa é oposição, o resto é armazém de secos e molhados”, de Millor, tão repetida por Noblat durante o governo Dilma, foi completamente esquecida pelas principais empresas de jornalismo.


O apoio midiático à reforma da previdência proposta por Temer também foi identificado por um estudo da Repórter Brasil, que analisou os três principais impressos (Estadão, Folha, O Globo) e os dois maiores telejornais (Jornal Nacional e Jornal da Record).
 
O levantamento chega à conclusão de que quase não há espaço para opiniões contrárias à reforma. A Globo, claro, foi a empresa que melhor estendeu o tapete para o governo Temer desfilar. 90% dos textos sobre o assunto no jornal O Globo foram favoráveis à mudança. Folha e Estadão não ficaram muito atrás: 83% e 87%.
 
No Jornal Nacional, apenas 9% do tempo dedicado a fontes ou dados contrários à reforma. Foram 29min54s de cobertura favorável, contra apenas 2min 47s de cobertura crítica – uma reportagem que questionava a exclusão dos militares da reforma. A Rede Globo de televisão, que deveria usar a concessão pública para ampliar o debate em torno de um tema complexo que afetará profundamente a vida da maioria do povo, coloca o jornal de maior audiência do país como militante do projeto que limita os direitos previdenciários.
 
O G1, também da Globo, compartilhou nas redes sociais essa manchete:
 


Créditos da foto: SBT/Divulgação