quinta-feira, 18 de agosto de 2022

As principais notícias desta noite no Brasil 247

Carta do povo brasileiro em defesa da democracia IMPORTANTÍSSIMO: leiam e assinem.

 


Carta do Povo!

#CARTAdoPOVO
Leia e Assine a Carta do Povo pela Democracia
40.260 pessoas já assinaram

Carta do povo brasileiro em defesa da democracia

Muito tem se falado sobre democracia. Mas afinal, o que é democracia para nós, o povo?

Democracia é termos o direito do voto, do livre pensar, de professar nossa fé e nosso credo. É vivermos livres de ameaças autoritárias e do medo da fome e do desemprego.

A democracia que exigimos é aquela em que uma mãe não tenha que empurrar, com os olhos marejados, o próprio prato de comida para matar a fome de seu filho.

Nossa democracia só será para valer quando cuidarmos de todos os pequenos, os miúdos, os fragilizados, e não deixarmos ninguém para trás. Uma democracia com direitos para todos, mas que olhe especialmente para os mais vulneráveis.

A democracia que buscamos é a democracia das oportunidades, onde um agricultor possa celebrar o abraço carinhoso da filha, que conseguiu, com sua dedicação e esforço, entrar numa boa universidade. Para estudar o que desejar, construir seu próprio caminho e vencer na vida.

A democracia que buscamos todos os dias, é uma em que pais e mães não fiquem com o coração apertado toda vez que seus filhos saírem para estudar, trabalhar ou se divertir, por medo da violência que mata. E que castiga ainda mais a população pobre e preta das periferias.

A democracia que almejamos é aquela onde lazer e cultura sejam verdadeiramente direito de todos. Ir ao cinema, assistir a uma peça de teatro, ouvir uma boa música, não podem ser privilégios de poucos.

O Brasil democrático não aceita que crianças sejam abandonadas à própria sorte, com dificuldade de ler e escrever aos 10 anos. Democracia é ter direito a escola de qualidade e ter professores reconhecidos.

Democracia é ter direito ao descanso merecido depois de décadas de trabalho duro. Ter aposentadoria decente, para poder aproveitar os netos e tudo aquilo que foi sacrificado durante a jornada da vida.

A democracia que queremos para o Brasil cuida de cada indígena e preserva cada pedaço de terra, pois entende que o respeito à natureza e aos nossos povos originários dizem muito sobre nosso passado e ainda mais sobre o futuro que queremos.

Democracia é garantir que todos tenham o direito de ser como são e amar quem quiser. Livre do preconceito, da opressão e do julgamento dos outros.

A democracia do povo brasileiro só será verdadeira quando todos tiverem não somente um teto, mas também um lar para descansar o corpo e a alma depois de um dia duro de trabalho.

Na democracia desta nossa terra onde tudo que se planta prospera, o Estado precisa estender as mãos aos que têm os pés rachados, as mãos grossas e o rosto marcado pelo trabalho de sol a sol. Aos que usam a enxada e o arado para levar comida à mesa de todos.

A democracia que exigimos garante água em cada torneira e saneamento em cada morada. Não tolera crianças brincando em valas cheias de esgoto e lixo.

Democracia é o direito ao amparo na hora da doença. Não deixa faltar leitos, remédios e vacinas. Não aceita que filhos e filhas, pais e mães, tenham que chorar ao leito de um ente querido que tenha partido pelo descaso do Estado.

Democracia é o direito a ter a carteira profissional assinada e direitos trabalhistas garantidos. É ter apoio e dinheiro para empreender e montar o próprio negócio. Fazer da própria criatividade e perseverança o seu ganha pão. Direito a ver o imposto que pagamos ser revertido em benefícios para todos, e não apenas para poucos.

Democracia é valorizar quem nos protege. Quem pede bênção pela manhã e vai à luta, fardado ou não, com honra e coragem, para garantir a segurança de nosso povo.

Democracia é o direito de conhecer as belezas deslumbrantes do Brasil. Levar a família para a praia, brincar na areia e ver o mar. E vez ou outra, o Pantanal, a Amazônia, a Serra Gaúcha, os Lençóis Maranhenses e o Cristo Redentor.

Liberdade, cuidado, direitos e oportunidades. É disso que é feita a democracia. É o que nós, o povo, acreditamos.

contato@cartadopovo.com.br

Coletânea reúne textos de Oswald de Andrade inéditos em livro

 

Ano 7 | Nº 320 | 18/08/2022

Coletânea reúne textos de Oswald de Andrade inéditos em livro

Como se deu a atuação de Oswald de Andrade antes, durante e imediatamente depois da Semana de Arte Moderna, como protagonista na crítica ao passadismo e na defesa da nova estética, que se consolidaria no Modernismo dos anos 1920? Se, por um lado, muito já foi escrito a respeito, por outro, ainda há muito a ser trazido à luz. É o caso de Arte do Centenário e outros escritos, lançamento da Editora Unesp, com publicações do autor de O Rei da Vela, grande parte inéditas em livro, organizadas pela pesquisadora Gênese Andrade

Doe e fortaleça o Brasil da Esperança!

PT Nacional

Doe e fortaleça o Brasil da Esperança!

https://doe.lula.com.br/

CONTRIBUA E AJUDE A RECONSTRUIR O BRASIL DA ESPERANÇA!

Nas redes e nas ruas, já tem uma multidão com Lula, para reconstruir o futuro que a gente lembra.

Doe você também e fortaleça nossa campanha!

Não importa o valor. O que importa é o seu apoio. E se você não puder doar, divulgue nas redes sociais.

Fale com amigos, converse na rua, mande o link nos seus grupos de WhatsApp.

Vamos reconstruir o Brasil da esperança!

DOAR AGORA!

Siga o PT nas redes!

Siga o PT no Instagram      Curta o PT no Facebook        Siga o PT no Twitter       INscreva-se na TvPT no Youtube

Enviado por Partido dos Trabalhadores

Novo relatório: Violência contra povos Indígenas

 

Jorge Oliveira <engajamento@greenpeace.org.br>Cancelar assinatura
Para:gsgouvea10@yahoo.com.br
qui., 18 de ago. às 18:45

header_blog_cimiFoto: Hellen Loures/CIMI


Nesta quarta-feira (17) o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) lançou a mais recente edição de seu relatório “Violência contra os Povos Indígenas no Brasil”, que é publicado todos os anos e compila dados sobre violações aos direitos dos povos originários de nosso país. Desta vez, o documento trouxe dados de 2021 e revela o que quem acompanha o assunto verifica na prática: o terceiro ano do governo de Jair Bolsonaro representou o agravamento de um cenário que já era muito difícil e violento para os indígenas brasileiros. 

O relatório registrou aumento em 15 dos 19 tipos de violência mapeados pelos técnicos do CIMI. Foram registrados 176 assassinatos de indígenas em 2021 – apenas seis a menos que em 2020, o ano com o maior número de registros deste tipo de crime. Entre 2015 e 2019, a média era de 123 indígenas assassinados por ano. Em 2021 registrou-se também o maior número de suicídios indígenas dos últimos oito anos, com 148 ocorrências.

Acesse aqui o texto na íntegra em nosso blog.

Quer ajudar na mobilização pelos direitos indígenas? Participe do nosso abaixo-assinado:

ASSINE O ABAIXO-ASSINADO

Agradecemos o seu apoio.

avatar 2021

 Jorge Eduardo Dantas

  Greenpeace Brasil 

P.S.: Firstname, a luta pela defesa dos direitos dos povos indígenas e pela proteção da Amazônia é mais urgente do que nunca. Precisamos imensamente do seu apoio para manter nossa independência e seguir em frente. Faça uma doação hoje mesmo para o Greenpeace Brasil!

  • Facebook
  •  
  • Instagram
  •  
  • Twitter
  •  
  • YouTube

© Greenpeace Brasil 2022

Greenpeace Brasil Rua Fradique Coutinho, 352  São Paulo, SP