terça-feira, 19 de julho de 2022

Informativo Semanal do Prof. Ernesto Germano Pares


 

 

 


Concordamos, mas com uma condição.

Nosso Informativo Semanal vem a público dizer que aceita a proposta apresentada pelo ministro da Defesa do governo insano, general (tinha que ser) Sérgio Nogueira.

Na quarta-feira (14), o esdrúxulo general apresentou em uma audiência no Senado Federal uma proposta de votação paralela no dia da eleição (02/10). Diz ele que “as forças armadas” estão propondo um sistema para testar a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Nós, do Informativo Semanal, temos uma consideração e uma condição para aceitar tal insanidade: a) nossa consideração é perguntar ao “nobre” general se ele pensa que o Senado não tem mais nada a fazer senão estudar tal disparate e; b) nossa condição é que, sim, concordamos com a proposta, desde que todo o gasto com urnas, mesários, impressão de cédulas, custos da apuração e outros sejam pagos com os salários dos digníssimos militares que fazem a proposta e mamam nas tetas do governo há tanto tempo!

Um governo onde a violência impera. O Brasil é governado por um louco que idealizou um atentado a bomba em quartéis para protestar contra os baixos soldos. Expulso do Exército, fez um acordo para ir para a reserva com a patente de capitão. E, durante muitos anos, foi eleito e reeleito para mandados parlamentares com o apoio dos mesmos militares. Então, dá para entender as atitudes que outros tomam atualmente.

Um entregador do iFood foi agredido por policiais do 2º Batalhão de Polícia do Exército, em Osasco, em frente a um estabelecimento comercial, no centro da cidade. O Exército informou que os envolvidos, que não tiveram os nomes divulgados, foram suspensos e serão investigados.

A cena foi filmada por populares que estavam dentro do estabelecimento. No vídeo, o homem conversa com um dos policiais quando outro chega de moto e o atropela e ordena que ele se deite no chão. Imobilizado, o entregador abordado ainda recebe um chute de um dos agentes, que saca a arma na sequência.

“Eu estou trabalhando, não sou ladrão, não”, fala o entregador ao final do vídeo.

Esse é o Brasil que o energúmeno quer deixar para o futuro.

Ah! Então tá, então. Tem notícias que o nosso Informativo tem dificuldades para noticiar. Nesse governo a demência é tão acentuada que beira o absurdo.

Para a Polícia Civil do Paraná (tinha que ser do Paraná, não é?), o seguidor do insano Jorge Guaranho, policial federal penal, que invadiu a festa de aniversário e assassinou o militante petista e guarda municipal Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu, no sábado (9), gritando “Bolsonaro mito” e xingando Lula, não tinha motivação política para cometer o crime.

Ao anunciar a conclusão do inquérito na manhã desta sexta-feira (15), a delegada Camila Cecconello disse em entrevista coletiva que Guaranho, que não teve motivação política, segundo a investigação, e foi indiciado por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e por causar perigo comum. A pena deste tipo de crime pode variar de 12 a 30 anos de prisão.

O advogado Ian Vargas, um dos representantes legais da família da vítima, discorda do indiciamento e disse ao UOL que irá buscar esse posicionamento durante o processo na Justiça. “A defesa da vítima reafirma que a motivação do crime foi intolerância política. Agora aguardaremos a posição do Ministério Público”.

Uma análise correta. Encontramos na página de Rebelión um interessante artigo de Fernando de la Cuadra é doutor em Ciências Sociais, editor do blog Socialismo y Democracia.

Vamos transcrever algumas partes do documento para refletir sobre tudo o que foi dito acima. E, logo no início, escreve ele: “O assassinato do militante do Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Arruda, ocorrido no último final de semana na cidade de Foz do Iguaçu, demonstra com segurança como o governo e seu gabinete de ódio vêm instigando o crime político poucos meses após as eleições em 2 de outubro. Desde que assumiu o cargo, em 2019, Bolsonaro se caracteriza por ameaçar de morte os adversários, principalmente por atirar naqueles que chama de Petralhada (militantes ou simpatizantes do PT)”.

Citando diretamente o demente e seus acólitos, o autor diz que “seus seguidores vêm semeando o ódio entre os brasileiros e a imprensa audiovisual e escrita atribui essa violência política ao que erroneamente chamam de radicalização de posições. Mas a realidade é que os únicos radicais que realizaram ações criminosas nos últimos 3 anos são os partidários da extrema-direita, que eliminaram não apenas opositores políticos e membros de grupos vulneráveis, mas também defensores das comunidades indígenas e do meio ambiente, como é o caso recente de Bruno Pereira e Dom Phillips, que foram assassinados por ordem de um político seguidor do imbecil e traficante local”.

Mas a psicopatia não tem limites. O terraplanista e ministro da Economia, conhecido como “Posto Ipiranga”, afirmou na terça-feira (12) que o incomoda o fato de a Petrobras ainda ser metade estatal, porque decisões governamentais podem levar a empresa a "quebrar" novamente. O comentário foi feito durante audiência na Comissão de Assentos Econômicos (CAE) do Senado.

O ministro que serviu a Pinochet, no Chile, também afirmou que a atual política de preços de combustíveis da Petrobras é uma postura extrema, em contraposição a um extremismo de outra ponta de "sentar em cima do preço", que, segundo ele, quebrou a empresa. A Petrobras segue a política do PPI, de paridade ao preço internacional, seguindo a cotação do petróleo e a variação cambial.

Marcha para Jesus, mas com muito ódio. No sábado (09), em mais uma das muitas marchas com Jesus – a que mais atraiu pessoas – realizadas em São Paulo, o demente voltou a insistir em um de seus temas favoritos, a “guerra do bem contra o mal”.

Mais uma vez disparou ferozmente contra questões que predominam em seus pronunciamentos: “Somos contra o aborto, contra a ideologia de gênero, contra a liberação de drogas, somos defensores da família brasileira”.

Certo, dirão alguns. E até pareceria algo real, se não ouvíssemos o restante do discurso onde o demente, como sempre faz, alertou sobre os riscos de o Brasil voltar a ser um país “pintado de vermelho”. Pediu que “nosso país não vivesse a dor do socialismo”, e depois de mencionar Venezuela, Chile, Argentina e Colômbia, assegurou que “não queremos isso para o nosso Brasil”.

Diante de uma multidão ajoelhada na rua, ele declarou: “Somos a maioria no país, a maioria do bem, e nesta guerra do bem contra o mal, o bem vencerá novamente”.

Vamos resumir a matéria dizendo que ele continua tão demente quanto antes e continua tendo um rebanho que o acompanha cegamente. Será essa a razão de ele odiar tanto a cultura e a educação?

Será? O procurador-geral da República, Augusto Aras, descartou a possibilidade de o Brasil viver, após as eleições de outubro, um protesto das proporções do que ocorreu nos EUA em 6 de janeiro de 2021, com a invasão do Capitólio por apoiadores do ex-presidente americano Donald Trump.

Segundo ele, o país não tem histórico de contestação violenta dos resultados das urnas, preferindo a via judicial em caso de questionamento, como ocorreu após a reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2014. À época, a petista venceu o pleito contra Aécio Neves (PSDB), que pediu recontagem dos votos.

Segundo Aras, o Brasil desconhece, “ao menos nos últimos 50 anos”, uma reação como a que houve nos EUA contra o resultado das eleições. Para ele, “quem ganhar a eleição vai levar e vai ter uma posse, sem maior turbulência”.

A China em Nossa América! Representantes da China e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) realizaram na sexta-feira (15) um fórum para compartilhar experiências e explorar oportunidades de cooperação na luta contra a pobreza e na promoção do desenvolvimento econômico.

Representantes da China e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) realizaram ontem um fórum para compartilhar experiências e explorar oportunidades de cooperação na luta contra a pobreza e na promoção do desenvolvimento econômico, informou a Prensa Latina.

O evento reuniu virtualmente funcionários do Ministério das Relações Exteriores da China, países membros da CELAC e da Organização das Nações Unidas.

Nos debates, foram realizadas trocas de conhecimento sobre esses temas e analisados ​​os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 para avançar ainda mais os programas elaborados nesse sentido.

Em agosto de 2021, a China e a CELAC realizaram uma primeira reunião sobre a luta contra a pobreza e pelo desenvolvimento.

Incômodo em Washington. A divergência entre Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, e Joe Biden sobre a consolidação da China como o maior gigante industrial em nível global tem gerado debates em torno da política externa de Pequim na região latino-americana.

Os EUA impuseram uma hegemonia sobre a América Latina desde meados do século XIX. Portanto, qualquer abordagem na região contrária aos interesses dos estadunidenses é vista com desconfiança por Washington, que tem perdido gradativamente sua influência sobre os países latino-americanos governados por líderes de esquerda.

Desde que Xi Jinping chegou ao poder, a China tem se dedicado a estreitar os laços com a região latino-americana, especialmente com México e Brasil, duas nações estratégicas por suas localizações geográficas e suas grandes capacidades industriais e financeiras.

Os eixos da presença da China na América Latina podem ser divididos em político-diplomático, econômico-comercial e científico-tecnológico.

Em questões políticas e diplomáticas, as intenções da República Popular da China são claras: que alguns países latino-americanos não reconheçam a soberania de Taiwan, que mantém um conflito histórico com Pequim.

Em meio à guerra comercial entre EUA e China, o país latino-americano fortalece seus laços comerciais com o gigante asiático, que encontra a cada dia mais oportunidades de negócios na América Latina.

O fluxo comercial entre China e México atingiu US$ 110,3 bilhões (cerca de R$ 598,3 bilhões) em 2021, ou seja, 22% a mais que em 2019, ano anterior à pandemia de COVID-19, quando foram movimentados US$ 90 bilhões (aproximadamente R$ 488,3 bilhões), segundo dados da Câmara de Comércio Chinesa no México.

No centro dos debates, as migrações. Sem surpresa, senadores democratas e republicanos influentes dos EUA usaram a visita de López Obrador para expressar suas preocupações sobre o México e o relacionamento bilateral.

O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador instou Joe Biden a ordenar o fluxo migratório e permitir a chegada de trabalhadores, técnicos e profissionais de diferentes disciplinas, mexicanos e centro-americanos, com vistos de trabalho temporários, a fim de impedir que a economia dos EUA está paralisada por falta de mão de obra, e para garantir que os trabalhadores necessários estejam disponíveis para levar a cabo o massivo plano de infraestrutura promovido por Washington.

O mexicano lembrou a Biden que é essencial regularizar e dar segurança aos migrantes que trabalham honestamente há vários anos e contribuem para o desenvolvimento dos EUA e propôs trabalhar em conjunto para reduzir os preços dos combustíveis e fortalecer o comércio, reduzindo tarifas não contempladas no T-MEC (Tratado entre México, EUA e Canadá).

Como previsto, o tema central do encontro foi a migração, tema que Biden definiu como um desafio hemisférico. Mas, além das belas palavras e intenções de Biden, seu governo é limitado por um judiciário altamente hostil, um Congresso cujo controle ele provavelmente perderá em novembro e mais do que alguns governadores republicanos dispostos a complicar cada passo de seu governo, incluindo medidas de segurança. colaboração com o México.

Greve continua no Panamá. Saúl Méndez, secretário-geral da Suntracs, considerou a proposta do governo insuficiente e garantiu que as medidas de pressão serão mantidas.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Construção e Similares (Suntracs) afirmou na noite desta segunda-feira que a greve continua depois de rejeitar o anúncio do presidente Laurentino Cortizo sobre o congelamento do preço do combustível e de 10 produtos da cesta básica.

Saúl Méndez, secretário-geral do Suntracs, um dos sindicatos que convocaram a greve, considerou a proposta do governo insuficiente e garantiu que as medidas de pressão serão mantidas.

Em mensagem na televisão nacional, o presidente panamenho disse que o preço do combustível será congelado em 3,95 balboas (o mesmo valor em dólares) por galão (3,8 litros).

Da mesma forma, Cortizo indicou que nas próximas horas será aprovado um decreto com o objetivo de frear o aumento dos preços de 10 produtos da cesta básica.

No entanto, o secretário-geral da Suntracs lamentou o fato de que o governo e Cortizo "não tenham tomado as medidas necessárias para conduzir a política econômica fracassada que se abateu contra a maioria do povo panamenho".

Greve de professores no Equador. “Já se passaram 45 dias e a equiparação salarial não foi publicada no Registro Oficial”, afirmam os educadores. A União Nacional de Educadores (UNE) do Equador realizou na quarta-feira (13) um novo dia de mobilizações em todo o país sul-americano, enquanto em Quito os professores se reunirão na Superintendência de Bancos às 14h.

O sindicato exige que o Executivo cumpra a igualdade salarial que inclui as reformas da Lei Orgânica da Educação Intercultural (LOEI).

O movimento exige que o Governo publique no Cartório Oficial as reformas referentes à equiparação salarial dos professores; bem como rejeitar "a criminalização da luta social e a política antipopular" do presidente Guillermo Lasso.

Professores denunciam que decorridos 45 dias e equiparação salarial não foi publicada devido à apresentação de recursos pelo Executivo.

Boric anuncia bônus de inverno. O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou o bônus de inverno para 7,5 milhões de pessoas no valor de US$ 120 (cerca de R$ 650), o que irá beneficiar famílias vulneráveis do país. A medida ainda deve ser aprovada pelo Congresso para ser implementada. O presidente chileno apresentou a proposta à Comissão da Fazenda e pediu a “maior celeridade possível” na análise do texto.

“Depois da pandemia, nosso país e o mundo não puderam se recuperar e a isso se somou o conflito entre Rússia e Ucrânia. Sabemos o que o nosso povo está passando”, declarou Boric.

O país encerrou o mês de junho com uma inflação de 12,5%. Em maio, o país registrou um recorde no aumento dos preços dos alimentos, com um incremento de 1,4%, levando o índice de preços ao consumidor a um valor de 10,5%. O mandatário chileno reconheceu que os próximos meses serão difíceis.

O Chile foi o país da América Latina que concentrou o maior nível de patrimônio entre seus magnatas capitalistas em 2021 em relação ao tamanho de sua economia. A fortuna dos bilionários representou 16% do Produto Interno Bruto (PIB) chileno, de acordo com levantamento de 2021 da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). Segundo ranking da revista Forbes, o ex-presidente Sebastián Piñera é um dos homens mais ricos do Chile.

Equador: o diálogo continua. O Governo do Equador e as organizações indígenas que convocaram a recente greve nacional estabeleceram as dez mesas temáticas na quarta-feira (13) para tratar das pendências da mobilização popular.

De acordo com a mídia local, as tabelas serão denominadas Focalização de Combustíveis, Banca Pública e Privada, Desenvolvimento Produtivo, Emprego e Direitos Trabalhistas e Energia e Recursos Naturais.

As lideranças, delegados, equipes técnicas e especialistas da organização serão responsáveis ​​por coordenar com os representantes dos movimentos indígenas as ações, estratégias e planos que permitam atender às demandas abordadas em cada mesa temática.

Novos julgamentos na Bolívia. Há um mês, a golpista Jeanine Añez, juntamente com o ex-comandante do exército, general Williams Kaliman, e da polícia, general Yuri Calderón, ambos foragidos, foram condenados em um processo penal ordinário a 10 anos de prisão por tendo violado a Constituição quando Añez se proclamou governante em novembro de 2019.

Ficou assim absolutamente confirmado, não só como fato político, mas agora como fato jurídico, que na Bolívia houve um golpe sangrento que derrubou Evo Morales naquele ano.

Mas a sentença foi apenas a primeira que aguarda os golpistas. De imediato, deslanchou-se outro caso, também através dos canais criminais ordinários, denominado "Coup d'etat I". Este caso atinge todos os demais atores da conspiração golpista, de modo que as elites dominantes (oligarquia) do país vão jogar tudo por tudo para impedir o andamento esclarecedor deste julgamento. Isso explica por que todos os atores que foram convocados até agora, como testemunhas ou acusados, apontaram para a mesma linha: nunca houve um golpe de estado. Segundo Evo Morales, aquele que violou a Constituição Política do Estado e que ignorou o voto popular em 2016, causando uma crise política.

Vamos chegar a 8 bilhões! De todas as matérias neste número do Informativo há uma que nos chama a atenção e para a qual pedimos reflexões. A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que até o final deste ano o mundo chegará a 8 bilhões de pessoas, o que significa um aumento de um bilhão em relação a 2011, segundo o relatório World Population Prospects 2022.

Segundo o documento, a ONU espera que o número seja finalizado em 15 de novembro, enquanto até 2030 estima-se que o planeta terá cerca de 8,5 bilhões de seres humanos e 9,7 bilhões em 2050.

Por ocasião do Dia Mundial da População, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, afirmou que “esta é uma ocasião para celebrar nossa diversidade, reconhecer nossa humanidade comum e maravilhar-se com os avanços na saúde que prolongaram vidas”.

Só esqueceu de perguntar como vamos alimentar tantos seres, como protegê-los de pandemias, como evitar a escravização moderna de todos esses pobres que o mundo neoliberal está gerando?

Parou o fornecimento de gás. A Nord Stream AG, operadora do gasoduto Nord Stream, relatou que a dutovia está agora em modo de manutenção anual, que é planejado terminar em 21 de julho.

O combustível deixou de fluir desde a Rússia para a Europa através do gasoduto Nord Stream (Corrente do Norte) a partir das 07h00, horário de Moscou (01h00, horário de Brasília), segundo dados da Nord Stream AG, a operadora do gasoduto.

As duas linhas da dutovia estão agora paradas para manutenção preventiva entre 11 e 21 de julho, que inclui testes de componentes mecânicos e sistemas de automação. A paragem técnica é realizada anualmente.

O fluxo através do Nord Stream no domingo (10) foi de cerca de 63,4 milhões de metros cúbicos, um valor semelhante ao dos dias anteriores e cerca de 40% da capacidade máxima da tubulação, que é de quase 170 milhões de metros cúbicos por dia.

EUA viram as costas para a Europa. A economia europeia está passando por uma fase difícil por seguir a política de sanções dos EUA. Ao mesmo tempo, o futuro dos aliados não interessa muito a Washington, o que a União europeia já começou a entender, declarou à agência Xinhua Cui Hongjian, diretor do Instituto Europeu da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim.

De acordo com o especialista, devido às sanções energéticas impostas pelo Ocidente à Rússia, a Europa está passando por uma crescente escassez de recursos energéticos e o custo do petróleo e do gás está aumentando acentuadamente.

Por sua vez, devido ao aumento dos preços, a indústria de energia exigiu extensos gastos orçamentais que desestabilizou outras áreas de financiamento, o que faz crescer a insegurança nos europeus.

Agora a UE está finalmente entendendo que a Europa vai perder mais do que todo mundo por seguir cegamente os EUA e o contínuo aumento do bloqueio à Rússia, observa o especialista.

Não tem como resistir. A União Europeia não pode abandonar totalmente a importação de gás russo a longo prazo, afirmou um experiente investidor estadunidense, Jim Rogers.

A União Europeia pode tentar substituir o gás russo por entregas de combustível do Oriente Médio ou dos EUA, mas isso será muito complicado, levando em conta que os europeus terão de encontrar uma fonte capaz de garantir o fornecimento de grandes volumes de gás durante um longo período de tempo.

De acordo com o pesquisador estadunidense, os países europeus poderiam voltar a abrir usinas nucleares e de carvão para obter uma fonte de energia alternativa, mas, para tal, é preciso que façam algo de forma rápida, por terem cortado uma de suas fontes de energia principais, disse.

Povo alemão já vai sentir... O preço do gás natural para os consumidores ao menos triplicaria em 2023 na Alemanha, disse Klaus Mueller, presidente da Agência Federal de Redes (BNetzA), na quinta-feira. “Aqueles que agora estão recebendo suas contas de aquecimento já estão vendo suas taxas dobrarem”, enquanto o impacto do conflito Rússia-Ucrânia ainda não foi levado em consideração, disse Mueller à Redaktionsnetzwerk Deutschland (RND).

É “absolutamente realista” que os consumidores com uma conta anual de gás de € 1.500 (pouco mais de R$ 8 mil) vejam esse número subir para € 4.500 (R$ 24 mil) ou mais no futuro, disse Mueller.

A Alemanha está lutando com a diminuição do fornecimento de gás. Para evitar a escassez, o governo está incentivando os cidadãos a reduzir o consumo de gás e pretende encher as instalações de armazenamento do nível atual de cerca de 65% para 90% antes do inverno.

E o presidente francês, Emmanuel Macron, pediu à população para controlar o consumo de energia e se preparar para uma provável escassez.

Crise energética inevitável! A Europa é incapaz de superar a crise energética, a região corre o risco de enfrentar escassez de gás no momento em que necessita dele mais do que nunca, diz Cristina Lu, colunista do Foreign Policy.

“O inverno do descontentamento está se aproximando […] O racionamento da produção e o fechamento de empresas podem se tornar uma nova realidade”, escreve a colunista na publicação.

Normalmente os países europeus preenchem as suas instalações subterrâneas de armazenamento de gás nos meses de verão, do Hemisfério Norte, mas neste momento as perspectivas de fornecimento de gás para o continente são muito incertas, salienta o artigo.

Cristina Lu chama atenção para o fato de na Europa já se estar criando um ambiente de descontentamento. Assim, os últimos meses têm sido marcados por uma onda de greves no continente porque as famílias não conseguem suportar o fardo do alto custo de vida e da pressão inflacionista.

A jornalista acredita que a crise energética afetou de forma mais severa a Alemanha, que hoje em dia tem de introduzir múltiplas medidas de austeridade na esfera de energia, incluindo o racionamento da água e o fechamento das piscinas.

Estado de emergência na Hungria. O governo do primeiro-ministro húngaro Viktor Orban ordenou esta quarta-feira a proibição da exportação de combustíveis como o gás e eliminou um teto de um ano sobre os preços dos serviços públicos para as famílias com maior consumo.

“O governo húngaro decretou estado de emergência no setor energético”, anunciou o chefe do gabinete do primeiro-ministro, Gergely Gulyás, e indicou que o país europeu proíbe as exportações de produtos energéticos e lenha.

Para proteger as famílias húngaras e o fornecimento de eletricidade, o governo húngaro, como muitos outros países, declara estado de emergência no setor de energia", disse ele em entrevista coletiva.

O ministro acrescentou que “é claro que não haverá gás suficiente na Europa para a temporada de aquecimento de outono e inverno, então o governo aprovou um pacote de sete pontos”.

O inverno está chegando! No Brasil, em breve, estaremos no verão. Mas a Europa está se preparando para um difícil inverno. A BASF, a gigante industrial alemã, “anunciou” publicamente há alguns dias que, se não conseguir todo o gás de que precisa, será “forçada” a interromper as operações em seu principal complexo industrial, que cobre 10 quilômetros quadrados e inclui 200 locais.

De qualquer forma, a Alemanha sofre com a falta de gás devido ao cumprimento das ordens de Washington e Bruxelas. Por isso a Alemanha mantém fechada a válvula do North Stream2, que funciona bem, mas a Alemanha a mantém fechada. É claro que a Alemanha não terá gás suficiente para manter suas indústrias funcionando e aquecer sua população residencial ao mesmo tempo.

Berlim deve escolher, indústria ou povo, com o consequente aumento do desemprego, perda de receitas fiscais e aumento dos pagamentos da previdência e deixamos de fora o aumento da inadimplência das dívidas hipotecárias etc., que espremerá seus bancos, tudo em um momento de alta inflação. A obediência de Berlim a Bruxelas significa um aumento dramático na agitação social se ele escolher essa opção.

A outra opção, racionar o abastecimento da população, pode ser ainda pior. Não será preciso que muitas mulheres idosas morram de frio em lares sem aquecimento para que a agitação social ecloda. De qualquer forma, Scholz está em desastre político e as multidões alemãs exigirão responsabilidade. Porque todos sabem muito bem como Washington sabotou com sanções todos os avanços na construção do North Stream2 que deveria trazer um fluxo seguro e barato para toda a Europa. A gangue da OTAN sabe disso, mas a OTAN não passa de um grupo de vassalos dispostos a sacrificar a Europa aos interesses da oligarquia norte-americana, é uma subjugação total e olhar para esta última traição já é público e qualquer um pode vê-la chegando.

Trabalhadores portugueses vão à luta. Em Portugal, os trabalhadores organizados nos sindicatos da CGTP-IN intensificaram a sua ação e a sua luta culminando, a 7 de julho, numa marcha nacional que convergiu em Lisboa. Nas últimas semanas, centenas de assembleias e comícios de trabalhadores, além de mais de 60 greves, aconteceram em todo o país. Lutas que envolveram trabalhadores, tanto do setor público quanto do privado, da indústria da saúde, varejo, transporte, serviços, alimentação, restaurantes, hotéis, entre outros, expressando assim a crescente demanda por respostas para seus problemas. As atuais ações de combate exigem o aumento de salários e pensões para enfrentar o aumento do custo de vida.

Eles se opõem ao ataque aos direitos e à falta de resposta aos crescentes problemas nos serviços públicos, particularmente no setor de saúde, favorecendo os grupos econômicos privados.

Também se opõem a mudanças no direito do trabalho, que mantenham ou agravem as disposições já mais negativas do direito do trabalho, especialmente: bloqueio da negociação coletiva; desregulamentação do tempo de trabalho; o aumento da precariedade; e a limitação das liberdades sindicais através de maiores restrições e limitações ao acesso dos sindicatos aos locais de trabalho e à organização dos trabalhadores.

Alemanha em crise. Registrando altas taxas de inflação e déficit comercial pela primeira vez em anos, a Alemanha enfrenta uma crise dentro do seu comércio de energia, mesmo sendo apontada como um país tradicionalmente superavitário no setor. É o que argumenta o professor de Economia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) André Roncaglia.

Para o especialista, o cenário preocupa o governo de Olaf Scholz, já que o comércio energético é “fundamental para ativar a economia do país”. Em entrevista a Opera Mundi, o professor afirmou que algumas causas podem indicar os motivos da queda, mas que as sanções contra a Rússia, por conta da ofensiva na Ucrânia, foram prejudiciais a Berlim. Vale ressaltar que Moscou é a principal abastecedora de gás do país.

Com isso, a Alemanha sofre seu primeiro déficit comercial em 30 anos ao registrar exportações com valor inferior ao de suas importações em meio ao aumento dos preços de recursos energéticos.

Avião ucraniano cai na Grécia cheio de armas. O avião da Ucrânia An-12 que caiu na Grécia neste sábado (16) carregava 11,5 toneladas de equipamentos militares da Sérvia para o Bangladesh, comunicou o ministro da Defesa sérvio, Nebojsa Stefanovic.

A aeronave de transporte militar com oito pessoas a bordo caiu na cidade portuária de Kavala, no nordeste da Grécia. De acordo com relatos da mídia grega, o avião pegou fogo enquanto ainda estava no ar. Uma queda de energia foi relatada na área, provavelmente devido à aeronave ter danificado as linhas elétricas.

“O avião que caiu nesta noite na Grécia, um An-12, carregava 11,5 toneladas de nossa produção de indústria de defesa para o Bangladesh. Infelizmente, todos os oito tripulantes faleceram”, afirmou o ministro no briefing da pasta no domingo (17).

A empresa proprietária do avião é a ucraniana Meridian LTD. Segundo Nebojsa Stefanovic, o Ministério da Defesa do Bangladesh era o comprador da produção. O avião partiu da cidade sérvia de Nis para Daca como destino final, de acordo com o ministro.

Medo de nova crise financeira e a Ucrânia. Em maio, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, propôs uma ajuda de € 9 bilhões à Ucrânia. Depois de mais de dois meses, apenas um nono do valor chegou ao país eslavo, e com a crise econômica e energética se aproximando da União Europeia é menos provável que Kiev receba o restante do dinheiro prometido.

Com tentativas de abandonar os hidrocarbonetos russos e políticas monetárias cada vez mais rígidas, os países da União Europeia (UE) correm o risco de acabar submersos em uma segunda recessão em dois anos. Ao mesmo tempo, a hiperinflação está se aproximando de Kiev, onde uma quantidade sem precedentes de moeda nacional está sendo emitida devido à falta de dinheiro.

Somente no mês de junho foram emitidos mais de 105 bilhões de hryvnias (cerca de R$ 19,1 bilhões) como dívida do Estado. Ao que tudo indica, a Europa parece estar cada vez menos disposta a pagar pelo regime de Zelensky.

Coreia do Norte reconhece independência de Donetsk e Lugansk. A Coreia do Norte reconheceu nesta quarta-feira (13) a independência das duas repúblicas separatistas apoiadas pela Rússia no leste da Ucrânia, Donetsk e Lugansk. As informações foram divulgadas pela agência de notícias estatal norte-coreana KCNA.

Em uma publicação no Telegram, o líder da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR), Denis Pushilin, afirmou que espera uma "cooperação frutífera" e o aumento do comércio com o regime de Kim Jong-un. Já o país norte-coreano fala em uma relação segundo "valores de soberania, paz e amizade".

A decisão de Pyongyang, que segue os passos de Rússia e Síria, foi confirmada pela embaixada da Coreia do Norte em Moscou, segundo a agência Tass.

A Rússia foi a primeira a reconhecer as regiões separatistas.

Um tiro mortal nos EUA? A presidente do Fórum Internacional do BRICS, Purnima Anand, da Índia, afirmou que Turquia, Egito e Arábia Saudita podem “muito em breve” se juntar ao grupo das maiores economias em desenvolvimento, que já inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, escreve o jornal russo Izvestia.

Anand disse que China, Rússia e Índia discutiram a questão durante a 14ª Cúpula do BRICS, realizada on-line entre 23 e 24 de junho.

“Todos estes países têm manifestado o seu interesse de se juntar [ao grupo] e estão se preparando para se candidatar oficialmente. Acho que é um bom passo, porque a expansão tem sido sempre percebida de forma positiva; isso certamente vai fortalecer a influência do BRICS no mundo. Espero que os países adiram ao BRICS o mais rápido possível, por agora todos os representantes do 'núcleo' da organização estarem interessados na expansão. Portanto, vai acontecer muito em breve”.

A presidente do Fórum Internacional do BRICS também manifestou a sua certeza de que a adesão de Turquia,

Caindo na real? Após a reunião dos chanceleres do G20 em Bali, o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, afirmou que o posicionamento da UE sobre a situação na Ucrânia não era dominante. Para o membro da Academia de Ciências Militares russa Aleksandr Bartosh, trata-se da transformação de opiniões mundial sobre o conflito na Ucrânia.

“Acho que o fato de muitos países não apoiarem o posicionamento dos EUA, nem o da UE, demonstra que está ocorrendo uma transformação de opiniões de toda a comunidade internacional sobre o conflito na Ucrânia. Suponho que no futuro é de esperar o enfraquecimento dos posicionamentos de muitos países da União Europeia, que agora se manifestam a favor de uma posição firme em relação à Rússia no conflito na Ucrânia”, disse o analista em uma entrevista à Sputnik.

Entregando os pontos. Biden achava que podia enfrentar Putin e a Rússia como nos velhos tempos da Guerra Fria, mas não contava com a economia atual, globalizada, e com a falta total de iniciativas no mercado estadunidense.

Em clara demonstração de fraqueza, os EUA emitiram uma licença geral autorizando transações com a Rússia relacionadas a fertilizantes, sementes e outras culturas alimentares, anunciou o Departamento do Tesouro na quinta-feira (14).

A pasta também autorizou transações com a empresa de energia Securing Energy for Europe (SEFE), subsidiária da estatal russa Gazprom na Alemanha que está sob controle de Berlim desde 4 de abril.

As medidas suavizam uma parte das pesadas sanções impostas à Rússia em decorrência de sua operação militar especial na Ucrânia, desencadeada em 24 de fevereiro.

Confissão de golpista! Um dos veteranos da vida política estadunidense, John Bolton, admitiu ter “ajudado a planejar golpes em outros países”. Durante sua longa carreira no Departamento de Estado, como embaixador na ONU e conselheiro de Segurança Nacional, Bolton foi considerado um "falcão" que chegou a pedir uma intervenção militar na Venezuela.

Trump não é competente o suficiente para realizar um “golpe cuidadosamente planejado”, disse ele ao apresentador Jake Trapper, referindo-se às audiências do Congresso sobre o ataque ao Capitólio dos EUA em janeiro de 2021.

Bolton começou sua carreira nos Departamentos de Justiça e Estado na década de 1980. Sob George W. Bush foi embaixador dos EUA nas Nações Unidas e um dos principais promotores da invasão militar do Iraque. Ele atuou como Conselheiro de Segurança Nacional no governo Donald Trump, falando a favor da interferência militar na Venezuela, além de bombardear a Síria, o Irã e a Coreia do Norte.

Inflação avança! Divulgado na quarta-feira (13), o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) nos EUA apontou que a inflação no país bateu 9,1% (ante 8,8% esperados pelo mercado), no acumulado de 12 meses encerrados em junho. Foi o maior nível para o período em 41 anos. Ante maio, a alta foi de 1,3% (mais que o 1,1% esperado pelo mercado).

Com a divulgação dos dados hoje, pelo Departamento do Trabalho estadunidense, o euro passou a valer menos do que o dólar na manhã desta quarta-feira: por volta das 10h (horário de Brasília), a moeda europeia era negociada a US$ 0,998, o nível mais baixo desde 2002.

Resultados preliminares do PIB dos EUA entre os meses de abril a junho apontam para uma contração da atividade econômica. Enquanto isso, o FED está considerando que taxas acentuadamente mais altas podem ser necessárias para conter a inflação.


Homenagens aos martires recentes, manifestação de militantes do Mov. Brasil popular nas escadarias do Teatro municipal de sao paulo

sgeral@mst.org.br <sgeral@mst.org.br>
Para:sgeral@mst.org.br
dom., 17 de jul. às 11:00

Roçado Solidário: iniciativa une o campo e a cidade em nome da solidariedade

 VOLUNTARIADO

Roçado Solidário: iniciativa une o campo e a cidade em nome da solidariedade

O projeto já garantiu a doação de duas toneladas de alimentos como alface, cebola, jerimum, macaxeira e jiló

Brasil de Fato | Recife (PE) |
 
Voluntários experimentam um dia de trabalho no roçado plantando comida saudável para quem tem fome - Quentin Delaroche/Mãos Solidárias

De manhã cedo na capital pernambucana, os voluntários do Roçado Solidário já se preparam para ir para a cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, trabalhar no campo. Eles fazem parte uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que produz solidariedade e alimentos saudáveis.

Em um percurso de 28km, os voluntários vão até o lugar onde são cultivados alimentos. A viagem dura em média trinta minutos. No roçado, os voluntários são instruídos sobre como preparar a terra, plantar e colher, movimentos tão conhecidos para quem trabalha no campo. Desde o surgimento, os roçados já produziram mais de 950 toneladas de alimentos, que foram doados para famílias moradoras das periferias do Recife e da Região Metropolitana.

"O roçado serve para nós produzirmos solidariedade, para nós plantarmos solidariedade, plantarmos fraternidade, plantarmos comida saudável para quem precisa. Já temos algumas dezenas de Roçados Solidários e a ideia funciona, mais ou menos, assim: cada assentamento, cada acampamento tem o seu roçado, onde destina uma área, meio hectare, um hectare para plantar para a solidariedade", destaca Paulo Mansan, coordenador da campanha Mãos Solidárias, que acredita que o projeto foi pensado para unir o campo e a cidade contra a fome, agravada pela pandemia da covid-19. "E alguns de nós construímos e produzimos com companheiros e companheiras da cidade, inclusive companheiras que estão recebendo esses alimentos nas suas comunidades e outras pessoas que queiram conhecer o MST também", conclui.

Leia: Roçado Solidário do MST une campo e cidade contra a fome na Região Metropolitana do Recife

Voluntários

Quem conhece e gosta de vivenciar a experiência do roçado solidário é a Maria Pignata, que colabora com a ação e descreve o sentimento de solidariedade. "É ter coragem de entrar no fogo podendo até se queimar, mas está lá colocando seu corpo, a sua vida para ajudar o outro. Isso aí é a coisa mais fantástica que eu encontrei nessa pandemia no Roçado Solidário", diz.

Nos roçados, os voluntários fazem todo o trabalho, do preparo da terra até o cultivo dos alimentos, que têm gerado frutos refletidos nas toneladas de alimentos colhidos. "Nesse roçado aqui nós temos, aproximadamente, 1.600 pés de bananas. Já colhemos mais de duas toneladas de produtos entre alface, cebola, jerimum, macaxeira, jiló, beringela, então uma gama de produtos, todos destinados para a solidariedade", afirma.

Leia: Mãos Solidárias fecha o ano com distribuição de 5 mil cestas da reforma agrária em Pernambuco

Saiba como participar

Para fazer parte do time de produtores voluntários só precisa ter vontade. Os encontros são organizados através das redes sociais da Campanha Mãos Solidárias, que reúne diversas iniciativas como esta, em prol das pessoas que mais precisam.

Para quem tem interesse em conhecer mais de perto o trabalho no campo e também exercer a solidariedade, os encontros são aos sábados, de quinze em quinze dias, às 6h da manhã, no Armazém do Campo, em Recife. 
 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Elen Carvalho