quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

As principais notícias desta manhã no Brasil 247

 

Ricos pedem para pagar mais imposto; iniciativa não tem brasileiros... -

 


JAMIL CHADE

REPORTAGEM

Ricos pedem para pagar mais imposto; iniciativa não tem brasileiros

Colunista do UOL

18/01/2023 07h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Ouvir artigo5 minutos

Cerca de 200 milionários e bilionários de diversos países publicaram hoje uma carta aberta pedindo que governos aumentem os impostos sobre eles, diante da constatação de que a concentração de renda explodiu durante a covid-19 e que o mundo vive uma crise social profunda.

Os ultrarricos incluem Abigail Disney e Mark Ruffalo, além de alemães, britânicos, suecos, franceses, indianos, italianos e canadenses. Mas não há nenhum brasileiro na lista.

A iniciativa, que ganhou o nome de "O Custo da Extrema Riqueza", traz em seu site a imagem dos presidentes Joe Biden e Lula. A carta foi entregue aos líderes políticos durante o Fórum Econômico Mundial, que ocorre em Davos.

Identificando-se como "milionários patriotas", o grupo de pessoas de 13 países faz uma relação direta entre a desigualdade de renda e a crise da democracia. A carta é publicada na mesma semana em que a entidade Oxfam revelou que dois terços da nova riqueza gerada nos últimos anos da pandemia foram para as mãos de 1% da população mundial, um total de US$ 26 trilhões.

Segundo a entidade, essa foi a primeira vez em 25 anos que a riqueza extrema foi acompanhada por um aumento também da extrema pobreza no mundo. Na avaliação da Oxfam, um aumento de apenas 5% de impostos sobre a elite mundial poderia gerar US$ 1,7 trilhão por ano aos cofres públicos. O valor seria suficiente para tirar 2 bilhões de pessoas da pobreza.

A carta dos ricos aos líderes políticos

Vivemos em uma era de extremos. O aumento da pobreza e o aumento da desigualdade de riqueza; o aumento do nacionalismo antidemocrático; o clima extremo e o declínio ecológico; as profundas vulnerabilidades em nossos sistemas sociais compartilhados; e a oportunidade cada vez menor para bilhões de pessoas comuns de ganharem um salário que lhes permita viver.

Os extremos são insustentáveis, frequentemente perigosos, e raramente tolerados por muito tempo. Então, por que, nesta era de múltiplas crises, vocês continuam a tolerar a extrema riqueza?

A história das últimas cinco décadas é uma história de riqueza que não flui a não ser para cima. Nos últimos anos, esta tendência tem se acelerado muito. Nos dois primeiros anos da pandemia, os 10 homens mais ricos do mundo duplicaram sua riqueza, enquanto 99% das pessoas viram sua renda cair. Bilionários e milionários viram sua riqueza crescer em trilhões de dólares, enquanto o custo de simplesmente viver está agora paralisando as famílias comuns em todo o mundo.

A solução é clara para todos verem. Vocês, nossos representantes globais, têm que nos tributar, os ultrarricos, e têm que começar agora.

A atual falta de ação é gravemente preocupante. Uma reunião da "elite global" em Davos para discutir "Cooperação em um mundo fragmentado" é inútil se você não estiver desafiando a causa raiz da divisão. Defender a democracia e construir cooperação requer ação para construir economias mais justas agora mesmo - não é um problema que possa ser deixado para nossos filhos resolverem.

Agora é o momento de enfrentar a riqueza extrema; agora é o momento de tributar os ultrarricos.

Só há tanto estresse que qualquer sociedade pode suportar, só que muitas vezes mães e pais verão seus filhos passar fome enquanto os ultrarricos contemplam sua crescente riqueza. O custo da ação é muito mais barato do que o custo da inação - é hora de continuar com o trabalho.

Implemente os ultrarricos e faça-o agora. É uma economia simples, de senso comum. É um investimento em nosso bem comum e um futuro melhor que todos nós merecemos, e como milionários queremos fazer esse investimento.

O que - ou quem - está impedindo vocês?