segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Chilenos celebram Allende nos 40 anos do golpe militar





Manifestantes marcham em Santiago (Foto: AP) Milhares de pessoas saíram às ruas de Santiago neste domingo em direção ao Memorial do Prisioneiros Desaparecido para marcar os 40 anos do golpe militar que derrubou o governo do presidente Salvador Allende e deu início a uma ditadura que durou 17 anos e deixou um rastro de milhares de dissidentes mortos.

Leia também:
Uruguaio perdido desde maio nos Andes é achado com vida

Empunhando milhares de cartazes com fotografias de cada uma das 3.095 pessoas assassinadas pela ditadura, a multidão avançou por mais de 20 quadras nas proximidades do Palácio de La Moneda, onde Allende suicidou-se para não cair nas mãos dos militares golpistas que invadiram a sede do governo em 11 de setembro de 1973.

A manifestação transcorreu pacificamente durante a maior parte do tempo, mas houve choques entre um grupo de algumas dezenas de manifestantes mascarados e policiais perto do memorial onde se encerraria a passeata. Os encapuzados atiraram pedras e bombas incendiárias na polícia, que revidou com bombas de gás lacrimogêneo. Um grupo tentou incendiar uma agência bancária e um posto de gasolina, mas foi contido pela polícia. Não há informações iniciais sobre detidos ou feridos. Fonte: Associated Press.

Chico Science e Nação Zumbi

Clique

http://www.youtube.com/watch?v=0dBV27_7AiU

Noturnos de Chopin

Clique

http://www.youtube.com/watch?v=V60USaluxGA

Andre Rieu

Clique

http://www.youtube.com/watch?v=ihJbh8zrIzU