sexta-feira, 7 de maio de 2021

Os destaques da manhã no 247

 

Bolsonaro volta a defender cloroquina e chama de "canalhas" quem critica o remédio inútil para covid e perigoso para pacientes

Aeronáutica esconde destino de caixas de cloroquina transportadas em aviões da FAB

Comando informal de Carlos Bolsonaro na comunicação do Planalto abre nova crise no governo

Wajngarten vai tentar implodir Pazuello e salvar Bolsonaro

"Toda aglomeração deve ser dissuadida", diz Queiroga, na CPI

A história secreta da cloroquina, o novo documentário da TV 247

Mais notícias

Folha: Bolsonaro está encurralado pela pilha de cadáveres

México já discute a produção local da vacina russa Sputnik V

Renan rebate ataques de Bolsonaro e diz que 'pandemia mata pela inação' (vídeo)

Mônica Bergamo condena massacre comandado por Cláudio Castro, o novo governador do Rio

Os destaques da noite no 247

 

Após ameaça de Bolsonaro, ministros do STF cogitam ceder ao voto impresso

ONU condena chacina de Jacarezinho e quer investigação imparcial

"Foi um sucesso",
diz Lula sobre agendas em Brasília

Mourão defende execução de negros no Rio de Janeiro: “tudo bandido”

Globo nega ter censurado filha
de Beth Carvalho sobre Lula

Manifestantes realizam protesto contra
Chacina no Jacarezinho (vídeos)

Mais notícias

Acossado pela CPI, Bolsonaro diz que decreto contra medidas de restrição está pronto

Número de mortos na Chacina do Jacarezinho sobe para 28, informa polícia

"Me arrependo até o último fio de cabelo", diz Rosangela Moro sobre voto em Bolsonaro

Sauditas suspendem compras de 11 exportadoras de carne de aves do Brasil

Brasil registra 2.165 óbitos por Covid-19 em 24 horas e se aproxima de 420 mil mortos

Jandira Feghali propõe criação do Prêmio Paulo Gustavo de Humor

Governadores pedem à Anvisa nova análise da vacina Sputnik V

Operação da chacina do Jacarezinho se baseou em fotos de denunciados em redes sociais

Prefeito de Belém se reúne com embaixador de Cuba para tratar de aquisição de vacinas

Flávio Dino decidirá até o fim do mês se vai para o PSB, diz Mônica Bergamo

Com veto à Sputnik, Pfizer poderá inundar mercado brasileiro e custará R$ 1 bilhão a mais aos cofres públicos

OAB identifica 16 mortos em chacina no Jacarezinho. Polícia Civil não divulga lista de vítimas

Marcos Coimbra: A direita quer se matar

Deu na imprensa

 

Uma sexta-feira de notícias trágicas nos jornais brasileiros. Os principais diários nacionais dão ampla repercussão  à operação policial na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 25 pessoas. O assunto é a manchete principal da Folha – Polícia mata 24 em ação mais letal da história do RJ –, Estadão – Operação policial mais legal na história do Rio deixa 25 mortos – e O GloboAção policial mais letal do Rio deixa 25 mortos em favela.     

Valor vai em tema econômico na manchete principal – Venda de Eletrobras via gerar R$ 100 bi, projeta o governo. E a edição brasileira do El País dá destaque central para o depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à CPI da Covid, no Senado. CPI encurrala Queiroga enquanto Bolsonaro faz ameaça: "Se não tiver voto impresso em 2022, não vai ter eleição"

A ação da polícia carioca ganha repercussão global e está na capa dos principais jornais do mundo. As agências internacionais de notícias se encarregaram de amplificar os impactos da chacina, que ampliam a percepção no exterior de que o Brasil está vivendo em meio à barbárie. "O banho de sangue gerou críticas de grupos de direitos humanos, incluindo a Anistia Internacional, que criticou a polícia pela perda 'repreensível e injustificável' de vidas em um bairro povoado principalmente por negros e pobres", informa a Reuters em despacho cujo título dá a dimensão do estrago da operação na já abalada imagem do Brasil no exterior – Polícia do Rio desperta fúria internacional com 25 mortos em combate às drogas.

Não bastassem os números trágicos da Covid – com mais de 408 mil mortes – o país volta a ser notícia com a sua fama de nação com a polícia mais violenta do mundo. O despacho da Associated Press foi republicado em mais de 1.600 veículos da imprensa estrangeira. O da Reuters é reproduzido em mais de 1.700 órgãos da imprensa no exterior. Também ganhou destaque nas páginas do New York TimesWashington PostLe MondeEl PaísThe Guardian e Clarín. Leia mais em BRASIL NA GRINGA

O assunto principal na cobertura política do dia foi o fiasco do depoimento de Queiroga na CPI. Todos os jornais destacam as evasivas do ministro, que tentou poupar o presidente Jair Bolsonaro de responsabilidades, numa manobra que acabou se virando contra o próprio médico. A Folha é direta: Ministro se omite sobre atuação de Bolsonaro na pandemia e irrita comando da CPINatália Cancian observa: "Queiroga sai menor de CPI após fugir de respostas e tentar preservar Bolsonaro".

Queiroga irritou membros da CPI da Covid por evitar responder perguntas sobre a atuação de Bolsonaro no enfrentamento da pandemia. Ele tentou driblar perguntas relativas ao posicionamento pessoal do presidente, recusou-se a dar sua opinião sobre o uso da hidroxicloroquina  e não quis fazer uma avaliação das condições do ministério e das ações de enfrentamento à pandemia no momento em que assumiu o cargo. Igor Gielow resume: Show de omissão de Queiroga na CPI lembra que o problema é Bolsonaro

Nas revistas semanais, a morte de Paulo Gustavo ganha as capas, mostra o país de luto e dá rosto à tragédia da Covid, colocando no colo de Bolsonaro a dor da morte do comediante e ator, querido por todos. IstoÉ resume: O Brasil do bem vai vencer. "A trágica morte do humorista Paulo Gustavo é o retrato da pandemia que ceifa a vida de nossos entes queridos. O ator, que irradiava alegria por onde passava, era uma espécie de parente de todos nós. É uma uma vítima de um governo que despreza o cuidado com seus cidadãos".

Veja não joga a culpa da morte do comediante sob a responsabilidade da desastrosa condução da pandemia. A face da tragédia, destaca a manchete de capa. "Um dos maiores nomes do humor nacional, o ator Paulo Gustavo, de apenas 42 anos, morre de Covid-19 no auge de sua carreira, causa comoção e deixa o país em luto". 

A revistaFocus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo, dá destaque ao aniversário do impeachment de Dilma, que escreve na revista sobre os resultados do seu afastamento do governo de maneira ilegal e fraudulenta. Aponta a revista: 5 anos do golpe. "Desde a saída da ex-presidenta do Planalto, o país acumula retrocessos e vive um desmonte, com impactos na vida nacional. Dilma faz um balanço e afirma que é chegada a hora de virar o jogo com Lula". A revista começa a circular neste sábado, 8 de maio.

Carta Capital aponta a atenção do leitor para a atuação do ministro da Economia: Ao gosto do freguês. "No mundo esotérico de Paulo Guedes vale até manipular dados de criação de empregos, arrecadação, carga tributária...", destaca a revista na capa. Já a revista Época, que encerra suas atividades, trata da pandemia e o novo epicentro da Covid: Vírus ativo"A Índia se torna o epicentro da pandemia – com consequências nefastas para o Brasil e o mundo".

BRASIL NA GRINGA

El País destaca: 25 mortos na segunda operação policial mais letal do Rio de Janeiro. "Ataque antidrogas desencadeia tiroteio em Jacarezinho, uma das favelas da zona norte da cidade", relata o jornal espanhol. O diário ainda reporta a reação das autoridades às críticas: Polícia nega erro em operação que matou 25 no Jacarezinho e critica "ativismo que vitimiza criminoso".

No New York TimesOperação Policial no Rio de Janeiro sai com pelo menos 25 mortos"Policiais e ativistas de direitos humanos consideraram a operação de quinta-feira em um distrito controlado por traficantes de drogas a mais letal da história da cidade", sublinha o correspondente Ernesto Londoño. E o Washington PostBrasil chocado com operação policial belicosa que deixa 25 mortos na favela do Rio de Janeiro"A violência policial e o crime têm sido, nos últimos anos, uma das discussões políticas mais polarizadoras do Brasil. A polícia mata milhares de brasileiros todos os anos, a esmagadora maioria dos quais são negros e pobres. Só em 2019, a polícia matou cerca de 5.800 pessoas", escreve Terrence McCoy

No francês Le Monde – Brasil: pelo menos 25 mortos em operação antidrogas no Rio. "O resultado da operação, lançada quinta-feira contra traficantes acusados de recrutar menores no bairro pobre de Jacarezinho, é o mais pesado desde 2016", pontua o jornal, a partir de despacho da France Presse

E no inglês The Guardian – Rio de Janeiro: pelo menos 25 mortos na operação policial mais letal da cidade na favela"Ataque em violação de ordem judicial é a cidade mais letal de todos os tempos", informa Tom Phillips. "Polícia brada golpe contra gangues de traficantes, mas críticos condenam 'massacre'". 

O jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung também trata da ação da polícia carioca: Pelo menos 25 mortos na operação policial mais sangrenta da história do Rio"Um especialista descreve a operação na favela do Jacarezinho como 'catastrófica'. As operações policiais nas favelas estavam, na verdade, suspensas pelo tribunal durante a pandemia de coronavírus".
Em duro artigo de opinião, o correspondente João Almeida Moreira escreve no português Diário de Notícias sobre  , o ministro da Economia de Jair Bolsonaro, decretou o fim da verba para o Censo brasileiro 'porque quem muito pergunta ouve o que não quer', decidiu taxar os livros 'porque só os ricos leem', disse que 'o chinês inventou o vírus' e considerou, na esteira do presidente, a primeira-dama francesa 'feia mesmo'", aponta. "E este admirador da condução económica do Chile sob o ditador Pinochet é visto como um oásis de sapiência no meio do deserto de burrice do governo do Brasil, tratado até, ao contrário de Bolsonaro e da ala desmiolada do Executivo, com condescendência pela grande imprensa brasileira, nas mãos de poderosos grupos empresariais tão ultraliberais como ele".

Sobre a crise sanitária, o Frankfurter Allgemeine Zeitung destaca que há muito mais mortes por corona do que o relatado: pelo menos 6,9 milhões de mortes por Covid, e não 3,3 milhões. "De acordo com cálculos de cientistas americanos, mais de duas vezes mais pessoas morreram como resultado da Covid-19 do que o relatado oficialmente", informa. "A discrepância é particularmente alta em países com cuidados de saúde inadequados [como o Brasil]". 

Com base nos dados, o Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington, em Seattle, calculou 905.289 mortes corona para os Estados Unidos. O número oficial na quinta-feira era 574.043. No Brasil, o número de mortes estaria muito acima do registrado oficialmente. A estimativa precisa é de que o país tenha  595.903 óbitos em vez dos 408.680 computados pelo governo.

 

AS MANCHETES DO DIA

Carta Capital: Ao gosto do freguês. No mundo esotérico de Paulo Guedes vale até manipular dados de criação de empregos, arrecadação, carga tributária...

Época: Vírus ativo. A Índia se torna o epicentro da pandemia – com consequências nefastas para o Brasil e o mundo

Focus: 5 anos do golpe. Desde a saída da ex-presidenta do Planalto, o país acumula retrocessos e vive um desmonte, com impactos na vida nacional. Dilma faz um balanço e afirma que é chegada a hora de virar o jogo com Lula

IstoÉ: O Brasil do bem vai vencer (e não pode perder a graça). A trágica morte do humorista Paulo Gustavo é o retrato da pandemia que ceifa a vida de nossos entes queridos. O ator, que irradiava alegria por onde passava, era uma espécie de parente de todos nós. É uma uma vítima de um governo que despreza o cuidado com seus cidadãos

Veja: A face da tragédiaUm dos maiores nomes do humor nacional, o ator Paulo Gustavo, de apenas 42 anos, morre de Covid-19 no auge de sua carreira, causa comoção e deixa o país em luto 

Folha: Polícia mata 24 em ação mais letal da história do RJ

Estadão: Operação policial mais legal na história do Rio deixa 25 mortos

O Globo: Ação policial mais letal do Rio deixa 25 mortos em favela     

Valor: Venda de Eletrobras via gerar R$ 100 bi, projeta o governo

El País (Brasil): CPI encurrala Queiroga enquanto Bolsonaro faz ameaça: "Se não tiver voto impresso em 2022, não vai ter eleição"

BBC Brasil: Defensora relata 'cenas de crime desfeitas' e 'choque' com morte em quarto de criança, após operação no Jacarezinho

UOL: ONU critica ação policial no Jacarezinho e pede investigação imparcial

G1: Moradores do Jacarezinho denunciam execuções em ação mais letal da história do RJ

R7: Nascidos em junho podem sacar o auxílio emergencial em dinheiro nesta sexta-feira

Luis Nassif: Biden faz uma aposta ousada, defendendo a liberação da vacina de Covid-19, por Luis Nassif

Tijolaço: Se Bolsonaro pudesse, Queiroga seria o próximo ex-ministro

Brasil 247: Bolsonaro volta a defender cloroquina e chama de "canalhas" quem critica o remédio inútil para Covid e perigoso para pacientes

DCM: Operação policial no Jacarezinho que culminou em massacre é ilegal

Rede Brasil Atual: Governo Bolsonaro quer 'passar a boiada' da privatização do SUS

Brasil de Fato: Operação no Jacarezinho foi 2ª maior chacina da história do RJ, diz ONG Fogo Cruzado

Ópera Mundi: Breno Altman: disputa entre Lula e Bolsonaro decide o futuro

Fórum: ONU critica violência policial no Rio e pede investigações imparciais sobre Chacina do Jacarezinho

Poder 360: Moradores do DF tentam escolher marca de vacina, diz secretaria

New York Times: Empregadores vacilam sobre a requerimento de vacinas para o trabalho

Washington Post: Com alarde, governador da Flórida assina lei de votação

WSJ: Mortes globais pelo vírus já supera para o pico de 2020

Financial Times: Banco da Inglaterra prevê taxa de crescimento mais rápida do Reino Unido em mais de 70 anos

The Guardian: Encontrem 102 bilhões para reconstruir o NHS, dizem especialistas aos ministros

The Times: Economia deve crescer em ritmo recorde

Le Monde: Sahel: um novo refém francês no Mali

Libération: 10 de maio de 1981. A bela emoção de maio

El País: 4M abre a batalha pelo poder no PSOE de Madri e de Andaluzia

El Mundo: Sánchez admite seu fracaso, mas não muda o rumo do governo

Clarín: Cristina trava Guzmán no uso do dinheiro que o FMI enviará a Argentina

Página 12: Uma vacina contra as patentes

Granma: Díaz-Canel conversa por telefone com Xi Jinping

Diário de Notícias: Cimeira social. "Os objetivos são ambiciosos, mas realistas"

Público: Estudar no curso mais caro do país vai custar 1625 euros por mês

Frankfurter Allgemeine Zeitung: A campanha de vacinação está rolando

Süddeutsche Zeitung: Armin Laschet: Você não pode correr um pouco

The Moscow Times: YouTube é acusado de preconceito por bloquear a estratégia eleitoral anti-Kremlin de Navalny

Global Times: Consumo na China para injetar confiança na era pós-pandemia

Diário do Povo: Xi lidera economia aberta da China com inauguração de exposição ao consumidor

 
 
 
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil
Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5573-3338
Agência FPA: Imprensa - imprensa@fpabramo.org.br