quarta-feira, 15 de junho de 2022

As principais notícias desta noite no Brasil 247, em 14/6/2022

 

Agência Pública O lobby que ameaça vidas

 

O lobby que ameaça vidas
por Yolanda Pires
 
Era início de março deste ano quando o plenário da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento do deputado Ricardo Barros, líder do governo na Casa, que colocava o Projeto de Lei 191/2020 para tramitar em regime de urgência. Em outras palavras, o governista queria acelerar a votação do projeto que, caso seja aprovado, abrirá as portas de terras indígenas para o garimpo e a mineração. A proposta está entre as pautas prioritárias do governo de Jair Bolsonaro para 2022.

No mesmo mês de março, a Pública investigou a proximidade do ex-presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Homero de Giorge Cerqueira com garimpeiros. Descobrimos que o ex-presidente do ICMBio se apresentava como diretor da Confederação Nacional de Mineração (CNMI), cujo presidente é um empresário investigado por extração ilegal de ouro na bacia do rio Tapajós, no sudoeste do Pará. A matéria fez barulho, e Cerqueira acabou sendo exonerado da organização que representa interesses de garimpeiros. 

Surgiu então a ideia de fazermos uma reportagem que complementasse a anterior, mostrando como o governo Bolsonaro abria as portas de seus gabinetes para discutir interesses particulares de garimpeiros, empresários e políticos aliados ao garimpo. 

Dois documentos foram essenciais para essa investigação. Primeiro, o estudo "Quem é quem no debate sobre mineração em terras indígenas" – fruto de uma parceria entre o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) – nos ajudou a listar os nomes daqueles que frequentemente fazem lobby em favor de garimpeiros. Com a lista em mãos, pedimos via Lei de Acesso à Informação (LAI) os registros de entrada na Câmara dos Deputados. Os dados mostraram o trânsito frequente do vereador Wescley Tomaz (MDB), de Itaituba (PA), nos corredores do parlamento. Quando vi o nome dele, lembrei quase imediatamente do que tinha lido em outro estudo, "O cerco do ouro: Garimpo ilegal, destruição e luta em terras Munduruku", que cita Tomaz como “um dos nomes de destaque do lobby pró-garimpo nos últimos anos”. Me chamou a atenção o fato de que Wescley, que foi eleito como o vereador mais jovem de Itaituba, se destacou e teve mais acesso à Câmara do que lobistas pró-garimpo mais tradicionais, que representam grandes empresas e associações de mineradoras. A história implorava para ser contada.

Com essas informações em mãos, vindas de estudos, de pedidos de LAI e de agendas oficiais, refiz os passos do vereador em suas viagens entre Itaituba e Brasília, muitas (ou todas, nunca saberei ao certo) registradas em suas redes sociais. A propósito, eram as redes, e não os sites oficiais do governo, que tinham mais detalhes sobre as reuniões e audiências das quais Tomaz participava com autoridades na capital federal. Só que nos textos e vídeos publicados no Facebook e no Instagram, as informações vinham às vezes veladas ou floreadas de bom-tom e muita lábia e, por isso, pediam uma observação cuidadosa e apuração cruzada com outras fontes. Termos como "regularização de garimpos" em "áreas brancas" eram adotados para defender a legalização de garimpos em Unidades de Conservação ambiental – como se ecossistemas tão ricos fossem uma moeda de troca razoável em benefício de quem busca o ouro e outros minérios para enriquecer. 

Costurando os inúmeros dados e informações coletados, fui entendendo como a articulação do vereador dos garimpeiros e de outros homens brancos aliados a ele foi abraçada pelo governo. O resultado está na reportagem "'Vereador dos garimpeiros' abre portas no governo federal para lobby da mineração". 

Itaituba é hoje a "cidade pepita", que detém a maior concentração de garimpos ilegais do país. Quando conversei com o cacique-geral dos Munduruku, Arnaldo Kaba, no último Acampamento Terra Livre (ATL), ele me contou sobre quando veio pela primeira vez a Brasília, aos 13 anos de idade. Naquela época, na década de 1970, a extração de minérios na região do Tapajós ainda era emergente e estava sendo incentivada pelo ideal desenvolvimentista dos militares que haviam tomado o país em 1964. Hoje, os garimpeiros que lá permaneceram, e outros que chegaram depois, usam grandes máquinas que aceleram a extração de riquezas do solo e a consequente degradação da vida – tudo isso com respaldo do governo. 

Como explicou a antropóloga Luísa Molina, uma das pesquisadoras do estudo "O cerco do ouro", que recentemente participou da Entrevista dos Aliados: "O garimpo promove, nas relações entre as pessoas, um dano análogo ao dano que promove nos territórios, e isso não é visto." Falta-nos indignação.

 
Yolanda Pires é estagiária de reportagem na Agência Pública em Brasília

Rolou na Pública
 

Cobertura especial do Vale do Javari. A Pública está com duas equipes de reportagem na Amazônia, lideradas pelos repórteres Ciro Barros e Rubens Valente, para acompanhar de perto as circunstâncias do desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira. Um documento obtido pela Pública revela que “Pelado”, um dos suspeitos no desaparecimento do jornalista e do indigenista, relatou a peritos da Polícia Civil do Amazonas ter sofrido espancamento e sessões de asfixia por parte de Policiais Militares. Por conta da reportagem, o Ministério Público do Estado do Amazonas vai investigar a denúncia, conforme noticiado na CNN Brasil. Nossa reportagem foi republicada nos veículos UOLPonteCarta CapitalSul 21, e repercutida na Folha, no Nexo e no IG. Você pode acompanhar a cobertura em nosso site

Terra de conflitos e crime organizado. Região do Vale do Javari, onde indigenista brasileiro e jornalista inglês desapareceram, teve multa de dez milhões de reais por pesca ilegal de pirarucu no Amazonas. De acordo com levantamento inédito da Pública, esse foi o maior valor de multa aplicada pelo Ibama em todo o estado num período de 30 anos. Segundo denúncias, o indigenista vinha recebendo ameaças de pescadores ilegais da espécie. A reportagem foi republicada na Revista Galileu, na Revista IHU Unisinos, no Canal My News e no Portal A Crítica, de Manaus.   

Caso Arthur Lira. A Pública teve acesso à decisão judicial de primeira instância, publicada em dezembro de 2010, que obrigou o presidente da Câmara dos Deputados a reconhecer a paternidade de filha com doença rara, após teste de DNA. A mãe recorreu ao Estado para bancar remédio de alto custo essencial para o tratamento da menina, que também precisa de cuidados especiais e apoio nas necessidades básicas. A reportagem foi republicada no Metrópoles, na Carta Capital, no Brasil 247 e repercutida na Revista Fórum e no podcast Legis-Ativo do Estadão.

Tortura e execução corroem o Estado de Direito

 


Notícias Conectas | Junho de 2022
Visualizar como página web

OPINIÃO

Tortura e execução corroem o Estado de Direito

Conectas reivindica rigorosa investigação e responsabilização dos agentes públicos envolvidos nos casos da chacina na Vila Cruzeiro (RJ) e do assassinato de Genivaldo de Jesus Santos (SE).
LEIA MAIS

ADPF DAS FAVELAS

Autores da ação pedem que STF rejeite plano do RJ de redução da letalidade policial

Entidades de direitos humanos protocolaram documento após chacina provocada pela polícia que deixou pelo menos 22 pessoas mortas na Vila Cruzeiro, no Complexo de favelas da Penha.

LEIA MAIS

REVISÃO PERIÓDICA UNIVERSAL

Coletivo RPU Brasil aponta retrocessos em recomendações de direitos humanos sobre as quais o Brasil deve prestar contas à ONU este ano

Coalizão de organizações da sociedade civil monitora a situação do Estado brasileiro na Revisão Periódica Universal, mecanismo que cruza recomendações entre nações.

LEIA MAIS

DEMOCRACIA

Organizações da sociedade civil publicam manifesto em defesa das eleições de 2022

Pacto pela Democracia divulga documento que reforça o respeito ao sistema eleitoral brasileiro e repudia ataques de Bolsonaro às instituições.

LEIA MAIS

DENÚNCIA NA CIDH

Conectas e Defensoria pedem proteção de usuários da cracolândia após morte

Manifestação pede que o Estado proteja e assegure os direitos da população local, especialmente aquela vulnerabilizada pelo uso abusivo de drogas e em situação de rua.

LEIA MAIS

MULTIPLICADORES DA RPU

Conectas Direitos Humanos seleciona estudantes do Norte do país para formação sobre a Revisão Periódica Universal das Nações Unidas

Estudantes receberão capacitação em Sistema Internacional em Direitos Humanos e passarão por simulação sobre os processos da RPU; veja como se inscrever.

LEIA MAIS

ENTREVISTA

Os impactos das tecnologias “smart” na vida das pessoas negras e trans

A historiadora Mariah Rafaela Silva mostra como tecnologias replicam e acentuam desigualdades de raça e gênero.

LEIA MAIS

Você pode ajudar a Conectas a fazer mais! Clique aqui para nos apoiar.

Enviado por Conectas Direitos Humanos

Conectas Direitos Humanos · Caixa Postal 47 · São Paulo (SP) 01032-970 · Brasil