domingo, 6 de dezembro de 2020

Jean-Luc Godard, 90 anos

  © Keystone / Gaetan Bally

Jean-Luc Godard a 90 ans. Et alors?, bougonne probablement le célèbre cinéaste de Rolle, même si l’anniversaire donne lieu à une série d’événements en Suisse et ailleurs.

Comme le rappelle l’ATS, l’artiste a signé une œuvre foisonnante. Il a tourné ou participé à près de 150 films et vidéos. L’un de ses longs métrages les plus connus, «A bout de souffle» (1959), devient l’œuvre phare de la nouvelle vague. Suivent «Le Mépris» (1963), «Pierrot le Fou» (1965), «La Chinoise» (1967), «Sauve qui peut (la vie)» en 1980, «Prénom Carmen» (1983) ou les huit épisodes des «Histoire(s) du cinéma" (1988-1998).

Godard pose en effet un regard pénétrant sur le cinéma, un phénomène de foire à ses débuts qui se métamorphose au fil des décennies en superproduction hollywoodienne projetée sur grand écran. Une étape aujourd’hui ébranlée par un confinement généralisé. Les salles sont vides et l’industrie du cinéma déprime à Hollywood.

Godard, lui, poursuit sa route, en artiste toujours aussi expérimental, intégrant chaque métamorphose du cinéma.  

Uma escola que produz analfabetos

 

QUARTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO DE 2020

Uma escola que produz analfabetos

 

Por Marcos Bagno, na revista Caros Amigos:

Da população brasileira, entre 15 e 64 anos, 75% é analfabeta funcional. São quase 110 milhões de pessoas. É o equivalente à soma das populações da Argentina, da Colômbia e da Venezuela. Trata-se da chamada “população potencialmente ativa”. E nossa população potencialmente ativa é composta em 75 por cento de analfabetos funcionais.

Quem é analfabeto funcional? Segundo a Unesco: “uma pessoa funcionalmente analfabeta é aquela que não pode participar de todas as atividades nas quais a alfabetização é requerida para uma atuação eficaz em seu grupo e comunidade, e que lhe permitem, também, continuar usando a leitura, a escrita e o cálculo a serviço de seu próprio desenvolvimento e do desenvolvimento de sua comunidade”.

O analfabeto funcional é diferente do analfabeto pleno. O analfabeto pleno nunca teve nenhum contato sistemático com a leitura, a escrita e o cálculo, nunca frequentou a escola e, por isso, não domina essas habilidades. Pelas últimas sondagens, o Brasil contaria com 8% de analfabetos plenos.

O analfabeto funcional, por outro lado, frequentou a escola, pode até mesmo ter chegado ao final de alguns dos níveis do sistema escolar, pode ter concluído o ensino fundamental, por exemplo, mas não se apoderou plenamente das habilidades da leitura e da escrita (e também do cálculo).

As pesquisas revelam, além disso, que 38% dos estudantes universitários podem ser classificados de analfabetos funcionais. Para muitos analistas, isso se deve à multiplicação vertiginosa de faculdades particulares a partir dos anos 1990, as quais, como toda empresa privada, visam primordialmente o lucro e não a qualidade do serviço que prestam. Já se tornou folclórico o caso de um pedreiro plenamente analfabeto que foi aprovado no vestibular de Direito de uma universidade particular do Rio de Janeiro.

Diante desses números, temos de perguntar: se o analfabeto funcional frequentou a escola, que escola é essa? Uma escola que, depois de quatro ou cinco anos, é incapaz de alfabetizar plenamente as pessoas que a frequentam é uma escola que, pura e simplesmente, produz analfabetos funcionais. Essa é a realidade da educação pública no Brasil, uma educação pública que não cumpre com sua tarefa primordial: promover a cidadania ao promover o acesso das pessoas à leitura, à escrita e ao cálculo. Darcy Ribeiro disse que “a crise na educação não é uma crise, é um projeto”. E tudo o que o atual desgoverno instaurado por um golpe de Estado pretende é transformar esse projeto numa realidade ainda mais cruel do que já é.

Texto original: BLOG DO MIRO

Texto replicado: Debatendo a educação

Informativo da Unesp

 

Ano 5 | Nº 235 | 03/12/2020

Universidades públicas apresentam lições aprendidas com as crises


Para contribuir com o debate em torno dos grandes desafios das universidades públicas brasileiras, o reitor e o vice-reitor da Unesp no período de 2017 a 2020, Sandro Roberto Valentini e Sergio Roberto Nobre, reúnem em Universidade em transformação: lições das crises, lançamento da Editora Unesp, 20 artigos de especialistas que refletem sobre as crises atravessadas pelo sistema universitário público paulista nas últimas décadas. “Esta é uma das obras mais úteis e abrangentes da literatura acadêmica, no século XXI, para a compreensão de universidades consideradas em crise, mas que não se refugiaram na inércia e buscam os caminhos para renascer em novas e mais sólidas bases”, comenta o prefaciador Jacques Marcovitch, que foi reitor da USP entre 1997 e 2001.


Editora Unesp debate a importância da produção científica e acadêmica em webinar na Feira do Livro de Guadalajara

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara, um dos principais eventos do mundo do livro na América Latina, que começou em 28 de novembro e segue com a sua programação virtual até o próximo domingo (6), conta com a participação ativa de brasileiros. No próximo dia 4 de dezembro, às 16h (horário de Brasília), será realizado o painel A importância no mundo atual da produção científica e acadêmica, com a historiadora e também autora da Editora Unesp Mary Del Priore e o infectologista Carlos Magno Castelo B. Fortaleza. A mediação será feita pelo diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre.

Os mais vendidos de novembro

1º lugar

Introdução à lógica - 2ª edição
Cezar A. Mortari

Leia mais

 

 
 

2º lugar

A Revolução Cubana
Luis Fernando Ayerbe
Leia mais

 

3º lugar

A Revolução Francesa explicada à minha neta
Michel Vovelle
Leia mais

 
 

4º Lugar

O ouvido pensante – 2ª edição
R. Murray Schafer
Leia mais

 

5º Lugar

Além do carnaval - 2ª edição
James N. Green
Leia mais
 

Perfil literário resenha A escória do mundo: figuras do pária

O perfil literário Jean Paul Sartre Brasil, dedicado à memória do filósofo francês, resenhou o livro A escória do mundo: figuras do pária, de Eleni Varikas. "Nesse livro, Varikas analisa a construção do conceito e significado de 'pária' desde o séc. XVI", escreve na resenha. "A colonização pela qual passa o 'oprimido' através de práticas políticas e universalistas, que traduzem o choque e a distância entre o sujeito particular 'relido' por outrem e os direitos universais."


Clássicos do Catálogo: Rubáiyát, de Omar Khayyám

Na seção Clássicos do catálogo desta semana, empreendemos uma viagem em direção ao coração do oriente, mais precisamente à Pérsia medieval, na obra Rubáiyát, de Omar Khayyám (1048 -1131). A eterna universalidade dos temas presentes neste clássico é a razão mais importante da necessidade de traduzi-lo em qualquer época ou idioma, como aponta o tradutor desta versão, Luiz Antônio de Figueiredo. Ele alude ao fato de a obra, escrita na Pérsia medieval, tratar do enigma da Existência e da impossibilidade humana de decifrá-lo, além dos mistérios da natureza, como o eterno retorno da lua e das estações do ano, a delicadeza da rosa, a videira – fonte do vinho e da alegria –, o amor, a arte.


Guia literário da Bíblia recebe nova tiragem

Guia literário da Bíblia, organizado por Robert Arter e Frank Kermode, ganhou nova tiragem. A proposta deste guia rico e profundo é abordar o aspecto literário do texto bíblico, a partir de ensaios que situam os diversos livros bíblicos em seu contexto, avaliam suas implicações e precedentes histórico-sociais, além de expor suas características e estruturas temático-formais. Dessa forma, o texto bíblico é apresentado em toda sua riqueza literária.


Unil demonstra teoria e prática da preparação e revisão de textos

Voltado a todos aqueles profissionais que buscam um panorama teórico e prático do trabalho de preparação e revisão de texto para o mercado editorial, a Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, oferece o curso Preparação e revisão: o trabalho com o texto. O conteúdo, ministrado por Ibraíma Dafonte Tavares, é realizado em uma plataforma on-line, disponível de 17 de dezembro de 2020 a 11 de março de 2021. Ao longo das aulas, Ibraíma visa articular o conhecimento e o desenvolvimento da prática de preparação e revisão de textos para publicação, apresentando discussões de técnicas de trabalho a iniciantes e profissionais em busca de aperfeiçoamento. Dentre os assuntos abordados, estão o trabalho do preparador de textos e sua prática dentro de uma editora, as técnicas desenvolvidas na preparação e na revisão de provas, a padronização e uniformização de critérios editoriais e os limites de intervenção do preparador e do revisor visando ao aprimoramento do texto.


Uso público em áreas protegidas: Contribuições para a gestão de unidades de conservação

Este livro, organizado por Davis Gruber Sansolo, deriva de uma pesquisa sobre uso público em unidades de conservação (UC). Os parques têm como um dos principais motivos de sua existência a promoção da educação ambiental e da visitação pública em uma UC. Tal finalidade lhes confere a função relacional entre o bem comum, como valor da natureza e sua dinâmica conservada, e os diversos sujeitos que se relacionam com esses territórios protegidos. A conservação da natureza é um direito de todos, mas, para que todos tenham esse direito, é necessário compreender os significados que a sociedade confere a esses territórios. E esse é, portanto, o principal papel do programa de uso público de uma unidade de conservação.

Faça aqui o download gratuito deste livro 

No Blog

PublishNews destaca FEU em Guadalajara

O portal PublishNews, dedicado à cobertura de negócios do mercado editorial, destacou a participação da Editora Unesp em um dos painéis da 34ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, segunda maior do setor. O painel com participação da FEU discutirá os diferenciais da produção acadêmica brasileira.

Blog da Carta Capital cita livro de Bobbio

Em artigo no blog Diálogos da fé, da revista Carta Capital, os autores professor Waldir A. Augusti e Padre Ticão recorrem ao livro Direita e Esquerda – Razões e significados de uma distinção política, do cientista político italiano Norberto Bobbio, ao proporem uma reflexão sobre os dois campos do espectro político à luz dos dias atuais.

Digestivo Cultural traz obra sobre nutrição de plantas

O site Digestivo Cultural recomenda o livro Nutrição de plantas - 2ª edição, do pesquisador Renato de Mello Prado, que acaba de ser lançado. No texto, destaca-se o fato de nos cursos da área de Ciências Agrárias, o tema do livro exercer um papel fundamental no conhecimento das funções dos nutrientes na vida dos vegetais.

Continue lendoContinue lendoContinue lendo
Universidade do Livro
Todos os cursos com 15% de desconto

Os textos que vendem
o livro: da orelha aos metadados (EaD)

4 de dezembro de 2020
a 12 de fevereiro de 2021

Produção editorial (EaD)
9 de dezembro de 2020 a
31 de março de 20211
Leia +Leia +
Gramática para preparadores e revisores de texto (EaD)
14 de dezembro de 2020
a 23 de fevereiro de 2021
 Preparação e revisão: o trabalho com o texto (EaD)
17 de dezembro de 2020 a
11 de março de 2021
Leia +Leia +
Marketing 360 graus para o mercado editorial (EaD)
5 de fevereiro a 30 de abril de 2021
Material didático e novas tecnologias: Design Instrucional (EaD)
9 de fevereiro a 1º de junho de 2021
Leia +Leia +

Tópicos da Gramática da Língua Portuguesa em cursos rápidos,
com início imediato, ministrados pelo renomado professor
Francisco Marto de Moura (Chico Moura).


Informativo FPA

 

03 DE DEZEMBRO DE 2020 | ANO 05 - ED. 237
 

Partidos discutem eleições e perspectivas para igualdade racial
No dia 3 de dezembro, às 19h30, o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizarão o debate "Eleições 2020 - Análise e perspectivas para igualdade racial", que pode ser assistido ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter. Leia mais

Observa BR: o Brasil está entrando em nova onda de Covid?
Em várias localidades do país começam a ser repensadas medidas de isolamento e fechamento do comércio, notícias informam que os leitos estão com ocupação alta e o contágio se ampliando. Brasil já chegou aos mais de 173 mil mortos pela Covid. Será que estamos próximos de enfrentar uma segunda onda? Leia mais

Nossa juventude e nossas crianças sob a cultura da morte
Emiliano José

Com o atual governo e as políticas em curso, segue a matança de nossa juventude. Só um governo de convicção democrática e de uma cultura fundada no respeito à vida e à liberdade pode contribuir para derrotar a cultura do genocídio. Leia mais

 

Observa BR: Fundeb e Orçamento em disputa no Congresso
Leia mais

Pandemia gera escassez de matéria-prima e faz preços subirem no Brasil
Leia mais

Corrida pela vacina anti-Covid: Rússia afirma que Sputnik V é 95% eficaz
Leia mais

Robert Boyer: “O capitalismo sai consideravelmente fortalecido desta pandemia”
Leia mais

Governo articula o próximo ataque ao Sistema Único de Saúde
Leia mais

Fiocruz: Radar Covid-19 Favelas reúne relatos de Agentes de Saúde
Leia mais

Estelionato eleitoral e o engodo da retomada da economia
Leia mais

Observa BR debateu Fundeb e Orçamento em disputa no Congresso
Leia mais

Em uma semana, estados com alta de internações por Covid-19 passam de 15 para 21, diz Fiocruz
Leia mais

O sucesso da Finlândia na gestão da pandemia
Leia mais

Stiglitz: Superando o grande divisor
Leia mais

“Precisamos de políticas públicas para evitar uma nova pandemia”
Leia mais

Duas vezes vítimas: mulheres sofrem agressões na quarentena imposta pela pandemia
Leia mais

Aumentam casos e óbitos de síndrome respiratória aguda no país
Leia mais

Observa BR debate: Eleições, antirracismo e políticas públicas locais
Leia mais

Alta contaminação e salas vazias na volta às aulas presenciais no país
Leia mais

EUA: conheça a região com recorde mundial de mortes por Covid-19
Leia mais

Vacinas no Brasil: duas notícias excelentes e uma péssima
Leia mais

Iedi: reflexões para uma estratégia industrial brasileira
Leia mais

Dieese: desigualdade entre negros e brancos se aprofunda na pandemia
Leia mais

Educação, memória e terra, chaves para cidades antirracistas
Leia mais

Fiocruz: Boletim aponta alta de casos e óbitos por Covid-19
Leia mais

Testes da Covid: o ministério entra em modo caos total
Leia mais

Índia vai produzir 100 milhões de doses anuais da vacina russa
Leia mais

Pazuello admite pela primeira vez a reaceleração da Covid-19 no país
Leia mais

Vacina de Oxford/AstraZeneca: erros põe em xeque resultados
Leia mais

Autora canadense Naomi Klein propõe os Anos da Reparação
Leia mais

Vacinas de Oxford, Pfizer, Moderna, Coronavac e Sputnik: diferenças
Leia mais

Governo Doria sabia de segunda onda antes do primeiro turno
Leia mais

Hungria destoa de países da UE e aposta em vacina russa
Leia mais

Desigualdade de salários vai a novo recorde no 3º trimestre
Leia mais

Predomínio do ‘homem branco’ em testes arrisca futuro de vacinas
Leia mais

Michael Roberts: Desastre da dívida global – e uma saída viável
Leia mais

As abismais diferenças entre as vacinas de Oxford, Pfizer, Moderna, Coronavac e Sputnik
Leia mais

Governo Doria sabia de segunda onda antes do primeiro turno
Leia mais

Hungria destoa de países da UE e aposta em vacina russa
Leia mais

Desigualdade de salários vai a novo recorde no 3º trimestre
Leia mais

Predomínio do ‘homem branco’ em testes arrisca futuro de vacinas
Leia mais

Michael Roberts: Desastre da dívida global – e uma saída viável
Leia mais

Vendas no varejo na Black Friday recuam 14,5%, mostra ICVA
Leia mais

Argentina anuncia fim da quarentena iniciada em março, a mais longa do mundo
Leia mais

Reino Unido deve aprovar vacina contra Covid-19 nos próximos dias
Leia mais

Artigo de Antonio Lupo para o Brasil de Fato: vacina não é suficiente
Leia mais

Stephen Roach: um conto de duas economias alerta para vulnerabilidade socioeconômica
Leia mais

Ian Lipkin: “este vírus vai continuar entre nós para sempre”
Leia mais

 

www.fpabramo.org.br