domingo, 16 de junho de 2013

EUA espionam todos em todo o mundo



Escândalo de grampos nos USA - Diretor dos serviços de  inteligência dos EUA admite monitoramento de telefonemas -
 
 
 
 
 
 
07/06/2013 - 12h25 |
Opera Mundi - * Com informações do Guardian e AFP

 
 
 
Diretor de agência de inteligência dos EUA admite monitoramento de telefonemas
 
 
James Clapper disse que revelação feita pelo 'Guardian' de documentos secretos coloca em risco a segurança nacional
 
 
O diretor nacional dos serviços de Inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, admitiu nesta quinta-feira (06/06) a existência de um esquema usado pela Agência Nacional de Segurança e pelo FBI para monitorar milhões de telefonemas com base na guerra contra o terrorismo´[ http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/29292/governo+obama+investiga+em+segredo+milhoes+de+telefonemas+de+cidadaos+.shtml ]. Segundo ele, as revelações desses documentos secretos por reportagens do jornal The Guardian colocam em risco a segurança nacional.
Em um comunicado, Clapper afirmou que "a divulgação não autorizada de um documento judicial secreto é uma ameaça potencial e de dano prolongado e irreversível para nossa capacidade para identificar e responder às múltiplas ameaças que enfrenta nossa Nação".
Clapper assinalou que a imprensa "omite informações fundamentais sobre a forma como era utilizado o programa para prevenir ataques terroristas, e as numerosas salvaguardas para proteger a privacidade e as liberdades civis". O funcionário disse que determinou a liberação de algumas informações sobre o programa para que os norte-americanos pudessem compreender seus alcances.
O debate sobre se o governo dos EUA está violando a privacidade dos cidadãos atingiu um novo patamar na quinta-feira, com a revelação de que as autoridades colheram dados de milhões de usuários de telefones e exploraram os servidores de nove empresas da internet.
 
 
 
A Casa Branca passou boa parte do dia defendendo a coleta secreta de registros telefônicos por parte da NSA (sigla em inglês para Agência de Segurança Nacional), o que o governo descreveu como uma "ferramenta crítica" para a prevenção de atentados. Mas críticos questionaram essas atividades de espionagem, reveladas inicialmente pelo Guardian.
 
 
Espionagem
No final do dia, a agitação em torno da coleta de dados de clientes de uma subsidiária da empresa de telefonia Verizon Communications foi ofuscada por uma reportagem do Washington Post  [ http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/29308/gigantes+da+internet+foram+obrigadas+a+ceder+dados+para+grampos+do+governo+dos+eua.shtml ] que descrevia um programa ainda mais agressivo de vigilância governamental.
O Post informou que a NSA e o FBI estavam explorando "diretamente" os servidores centrais de importantes empresas norte-americanas da internet, tendo acesso a emails, fotos, áudios, vídeos, documentos, registros de conexão e outras informações que permitem que analistas monitorem movimentos e contatos de uma pessoa ao longo do tempo.
Algumas das empresas citadas no artigo – Google, Apple, Yahoo e Facebook – imediatamente negaram que o governo tenha tido "acesso direto" aos seus servidores centrais. A Microsoft disse que não participou voluntariamente de nenhuma coleta de dados governamentais, e que apenas cumpre "ordens de solicitações sobre contas ou identificadores específicos".
 
 
Leia mais:
 
 
 



 

Entrevista com Edward Snowden que denunciou o esquema de espionagem dos EUA

Clique:

https://www.youtube.com/watch?v=kgfs5q0ZzBM