terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

PARA NÃO ESQUECER – 21 DE FEVEREIRO DE 1989 * MORRE JUAREZ ANTUNES

 

12 h 
PARA NÃO ESQUECER – 21 DE FEVEREIRO DE 1989
*
MORRE JUAREZ ANTUNES
(Ernesto Germano Parés)
*
Resisti muito à ideia de fazer este texto. Todos os que me conhecem das minhas aulas e das minhas palestras sabem o quanto ele significou para mim. Mas não achei justo deixá-lo de fora exatamente nessa série em que estou falando de todos os que se dedicaram à classe trabalhadora e ao seu povo. Então, vou tentar me limitar ao máximo em sua história e deixar de lado minhas lembranças pessoais.
*
Ele gostava de contar que nascera em Estrela D’Alva, em Minas Gerais. Nasceu no dia 7 de fevereiro de 1935 e seus primeiros estudos foram na cidade natal.
*
Uma vez, em uma assembleia com metalúrgicos, ele contou outra parte de sua história. Disse que foi para Volta Redonda e ingressou na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) como auxiliar de cozinha. Enquanto isso, fazia seu curso na Escola Técnica Pandiá Calógeras, mantida pela empresa, e lá aprendeu a profissão de metalúrgico, indo trabalhar na aciaria (um dos corações da usina), tendo feito carreira e chegando a ser “Mestre da Aciaria”.
*
Iniciou o curso de engenharia civil em Barra do Piraí, mas interrompeu os estudos porque estava iniciando sua vida política e se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Seguia sua carreira de metalúrgico e, ao fim da ditadura militar, filiou-se ao partido sucessor do MDB, o PMDB.
*
No final da década de 1970, quando o movimento sindical brasileiro estava em plena agitação, Juarez começou a participar dos debates em torno da criação do Partido dos Trabalhadores, tendo sido, com alguns companheiros da região, o fundador do PT em Volta Redonda.
*
Pouco depois da criação do PT, já em 1982, a CSN o demitiu temendo a liderança que surgia, mas ele concorreu às eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende, vencendo o pelego que se perpetuava no sindicato apoiado pelos militares.
*
Em 1984 Juarez liderou a primeira greve da CSN desde sua fundação! Ele gostava de lembrar aquilo dizendo que “a velha senhora tinha perdido a virgindade”. Na época, segundo os registros, a Usina tinha 28 mil operários e mais de 80% eram filiados ao Sindicato, o que dava muita força ao movimento.
*
Em 1983 ele levou os seus companheiros e os metalúrgicos a filiarem-se à Central Única dos Trabalhadores. Foi várias vezes eleito para a Direção Nacional da entidade e sempre defendeu a Central em qualquer situação.
*
Vale lembrar que, em 1984, Juarez visitou a União Soviética representando a CUT e, no ano seguinte, foi à Cuba também representando a Central.
*
No início de 1986 Juarez enfrentou um dos seus momentos mais difíceis na direção do Sindicato. As duas grandes empresas estatais, CSN e FEM (Fábrica de Estruturas Metálicas), resolveram tentar quebrar sua liderança.
*
Os metalúrgicos tinham aprovado uma greve pelo pagamento dos 4% atrasados do acordo de 1984 e nunca pago pelas duas empresas. Foram três dias de muito trabalho, negociações, discussões com a base, assembleias dentro da empresa porque os operários ficaram lá para garantir a integridade dos equipamentos e muitas dúvidas de nossa parte.
*
No quarto dia da paralisação havia uma assembleia marcada para a Praça Brasil, bem na frente do Escritório Central da CSN e local tradicional de assembleias. O encontro estava marcado para as 17 horas e, pouco antes, alguns diretores foram para lá dar início e passar os informes da negociação. Juarez permaneceu mais um pouco no Sindicato, na sua sala.
*
Quando o telefone tocou ele atendeu e era o presidente da CSN, Juvenal Osório. Dizia que a empresa aceitava pagar os 4%, parcelados. Juarez perguntou sobre a FEM e o Juvenal tirou o corpo fora dizendo que “era problema dela”. Mas que a oferta só estava mantida se a greve fosse suspensa imediatamente e o pessoal do turno da “Zero Hora” entrasse normalmente para trabalhar.
*
Era um dilema: a CSN tinha cerca de 28 mil trabalhadores e a FEM tinha pouco mais de 4 mil. Mas o pessoal da FEM era muito combativo e as greves sempre iniciavam por lá. A armadilha montada era clara: os 28 mil da CSN receberiam os atrasados e os 4 mil da FEM ficariam sem o dinheiro. Ou a proposta era retirada.
*
Juarez olhou para mim, descemos os andares do Sindicato em silêncio e ele pegou seu velho fusquinha. Fomos para a assembleia e eu vi e ouvi o mais impressionante discurso que um líder sindical já fez. Ele contou parte da sua vida, do alto do carro de som, e sempre falava da importância da solidariedade entre os trabalhadores.
*
No final da assembleia, um fato espantoso: os trabalhadores da CSN, por unanimidade, aprovaram continuar a greve, mesmo que perdessem o dinheiro. O importante era manter a unidade com os companheiros da FEM.
*
Voltamos para o Sindicato e o Juarez me pediu para preparar o boletim dizendo que a greve continuava, mas não deu tempo nem de terminar! A FEM ligou para ele dizendo que também pagaria.
*
Nova assembleia foi marcada para a manhã do dia seguinte e os metalúrgicos voltaram ao trabalho. Todos tinham ganho!
*
Em 1985, por divergências com a direção do PT na região, Juarez se desfiliou e buscou o PDT. No ano seguinte foi eleito Deputado Federal Constituinte.
*
Na Constituinte, votou a favor do rompimento de relações diplomáticas com países de orientação racista, da limitação do direito de propriedade privada, do mandado de segurança coletivo, da legalização do aborto, da remuneração 50% superior para o trabalho extra. É de sua autoria a proposta da jornada de seis horas para os trabalhadores que cumpriam turnos ininterruptos de revezamento (Inciso XIV do Art. 7º da Constituição Federal.
*
Votou a favor do voto facultativo aos 16 anos, do presidencialismo, da nacionalização do subsolo, da estatização do sistema financeiro, da instituição do limite de 12% ao ano para os juros reais, da limitação para os encargos da dívida externa, da proibição do comércio de sangue, da criação de um fundo de apoio à reforma agrária, da anistia aos micro e pequenos empresários, da desapropriação da propriedade improdutiva e da estabilidade no emprego. Votou contra o mandato de cinco anos para o presidente José Sarney e a legalização do jogo do bicho.
*
Em 1988 acontece a greve que já relatei várias vezes e que culminou com a invasão de tropas do Exército e o assassinato dos três metalúrgicos.
*
No pleito de 15 de novembro de 1988, Juarez Antunes foi eleito prefeito de Volta Redonda na coligação Pacto Democrático-Trabalhista — composta pelo PDT e pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), e apoiado por alguns setores do PT — obtendo mais de 40% dos votos válidos. Renunciando com isso ao mandato federal, foi empossado na prefeitura de Volta Redonda em 1º de janeiro de 1989, sendo substituído na Câmara pelo suplente Jaime Campos.
*
Em 21 de fevereiro de 1989, após 51 dias no exercício do mandato de prefeito, acontece o “acidente” com seu carro, perto da cidade de Felixlândia (MG), quando ia a Brasília devolver as chaves do apartamento funcional a que tivera direito durante o mandato de deputado federal.
*
Sobre Juarez Antunes, vou deixar Dom Waldyr falar. “Um dos fundadores do PT em Volta Redonda, em 1986 Juarez elegeu-se deputado à Assembleia Nacional Constituinte na legenda do PDT, para a qual se transferira, obtendo 60% dos votos da população do município. Mesmo após assumir o Mandato. Em Brasília, marcava presença no sindicato que, na sua ausência, ficava a cargo do vice-presidente, Marcelo. Nas eleições de 1988, conquistou a Prefeitura de Volta Redonda”. (1)
*
Sobre sua morte, novamente deixo Dom Waldyr falar: “A morte de Juarez foi anunciada. Tanto ele quanto eu estávamos jurados de morte. Na época da greve, após a missa e a manifestação de repúdio à violência que atingira a cidade, recebi um telefonema da presidente do Comitê de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, a Sada Baroud David, pedindo que eu atendesse dois policiais do grupo especial criado por Brizola para combater o ‘esquadrão da morte’, que costumava matar e jogar os corpos das vítimas em terrenos baldios e no Guandu.”
*
“Recebi-os no mesmo dia na presença do padre Normando Cayotte. Na ocasião, me avisaram que havia um plano em curso para me matar e ao prefeito, em acidentes de carro simulados fora de Volta Redonda, para despistar”. (2)
*
Já ouvi muitas outras versões para a morte de Juarez, mas esta é a que vale para mim. Está mais perto do que vi pessoalmente.
*
VIVA JOSÉ JUAREZ ANTUNES – LÍDER METALÚRGICO E POLÍTICO COMPROMETIDO COM O POVO!
*
VIVA A LUTA CONSTANTE DA CLASSE TRABALHADORA!
*
(1) “O Bispo de Volta Redonda: memórias de Dom Waldyr Calheiros” – Editora da FGV – por Celia Maria Leite Costa, Dulce Chaves Pandolfi e Kenneth Serbin – Edição 2001
(2) Idem
*
Nas imagens: 1 e 2 – panfletos feitos pelos vereadores (alguns desses que assinaram pelo PDT já nos traíram há muito tempo); 3 – Juarez Antunes; 4 – greve de 1987, Juarez ouve o coronel que queria apreender o carro de som do sindicato (eu estou fumando e com uma camisa marrom).
*
PS. Todo o material produzido pelo Sindicato no dia de sua morte está agora no Arquivo Nacional, Projeto Memórias Reveladas, em um acervo que foi todo doado por mim (fotos, gravações, boletins, etc).
Todas as reações:
11
5 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar

Ainda sobre o caso da entrega da CVRD, um crime contra o patrimônio do povo brasileiro

 

Ao repto diário e diuturno desta rede social do Facebook, respondo que estou pensando – e passo a realizar por causa da atemporalidade do tema – na republicação do comentário feito há 08 (oito) anos, em 21/02/2015, quando ponderei a respeito nessa época pós-carnavalesca. Escrevi eu, então, o que ponho agora entre aspas, com as observações acrescentadas em colchetes ao final:
“Estou pensando em como é esquisito que, exatamente nesses dias de ressaca carnavalesca, numa hora em que as atenções do público em geral estão concentradas nos escândalos e eventos surpreendentes da “operação lava-dejeto” – em minha opinião parte da campanha de desmoralização proposital da Petrobrás, preparando terreno para repassá-la de vez ao controle privado dos abutres internacionais, a partir do argumento ridículo de que a administração pública é incompetente, como se os "empreendedores privados fossem vestais indenes de corrupção” e não a fonte dela − tenha acontecido o boato divulgado pelo jornal o Estado de Minas, sobre um incêndio num galpão em Contagem (Minas Gerais) onde estava reunida TODA a documentação referente ao histórico da COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), ilegitimamente rebatizada como “vale s/a” em meio a debate judicial de quase vinte anos sobre sua desestatização.
Se isso aconteceu é muito suspeito, porque nos últimos dias (entre 03 e 18/02) foram realizados julgamentos no Supremo Tribunal Federal e publicado acórdão de um recurso extraordinário, terminando com os incidentes processuais que impediam a volta de dezenas de ações populares à Justiça Federal em Belém/Pará, onde deveria ser realizada perícia multidisciplinar para definir qual o verdadeiro valor do acervo da CVRD em maio de 1997, quando foi leiloada a preço vil e praticamente doada pelo governo FHC a especuladores privados transnacionais.
Parece que ainda está por ser confirmado esse incêndio e determinada sua autoria, ou se foi mera obra do deus acaso. Mas, se aconteceu realmente o sinistro e se de todo não for possível consultar a documentação queimada, nem houver cópias digitalizadas, haverá sempre a possibilidade de os técnicos judiciais reconstituírem os lucros líquidos da Mineradora desde o exercício financeiro de 1997, num procedimento conhecido como "perícia indireta", facilitado até pela forma escandalosa como têm sido divulgados desde a desestatização os resultados financeiros espetaculares da Empresa. Com tais elementos os peritos poderão formar a base para o cálculo das indenizações de que tratam o artigo 11 da Lei da Ação Popular conjugado aos artigos 169, 182 e 402 a 405 do Código Civil em vigor, mais o artigo 5°, inciso X, da Constituição Cidadã de 1988 pelo dano moral puro ao Estado, a critério de quem for julgar. E tem a acrescentar diferença a muito maior de remuneração dos executivos, paga a cada um acima dos ganhos dos ministros do STF, os bônus pagos a diretores demitidos ou demissionários "voluntários", os aviões e iates particulares adquiridos etc., tudo que também deve ser devolvido ao Tesouro Nacional. Mais um detalhe de realce, para advertência dos céticos e cínicos de plantão: OS ATOS NULOS NÃO PRESCREVEM NUNCA:
Seria bom o Ministério Público Federal começar a fazer as contas da cobrança desde logo”.
<<<<<<<<<<<<<<< >>>>>>>>>>>>>>>
{OBSERVAÇÕES:
(1) O Decreto-Lei n° 4.352, de 01/06/1942, NUNCA foi revogado expressamente pelo Poder Legislativo, daí caber a aplicação do Art. 2°, § 2°, da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro (com a redação dada pela Lei n° 12.376, de 30/12/2010).
(2) Para efeito da sanção indenizatória pela prática de negócio jurídico NULO, deve ser realçado que o leilão do controle societário da CVRD aconteceu na terça-feira 06/05/1997 e NÃO no dia seguinte.
(3) A 5ª Turma do TRF-1 não poderia ter “dado jeitinho” de mandar reavaliar o acervo da CVRD por causa da regra cogente do Art. 168, parágrafo único, do Código Civil de 2002;
(4) A mudança do nome social da COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD) para “Vale s/a”, sem prévia ciência conhecida do MPF nem antecedente autorização judicial configurou atentado processual notório.}
Todas as reações:
1
3 comentários
2 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar

3 comentários

  • Ser Pim
    Riquezas desviadas serão para educação e saúde logo a redenção da Nação Brasileira
    • Curtir
    • Responder
    • 4 h
  • Eloá Dos Santos Cruz
    Para os que leem apressados (quando leem) um comentário como esse meu acima e ousam me recomendar “tirar o governo dessa”, peço o mínimo de decência de lerem, se não com respeito, pelo menos com atenção, o Artigo 6°, § 7°, do Decreto-Lei n° 4.352, que criou a CVRD em 01/06/1942, cujo texto reza (ainda) assim: “§ 7º O dividendo máximo a ser distribuído não ultrapassará de 15% e o que restar dos lucros líquidos constituirá um fundo de melhoramentos e desenvolvimento do Vale do Rio Doce, executados conforme projetos elaborados por acordo entre os Governos dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, aprovados pelo Presidente da República”.
    Os puristas da superficialidade dizem que é um absurdo o Estado ficar com 85% dos lucros líquidos, sem demonstrar saberem o que é isso, mas batem palmas e chamam de “golpes de mestre” as jogadas de especuladores transnacionais que se apropriam desses lucros em especulações internacionais. Gostaria de saber se esses puristas sabem o que é o “CVRDday” e por que se comemora tanto esse dia na Bolsa de Valores de Nova Iorque (a poderosa NYSE).
    • Curtir
    • Responder
    • 3 h
  • Glauco Gouvea
    Cumprimento o Dr. Eloá Cruz pela sua incansável luta em defesa do patrimônio do povo brasileiro. Espero que a Justiça não tarde, mais do que o que tem feito, em declarar a nulidade do "leilão" da CVRD.