quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Newsletter CartaCapital

Newsletter CartaCapital

Notícias do dia
TERÇA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2019 
Bom dia! 
Esta é a nossa newsletter diária, um benefício do Sócio CartaCapital e de quem já acompanha nossas notícias por e-mail.
Petição para Lula ganhar o prêmio Nobel alcança 500 mil assinaturas
A expressão ideologia de gênero está na boca de vários integrantes e apoiadores do governo Bolsonaro, mas o que exatamente ela significa?
Fogo amigo no PSL, recuos ministeriais e enrosco de Flávio Bolsonaro no caso Queiroz põe o 'mito' em processo acelerado de desconstrução
Políticos com atuação desfavorável ao meio ambiente perderam a eleição, mas estão entre os escolhidos para postos estratégicos
Registros de intolerância religiosa multiplicaram-se nos últimos meses, sob velhas e novas vestes
Abertura da temporada 2019 do futebol brasileiro não empolga. Leia no ChuteiraFC
Boa leitura!
Manuela CartaPublisher de CartaCapital

Prensa Latina: Agência criada por Fidel para fazer frente às mentiras da mídia completa 60 anos






Prensa Latina: Agência criada por Fidel para fazer frente às mentiras da mídia completa 60 anos

Para celebrar a data, Havana vai receber jornalistas de todo o mundo. Paulo Cannabrava, editor da Diálogos do Sul, será um dos palestrantes do evento

REDAÇÃO DIÁLOGOS DO SUL

Todos os posts do autor
O emblemático Hotel Nacional em Havana, capital cubana, receberá, entre hoje (21) e amanhã (22), profissionais do setor de comunicação da América Latina e do mundo para celebrar o aniversário de 60 anos da Operação Verdade, ação que resultou na criação da Prensa Latina, primeira agência latino-americana de informação alternativa.
O fórum tem como objetivo procurar respostas diante do desafio que representa a tarefa de realizar um jornalismo comprometido com a verdade. Paulo Cannabrava Filho, editor da revista Diálogos do Sul, é um dos convidados especiais do evento.
Cannabrava integrou a primeira equipe de correspondente da Prensa Latina, junto com Aroldo Wall e José Prado Laballós, e tem o mérito de ser o único sobrevivente da primeira geração da agência.  O jornalista também fez parte da equipe da revista Cadernos do Terceiro Mundo e, atualmente, é editor da revista virtual Diálogos do Sul.
Em sua apresentação, Cannabrava vai expor um panorama da situação política no Brasil e de como a comunicação foi uma ferramenta estratégica na manipulação que resultou não só na eleição do presidente Jair Bolsonaro, no Brasil, como também nas vitórias de Donald Trump, nos EUA, e Mauricio Macri, na Argentina, além da vitória do “não”, no referendo da Bolívia.
Operação Verdade

Jorge Luna, um dos organizadores do evento, explica que as notícias falsas e a manipulação marcam com frequência o palco no qual se desenvolve o trabalho jornalístico. Por isso, esse será um tema que comunicadores internacionais de renome vão debater na capital de Cuba.
De acordo com o diretor de Comunicação Social de Prensa Latina, é oportuno abordar esses assuntos em um fórum convocado por ocasião  do aniversário de 60 anos da chamada Operação Verdade.
Operação Verdade é como foi chamada a convocação de 400 jornalistas estrangeiros a Havana quando a Revolução tinha cumprido 20 dias de vida, para que conhecessem, em primeira mão, detalhes dos julgamentos contra os criminosos de guerra da derrotada ditadura de Fulgencio Batista. A iniciativa visava fazer frente às mentiras sobre esse processo.
O editor-chefe da Prensa Latina, Víctor Carriba, lembrou que a agência de notícias surgiu no contexto da operação porque havia a necessidade da Revolução cubana de enfrentar a difamação e as campanhas mediáticas, além da urgência de que América Latina tivesse voz própria.
Reprodução na Prensa Latina

O evento
De acordo com Jorge Luna, as fake news têm caracterizado a maneira com que governos poderosos e grandes meios de imprensa atacam líderes e países afastados de posturas hegemônicas e comprometidos com projetos nacionais com enfoque de independência e justiça social.
Por isso, o fórum funcionará em painéis, com conferências de figuras importantes do jornalismo latino-americano que ajudarão a explicar como funcionam estas práticas e as maneiras das combatê-las, agregou Luna.
Ele destacou o painel sobre os perigos do jornalismo latino-americano de hoje, que debaterá os riscos aos quais estão sujeitos profissionais do setor, quando realizam um trabalho apegado à verdade e de denúncia aos mais diversos males sociais.
Por sua vez, Víctor Carriba, outro organizador da atividade, adiantou que o evento inclui também análise de vários especialistas sobre o acesso às tecnologias da informação e comunicação e seu impacto no jornalismo em tempos de globalização.
Os painéis existentes no foro permitirão aos participantes trocar opiniões em torno da era digital e a maneira de defender a coesão social, a soberania nacional, a solidariedade e o altruísmo, explica Carriba.
Ele manifestou que Prensa Latina vai colocar à disposição dos presentes suas experiências em seis décadas de trabalho jornalístico com uma visão alternativa e verdadeira da realidade continental e mundial.

* Com informações da Prensa Latina

Justiça venezuelana anula posse do oposicionista Juan Guaidó Tribunal também anula todos os atos aprovados pela Assembleia Nacional

Justiça venezuelana anula posse do oposicionista Juan Guaidó

Em comunicado, Tribunal também anula todos os atos aprovados pela Assembleia Nacional

REDAÇÃO

 São Paulo 
Todos os posts do autor
O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela declarou nulos todos os atos aprovados pela Assembleia Nacional (AN) desde 5 de janeiro. Em um comunicado realizado pelo TSJ nesta segunda-feira (21/01), entre os atos considerados nulos está a posse do opositor Juan Guaidó como presidente da Assembleia.
O TSJ indicou que que a Assembleia Nacional, em desacato, violou a Constituição ao desconhecer os poderes judiciário, executivo, eleitoral o soberano: o povo da Venezuela. “A AN violenta os artigos 130, 131 e 132 da constituição, desconhece o Poder Judiciário, o Poder Eleitoral e o Poder Executivo, ao não reconhecer Nicolás Maduro como presidente da República da Venezuela”, diz a nota. 
De acordo a decisão lida à imprensa pelo juiz Juan José Mendoza, segundo vice-presidente da Sala Constitucional do TSJ, a Assembleia Nacional "não tem junta diretiva válida e todo os seus atos são nulos por usurpação da autoridade”. 
No comunicado, o juiz afirma ainda que tem havido uma "omissão constitucional reiterada" por parte do poder legislativo que desde 2017 vem desobedecendo a várias decisões do tribunal. “É inadmissível usurpar os poderes modificando as formas de Estado e de governo", afirmou o magistrado
Em seu comunicado, Mendoza acrescenta que corresponde ao Ministério Público determinar as responsabilidades penais, civis e administrativas, em conformidade com a carta magna, contra os responsáveis por esta violação constitucional.
Disputa eleitoral
O presidente Nicolás Maduro tomou posse como presidente da Venezuela perante o Tribunal Supremo de Justiça no dia 10 de janeiro. De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral, Maduro foi reeleito para um novo mandato presidencial por cerca de 68% dos votos válidos.
Um dia depois das eleições, a oposição venezuelana questionou os resultados, alegando irregularidades e a falta de respeito pelos tratados de direitos humanos ou pela Constituição da Venezuela.
A assembleia nacional, presidida a por Juán Guaidó, considerou maduro usurpador do cargo de presidente da República. 
Wikimedia Commons
Em comunicado, Tribunal também anula todos os atos aprovados pela Assembleia Nacional