quinta-feira, 16 de abril de 2020

Filha de ex-paciente de Teich diz que novo ministro da Saúde é um monstro

Filha de ex-paciente de Teich diz que novo ministro da Saúde é um monstro

247 - Uma mulher que se identificou como Regina Pussente fez duras críticas ao novo ministro da Saúde, Nelson Teich, que substituiu Luiz Henrique Mandetta em meio à pandemia do novo coronavírus. 
Em post publicado nas redes sociais, compartilhado pelo jornalista Hélio Doyle, Regina Pussante chama Nelson Teich de "monstro" e diz que o oncologista foi médico de sua mãe. 
"Este monstro, mesmo sabendo do estado terminal e das dores absurdas que ela estava sentindo, deixou ela esperando um tempão por atendimento. Depois de reclamarmos, ele saiu do consultório dele, se dirigiu a nós e disse o seguinte, para uma pessoa que estava já agonizando. "Não adianta fazer nada, ela vai morrer. Deitem ela na maca da sala ao lado, quando tudo terminar, irei atender", diz o post. 
Em vídeo que viralizou nas redes sociais, Nelson Teich aparece falando que jovens devem ter prioridade em relação aos idosos. “Na Saúde, o dinheiro é limitado e escolhas são inevitáveis”, diz Teich, em um vídeo de abril de 2019 (assista). 
Post filha de ex-paciente Nelson Teich
Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Os destaques da noite no 247

Em live ao lado de Nelson Teich, Bolsonaro diz que ‘Brasil tem que voltar a trabalhar’

Brasil passa Canadá, assume o 13º lugar
no ranking global da Covid-19 e
deve passar a Holanda hoje

Demissão de Mandetta provoca panelaços em várias cidades (vídeos)

Lejeune Mirhan:
O mundo que teremos após a pandemia

Presidente do Banco Central diz que reduzir mortes por Covid-19 é pior para a economia

Em novo vexame, Caio Copolla é corrigido ao vivo e vira piada na redes

Nelson Teich sugere em vídeo que jovens devem ter prioridade em relação aos idosos (assista)

QUERO APOIAR O BRASIL 247
Boa leitura!
Equipe 247

Presidente do Banco Central diz que reduzir mortes por Covid-19 é pior para a economia

Presidente do Banco Central diz que reduzir mortes por Covid-19 é pior para a economia

Reportagem do Intercept Brasil destaca a fala do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para investidores do mercado. De acordo com o dirigente, quanto maior for o número de novos casos e mortes por coronavírus melhor para a economia
Roberto Campos Neto
Roberto Campos Neto (Foto: José Dias/PR | REUTERS/Bruno Kelly)
 
247 - Em fala a investidores do mercado financeiro, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, descontextualizou os dados de um gráfico elaborado por economistas do Centro de Pesquisas de Política Econômica para afirmar que o isolamento social irá aprofundar a recessão econômica. É o que aponta uma reportagem da jornalista Amanda Audi, no site Intercept Brasil.
"Esse é um gráfico que muita gente tem comunicado em palavras, que é a troca entre o tamanho da recessão e o achatamento da curva [de contaminação] que você quer atingir. Mostra que, quando você tem um achatamento maior, você tem uma recessão maior e vice-versa", disse Campos Neto em uma live organizada pela XP Investimentos, uma das maiores corretoras de valores do Brasil. 
De acordo com a matéria, "na lógica fria de Campos Neto, quanto mais rápido vierem novos casos e mortes por covid-19, melhor para a economia. Mais importante é que a indústria continue produzindo e vendendo. Ainda que isso cause o colapso de hospitais e do sistema de saúde pública, forçando médicos e escolher quem atender e quem deixar morrer, é um preço razoável a pagar em nome do lucro".
"A fala do presidente do BC embute uma desonestidade intelectual. O gráfico usado por ele consta da introdução do livro 'Mitigating the covid economic crisis: act fast and do whatever it takes' – 'Reduzindo a crise econômica da covid: agir rápido e fazer todo o possível', em tradução livre. Trata-se de uma compilação de artigos organizada pelos economistas Richard Baldwin e Beatrice Weder di Mauro, do Centro de Pesquisas de Política Econômica, um think tank baseado em Genebra e que desde 1983 reúne mais de 700 pesquisadores de universidades majoritariamente europeias. Lançado em 18 de março, o livro (em inglês) pode ser baixado de graça na internet".
Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

A Tragédia do Povo Pobre, sem ajuda e com o vírus - com Pedro Cardoso, Jessé Souza e Paulo Kliass

https://www.youtube.com/watch?v=UdEyebmkHn4

Vergonha: a PEC 10 foi aprovada com ERROS pelo senado

https://www.youtube.com/watch?v=HwiaPtqcFDQ

Carta Capital

Quinta-feira, 16 de Abril de 2020
POLÍTICA
Mandetta confirma sua saída do ministério: “São 60 dias nessa batalha. Isso cansa”
O ministro da Saúde se disse cansado dos recuos do presidente, que vem defendendo o fim do isolamento social → Continue lendo no site
SAÚDE
“Para muitos, produzir soja parece mais sedutor do que produzir medicamentos”
Economista Carlos Gadelha, da Fundação Oswaldo Cruz, avalia o momento do Brasil diante da epidemia de coronavírus → Leia a entrevista no site
Senado aprova, em 1º turno, a PEC do Orçamento de Guerra
Se aprovada em dois turnos, proposta deve voltar à Câmara por ter sido modificada pelos senadores → Continue lendo no site
Câmara aprova MP do Contrato Verde e Amarelo
Texto prevê a redução de encargos trabalhistas na introdução ao primeiro emprego → Continue lendo no site
SAÚDE
Verão não será capaz de travar a pandemia do coronavírus, mostra estudo
No momento em que são desconhecidas as características do novo coronavírus, o calor era uma esperança para diminuir a propagação → Continue lendo no site
Número de mortos por coronavírus passa de 90 mil na Europa
O continente é o mais afetado pela pandemia do coronavírus, que soma mais de 65% dos óbitos no mundo → Continue lendo no site

Passo a passo: 11 ações e três esclarecimentos para tirar Brasil do caminho do fascismo


Guilherme Santos/Sul21

Passo a passo: 11 ações e três esclarecimentos para tirar Brasil do caminho do fascismo

A Constituição de 1988 e o Estatuto da Cidade, com força de lei, já falam em democracia participativa, com a organização política na base da sociedade

PAULO CANNABRAVA FILHO
Diálogos do Sul Diálogos do Sul
São Paulo (SP) (Brasil)
Os sinais para a economia do Brasil são ruins. O Banco Mundial prognóstica queda de 5% no PIB brasileiro para este ano. 
Claro que mantendo-se o status quo, ou seja, persistindo esse governo de ocupação, o país, que já estava à beira do abismo, irá dando passos à frente e fará a economia despencar os 5% ou mais do PIB.
Isso porque não conseguem ver a economia fora das cartilhas que prepararam para impor o Consenso de Washington, que nos levou à ditadura do capital financeiro e do pensamento único. 
Guilherme Santos/Sul21
Augusto Salazar Bondi me dizia: o quanto é difícil as pessoas entenderem e aceitarem ser livres!

Mas tem saída? 

Claro que tem. Vou até fazer o passo a passo:
1) Tirar esse governo. Acabar com a festa desses desavergonhados, barrando, assim, o passo à frente rumo ao despenhadeiro;
2) Instalar um Comitê de Salvação Nacional para gerir a crise no curto e médio prazo e preparar o país para novas eleições; 
3) Colocar imediatamente os militares sob o comando civil, que utilizará as Forças Armadas nas questões de logísticas necessárias para o combate à pandemia e para a retomada do desenvolvimento.
4) Restabelecer o programa Mais Médicos com Cuba, receber ajuda solidária dos cubanos na produção de Interferon Alfa 2B e outros medicamentos básicos. 
5) Fazer acordo com as estatais da China para compra ou intercâmbio de materiais mais urgentes, como máscaras e uniformes de proteção, medicamentos essenciais e ajuda humanitária de médicos e enfermeiros com prática no atendimento a pessoas com Covid19. Fazer igualmente acordo emergencial com a Rússia com a mesma finalidade.
6) Imprimir quanto dinheiro for necessário e implantar imediatamente uma renda mínima digna para 100 milhões de brasileiros, de no mínimo um salário mínimo, e iniciar um programa para a retomada do desenvolvimento.
7) Reestatização dos setores estratégicos vitais, começando pelas fábricas de medicamentos e equipamentos médicos, empresas como a Vale do Rio Doce, Petrobras e petroquímicas.
8) Retomada dos projetos de infraestrutura interrompidos. Socorrer as grandes empresas de projetos de engenharia até que retomem a capacidade histórica de produção.
9) Retomada do projeto Minha Casa Minha Vida com gestão em cada município. O governo fornecerá às prefeituras os recursos técnicos, dinheiro e orientação para que não se cometam os mesmos erros do passado. As construções serão edificadas por empreiteiros ou pequenas empresas locais e todas as compras serão também feitas no comércio local. Na ausência de qualquer insumo, este será adquirido na região do entorno do município. Com isso, se gerará trabalho e renda no local. 
10) Fazer em cada município uma reforma agrária de acordo com a vocação do território, estimulando a horta doméstica e a produção de alimentos básicos com vistas à autossuficiência local.
11) Implantar em cada município uma escola pública de tempo integral, também respeitando as peculiaridades locais, cultura ancestral, idioma nativo e tradições. Ao realizar o sonho de Darcy Ribeiro e Paulo Freire de não deixar uma só criança fora da escola, escola de qualidade, em dez anos teremos um novo país.
Isto para superar a emergência crítica.
Uma segunda fase deve ser a de pensar um projeto de Brasil, debatendo sobre questões vitais como:
-   que democracia queremos? 
A Constituição de 1988 e o Estatuto da Cidade, com força de lei, já falam em democracia participativa, com a organização política na base da sociedade. Mas nenhum dos documentos avançou na crítica à organização político-partidária que, desde 1946, torna o país ingovernável.
-   que Estado queremos?
O Estado a serviço do Capital ou o Capital a serviço do Estado?
O que a vida e a história nos ensinam, desde a crítica ao Programa de Gotha, é que tem que ser rechaçada qualquer concessão ao neoliberalismo, por menor que seja. Então temos que construir um Estado indutor do desenvolvimento, com estratégias e planos setoriais de curto, médio e longo prazo para alcançar os objetivos da estratégia:
-   Estado socialmente justo - “de cada um de acordo com sua possibilidade e a cada um de acordo com sua necessidade”; 
O Estado classista, montado para a dominação colonial, que serviu para a dominação oligárquica e agora serve à dominação neocolonial (somos colônia dos Estados Unidos) tem que ser substituído por um Estado livre.
-   O que é o Estado livre? 
É o Estado em que os intelectuais tenham se libertado da servidão intelectual e os trabalhadores tenham se libertado da consciência de submissão. Veja o desespero da lumpen-burguesia e da lumpen-oligarquia durante a quarentena, desfilando em seus carrões pedindo a volta dos trabalhadores ao trabalho. 
É a demonstração clara da essencialidade do trabalho. Não há capital sem trabalho. O trabalhador tem que assumir ser ele o fazedor da história, ser ele o produtor da riqueza e assumir o protagonismo para subverter a ordem burguesa e substituí-la por uma democracia participativa, socialista.
Uma sociedade de homens e mulheres livres. 
Meu saudoso e sábio mestre Augusto Salazar Bondi me dizia: o quanto é difícil as pessoas entenderem e aceitarem ser livres!
Quer entender melhor sobre o que estou escrevendo? Leia a “Crítica ao Programa de Gotha”, do velho Karl Marx e “Grundrisse”, uma leitura mais fácil, também ajudará você a me entender.

Paulo Cannabrava Filho mostra caminhos que podem ser abertos para salvar o país do despenhadeiro. Jornalista, se aperfeiçoou em comunicação social. Assessorou governos na Bolívia, Peru e Panamá e no Brasil trabalhou com Leonel Brizola e Darcy Ribeiro. Tem vários livros publicados em Itália, Peru, México e Brasil sobre os processos revolucionários e anatomias dos golpes de Estado em Nossa América irredenta.

Veja também