terça-feira, 28 de setembro de 2021

As principais notícias desta noite no Brasil 247

 

Dia Mundial da Notícia

 

Olá!

Nesta terça-feira, a Pública se junta a centenas de veículos de comunicação do mundo todo para o World News Day (Dia Mundial da Notícia), uma campanha global de conscientização sobre a importância do jornalismo. Em 2021, o World News Day destaca o papel fundamental dos jornalistas na publicação de informações confiáveis sobre a crise climática que já está afetando o planeta.

No site da campanha, você encontra um painel de reportagens, artigos e vídeos sobre mudanças climáticas, produzidos por repórteres dos mais diferentes cantos do mundo. A Pública está lá, com uma reportagem que mostra como indígenas têm usado saberes ancestrais sobre o uso controlado do fogo para evitar queimadas.

Essa reportagem faz parte de nossa cobertura sobre emergência climática. Vamos investigar as violações socioambientais decorrentes das atividades emissoras de carbono – da pecuária à geração de energia – e a responsabilidade de empresas e governos. Vamos investigar também as falhas e equívocos de políticas públicas, a impunidade, os lobbies das corporações, o crime organizado, a exploração predatória, a pobreza e a fome que atingem as vidas das comunidades tradicionais, principais protagonistas dessa cobertura. 

Você pode acompanhar tudo aqui.

Seu apoio ajuda a Pública a investigar questões urgentes como as mudanças climáticas. Obrigada por fortalecer o jornalismo que investiga quem está destruindo o meio ambiente!

Abraços,

Marina Dias

Diretora de Comunicação da Pública

Monstruosidade: “Óbito também é alta” seria lema na Prevent, diz advogada CRIME HEDIONDO CONTRA A HUMANIDADE. IMPRESCRITÍVEL!

 

Monstruosidade: “Óbito também é alta” seria lema na Prevent, diz advogada

Bruna Morato contou aos senadores da CPI do Genocídio que orientação era baixar oxigenação dos pacientes internados por muitos dias, causando a morte deles, para assim liberar leitos

 
facebook sharing button
twitter sharing button
whatsapp sharing button
 
Google News
ouça este conteúdo
play_circle_outline
  
ok

A advogada Bruna Morato, que representa os médicos que trabalharam na Prevent Senior e denunciaram uma série de supostos procedimentos macabros praticados contra pacientes do plano de saúde, disse em seu depoimento à CPI do Genocídio há pouco instantes que um lema muito ouvido na empresa era “óbito também é alta”.

Segundo a representante dos denunciantes, para liberar leitos (e por consequência diminuir custos e desafogar a ocupação), uma orientação da diretoria da Prevent Senior seria a de reduzir o fornecimento de oxigênio a pacientes que estavam internados por muitos dias, o que inevitavelmente resultaria na morte deles.

“O relato foi o seguinte: pacientes internados em determinadas unidades de terapia intensiva, cuja internação tivesse mais de 10 ou 14 dias, a esses pacientes o procedimento indicado era a redução da oxigenação, ou seja, eles iam reduzindo o nível dos respiradores”, contou Bruna.

O procedimento macabro seria algo comum e de acordo com ela era visto até como algo “positivo”, pois liberava leitos, como nos casos de alta médica, o que teria motivado o surgimento de um monstruoso lema na empresa.

“Esses pacientes, segundo informações dos médicos, evoluíam para óbito na própria UTI, então você tinha uma liberação de leitos. A expressão que eu ouvi ser muitas vezes utilizada é: óbito também é alta”, concluiu a advogada.

Notícias relacionadas

Avatar de Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues

Jornalista e professor de Literatura Brasileira.