Em Pernambuco, Lula tem reencontro com a própria história

Nos dias 24 e 25 de agosto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Pernambuco. A visita faz parte do projeto Lula Pelo Brasil, uma iniciativa do PT para conhecer a fundo a realidade brasileira, as grandes ações dos governos petistas por todo País e o desmonte dessas ações pelo governo golpista.
No dia 31 de agosto, depois de passar por Juazeiro do Norte, no Ceará, Lula retorna a Pernambuco. A capital pernambucana é uma das paradas da viagem do ex-presidente pelo Nordeste, na caravanaLula Pelo Brasil. No Recife, Lula visitará o Museu Cais do Sertão, às 15h30 nesta quinta-feira (24). Na sexta-feira (25), o ex-presidente participará de ato com trabalhadores contra o desmonte, às 10h, em Ipojuca. Às 17h, ele estará em ato da Frente Brasil Popular, na Praça do Carmo. E no sábado, Lula voltará à Brasília Teimosa, a partir das 10h.
O pernambucano sabe como sua vida melhorou nos governos do PT. Foi com Lula e Dilma que o estado voltou a crescer, passou a refinar petróleo, construir navios, produzir automóveis.
O porto de Suape, prometido há décadas e nunca finalizado, só foi finalmente concluído na gestão de Lula, quando virou um complexo portuário industrial.
“Em Pernambuco, com os governos do PT, nós tivemos obras importantes de saneamento, de defesa dos morros, de habitação”, acrescentou o senador e líder da Minoria do Senado, o pernambucano Humberto Costa (PT).
Tendo mais da metade do seu território dentro do sertão, lugar de escassez de chuvas e clima semidesértico, Pernambuco viu as águas chegarem ao sertão graças a Lula e Dilma, com a Transposição do Rio São Francisco.
O crescimento de Pernambuco com o PT foi em todo estado, do sertão ao litoral. Uma das grandes obras das administrações petistas aconteceu no bairro chamado Brasília Teimosa, no Recife, capital de Pernambuco.
Por décadas, centenas de famílias moravam lá em palafitas, sem mínimas condições de higiene e habitação. Quando a maré subia, derrubava as construções precárias, e muitas vidas eram perdidas.
Em 2003, o então presidente Lula visitou a área, ao lado do prefeito petista na época, João Paulo (PT). Aquela visita acabaria por ser o pontapé inicial de um projeto que marcou a história da cidade: a retirada das palafitas e a requalificação da orla de Brasília Teimosa.
Ao todo, foram removidas 1.864 palafitas em todo Recife e entregues 4.552 unidades habitacionais.
Brasília Teimosa manteve o nome, mas com a retirada das palafitas, ganhou uma orla toda urbanizada e uma nova via, a Avenida Brasília Formosa.

Golpe e retrocessos aos pernambucanos

E com todas essas ações dos governos do PT vieram os empregos, a diminuição da desigualdade, o resgate da cidadania, as oportunidades de estudo com as novas universidades e institutos federais. Veio também a volta da esperança de um povo que tem orgulho da sua terra e da sua história, e que podia novamente ser o ‘Leão do Norte’.
Porém, depois do golpe que retirou do poder, sem crime de responsabilidade, a presidenta eleita Dilma Rousseff, o povo de Pernambuco passou a vivenciar o desmonte de todos esses avanços conquistados nos governos do PT.
O senador Humberto destacou alguns desses desmontes promovidos pelo governo usurpador de Michel Temer e seus aliados no Congresso.
“É o caso de dois estaleiros em Suape que caminham com celeridade para serem fechados, é o caso da Transnordestina que se encontra paralisada, é o caso também da refinaria de petróleo e da Hemobras. Empresas da área petroquímica foram vendidas a preços irrisórios. A indústria naval brasileira, que estava florescendo novamente, está condenada a desaparecer”.
Para Humberto, “esses retrocessos no desenvolvimento de Pernambuco provocaram uma enorme lacuna em todas essas atividades econômicas que geram empregos, renda e impostos para o estado”.
Por isso, na avaliação do senador pernambucano, a passagem de Lula pelo estado vai ajudar a denunciar esses desmontes e relembrar a política do PT que dava certo em Pernambuco e no Brasil.
“A nossa pauta é principalmente denunciar o desmonte dos grandes investimentos que foram feitos no Brasil e em Pernambuco, mostrar que esse governo que aí está vem provocando no Brasil um desmonte gigantesco que vai agravar as desigualdades sociais e regionais”, afirmou.
Lula em Pernambuco também servirá para “convocar a população a ir à luta para que nós possamos derrubar esse governo e conseguirmos a realização de eleições diretas antecipadas”.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.
O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.