domingo, 26 de setembro de 2021

As principais notícias desta noite no Brasil 247

 

Carta Capital

 

25 DE SETEMBRO DE 2021

Amigo leitor,

A participação do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU estarreceu quem esperava moderação, satisfez a sua base eleitoral e não surpreendeu em nada quem já o rejeita.

No discurso, Bolsonaro apelou para as mentiras e o negacionismo já tão disseminados nas lives semanais e nas conversas quase que diárias com apoiadores no cercadinho.

De positivo, apenas os resultados nos testes de Covid-19 de ao menos três integrantes da comitiva que acompanhou o ex-capitão aos EUA. Dois deles são o deputado Eduardo Bolsonaro e o ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

A ida do presidente a Nova York fez valer a famosa frase do barão de Itararé: 'De onde menos se espera, daí é que não sai nada'.

Boa leitura

 


 

Bolsonaro faz da ONU palco para suas mentiras

O presidente parecia estar em uma live semanal ou nas conversas com apoiadores

 FOTO:  AFP

Não foram poucas as inverdades proferidas pelo presidente Jair Bolsonaro na abertura da 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

No discurso que durou pouco mais de dez minutos, CartaCapital contou ao menos 11 mentiras, distorções ou imprecisões do ex-capitão.

Destacam-se a negação de corrupção em seu governo, a defesa do tratamento precoce contra a Covid-19 e a versão de que sua gestão com conta apoio da maior parte dos brasileiros

As reações foram imediatas. “O chefe de uma quadrilha de ladrões de vacina falando que não tem corrupção no governo. Bolsonaro é um mentiroso compulsivo”, escreveu o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), líder da minoria na Câmara.

"Foi a fala de um farsante q está destruindo o país, os direitos do povo e a democracia”, afirmou a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann.

Os desmentidos também não demoraram. ONGs ambientais divulgaram comunicados em que questionam as declarações do presidente sobre o setor.

“Se o comportamento dos demais líderes globais fosse o mesmo do presidente brasileiro, a meta de estabilizar o aquecimento global em 1,5°C seria inalcançável”, disse o secretário executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini.

Em entrevista a CartaCapital, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva classificou Bolsonaro como “um especialista em sofismar, em distorcer a verdade”.

“Num momento difícil como este, o presidente quer mostrar que o Brasil é um país que não respeita o meio ambiente, os direitos humanos e os povos indígenas”, pontuou.

De saldo da viagem a Nova York, além de broncas do prefeito da cidade, Bolsonaro teve que comer pizza na rua e viu três integrantes da sua comitiva testarem positivo para a Covid-19.

De volta ao Brasil, o presidente teve que aceitar a recomendação da Anvisa para ficar em quarentena. Nos EUA, o ex-capitão foi um fora da lei ao descumprir regras para evitar aglomeração.

"Lamentável na forma, na postura e no conteúdo", avaliou o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim sobre Bolsonaro na ONU.

As declarações do presidente tinham um público-alvo: o eleitor fiel que ainda não o abandonou, os cerca de 22%, segundo pesquisa IPEC, que acham a gestão federal boa ou ótima.

"Bolsonaro continua dentro desse universo de conjugação de fake news, pós-verdade e negacionismo. No fundo, o presidente sempre discursa para os que sempre concordam com ele", afirmou o cientista político Rodrigo Prando.

O ex-capitão, que viu a sua avaliação negativa alcançar os 68%, sabe que precisa segurar o seu eleitorado raiz para chegar ao segundo turno da eleição de 2022. Hoje, o percentual não seria suficiente para vencer Lula.

 


 

 

O horror não tem fim

A Prevent Senior teria ocultado mortes em estudo sobre cloroquina que seria enviado a Bolsonaro

O senador Otto Alencar (PSD-BA), integrante da CPI da Covid, confirmou a CartaCapital as primeiras notícias que surgiram sobre a Prevent Senior, que teria ocultado mortes em estudo sobre cloroquina.

“Eles resolveram fazer com os pacientes o tratamento com hidroxcloroquina e azitromicina, sem autorização do Conep [Comissão Nacional de Ética em Pesquisa] e sem comunicar a Anvisa", revelou o parlamentar ainda no dia 16 de setembro.

O parlamentar foi além. Segundo ele, o estudo foi feito para ser enviado a Bolsonaro. “Inclusive, pedindo pressa para atender logo o paciente porque o presidente havia solicitado [os estudos]”.

Descobriu-se, depois, que a declaração de óbito da mãe do empresário bolsonarista Luciano Hang foi fraudada na Prevent Senior. Ela teria morrido de Covid-19 após receber o tratamento precoce, mas o atestado não constava a doença.

O horror não tinha fim, mesmo com a possibilidade do governo ser responsabilizado.

 
INEFICAZ

Estudo não prova que cloroquina funciona, admite fundador da empresa

A rede alterava o código de identificação de Covid-19 após 14 dias de internação do paciente

→ LEIA NO SITE

MEDIDAS

MP pede suspensão do uso de ‘kit Covid’ na Prevent Senior e quer indenização

O Termo de Ajustamento de Conduta é uma medida de praxe antes de o MP oferecer ação à Justiça

→ LEIA NO SITE

A pandemia não acabou. Use máscaras, lave as mãos e, se puder, fique em casa. Vamos sair dessa.