quinta-feira, 16 de maio de 2019

Besser-Pereira e Celso Amorim relatam visita a Lula; assista

Por Esmael Morais

Besser-Pereira e Celso Amorim relatam visita a Lula; assista

Publicado em 16/05/2019
O ex-presidente Lula, preso político em Curitiba desde abril de 2018, recebeu nesta quinta-feira (16) a visita do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira e do ex-chanceler Celso Amorim.
PUBLICIDADE
Após a visita, eles relataram a conversa que tiveram com o ex-presidente.
Assista ao vídeo:

BOLSONARO AGRIDE REPÓRTER DA FOLHA E PEDE “BOM JORNALISMO”

HADDAD: DECRETO CONTRA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA FOI REPRESÁLIA AOS MEGAPROTESTOS

TRF4 determina prisão de José Dirceu em 2ª condenação na Lava Jato


TRF4 determina prisão de José Dirceu em 2ª condenação na Lava Jato

Também foi determinado que o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, condenado no mesmo caso, comece a cumprir sua pena de 8 anos de reclusão
Foto: Agência Brasil
Por Felipe Pontes
A Quarta Seção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou hoje (16) um recurso do ex-ministro José Dirceu, que buscava a reversão de sua segunda condenação na Operação Lava Jato, e determinou que ele comece de imediato a cumprir a pena de 8 anos e 10 meses pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Ao final do julgamento, foi determinada a notificação à 13ª Vara Federal de Curitiba para que providencie a prisão de Dirceu, tendo como base o entendimento atual do Supremo que permite o cumprimento de pena após o fim da tramitação do processo na segunda instância.
segunda condenação de Dirceu na Lava Jato foi proferida pelo então juiz federal Sergio Moro em março de 2017, quando o ex-ministro foi considerado culpado por ter recebido R$ 2,1 milhões em propina proveniente de contratos na Petrobras, entre 2009 e 2012.
Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), parte desse valor foi recebido por meio de 118 voos em táxis-aéreos. A pena inicial estipulada foi de 11 anos e três meses de reclusão.
A condenação foi confirmada pela Oitava Turma do TRF4 em setembro do ano passado. A pena, porém, foi abrandada, sendo reduzida para oito anos e 10 meses. Em seguida, a defesa do ex-ministro apresentou diversos recursos em forma de embargos, prolongando o desfecho do caso na segunda instância.
Nesta quinta, por unanimidade, os sete desembargadores da Quarta Seção do TRF4 negaram o último desses embargos, no qual a defesa buscava a prescrição dos crimes dada a idade avançada do ex-ministro, hoje com 72 anos. Também foi determinado que o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, condenado no mesmo caso, comece a cumprir sua pena de 8 anos e 9 meses de reclusão.
Agência Brasil tenta contato com a defesa do ex-ministro José Dirceu.

Prisão anterior

Dirceu chegou a ser preso na Lava Jato em maio do ano passado devido à confirmação no TRF4 de sua primeira condenação no âmbito da operação, na qual a pena estipulada foi de 30 anos de prisão. Ele foi posteriormente solto, porém, por determinação do Supremo Tribunal Federal.
Em agosto do ano passado, a Segunda Turma do STF entendeu, por maioria, haver plausibilidade suficiente no recurso especial de Dirceu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra sua primeira condenação na Lava Jato, motivo pelo qual ele deveria ser solto. Essa decisão, porém, não abrange a segunda condenação do ex-ministro.

PT saúda manifestações e defende resistência popular nas ruas

Por Esmael Morais

PT saúda manifestações e defende resistência popular nas ruas

Publicado em 16/05/2019

Em nota divulgada nesta quinta-feira (16), a direção do Partido dos Trabalhadores (PT) e as lideranças das bancadas no Congresso saúdam os milhões de brasileiros que marcharam nas ruas do país na quarta-feira (15) em defesa da Educação, da Previdência pública e contra os retrocessos sociais implantados pelo governo de Bolsonaro.
PUBLICIDADE
“O Partido dos Trabalhadores saúda os milhões de brasileiras e brasileiros que tomaram as ruas do país nesta quarta-feira, 15 de maio”, diz um trecho da nota petista.
Confira a íntegra do documento:
O Brasil vai às ruas contra o retrocesso
O Partido dos Trabalhadores saúda os milhões de brasileiras e brasileiros que tomaram as ruas do país nesta quarta-feira, 15 de maio. Estudantes, professores, trabalhadores de todas as regiões demonstraram seu repúdio ao desmonte da Educação pública e ao projeto que visa a acabar com a aposentadoria.
As gigantescas e pacíficas manifestações de ontem confirmam a ampla rejeição à agenda de retrocessos que Jair Bolsonaro quer impor ao país. Deram uma contundente resposta a um governo que serve ao mercado, ataca os direitos do povo, abre mão da soberania nacional e demonstra horror à inteligência, à educação e à cultura.
Nossos governos provaram que é possível democratizar o acesso à educação de qualidade, em todos os níveis de ensino. Nossas elites e a direita retrógada que Bolsonaro representa querem destruir esse legado, que pertence ao povo brasileiro, especialmente aos mais pobres, que pela primeira vez tiveram, oportunidades de crescimento sempre negados.
Mas a sociedade brasileira está viva e nossa juventude não abre mão de seu futuro. Esta foi a primeira de muitas outras jornadas de luta que virão. O PT estará sempre ao lado da Educação, do país e do povo brasileiro, em todas as frentes: no Congresso, nas escolas, nas fábricas, nas redes e nas ruas com nossa militância aguerrida.
Vamos à luta! Eles não podem parar nossos sonhos.
Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT
Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara
Humberto Costa, líder do PT no Senado