quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mídia europeia chama Aécio Neves de "play boy" e Dilma "austera"


Mídia europeia chama Aécio Neves de ‘playboy’ e Dilma: ‘austera’

26/10/2014 17:31
Por Redação, com agências internacionais - de Londres

A mídia europeia se dividiu no apoio a Dilma e Aécio Neves
A mídia europeia se dividiu no apoio a Dilma e Aécio Neves
A imprensa mundial, principalmente a europeia, destaca neste domingo a eleição presidencial brasileira mais disputada dos últimos 25 anos, e cita as acusações feitas na campanha e os desafios de quem for eleito para retomar o crescimento da economia.
Na Grã-Bretanha, o jornal conservador Sunday Telegraph diz que a “Presidência de (Dilma) Rousseff está no fio da navalha” e diz que a presidente disputa uma “batalha por sua vida” para ser reeleita, diante da desaceleração da economia e escândalos de corrupção. A reportagem diz que Dilma, que enfrenta Aécio Neves (PSDB) no segundo turno, tem a seu favor a tendência na América Latina de reeleger presidentes e o temor de que, caso o tucano seja eleito, programas sociais de inclusão sejam cortados.
Já o jornal Sunday Times, de linha editorial semelhante, tem o foco principal em Aécio, mas diz que as chances do tucano podem esbarrar no seu “passado playboy“. “Sua reputação como amigo dos ricos pode ter arruinado suas chances de ser eleito presidente após a eleição mais disputada em anos”. A reportagem diz que Aécio é famoso pelo “seu estilo de vida de playboy, voando todos os fins de semana para o Rio de Janeiro, onde foi fotografado em festas deslumbrantes com modelos e atrizes” e cita que, atualmente, o candidato tem uma “imagem de família”.
O jornal fala também que “Aécio tentou, em vão, durante a campanha proibir que sites de pesquisas na internet exibissem páginas de reportagens sobre seu suposto uso de drogas e mau uso de dinheiro público”.
O diário financeiro conservador Financial Times, na sua edição de fim de semana, disse que a eleição colocou “ricos contra pobres e áreas rurais contra cidades em uma guerra de classes”. Segundo o jornal, “as políticas e a campanha (de Dilma) dividiram o país… destacando as grandes desigualdades do Brasil”. A reportagem destaca a vantagem numérica de Dilma nas pesquisas, mas, citando analistas, diz que um eventual segundo mandato será de desafios:
“Apesar do desejo de brasileiros por mudança não ser suficiente para tirar Dilma do cargo, lidar com isso será o maior desafio nos próximos quatro anos”.
Argentina
O diário argentino de esquerda Página 12 diz que o Brasil vive “Tensão extrema”. Já o conservador La Nación publica em seu site e em sua edição impressa que esta é a eleição ‘más reñida’ (mais disputada) dos últimos tempos no Brasil. Por sua vez, o ultraconservador Clarin afirma que “ganhe quem ganhar, Dilma Rousseff ou Aécio Neves, na Argentina não são esperadas grandes mudanças na relação bilateral”.
Para o jornal de centro Perfil, os eleitores brasileiros votam neste domingo para “plebiscitar os doze anos do PT no poder”.
França
O diário francês de esquerda Le Parisien diz que a disputa é entre “O playboy Aécio contra a austera Dilma”, referindo-se à maneira como os candidatos no segundo turno das eleições brasileiras são qualificados pelo campo rival. O diário relembra as origens e trajetórias políticas “bem diferentes” de ambos e afirma que Dilma – que não tem apoio dos meios empresariais – é tida como responsável pela atual crise econômica e vem sendo acusada de ter “fechado os olhos” para os escândalos de corrupção, como o da Petrobras.
Já o estilo de vida Aécio Neves, “que vive em Ipanema e assume curtir noitadas, pode fragilizá-lo junto ao eleitorado popular”, diz o Le Parisien, que destaca ainda a campanha eleitoral com “múltiplos golpes baixos”.
O conservador Le Monde questiona em seu site se a classe média brasileira “será o juiz” da votação, ou seja, decidirá a partida.
“Apesar da Dilma ter tido um avanço confortável no primeiro turno, com 41,6% dos votos, o desfecho das eleições deste domingo é imprevisível”, diz o Le Monde.
Para o diário de esquerda Libération, as eleições “são amplamente consideradas como um plebiscito dos 12 anos de governo do PT” e também há “suspense” em relação aos resultados.
Espanha
A imprensa espanhola aponta que o país está polarizado e que esta é a eleição mais disputada da história brasileira. Reportagens resumem como foi a campanha eleitoral, divulgam dados das últimas pesquisas e analisam o último debate na televisão entre os dois candidatos. O assunto ganhou destaque de capa nos jornais de esquerda La Vanguardia e El País, de direita.
A capa do La Vanguardia traz como foto principal uma imagem da candidata Dilma Rousseff em um ato de campanha e afirma que o “Brasil vota com desejo de mudança”. A reportagem indica que esta é “a campanha mais polarizada e imprevisível dos últimos anos do país, que começou com a trágica e inesperada morte do candidato socialista Eduardo Campos”. O jornal ABC segue a mesma linha e define a campanha como “a mais surpreendente”.
Também com destaque de capa, o El País noticia que os brasileiros escolhem hoje “entre dois modelos de país”. O texto afirma que Dilma Rousseff e Aécio Neves têm personalidades opostas e encarnam duas visões de uma sociedade que se dividiu durante a campanha. Os regionais El Periódico, da Catalunha, e o La Razón afirmam que a classe média do Brasil é quem vai decidir as eleições. “Mais de 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza nos últimos dez anos”, diz o La Razón.

Fonte: Correio do Brasil

Informativo Semanal do Prof. Ernesto Germano Pares

 




Indústria se recupera.
Dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira (15) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, demonstram que foram gerados em setembro 123.785 empregos celetistas, um crescimento de 0,30% em relação ao estoque do mês anterior. O mês teve o segundo melhor desempenho de admissões da série histórica do Caged, com destaque para a reação do setor industrial que gerou no mês 24.837, ante os saldos negativos que vinha apresentando nos meses anteriores. No acumulado do ano, o emprego cresceu 2,23%, um acréscimo de 904.913 novas vagas formais. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 569.363 postos de trabalho, correspondendo à elevação de 1,46%.
Para o ministro, o resultado de setembro demonstra um reaquecimento da economia, principalmente pelo desempenho do setor industrial. Segundo ele, a produção para abastecimento do mercado para o final do ano vai impulsionar a geração de vagas nos próximos meses. “Diante de um mundo que desemprega, nós estamos bem e continuamos gerando emprego, o que é positivo. No acumulado do ano, somadas as 123 mil vagas de setembro, geramos cerca de 900 mil novas vagas e a expectativa é de gerarmos 1 milhão de vagas em 2014”, avaliou.
Além da reação do setor industrial, que aponta para uma inversão da trajetória declinante do emprego industrial iniciada em abril último, seis dos oito setores da economia evidenciaram expansão no nível de emprego, com destaque para o setor de Serviços (+62.378 postos ou + 0,36%) e o Comércio (+36.409 postos ou +0,40%). A Construção Civil gerou 8.437 postos ou +0,26%) demonstrando uma reação em relação aos meses anteriores, ao registrar o melhor desempenho desde março de 2014.
Taxa de desemprego fica em 4,9%. A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), atingiu 4,9% em setembro deste ano, a menor para o mês desde o início da série histórica iniciada em 2002.
Houve queda de 0,5 ponto percentual em relação à taxa observada em setembro do ano passado (5,4%). A pesquisa foi divulgada na quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O índice também é numericamente inferior ao registrado em agosto deste ano (5%). Apesar disso, o IBGE não  considera a variação estatisticamente significativa. A PME é realizada em seis regiões metropolitanas do país.
O contingente de desempregados ficou em 1,2 milhão de pessoas em setembro deste ano, significando estabilidade em relação a agosto deste ano e queda de 10,9% na comparação com setembro do ano passado.
Já a população ocupada ficou em 23,1 milhões de pessoas, o que significa que, apesar da queda da taxa de desemprego, não houve geração de postos de trabalho tanto na comparação com agosto deste ano quanto em relação a setembro do ano passado.
Rendimento do trabalhador fica estável. O rendimento real habitual do trabalhador ficou em R$ 2.067,10 em setembro deste ano. O valor é estável (alta numérica de 0,1%) na comparação com o mês anterior e 1,5% maior do que o registrado em setembro do ano passado. Os dados, da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), foram divulgados hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com agosto, houve ganhos do poder de compra dos trabalhadores de dois dos sete setores pesquisados pelo IBGE: outros serviços (3%) e serviços prestados a empresas (0,6%). Na indústria e no setor de educação, saúde e administração pública houve estabilidade no rendimento real. Três grupamentos de atividade tiveram queda: construção (-2,7%), serviços domésticos (-0,6%) e comércio (-0,5%).
Na comparação com setembro do ano passado, houve queda nos rendimentos da indústria (-1%), estabilidade nos outros serviços e alta em cinco atividades: construção (5,6%), serviços domésticos (4,5%), comércio (2,7%), educação, saúde e administração pública (2,3%) e serviços prestados a empresas (1,5%).
Enfim, o Chile toma medidas contra os torturadores. O ex-militar Cristián Labbé, que chegou ao cargo de chefe da segurança pessoal do ex-ditador Augusto Pinochet, foi preso na manhã de segunda-feira (20) em Santiago. A detenção, ainda que provisória, é considerada simbólica por militantes de direitos humanos, já que ele é conhecido no país como último exemplo de impunidade aos crimes da ditadura.
Durante as últimas três décadas, o coronel também exerceu intensa atividade política.
A ordem de prisão, determinada pela juíza Marianela Cifuentes, afirma que “as declarações emitidas pelo próprio réu e as testemunhas apresentadas pelo Ministério Público comprovam a participação do então coronel Labbé, na qualidade de autor, no delito de associação ilícita, durante operações da Dina (Departamento Nacional de Informações, um dos serviços secretos de Pinochet) no Quartel de Tejas Verdes, no ano de 1974”. Pela decisão, ele deve ficar preso até o julgamento final do caso, previsto para acontecer em 2015.
Cristián Labbé começou carreira como oficial do Exército do Chile em 1963. Quatro anos depois, quando era tenente, foi enviado ao Brasil, já governada pro militares, para um curso na ESEFEX (Escola de Educação Física de Exército).
Em 1972, já como capitão, foi designado para o Quartel de Tejas Verdes, um setor rural a cerca de 100 km a oeste de Santiago, para comandar operações especiais. Segundo o livro “El Despertar de los Cuervos”, do jornalista Javier Rebolledo, naquele ano o quartel foi usado para experimentos de tortura, e não necessariamente com pessoas ligadas ao governo de Allende. “Podia ser um vagabundo dormindo na praça, qualquer pessoa que não tivesse quem a fosse reivindicar depois, ideal para ser usada num experimento sem gerar nenhuma consequência legal posterior”, conta.
Logo após o golpe de 1973, a ditadura brasileira foi a primeira a oferecer ajuda aos militares chilenos, e vários oficiais estiveram no país andino ensinando técnicas de tortura, começando por Tejas Verdes e o Estádio Nacional, onde opositores de Pinochet foram torturados e mortos.
Pobre México! Terreno preferido para os EUA, signatário de um Acordo de Livre Comércio (NAFTA) onde só sai perdendo, corredor por onde passa quase toda a droga que “alimenta” os estadunidenses e país sempre pisoteado pelos moradores da Casa Branca, o México continua afundando em uma crise econômica sem limites e agora em uma profunda crise social.
Durante as primeiras horas da noite do dia 26 de setembro de 2014 e o início da madrugada do dia 27, na Comunidade de Iguala, Estado de Guerrero, ocorreu mais um triste episódio dessa crise: o massacre contra estudantes da Escola Normal Rural “Raúl Isidro Burgos”. Três estudantes foram assassinados no local e outros 43 estão desaparecidos até hoje! Todos os indícios mostram que houve participação de policiais municipais, sob a coordenação e orientação do cartel de drogas que opera na região, conhecido como “Guerreros Unidos”. A Escola Normal Rural acolhe estudantes que se preparam para serem professores.
No dia 26 de setembro, os estudantes, na maioria recém ingressada na Escola, haviam participado de uma atividade recolhendo doações entre os moradores locais para manter os recursos de diversas atividades educativas. É uma prática comum dos estudantes, como os trotes aqui no Brasil. Ao entardecer, pegaram o ônibus e iniciaram a volta para a Escola onde há alojamentos e comida para os internos.
Próximo da saída da Comunidade de Iguala, o ônibus foi interceptado por um comboio com policiais militares. Alguns estudantes desceram para conversar com os policiais e receberam uma rajada de tiros. Um jovem morreu na hora e vários ficaram feridos. Os estudantes que ainda estavam no ônibus tentaram fugir, tendo início a perseguição.
Até agora, não se tem notícias dos 43 estudantes desaparecidos e toda a população mexicana está mobilizada, exigindo que o governo tome providências e condene os assassinos.
Torturadores argentinos fizeram “cursos” na Espanha. O ditador argentino Jorge Rafael Videla mantinha excelentes relações com o governo de Adolfo Suárez, da Espanha.
O tenente argentino Antonio “Trueno” Pernías, atualmente preso em Buenos Aires por crimes contra a humanidade é bem conhecido como torturador. Muitos dos que passaram por suas mãos estão desaparecidos até hoje. Seu “inseparável” amigo, Enrique Scheller “Pinguino”, também foi reconhecido por vários sobreviventes. Mas, entre 1978 e 1980, ambos estavam na embaixada argentina, na Espanha, para perseguir e exterminar um grupo de refugiados argentinos que viviam no país. O mais curioso é que, por ordem de Adolfo Suárez, eles tinham autorização para entrar armados no país!
Mas eles não foram os únicos. Documentos agora descobertos mostram que havia um “intercâmbio repressivo” envolvendo policiais e militares dos dois países. No dia 23 de setembro de 1977, o chefe da Polícia Federal da Argentina, uma das forças que atuava na repressão aos opositores do sistema, Edmundo René Ojeda, encaminhou ao governo um “plano anual de bolsas de estudos” para policiais. Pela primeira vez os policiais eram incluídos no programa de formação.
Cuba envia nova brigada médica para a África. A segunda brigada médica cubana, composta por 91 médicos e enfermeiros, partiu na terça-feira (21) para a África. Do grupo, 67% dos participantes são jovens, com menos de 50 anos.
O jornal Cranma confirmou que a segunda brigada partiu para a África, atendendo ao pedido da ONU, para combater o ebola. São 39 médicos e 48 enfermeiros, todos formados e treinados na Faculdade de Medicina de Cuba. Vale lembrar que 165 profissionais de saúde cubanos já estão em Serra Leoa. Os que agora viajaram irão para a Libéria (53) e para Guiné (38).
Espanha: um em cada três trabalhadores está em situação de pobreza. 12,3% dos trabalhadores espanhóis estão abaixo da linha de pobreza, o que significa que o trabalho remunerado já não representa uma garantia diante da pobreza, na Espanha.
O informe “Pobreza e trabalhadores pobres na Espanha”, elaborado pela “Fundação 1º de Maio”, coloca os trabalhadores e trabalhadoras entre os mais pobres da União Europeia, superados apenas pelos romenos e gregos!
O informe foi divulgado no dia 17 de outubro, Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, e detalha todas as situações dos trabalhadores espanhóis, assegurando que “não só cada vez mais pobres, mas que são cada vez mais”.
Greve dos estudantes na Espanha. Os estudantes espanhóis iniciaram, na terça-feira (21), o que chamam de “jornada de protestos”. Serão três greves para protestar contra os cortes feitos no orçamento da educação no país e o aumento das taxas escolares.
Uma assembleia realizada na Faculdade de Políticas da Universidade de Madri resolveu apoiar o movimento. Os estudantes, com os rostos cobertos, marcharam desde a Faculdade de Economia para mobilizar e concientizar os companheiros para o movimento. A greve foi convocada pelo Sindicato de Estudantes.
85% dos franceses estão descontentes. Uma pesquisa realizada pelo instituto OpinionWay mostra que 86 em cada 100 entrevistados não querem que o atual presidente se candidate a uma reeleição, em 2017.
Todas as críticas estão voltadas para a política econômica e social imposta ao país pelo modelo da “Trika” e assumidas por Hollande.
Trabalhadores protestam contra cortes, em Londres. Dezenas de milhares de trabalhadores protestaram na tarde de sábado (18), no centro de Londres, sob o lema “O Reino Unido precisa de um aumento de salário”. A passeata, que coincidiu com outras em Glasgow e em Belfast, faz parte de uma onda de protestos por parte dos trabalhadores do setor público, cujo poder aquisitivo está em seu pior momento desde o início da crise econômica mundial em 2008, segundo os sindicatos que organizam a manifestação.
Na semana passada, enfermeiras e enfermeiras-parteiras fizeram greve em protesto contra a decisão do Governo de não aumentar o salário dos funcionários da saúde pública. Técnicos de radiologia e agentes carcerários estão convocados a uma paralisação nesta semana. Mas no sábado, na marcha que passou diante do Parlamento, em Westminster, e terminou no Hyde Park, também havia professores, funcionários de limpeza, policiais, bombeiros, pensionistas e até ativistas contra armamentos nucleares. Todos marcharam juntos contra as consequências do programa de cortes e austeridade aplicado em outubro de 2010 pelo Governo de David Cameron, uma coalizão de conservadores e liberais democratas, com fortes cortes nos ministérios para fazer frente à crise.
Segundo os sindicatos, os salários caíram 50 libras (196 reais) por semana em termos reais desde 2007, e há 5 milhões de pessoas no país ganhando menos que um salário mínimo. De acordo com um estudo da fundação New Economics, no último ano as famílias britânicas sofreram uma queda de 15% em seu poder aquisitivo, e os salários estão sem reajuste com a inflação desde 2008.
Gigantesca fraude fiscal na Itália. Para aqueles que gostam de dizer que “corrupção só existe no Brasil, a realidade é muito diferente.
A polícia financeira italiana desmantelou um grupo de grandes empresas que havia criado um sistema de falsas faturas para montar uma fraude fiscal cujo valor supera um bilhão e setecentos milhões de euros! Ou seja, é fraude de “primeiro mundo”, para ninguém botar defeito!
“A atividade ilegal provocou, ao longo dos últimos anos, prejuízos gigantescos para o Estado, superando 1,7 bilhão de euros”, diz o comunicado oficial. Segundo a polícia, os empresários romanos, Pierino Tulli e Maurizio Ladaga, criaram um sistema utilizando faturas falsas emitidas por empresas intermediárias terceirizadas em áreas como serviços, segurança e limpeza industrial.
Através dessas faturas falsas, grandes somas de dinheiro passavam para contas de sociedades criadas unicamente para lavagem. Depois, o dinheiro era retirado e depositado em paraísos fiscais (San Marinho ou Luxemburgo) e as empresas declaravam falência.
EUA e a questão militar.
(Ernesto Germano)
Após a segunda guerra mundial tem início a decadência do colonialismo europeu e em muitos países, começam a surgir as chamadas “lutas de libertação nacional”. São movimentos que, além de terem como objetivo principal a independência desses países, voltam-se também para uma transformação nas próprias estruturas sociais e econômicas, questionam o modelo capitalista que os explorou.
Mas o período marca também o surgimento de um novo poder colonial (ou imperial). A nova ordem econômica capitalista surgida no pós-guerra dividia agora o mundo entre os Estados Unidos e as antigas potências européias. Havia uma nova disputa de mercados dentro do sistema capitalista mundial e a busca pela liderança neste mercado não admitia vacilações.
Os comandantes militares dos EUA passaram então a analisar todas as lutas chamadas de “libertação nacional” sob a forma de insurreição, classificando como uma “situação de oposição ilegal ao governo local, podendo variar de uma resistência passiva, passando por manifestações e greves ilegais, até chegar a operações de guerrilha de grande envergadura”.
No caso da América Latina, a situação tornou-se ainda mais grave depois da revolução cubana de 1959. A vitória de Fidel Castro e seus comandantes contra o exército bem treinado e armado de Fulgêncio Batista explodiu em Washington como a bomba de Hiroxima. E o governo estadunidense voltou sua atenção para o problema da segurança interna dos países da região.
Em 1947 foi realizada na cidade de Petrópolis (RJ) a “Conferência Interamericana para Manutenção da Paz e da Segurança Continental”. Diante da Guerra Fria, fazia parte da estratégia dos EUA ampliar sua defesa militar a todo o continente. Neste encontro é assinado o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) que previa a ajuda militar em caso de ameaça vinda do exterior contra qualquer país da região. Uma parte do texto do Tratado diz que “um ataque armado movido por qualquer país contra um Estado americano seria considerado um ataque contra todos eles”. Em outras palavras, o Acordo previa que o governo dos EUA poderia intervir em qualquer país da América Latina no caso de uma tendência de alinhamento com as políticas da URSS, uma vez que entendia qualquer aproximação com os comunistas como “ataque de um país estrangeiro”.
Logo após a Conferência e a assinatura do TIAR tem início uma série de acordos e convênios para o rearmamento dos países da América Latina e a criação de escolas de formação de oficiais sob orientação da Academia Militar de West Point. Em 1948, como parte desta política, é criada a Escola Superior de Guerra, no Brasil, berço das ideologias que culminaram com o golpe de 64.
Mas a situação muda de figura depois da vitória da Revolução Cubana, porque agora a ameaça não vinha mais de outro continente, mas de dentro da própria América. E também as estratégias deveriam mudar. Agora o Departamento de Estado estadunidense referia-se a um problema de “Defesa Interna” da região.
Em 1960 é publicado o famoso livro de Ernesto Che Guevara, “A Guerra Insurrecional”, que servia de incentivo para os vários movimentos de esquerda. No mesmo ano o Congresso dos Estados Unidos aprova uma resolução legitimando a intervenção militar na América sempre que necessária para impedir “o controle e a colonização pelo comunismo internacional no Novo Mundo”.
Cinco anos mais tarde, com o crescimento dos movimentos de guerrilha no continente, surge o “Manual do Exército para a Luta Anti-Insurrecional” (Army Handbook on Counteinsurgency), organizado pelos estrategistas do Pentágono e que tinha uma curiosa característica: descrevia uma guerrilha em um país imaginário, chamado Centrália, onde a população falava o idioma espanhol e era majoritariamente composto por descendentes de indígenas.
Mas enquanto essas estratégias anti-insurrecionais davam resultado na América Latina, com a derrota dos movimentos guerrilheiros locais (Bolívia, Venezuela, Colômbia, Brasil, etc), o exército estadunidense enfrentava novos e inesperados desafios no Vietnam onde se confrontava com outro tipo de combate, mais sofisticado e mais organizado. A estratégia da contra-insurreição, que havia funcionado na América Latina, não tem o mesmo resultado no sudeste asiático e a derrota no Vietnam obrigou o Pentágono a rever suas lições militares. Os estrategistas debruçavam-se agora para novas formas de intervenção nos países chamados “terceiro-mundo”, na época.
Toda essa movimentação militar dá lugar a uma nova forma de combate: os “Conflitos de Baixa Intensidade” ou LIC (Low Intensity Conflicts, em inglês).
A estratégia do LIC é baseada em alguns pontos centrais: luta contra o comunismo (ou contra o terrorismo, se preferirem), guerras localizadas que não ultrapassem certas fronteiras e a guerra psicológica. Sua doutrina tem por base um estudo realizado pelo Pentágono que constatou que o povo estadunidense, depois da experiência do Vietnam, se opõe a qualquer engajamento militar do país se a segurança nacional não estiver diretamente envolvida (isto justifica, em parte, o apoio que Bush teve nas guerras depois de 11 de setembro).
Ao longo da década de 70, estando a maior parte dos países latino-americanos sob ditaduras militares bem alinhadas com a estratégia anticomunista de Washington, não havia necessidade de ações diretas dos “bravos” soldados dos EUA na região. O governo de Washington podia dedicar-se ao aprofundamento da deténte com a União Soviética. Em 1973 as tropas estadunidenses começam a se retirar do Vietnam e os generais estudavam todos os aspectos daquela derrota do exército mais bem armado do mundo.
Em 1982 retornam as ações sobre a América Latina, agora visando especialmente a América Central onde movimentos nacionalistas e de esquerda começam a colocar em risco o domínio do Caribe. O governo Reagan procura retomar a iniciativa com a invasão de Granada (1982), o apoio à ditadura direitista em El Salvador e o envio maciço de ajuda militar aos guerrilheiros anti-sandinistas da Nicarágua, os “contras”.
Em janeiro de 1986, já no segundo mandato de Ronald Reagan, o Departamento de Defesa dos EUA patrocinou uma Conferência sobre o LIC e a Fundação Heritage (The Heritage Foundation, de ideologia ultraconservadora e com grande influência no atual governo Bush) organizou um seminário sobre o tema “Como responder ao Império Soviético através de Guerras de Baixa Intensidade”.
A retomada da iniciativa militar dos EUA prossegue durante o governo de George Bush (1988-1992).
(Este artigo continua)
Crise de água... em Detroit (EUA). Não é só o estado de São Paulo que passa atualmente por discussões a respeito da gestão pública da água. Nos EUA, a cidade de Detroit recebeu neste final de semana uma visita de um grupo de inspetores da ONU, enviados especificamente para avaliar como as autoridades locais devem lidar com a distribuição deste recurso natural, em meio a uma recente e polêmica decisão que pode afetar a vida de boa parte da população.
O Departamento de Água e Esgoto, órgão público que cuida da parte de saneamento básico em Detroit, decidiu tomar medidas mais drásticas contra os usuários que não estão em dia com a conta d’água: como forma de pressão, o departamento está ameaçando fechar o registro e deixar secarem as torneiras dos cidadãos inadimplentes.
“O fato de, no país mais rico do mundo, as pessoas estarem sem água, é uma violação dos direitos humanos”, diz ao jornal The Guardian DeMeeko Williams, diretor político da ONG Detroit Water Brigade. Além de militar e pressionar por taxas menos salgadas na conta d’água, a organização trabalha com assistência direta aos afetados pelos cortes d’água, entregando garrafas cheias aos que precisam. O grupo defende que o acesso à agua é um direito básico da pessoa humana. Portanto, cerceá-lo seria ferir leis internacionais e a jurisdição das Nações Unidas.
E isto acontece em Detroit, EUA, a cidade que durante muitos anos foi mostrada como exemplo e espelho das riquezas do capitalismo. A cidade onde nasceu e cresceu a indústria automobilística estadunidense e que já viveu o auge do progresso. Atualmente, afundada em crise, desemprego, moradores de rua e mendicância.
EUA: um país doente. Por que há tantos casos de estudantes que entram armados em escolas estadunidenses e atacam seus colegas e professores? Não seria hora de algum psicólogo começar a fazer esse estudo?
Um novo caso aconteceu na sexta-feira (24), na Marysville Pilchuck High School, em Seatle. Jaylen Fryberg, um aluno muito popular entre os colegas e jogador da equipe de futebol americano, levou uma arma para a escola e começou a atirar. Resultado: dois alunos mortos e quatro feridos (dois em estado grave).
Jaylen Fryberg, de 15 anos, suicidou-se depois!
Obama censura 2.100 fotos de torturas. Washington alega que as imagens poderiam por em perigo as tropas estadunidenses!
A administração de Barack Obama bloqueou a publicação de fotografias de torturas cometidas por militares estadunidenses. Um juiz federal deu ao governo o prazo até dezembro para que justifique a censura feita.
São 2.100 fotografias de torturas tiradas pelos próprios militares no Iraque e Afeganistão
Obama já havia tido a mesma iniciativa, em 2009, quando tentou impedir a divulgação das fotos do cárcere iraquiano em Abu Ghraib, argumentando que iria “inflamar ainda mais a opinião contra os EUA”.
Atiraram em Michael Brown a queima-roupa. A autópsia realizada no corpo de Michael Brown, o jovem negro assassinado por um policial branco em 9 de agosto na cidade de Ferguson, revelou que o oficial atirou na mão do rapaz a queima-roupa.
O médico forense do condado de Saint Louis, Michael Graham, determinou que o policial Darren Wilson acionou a arma contra o jovem a curta distância, revelou o jornal St. Louis Post-Dispatch. Em uma entrevista ao New York Times, o policial alegou que havia atirado em Michael Brown porque temia por sua vida, mas a nova evidência desmente completamente a história.

Brown tinha 28 anos e seu assassinato desencadeou uma série de protestos no Missouri, onde 21.000 pessoas foram para as ruas, e em outras cidades estadunidenses.

Dilma




Interés en Cuba Inicio » Noticias, Política  »

Dilma logra la reelección con más del 50 por ciento de los votos.

En este artículo: Brasil, Dilma Rousseff
26 octubre 2014 | 21 |
Dilma
La actual presidenta y candidata por el Partido de los Trabajadores (PT), Dilma Rousseff, fue reelecta con 51,32 por ciento de los votos, sobre su contendor, el socialdemócrata Aécio Neves, quien obtuvo 48,68 por ciento de los sufragios. La mandataria se llevó hasta el momento dos millones 700 mil de ventaja sobre su contendor.
De acuerdo con la información suministrada por el Tribunal Supremo Electoral de Brasil, tras un escrutinio del 97,15 por ciento de los votos, la actual Jefa de Estado y de Gobierno y candidata por el PT, Dilma Rousseff, resultó vencedora en la segunda vuelta electoral.

Una vida de lucha

Dilma Rousseff, es economista de profesión, nacida en Belo Horizonte, capital del estado de Minas Gerais (sureste) en 1947. Ocupa la presidencia de Brasil desde 2010, siendo la primera mujer que alcanza este cargo en la historia de su país.
La actual mandataria inició su carrera política a los dieciséis años en la Organização Revolucionária Marxista – Política Operária fundada por intelectuales de la talla de Theotonio dos Santos, Ruy Mauro Marini, Luiz Alberto de Vianna y Paul Singer, entre otros.
En 1964, durante su paso por la Universidad Federal de Minas Gerais, donde cursaba la carrera de Ciencias Económicas, participó en la resistencia a la dictadura militar que había derrocado, con el apoyo de los medios de comunicación y el gobierno de EE.UU., al presidente constitucional Joao Goulart.
En 1967 ingresa en el Comando de Liberación Nacional (1967) y, a partir de 1969, en la Vanguardia Armada Revolucionaria Palmares, organizaciones que practicaban la lucha armada contra la dictadura. Rousseff no participaba de acciones armadas, pero su liderazgo la llevó a trabajar como enlace entre la organización y los sindicatos.
En 1970 es detenida y torturada en el penal Tiradentes. Tras su liberación en 1973 se establece en Porto Alegre, donde reanudó los estudios de Economía y contribuyó en la fundación del Partido Democrático Trabalhista (PDT).
En 2001 se incorpora al Partido de las Trabajadores (PT). En 2003, durante el gobierno de Luis Inacio Lula da Silva, es nombrada ministra de Energía, cargo que desempeñó hasta 2005, cuando pasó a ocupar la Jefatura de Gabinete. Allí dirigió programas de crecimiento económico y de inversión social como “Luz para Todos”, “Mi Casa, Mi Vida”.
En febrero de 2010, durante el 4º Congreso del Partido de los Trabajadores, Dilma Rousseff fue electa candidata del PT para las elecciones presidenciales. En la contienda electoral venció al candidato del PSDB, José Serra, con un 56 por ciento de los sufragios.

Un gobierno de cambios y futuro

Dilma Rousseff llega a su segundo mandato tras haber obtenido importantes avances en la lucha contra la pobreza, el hambre y la desigualdad en Brasil según reconocen organismos internacionales como la ONU.
En esta nueva etapa su gestión de gobierno se enfocará en:
Reforma del sistema político y electoral de Brasil para resolver las distorsiones del modelo representativo y ahondar la participación popular.
Descentralización de los servicios públicos. Fortalecimiento de los planes sociales “Bolsa Familia”, “Luz para todos”, “Más médicos” y “Mi casa, mi vida”, en todo el territorio brasileño.
Mayor inversión en el área educativa y de salud con recursos provenientes de la redistribución de la renta petrolera con Petrobras como palanca de desarrollo social.
Lucha contra la corrupción y el lavado de activos.
Rescate de la memoria histórica de los brasileños en su lucha contra la dictadura. Activación de la Comisión de la Verdad.
En materia de política exterior su prioridad continuará siendo América Latina, África, Asia y el mundo árabe.
Su programa recalca el impulso a la integración regional, a organismos como UNASUR, CELAC, MERCOSUR y los BRICS como eje fundamental en la construcción de un mundo multipolar a tono con las transformaciones económicas, políticas y sociales en el continente.
(Tomado de Telesur)