sábado, 16 de julho de 2016

Partido Comunista turco diz que grupo de Erdogan não orquestrou, mas é responsável por levante militar


Partido Comunista turco diz que grupo de Erdogan não orquestrou, mas é responsável por levante militar


"Ou o povo se livra do AKP [partido de Erdogan], ou as políticas reacionárias vão se intensificar", afirma agremiação em nota
O Partido Comunista da Turquia (KP) emitiu uma nota neste sábado (16/07) em que afirma que o AKP (Partido Justiça e Desenvolvimento), do presidente Recep Tayyip Erdogan, é responsável pela tentativa de golpe militar ocorrida na noite de sexta (15/07). O KP, no entanto, deixa claro que a ação não foi orquestrada nem pelo presidente, nem pelo AKP.
“O AKP é responsável por tudo o que aconteceu hoje. Todos os fatores e condições que levaram à situação atual são produto do governo do AKP e dos chefes domésticos e estrangeiros que o apoiam. No entanto, o fato de que o principal responsável é o AKP não significa que a tentativa de golpe foi orquestrada pelo próprio Erdogan para tentar atingir seus objetivos, tais como pavimentar o caminho para o presidencialismo ou tirar da frente os obstáculos para a nova Constituição”, diz.
“Os eventos de hoje [sexta] nos lembraram da seguinte realidade, mais uma vez: ou o povo da Turquia se organiza e se livra do AKP, ou as políticas reacionárias vão se intensificar, a repressão vai aumentar, os massacres, a pilhagem e o roubo vão continuar”, afirma.
Agência Efe

Manifestantes antigolpe sobem em tanque em Istambul; Comunistas pedem luta contra AKP

Opera Mundi lança campanha de assinatura solidária para financiar seu jornalismo independente

Turquia: desfecho inevitável da intervenção militar é país menos democrático e mais instável

Turquia: Erdogan exige que EUA extraditem Fethullah Gülen, a quem acusa de tentar golpe

PUBLICIDADE
Leia a íntegra da nota
O Partido Comunista está chamando o nosso povo para se organizar nas fileiras do partido contra os inimigos do povo e da humanidade. A libertação está nas nossas mãos.
Nós não temos todos os detalhes do que aconteceu durante a tentativa de golpe que aconteceu na Turquia nas horas entre 15 e 16 de julho.
No entanto, nós sabemos muito bem que planos que são apoiados por forças estrangeiras, que não tiram seu poder da classe trabalhadora, não podem derrotar a escuridão do AKP e resolver os problemas da Turquia.
Os eventos de hoje [sexta] nos lembraram da seguinte realidade, mais uma vez: ou o povo da Turquia se organiza e se livra do AKP, ou as políticas reacionárias vão se intensificar, a repressão vai aumentar, os massacres, a pilhagem e o roubo vão continuar.
O único poder que pode derrubar o AKP é o poder popular, não há alternativa para isso.
O AKP é responsável por tudo o que aconteceu hoje. Todos os fatores e condições que levaram à situação atual são produto do governo do AKP e dos chefes domésticos e estrangeiros que o apoiam. No entanto, o fato de que o principal responsável é o AKP não significa que a tentativa de golpe foi orquestrada pelo próprio Erdogan para tentar atingir seus objetivos, tais como pavimentar o caminho para o presidencialismo ou tirar da frente os obstáculos para a nova Constituição.
A tensão e as rivalidades entre os diferentes grupos dentro do Estado e as Forças Armadas que se sabe que existem há um tempo se tornaram um conflito armado. Enquanto a tensão entre essas forças é real, é uma mentira que qualquer um dos lados neste conflito representa os interesses do povo. Em seguida a isso, procurar uma solução contra o governo do AKP em um golpe militar é tão errado quando dar qualquer apoio ao AKP sob a desculpa de tomar uma posição contra golpes militares por qualquer razão. A última coisa que precisa ser feita em nome do apoio à liberdade e aos direitos humanos na Turquia é dar apoio ao AKP, que provou várias vezes que é um inimigo da humanidade.
Apesar de não terem orquestrado esse golpe, Erdogan e o AKP vão fazer um esforço para usar as condições resultantes e o apoio que receberam como maneiras de aumentar suas legitimidades. Nosso povo deve estar em alerta contra os passos que o AKP certamente vai dar nos próximos dias. Aumentar o combate contra o AKP e sua escuridão é a única maneira de interromper essa tentativa frustrada de golpe, que resulta no AKP solidificando seu governo, e fazendo-a em uma ferramenta para transformar a Turquia instável do AKP em estabilidade. O fato de que todas as mesquitas na Turquia transmitiram propaganda pró-Erdogan continuamente, toda a noite, é uma indicação concreta da urgência da tarefa em nossa mão.
O Partido Comunista está chamando o nosso povo para se organizar nas fileiras do partido contra os inimigos do povo e da humanidade.
A libertação está nas nossas mãos.
Partido Comunista da Turquia


Fonte: Opera Mundi