sexta-feira, 1 de julho de 2022

Resposta à consulta da OAB/DF

Resposta à consulta da OAB/DF

Um Congresso ainda pior em 2023

 

🔥 Gosta do jornalismo que eu faço? Ele só existe porque pessoas como você me apoiam. Seja mais um! Custa quase nada e vale muito! ➡️ https://apoia.se/leandrodemori


Eu tenho pensado muito em que tipo de Congresso iremos eleger este ano. Falei sobre isso em conversas recentes. E não estou lá muito otimista.

Vou deixar essa news de hoje como uma provocação ao debate – usam a área de comentários logo abaixo pra dizer o que pensam.

Antes de continuar: considere apoiar meu jornalismo. Na semana que vem devo começar um programa em vídeo para cobrir as eleições e ajudar na compreensão e leitura do Brasil. PRECISO DE SUA AJUDA!

AJUDO COM R$ 19

Sabem o que eu acho?

Que a próxima legislatura será pior (torço pra estar errado). Meu raciocínio é esse: em 2018, o partido no qual Bolsonaro estava filiado elegeu 52 deputados. Era a segunda maior bancada da Câmara. Com apoio dos demais partidos, Bolsonaro poderia fazer quase tudo o que desejasse.

As novas caras do Congresso - ISTOÉ Independente
gráfico: IstoÉ.

Acontece que Bolsonaro foi logo perdendo apoio. Sua inabilidade política derrubou aliados rapidamente. O próprio PSL se voltou contra ele quando Jair tentou destronar o deputado Luciano Bivar da liderança do partido (Bolsonaro “ficou 3 anos dormindo”).

Muitos dos aliados mais barulhentos pularam fora do bolsonarismo: Alexandre Frota ("Peço desculpas ao Brasil por ter me enganado”), Joice Hasselmann (“Bolsonaro é o mais babaca que ocupou a Presidência”), Luis Miranda (pivô do caso Covaxin na CPI da Pandemia), Delegado Waldir (“R$ 10 milhões pra cada parlamentar”).

Parece bom? Bolsonaro se enfraqueceu? Talvez não.

O fato é que todos esses ex-aliados disputarão a reeleição este ano. E quais deles serão reeleitos? Não se sabe, mas se as experiências passadas de ex-bolsonaristas valem de algo, é improvável que se mantenham no Congresso.

Há um risco grande de que esses hoje moderados sejam substituídos por novos radicais de extrema-direita. Concorrentes não faltam: de ex-jogador de vôlei que odeia gays até apresentadora de TV que expôs de modo implacável e nojento a vida de uma atriz vítima de estupro. Todos já se colocam como “pré-candidatos”. Não darei link.


Olhem o destino que tiveram “Bolsoria” e “Bolsowitzel”. Vejam a extrema dificuldade que Carlos Moisés, governador de Santa Catarina, teve para se manter em pé depois de ser enxotado da extrema-direita. No estado do sul, Bolsonaro agora apoia a vice-governadora, a mesma que que teve enormes dificuldades em se colocar contra o nazismo.

Eleita com mais de 1 milhão de votos em 2018, colada em Bolsonaro e titular de uma notícia falsa absurda que ajudou Jair na campanha vitoriosa, Joice Hasselmann faz menos de 100 mil votos em 2020 quando concorreu à Prefeitura de São Paulo.

Alexandre Frota precisou deletar as próprias redes sociais e recomeçar do zero pra buscar algum capital político digital. Os bolsonaristas são vingativos ferozes contra dissidentes.

Após traição, ex-aliados de Bolsonaro caminham a passos largos rumo ao  fundo do poço
Vai sobrar alguém?

O apoio ao Governo Federal é hoje bancado pelas emendas de relator, o que faz o Mensalão ser uma brincadeira de criança. Um custo alto para o país, pago por todos nós, e que terá impacto no próximo ano. Tenham certeza que com a eleição quase perdida, a extrema direita focará MUITO em ter o maior número de parlamentares eleitos. A meta é manter os mais cegos fieis na base e substituir os traidores por novos apoiadores.

Um novo governo eleito que não seja o de Jair Bolsonaro enfrentará esse Congresso por 4 anos.


Não se esqueçam de deixar um like no post, comentar e sobretudo participar do meu Apoia.se.

2022 é um ano crucial para nossa democracia. O Brasil não aguenta mais quatro anos de Bolsonaro. Estamos sendo corroídos por dentro até sobrar só a casca do que um dia foi um país livre e soberano. Quer me ajudar a vencer essa guerra? Junte-se a mim. Não vou me calar e pra isso preciso da sua força!

QUERO AJUDAR!

LikeCommentCommentShareShare

© 2022 Leandro Demori

Agência Pública: Duas semanas no Vale do Javari

 

Duas semanas no Vale do Javari
por Ciro Barros

Manhã de terça-feira, 7 de junho. Cheguei para trabalhar na redação do jeito mais banal possível. Guardei a marmita na geladeira, meu plano do dia era desdobrar uma apuração aqui em São Paulo que eu acabara de concluir. Encontrei a Marina Amaral, diretora de redação da Agência Pública, inquieta. O assunto brotou do nada, não sei se da minha boca ou da dela. “Você está acompanhando o desaparecimento do Bruno Pereira e do Dom Phillips?", lembro que ela perguntou. Quarenta e oito horas depois, eu estava desembarcando em Tabatinga (AM) para uma das coberturas jornalísticas mais marcantes da minha carreira.

Aquelas 48 horas foram intensas: contatos com fontes na região do Vale do Javari para fazer render a viagem, apresentações e reuniões de preparação com os colegas que estariam na pauta comigo, aviso a familiares e amigos, compromissos desmarcados e adiados. Começaram as mensagens no celular: “Caco Barcellos tá indo pra lá”; “Fabiano Maisonnave tá indo pra lá”; “Vinícius Sassine tá indo pra lá”. Eram muitas as referências e os nomes de peso que estariam nessa comigo. Mas eu também tive o privilégio de ir bem acompanhado. 

Eu já posso contar nas mesas de bar que eu fiz essa cobertura com Rubens Valente. Ele já era para mim uma referência absoluta. Devorei seus livros, li muitas de suas coberturas e reportagens icônicas. Não é exagero algum dizer que o Rubens é um dos maiores repórteres do Brasil. Ele não liga muito para elogios e talvez até se incomode com essas linhas. Por isso, serei econômico: foi uma aula, Rubens. Também foi um prazer trabalhar com fotojornalistas afiados como Avener Prado e José Medeiros, dois caras incansáveis que têm aquela capacidade única dos bons fotógrafos de achar histórias, propor e discutir as decisões editoriais e não perder nenhuma imagem relevante.

No voo para Manaus, minha mente ansiosa fervilhava: “Minha pauta vai virar?”, “Vamos concorrer à altura dos profissionais que estão indo pra lá?”. As questões surgiam enquanto eu mastigava a dureza da história em si. Um jornalista e um indigenista até então desaparecidos. Quão comum não é, para quem cobre a Amazônia, viver situações de risco ou acompanhar pessoas ameaçadas? Aquela sensação de que poderia ter sido comigo aparecia o tempo todo para mim e para muitos colegas com quem conversei em campo. Era um papo muito presente na cerveja do reportariado, quando a cobertura permitia.

Desembarcar em Tabatinga foi aquele choque de realidade que passa como um trator sobre quaisquer questões existenciais que ficam latejando na cabeça. A realidade da internet e da comunicação muito precárias, da falta de gasolina nos postos, dos pagamentos só em dinheiro vivo, dinheiro este que às vezes falta no banco. O que a tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia tem de estratégica, tem também de precária. 

E a precariedade se impõe às questões existenciais quando você tem que produzir pautas, se engajar numa cobertura internacional, prestar contas, pensar nos desafios logísticos para se deslocar por horas de barco de um lado para o outro e se hospedar em cidades onde boa parte da imprensa nacional, dos correspondentes internacionais no Brasil e das autoridades também estavam atrás de uma cama. Eu, que pisava pela primeira vez na região do Vale do Javari, contei muito com a sagacidade rondoniense do Avener para lidar com todos esses desafios e agradeço diretamente a ele: valeu, mano!

Olhando em perspectiva, me orgulho muito do trabalho que fizemos. Mesmo lidando com prazos apertados e outros desafios de uma investigação em tempo real, tentamos ouvir absolutamente todos os lados nessa cobertura de desaparecimento que virou cobertura de assassinato. Reportamos o relato de tortura daquele que depois confessou a autoria do crime, o clima na cidade que subitamente virou palco da investigação de um crime de repercussão internacional, ouvimos os indígenas, os pescadores. Retratamos o abandono da Funai na região. Mostramos em dois textos a dor da família de Maxciel Pereira dos Santos, indigenista e ex-servidor da Funai assassinado em setembro de 2019 em um crime ainda sem solução.

Mostramos como a última viagem de Dom e Bruno estava distante de ser uma “aventura não recomendável”, como descreveu o presidente Bolsonaro. Avener fez um registro exclusivo da prisão de um dos suspeitosRubens revelou em primeira mão as medidas administrativas da Funai contra Bruno. São, até agora, 21 textos publicados, a maioria deles enviados direto de campo, sobrepondo toda a precariedade que descrevi. Textos que não iriam ao ar sem a disposição e edição ágil de Marina Amaral e Thiago Domenici. Depois que a maioria dos repórteres já deixou o Vale do Javari, Rubens Valente e José Medeiros seguem lá apurando os desdobramentos do caso e indo contra a noção do fim do “ciclo da notícia”, como bem destacou no Twitter o jornalista Ricardo Senra, da BBC.

Quando o fogo da cobertura abaixou, voltaram à cabeça as questões existenciais. Foi muito duro, por exemplo, quando se confirmou que o desaparecimento de Bruno e Dom era na verdade um duplo homicídio. Muita coisa, porém, terei que elaborar agora, enquanto vou atrás de outras histórias. Ser repórter investigativo é esse eterno trocar o pneu com o carro andando. O foco é a pauta. Os parafusos da cabeça a gente aperta depois.

 
Ciro Barros é repórter na Agência Pública

Rolou na Pública
 

Em busca de respostas. Seguimos com nossa cobertura especial no Vale do Javari. A Pública entrevistou o delegado da Polícia Civil Alex Perez, que, em Atalaia do Norte, preside o inquérito sobre o assassinato de Bruno e Dom. Ele explica que uma segunda apuração poderá ser aberta e que os indícios sobre um eventual mandante ainda são “poucos”, mas está confiante sobre as provas colhidas a respeito da autoria do crime. A reportagem foi repercutida na Revista Fórum e republicada na Carta Capital e Canal My News

Canetada do Ibama. Levantamento exclusivo da Pública mostra que um despacho assinado pelo presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, pode fazer com que a União deixe de receber ao menos R$ 3,6 bilhões em multas por infrações ambientais e também abre a possibilidade de infratores condenados pedirem de volta o dinheiro já pago. A reportagem foi repercutida pela Globo News e pelo G1 e republicada no UOL, no Outras Palavras, na Carta Capital e no Brasil de Fato.

Patrocínio de rede social trumpista. A rede social Gettr, comandada pelo ex-assessor de Donald Trump, Jason Miller, está patrocinando eventos políticos que apoiam a campanha de reeleição de Jair Bolsonaro. A plataforma já forneceu apoio em pelo menos quatro encontros: duas conferências importadas dos Estados Unidos, os CPACs – autointitulado o “maior evento conservador do país” – e dois congressos conservadores regionais, chamados de Brasil Profundo. A reportagem foi republicada no veículo português Polígrafo, no iG, no Brasil 247, no Núcleo Jornalismo e no Opera Mundi.

As principais notícias desta noite no Brasil 247, em 29/6/2022