domingo, 20 de outubro de 2019

O Novo Velho Continente e suas Contradições Artigo do pessoense Celso Japiassu

Política

O Novo Velho Continente e suas Contradições

 

 
18/10/2019 19:21
 
 
Nota da Redaçao: Carta Maior tem a honra de passar a contar com a colaboração regular do poeta, articulista, jornalista e publicitário, Celso Japiassu, brasileiro de João Pessoa, portanto, mais um  paraibano que orgulha muito o país.Ele é autor de O Texto e a Palha (em dois volumes), Processo Penal, A Legião dos Suicidas, A Região dos Mitos, O Itinerário dos Emigrantes,O Último Número e Dezessete Poemas Noturnos.Trabalhou na redação do Diário de Minas, da Última Hora e do Correio de Minas, em Belo Horizonte. Atualmente reside com sua família na cidade do Porto, em Portugal.Celso nasceu em João Pessoa, formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais e viveu no Rio de Janeiro.Ele escreverá, semanalmente, sobre temas da realidade europeia ligados a linha editorial de Carta Maior.
***
Do Brexit às agitações e conflitos na Catalunha; dos ataques terroristas na Alemanha à crise dos refugiados e os riscos  do baixo crescimento com ameaça de deflação: estes são apenas alguns dos sinais de um novo fantasma que ronda a Europa. Não se trata, hoje, do fantasma do comunismo, como ironizou Marx no seu Manifesto, assinado conjuntamente com Friedrich Engels em 1848. Porém é mais uma vez o fantasma do medo que anda a rondar praticamente todos os países da União Europeia.
 
Sem esquecer o sempre presente fantasma do fascismo, que nas últimas eleições legislativas de Portugal conseguiu enfim uma representação no Parlamento. O país orgulha-se da sua solução política progressista.
 
Entre os vários movimentos separatistas, até o pequeno Bolzano, conhecido também como Tirol do Sul, reivindica independência da Itália para ter a liberdade de falar alemão, língua que foi proibida nos tempos de Mussolini.
 
A luta catalã
 
Ainda com traumas dos ataques do ETA e do vigoroso movimento independentista basco, a Espanha teme agora a ameaça de um terrorismo catalão, gestado pela violência com que a polícia tem feito a repressão das manifestações de rua. As agitações de agora são fruto da Declaração de Independência da Catalunha, aprovada pelo Parlamento da Catalunha em 2017 e nunca aceita pelo governo central espanhol. 
 
A mobilização do povo catalão teve início durante os anos 1930 com a fundação da ERC-Esquerda Republicana da Catalunha, que conseguiu a autonomia dentro do território espanhol mas foi posteriormente reprimido pela ditadura de Francisco Franco. Desde então cresce a frustração nacional, cujo desejo de autonomia evoluiu para o movimento que reivindica a independência. Seus líderes estão alguns presos e outros no exílio. Mas o povo, que protesta nos enormes movimentos de rua, pretende escrever um novo capítulo da sua história.
 
Ingleses divididos
 
O Brexit agita a velha Grã Bretanha e muitos dos seus efeitos ainda estão a ser discutidos. Há uma data fatal para o divórcio acertado com a União Europeia – dia 31 deste mês de outubro. Parte da opinião pública inglesa desejaria um novo plebiscito, por acreditar que os resultados hoje seriam outros e o país poderia continuar como parte da Europa. Os conservadores no poder são contra uma nova consulta popular e o país prepara-se para se reorganizar como uma ilha que sempre foi mas sem prejuízo das suas relações comerciais com o continente.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse enigmaticamente que, ao se negociar com os ingleses, tudo é possível.
A novela ainda não chegou ao fim. Mais um acordo foi negociado por Boris Johnson e depende agora da aprovação da Câmara dos Comuns.
 
Londres também passou a conhecer agitações de rua contra as mudanças climáticas, assunto cada vez mais presente nas preocupações europeias. É mais um dos temores, o de que o mundo se torne um lugar onde será difícil sobreviver. As recentes ondas de calor, as canículas que trazem às cidades temperaturas inéditas e quase insuportáveis, com algumas vítimas mortais, é combustível para protestos cada vez mais constantes e intensos.
 
Migrações em desespero
 
São numerosos refugiados em movimento na procura de salvação. As organizações de Direita aproveitam para se fortalecerem, explorando os medos nacionais, a repulsa aos estrangeiros e o que passaram a considerar uma verdadeira invasão. Na França, de tradição humanista e historicamente acolhedora, cresce o preconceito contra os que chegam trazendo suas próprias culturas além da própria miséria.
 
Na Itália, a recente onda fascista comandada por Matteo Salvini teve uma das suas origens na recusa aos imigrantes. Kyriakos Mitsotakis, primeiro ministro da Grécia, outro país a receber levas de refugiados que chegam a seus portos em precárias embarcações ou nos navios das organizações humanitárias, acaba de advertir – a Europa deve se preparar para uma nova migração provocada pela tragédia dos curdos, os incessantes conflitos na Síria e as recentes agressões da Turquia.
 
O prazer das viagens
 
O turismo de massa é hoje um item fundamental na economia e na pauta de quase todos os países. A mística da Europa continua a atrair viajantes de todo o mundo desejosos de conhecer um dos berços da civilização e sua criatividade nas artes, a sua história, suas paisagens e os seus monumentos. Ao mesmo tempo em que significa a melhoria na economia dos países, acarreta no entanto problemas no que se refere à habitação, com cada vez mais imóveis deixando de ser residências para se transformarem em alojamentos locais. Multidões de estrangeiros curiosos – com a atual e forte presença dos chineses – mudam a paisagem das ruas, ocasionam aumentos nos preços e obstruem as ruas. Andar nas ruas de Heidelberg, na Alemanha, lembra a paisagem humana de Beijing.
 
A União Europeia e a zona do Euro, realização política de uma velha Europa cansada de guerras estão, segundo alguns, ameaçados por suas contradições internas e pelos arrufos separatistas. Mas o velho continente continua a representar a melhor construção da Humanidade na trilha da civilização.

Destaques da manhã no 247 em 19/19

Vaza Jato: Moro determinava buscas sem pedido do MP e a PF ajeitava

#Bolsolão já indica risco de impeachment de Jair Bolsonaro

PSDB chama Joice Hasselman ao Roda Viva para implodir Bolsonaro

Indefinição do PT anima Psol a lançar Guilherme Boulos para prefeito de SP

Lula embaralha sucessão paulistana ao convidar Marta para o PT, diz Rovai

PSL deve destituir Eduardo Bolsonaro de comissão na Câmara

Mais Médicos foi revolução promovida por Dilma, diz Haddad

Facebook
Twitter
Website
Instagram
YouTube

Governo Bolsonaro extinguiu comitês do plano de ação de incidentes com óleo - 19/10/2019



avatar
Fernando Haddad 
@Haddad_Fernando
Um inepto na presidência: Governo Bolsonaro extinguiu comitês do plano de ação de incidentes com óleo

VÍDEO: de tanta vaia, Dallagnol não consegue concluir palestra sobre ‘ética’ em Porto Alegre

VÍDEO: de tanta vaia, Dallagnol não consegue concluir palestra sobre ‘ética’ em Porto Alegre

 

Destaques da manhã no 247 em 20/19

Lula quer atuar como "pacificador nacional" após deixar a prisão

"Pergunta pra eles", diz Bolsonaro ao ser questionado sobre ficar no PSL

Glenn vê Moro como "homenzinho desonesto até em questões triviais"

Deltan tenta falar sobre ética e é vaiado em Porto Alegre

Levante popular derrota Piñera e derruba aumento do metrô no Chile

Angela Davis cita Marielle e Preta Ferreira como símbolos de liberdade

Carla Zambelli faz ataque gordofóbico a Joice Hasselmann