sábado, 28 de março de 2020

EUA pressionam países a rejeitar ajuda de Cuba durante pandemia de coronavírus

EUA pressionam países a rejeitar ajuda de Cuba durante pandemia de coronavírus

Cuba desempenhou um papel de liderança na luta global contra o surto, enviando equipes médicas e ajuda a alguns dos países mais afetados, incluindo a Itália
Os Estados Unidos lançaram um ataque impressionante às missões de assistência médica de Cuba, com o governo Trump pressionando os países a rejeitá-los durante a pandemia de coronavírus.
PUBLICIDADE
Cuba desempenhou um papel de liderança na luta global contra o surto, enviando equipes médicas e ajuda a alguns dos países mais afetados, incluindo a Itália.
Também forneceu suprimentos do interferon alfa-2b, que se mostrou eficaz quando usado no tratamento de mais de 1.500 pacientes com coronavírus e é um dos 30 medicamentos escolhidos pela Comissão Nacional de Saúde da China para combater doenças respiratórias.
Mas Washington afirmou que o objetivo de Cuba não era impedir a propagação do Covid-19, mas recuperar o dinheiro perdido quando alguns dos países que pagam pela ajuda de seus médicos “abandonaram esse programa abusivo”.
A embaixada dos EUA em Havana acusou falsamente o governo cubano de “reter a maior parte do salário de médicos e enfermeiros em missões de ajuda internacional, expondo-os a terríveis condições de trabalho”.
O programa médico humanitário de Havana foi desenvolvido após a revolução de 1959 e trouxe cuidados de saúde para nações empobrecidas em todo o mundo.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Cuba, mais de 600.000 médicos, enfermeiros e técnicos médicos foram enviados para mais de 160 países desde a década de 1960. Atualmente, o programa está ativo em cerca de 60 países.
Enquanto cerca de duas dezenas de missões são fornecidas gratuitamente, outros países pagam Havana. Isso gera cerca de US $ 6,3 bilhões (US $ 4,8 bilhões) por ano, ajudando a mitigar o impacto do bloqueio econômico de seis décadas nos EUA.
O programa foi atacado no ano passado quando o presidente dos EUA, Donald Trump, insistiu que a ilha socialista o estava usando para minar a democracia em países como a Venezuela, onde Washington busca a derrubada do governo democraticamente eleito liderado pelo presidente Nicolas Maduro.
Sob pressão de Washington, vários governos de direita pediram que as missões médicas fossem embora.
Um deles era o Brasil, cujo presidente de extrema direita Jair Bolsonaro expulsou a maioria dos 10.000 médicos do país e os chamou de terroristas disfarçados de uniforme.
Desde então, ele foi forçado a fazer uma reviravolta embaraçosa, pedindo às equipes médicas cubanas que retornem enquanto o Brasil luta para conter a disseminação do coronavírus.
Washington intensificou protestos contra Cuba e China, pois suas missões de ajuda humanitária lideram a resposta global à pandemia de coronavírus.
Ao mesmo tempo, os EUA reforçaram as sanções contra países como Irã e Venezuela.

Os destaques da manhã no 247

Cúpula militar dá primeiros sinais de apoio à troca de Bolsonaro por Mourão

Ministério da Saúde não foi consultado sobre campanha criminosa de Bolsonaro contra isolamento

Bolsonaro converte o Brasil num pandemônio, diz Haddad

Witzel renova decreto de isolamento social por mais 15 dias

Consumo de aço pode cair 40% no Brasil no segundo trimestre

EUA pressionam países a rejeitar ajuda de Cuba durante pandemia de coronavírus

Bob Dylan lança música de 17 minutos inspirada em assassinato de Kennedy. Escute

QUERO APOIAR O BRASIL 247
Boa leitura!
Equipe 24

Em reunião tensa, Mandetta ergue a voz a Bolsonaro: 'Estamos preparados para ver caminhões do Exército transportando corpos?'

Em reunião tensa, Mandetta ergue a voz a Bolsonaro: 'Estamos preparados para ver caminhões do Exército transportando corpos?'

Jair Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta
247 - O ministro da Saúde vai ganhando destaque, nem tanto por suas qualidade, mas por enfrentar Bolsonaro de maneira incisiva. Ao destacar, em reunião de emergância, que a pandemia de coronavírus não é uma “gripezinha”, ele apresentou cenários possíveis para a doença no Brasil e advertiu o presidente Jair Bolsonaro e outros ministros que, se morrerem mil pessoas, será similar à queda de quatro Boeings. 
A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sublinha que "depois, perguntou: “Estamos preparados para o pior cenário, com caminhões do Exército transportando corpos pelas ruas? Com transmissão ao vivo pela internet?”
A matéria ainda acrescenta que "Mandetta fez um apelo para o presidente criar “um ambiente favorável” para um pacto entre União, Estados, municípios e setor privado para todos agirem em conjunto, unificar as regras e medidas e seguir sempre critérios científicos. Sugeriu, inclusive, a criação de uma central de equipamentos e pessoal, para possibilitar o remanejamento de leitos, respiradores e até médicos e enfermeiros de um Estado a outro, rapidamente, dependendo da demanda."

ENTREVISTA COM LUIZ GONZAGA BELLUZZO

https://www.youtube.com/watch?v=QTIsPKv862I&feature=push-prem-sub&attr_tag=m2qu0j0ZGkFSOAjn%3A6

Como impedir que Bolsonaro leve o país a uma catástrofe, com Gleisi Hoffmann

https://www.youtube.com/watch?v=8stMWb18qjU&feature=push-lbss&attr_tag=9xl3n-g70JFEVgSP%3A6

População reage a carreata do ódio jogando ovos, xingando e fazendo panelaço em João Pessoa (vídeo)

População reage a carreata do ódio jogando ovos, xingando e fazendo panelaço em João Pessoa (vídeo)

Carreata anti-quarentena
247 - A carreata anti-quarentena realizada por comerciantes e empresários na manhã deste sábado (28), em João Pessoa, desencadeou reações de indiganção na população.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, algumas pessoas xingaram, vaiaram, fizeram panelaços de protesto e chegaram até a jogar ovos nos carros.
Veja os vídeos: