quarta-feira, 22 de março de 2023

Focus Brasil

 

Boletim do NPC

Boletimdo NPC

21 de março de 2023

NOTÍCIAS DO NPC

Curso de Comunicação Popular do NPC 2023: tá chegando a hora!

O Núcleo Piratininga de Comunicação dará início, no dia 1º de abril, a mais uma turma do Curso de Comunicação Popular do NPC. Para o ano de 2023, recebemos muitas inscrições e o processo seletivo priorizou aqueles que já atuam na comunicação popular, moradores de favelas e periferias, e militantes de movimentos sociais e coletivos políticos. E pelo que vimos até agora, a turma promete ser muito boa! A programação envolve aulas teóricas e práticas, em sala de aula ou nas ruas da cidade, e ao longo dos próximos meses vamos dividir com vocês tudo que vai rolar. O Curso de Comunicação Popular do NPC foi idealizado por Claudia Santiago e acontece anualmente desde 2004. Há alguns anos é apoiado pela Fundação Rosa Luxemburgo, parceira que segue junto conosco nesse trabalho. Estamos muito ansiosos e animados. Seja bem-vinda, turma de 2023!

NOTÍCIAS DO NPC

Quintas Resistentes recebe Bruno Paes Manso

Nesta quinta-feira, dia 23, às 20 horas, vai ao ar o Quintas Resistentes com Bruno Paes Manso, nosso convidado para um papo sobre a história e o avanço das milícias no Brasil. Bruno é jornalista, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (USP), autor de "A República das Milícias - dos esquadrões da morte à era Bolsonaro" e co-autor de "A Guerra - ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil". A apresentação do Quintas Resistentes é de Euro Mascarenhas, Gabriela Gomes e Jessica Santos. A coordenação geral é de Luisa Souto e os trabalhos técnico de Joka Madruga. Não perca! A transmissão é pela TV NPC no YouTube. Acesse: youtube.com/npiratininga.

NOTÍCIAS DO NPC

Já curtiu o Canal do NPC?

Agora o NPC tem um canal de podcast! E estreamos com a temporada de 2023 do programa Quintas Resistentes. A partir de agora, você pode ouvir o conteúdo das nossas entrevistas direto do seu celular. Já estão no ar as entrevistas com Helena Martins, jornalisa, professora e integrante do Diracom, e com Maria dos Camelôs, trabalhadora ambulante, feminista e militante do Movimento Unido dos Camelôs (MUCA) e do Movimento Trabalhadores Sem Direitos. Na apresentação, as vozes de Euro Mascarenhas, Gabriela Gomes e Jessica Santos. É só acessar, seguir nosso canal e ativar o alerta de novos episódios.

ARTIGOS

A verdade sobre a chacina do Borel

[Por Claudia Santiago] Até hoje a chacina do Borel continua impune! No próximo dia 16 de abril, fará 20 anos que a favela do Borel luta por justiça pelo assassinato de quatro jovens moradores da comunidade: o pedreiro Carlos Alberto da Silva Ferreira, 21 anos, o estudante Carlos Magno de Oliveira Nascimento, 18 anos, o taxista Everson Gonçalves Silote, 26 anos, e o mecânico Thiago da Costa Correia da Silva, 19 anos, todos executados por policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar na Vila Preguiça. As execuções foram registradas como auto de resistência, com os policiais alegando legítima defesa. No entanto, os testemunhos de familiares das vítimas e moradores, além das evidências forenses mostraram que os moradores foram vítimas de execuções extrajudiciais. Posteriormente, a perícia da Polícia Federal concluiu que não houve confronto, conforme sempre afirmado pelos moradores do Borel. O luto das mães e familiares das vítimas deu início a uma longa luta por justiça, que se fortaleceu com a criação da “Rede de Comunidades e Movimentos contra Violência”. | Leia o texto completo.

A COMUNICAÇÃO QUE QUEREMOS

Katia Marko, editora do Brasil de Fato, está entre os 11 jornalistas homenageados pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI)

No próximo dia, 7 de abril, Dia do Jornalista, a editora do Brasil de Fato, Katia Marko, receberá da Associação Riograndense de Imprensa a medalha Alberto André, um reconhecimento aos profissionais que fazem jornalismo de qualidade, cumprindo com o papel da imprensa na consolidação da democracia. Katia Marko, formada pela Unisinos, atuou por quase três décadas como assessora de comunicação do movimento sindical e da Central Única dos Trabalhadores do RS. Também participou da criação da TV Comunitária de Porto Alegre, do jornal Brasil de Fato, e do Conselho Municipal de Comunicação. Atualmente é editora-chefe do jornal Brasil de Fato RS. Além disso, é membro da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e, desde de 2022, é articuladora da Região Sul da Rede Nacional de Proteção a Jornalistas e Comunicadores, criada pelo Instituto Vladimir Herzog. | Leia mais.

PROPOSTA DE PAUTA

Comunicação no Conselho Nacional de Saúde nos meios digitais em debate

Pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) apresentam estudo mostrando a necessidade de as entidades que compõem o Conselho Nacional de Saúde divulgarem suas ideias e se fazerem presentes nas redes sociais. Publicado no periódico Ciência & Saúde Coletiva, edição de março de 2023, o texto de Bruno Dias e Assis Mafort Ouverney ganhou menção honrosa no 4° Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde, em 2021. No artigo, os autores procuram analisar como essas entidades se fazem presentes no meio digital e a capacidade de comunicação de cada segmento representado no conselho. | Continue lendo.

DE OLHO NA VIDA

Racismo e a escravidão Moderna no Brasil

A Resistência (PSOL) convida a todos para o Cinedebate: Escravização Moderna no Brasil, evento da Campanha de 21 dias de ativismo Contra o Racismo, com a apresentação do filme “Pureza” (2022), do diretor Renato Barbieri. O debate terá a participação da professora Marcela Soares (Departamento de Serviço Social da UFF), membra do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo (CETP-COETRAE/RJ); de Maria Izabel Monteiro, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro (STDRJ); e Matheus Gomes, deputado estadual (PSOL), membro da Bancada Negra da Assembleia legislativa do Rio Grande do Sul, empenhado na responsabilização dos envolvidos na escravização de 207 trabalhadores resgatados de vinícolas na cidade de Bento Gonçalves. | Continue lendo.

DE OLHO NOS SINDICATOS

Nilza Pereira, trabalhadora química é primeira mulher à frente de uma Central Sindical no Brasil

A dirigente do Sindicato Químicos Unificados - Regional Osasco, Nilza Pereira Almeida, é a primeira mulher no País a estar à frente de uma central sindical. Ela foi eleita secretária-geral da da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, em seu III Congresso Nacional, realizado entre 10 e 12 de março na cidade de São Paulo (SP). Mãe de três filhos, sindicalista há mais de 30 anos, Nilza pauta sua trajetória de vida pela defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e sua autonomia política. Ela é reconhecida por sua capacidade de articulação política e um exemplo de luta e coerência para toda classe trabalhadora.

NPC INFORMA

Museu da Maré inaugura exposição Marielle Marés no Palácio do Catete

Para lembrar os assassinatos brutais e covardes de Marielle Franco e Anderson Gomes, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e o Museu da Maré, a convite do Museu da República, lançam a exposição Marielle Marés no dia 20 de março, segunda-feira, às 15h, no Museu da República (Palácio do Catete), Rio de Janeiro. “Mais que uma exposição, é uma homenagem a essa mulher que, antes de ser vereadora, foi filha, neta, irmã, mãe, esposa, amiga, estudante, mestra, pesquisadora, militante, favelada. Contar a história da Marielle é um ato político de amor, afeto e humanidade, valores tão fundamentais, principalmente no contexto atual que vivemos no país”, afirmam os organizadores. | Continue lendo.

NPC INFORMA

Entidades promovem oficina para jornalistas discutindo o tema corporações e alimentação

A ACT Promoção da Saúde, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o site O Joio e O Trigo, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), promovem no dia 30 de março, a oficina “Corporações podem resolver os problemas relacionados à alimentação?” O debate será online e aberto a jornalistas e estudantes do último ano da graduação em jornalismo. O objetivo é discutir os limites das grandes corporações do setor alimentar em dar respostas aos desafios atuais. | Continue lendo.

NPC INFORMA

Ministério das Comunicações prorroga prazo para seleção de Rádios Comunitárias

O Ministério das Comunicações prorrogou o prazo para as associações e fundações participarem dos editais de Seleção Pública para o Serviço de Radiodifusão Comunitária. Assim, entidades de 216 municípios dos 23 estados brasileiros poderão se inscrever até o dia 13 de maio no processo, conforme foi publicado no Diário Oficial da União. “Estamos prorrogando o prazo dos editais de rádios comunitárias para garantir que mais entidades possam participar da seleção e possibilitar que o serviço atinja a maior quantidade de cidades no país. É prioridade da nossa gestão fortalecer este o serviço, porque possibilita uma maior participação social, acesso à informação, cultura e entretenimento", destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. O serviço é executado em canais em Frequência Modulada (FM) e as outorgas serão concedidas por um prazo de 10 anos, beneficiando mais de 7,8 milhões de pessoas que vivem nas regiões. | Saiba mais.

DE OLHO NO MUNDO

França entra no nono dia de greve e manifestações contra a reforma das aposentadorias

A central Intersindical francesa convoca todos os trabalhadores para uma greve geral e manifestações em todas as cidades na quinta-feira, dia 23 de março, contra a reforma das aposentadorias, que o governo Macron tenta passar sem votação no Parlamento. Soma-se a isso, as monções de censura contra o governo que serão votadas nesta segunda-feira e as várias categorias já em greve há vários dias – algumas há mais de duas semanas –, como as do transportes públicos, controladores aéreos, limpeza urbana e professores. Além disso, a Confederação Geral do Trabalho anunciou no último sábado,dia 18, a paralisação na maior refinaria da França, a TotalEnergias de Gonfreville. Essa última greve, somada a paralisações em outras refinarias, deve provocar desabastecimento nos postos de gasolina do país. Sem contar que uma greve no depósito petroleiro de Havre impede o fornecimento de petróleo bruto às refinarias.

DICAS

Fundação Dinarco Reis oferece curso sobre a biografia intelectual de Karl Marx

Mesmo passados 140 anos de sua morte, Karl Marx é mais atual do que nunca e sua obra permanece como referência imprescindível para os socialistas, comunistas e para todos os que lutam por uma sociedade mais justa e mais humana. Por isso, a Fundação Dinarco Reis, do Partido Comunista do Brasil, promove um curso gravado introdutório à biografia política e intelectual de Marx, com o professor Zé Paulo Neto, acessível por apenas R$30,00. O conteúdo das 10 aulas divide-se em quatro partes: Os anos de juventude (1839-1847); Da revolução ao exílio londrino (1848-1856); Londres: o apogeu intelectual (1857-1875); e Os anos derradeiros (1875-1883). | Saiba mais e increva-se!

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 433

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur

Carta Capital

 

TERÇA-FEIRA, 21 DE MARÇO DE 2023
ECONOMIA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já dialogou com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado

Confira também: 

OPERAÇÃO 2.0

Alberto Youssef é preso por ordem do novo juiz da Lava Jato

A ordem partiu de Eduardo Appio nesta segunda-feira 20; a prisão ocorreu em Itapoá, em Santa Catarina

Confira também:

ENTENDA

Por que Donald Trump diz que será preso nesta terça-feira?

Diante do caso, o político e empresário republicano pode se tornar o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser acusado de um crime

→ LEIA NO SITE

SILVIO ALMEIDA

Ministro assina acordo de reparação histórica em favor de religiões de matriz africana

O objetivo da parceria entre Ministério dos Direitos Humanos, DPU e Museu da República é recuperar objetos apreendidos

→ LEIA NO SITE

GUERRA NA UCRÂNIA

Por que os EUA consideram ‘inaceitável’ um cessar-fogo que saia da reunião entre Xi e Putin

Visita de 3 dias do presidente chinês a Moscou ocorre no aniversário de 1 ano da ofensiva militar russa

→ LEIA NO SITE

PROTESTO

Petroleiros anunciam paralisação e avaliam greve contra venda de ativos da Petrobras

A estatal informou na última sexta-feira 17 não ver razões para suspender a venda de ativos com contratos já assinados

→ LEIA NO SITE