terça-feira, 12 de abril de 2022

As principais notícias desta manhã no Brasil 247

 

Teoria e Debate

 


Edição 219

Abril/2022


 

“Sanções matam, sobretudo, as populações mais pobres”
Por Jorge Bittar e Carlos Henrique Árabe

Para o ex-ministro Celso Amorim, a Rússia errou ao atacar a Ucrânia, tanto do ponto de vista do direito internacional como político, já a ação dos países da Otan tornam a situação ainda mais dramática. Leia mais

A guerra da Ucrânia e uma nova ordem internacional
José Luís Fiori

É intrigante que, após três décadas do fim da guerra fria, a potência unipolar do novo sistema, teoricamente a responsável pela tutela da paz mundial, esteve em guerra durante quase todo o período. Leia mais

Acordos energéticos e militares bloqueiam o isolamento da Rússia
Rodrigo Leão e William Nozaki

Os acordos da Rússia mostram que o país está longe de ser a nação fragilizada dos anos 1990 e retomou sua capacidade de influenciar e impor seus interesses para o Ocidente.
Leia mais

Uma guerra injustificável em um mundo em transformação
Giorgio Romano Schutte

As forças progressistas deveriam condenar a política agressiva e autoritária de Putin, sem abrir mão de críticas à Otan, e a imposição de sanções econômicas e monetárias à Rússia.
Leia mais

Uma guerra de oligarquias contra os povos e a classe trabalhadora
Everaldo de Oliveira Andrade

A União Europeia e a Otan de Biden estão lado a lado com a Rússia de Putin na disposição comum de usar a guerra para retirar direitos econômicos e sociais das classes trabalhadoras.
Leia mais

Pois é: os tempos são de guerra
Valter Pomar

O inimigo principal da classe trabalhadora brasileira é o governo dos Estados Unidos, é a Otan, é o imperialismo, inclusive europeu. Não é Putin e seu governo.
Leia mais

A Constituinte e a nova esquerda chilena
Renato Martins

As circunstâncias da chegada da nova esquerda chilena ao poder são muito diferentes daquelas do final da ditadura, que consiga superar o desafio que a história lhe reservou.
Leia mais

O sistema de cuidados do Uruguai: perspectivas de gênero e lições aprendidas
Mariana Mazzini Marcondes

As políticas e os direitos ao cuidado precisam espelhar a realidade, incorporando as necessidades de quem cuida (no caso brasileiro, principalmente as mulheres negras e empobrecidas) e de quem é cuidado. Leia mais

 
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil
Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5573-3338
Agência FPA: Imprensa - imprensa@fpabramo.org.br

Cantamos essa pedra antes

 

Terça-feira, 12 de abril de 2022
Cantamos essa pedra antes

Olá,

No fim do ano passado — para ser mais exata, em 11 de dezembro — contei em uma newsletter que o especialista em setor energético mais ouvido pela imprensa no Brasil, o economista Adriano Pires, não era apenas uma fonte muito qualificada: ao dar entrevistas, ele advogava em causa própria e pelas empresas para as quais trabalha. Em português claro, um lobista clássico — que na mídia corporativa sempre era tratado, até então, como "consultor".

No texto, chamei atenção para algo que passava despercebido pela grande imprensa: há duas décadas com acesso privilegiado aos principais jornais do país, e tendo sua própria coluna fixa no Estadão e no Poder 360, Pires se utilizava desses espaços para dar opiniões favoráveis a seus contratantes. 

No fim de março, o lobista foi indicado pelo governo Bolsonaro para a presidência da Petrobras. Um burburinho se fez na imprensa, já que ele fundou e dirige o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), empresa de consultoria que trabalha para as principais transnacionais de petróleo, gás e energia. E, só então, a imprensa passou a chamá-lo pelo nome que nós já tínhamos dado – lobista.

Como apontou Rubens Valente em sua coluna do UOL, apesar de não divulgar publicamente sua carteira de clientes, o site do CBIE tem um espaço intitulado "Confiam no CBIE", que traz logos de empresas como as "norte-americanas Chevron e Exxon Mobil, a britânica Shell e a própria Petrobras".

Pela Lei das Estatais, de 2016, que veta que um executivo tenha parentes atuando no mercado para empreendimentos que possam ser considerados concorrentes, o economista precisaria não só deixar o CBIE como vender a empresa, como apontou a colunista Josette Goulart na revista Veja.

No dia 4 de abril, o lobista anunciou publicamente a desistência de assumir o cargo 
não sem antes causar certa comoção no setor, gerando mobilização da Abegás (Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás), que chegou a fazer uma carta pedindo que os associados apoiassem a indicação do economista, lembrando o quanto ele já teria feito pelas empresas do setor.

O patente conflito de interesses levou à desistência de Pires, que provavelmente ponderou que abrir mão de uma empresa por pouco mais de oito meses (com o risco real da não reeleição de Bolsonaro) na presidência da estatal não seria vantajoso — em carta pública, o lobista citou falta de tempo para essa transição, mas quem acompanha o Intercept soube meses antes que Pires fazia uso de sua posição privilegiada para benefício próprio. 

Denunciar essa incoerência foi nossa contribuição para evitar que um acesso privilegiado à mídia evoluísse para um ilegal uso da máquina pública para benefício do setor privado. Esse é o tipo de trabalho que dá gosto fazer. Apontar o dedo para vantagens indevidas, ainda que bem no início, e incomodar o clube do colarinho branco que define a vida de milhões de brasileiros é um dos nossos papéis.

Se você acredita que o trabalho que fazemos no Intercept está na trilha certa e precisa continuar botando o dedo na ferida e chamando lobistas pelo que eles são, por favor, colabore para que esse trabalho não pare! Se puder, apoie agora o jornalismo independente com qualquer quantia.

QUERO O INTERCEPT MARCANDO EM CIMA →  

Abraço,

Nayara Felizardo
Repórter
Recebeu este e-mail encaminhado por alguém? Assine! É grátis. 
Mudou de ideia e não quer receber nossa newsletter?
Clique aqui para cancelar a inscrição.
Obrigado por nos ler! Que tal nos dizer o que achou?
Nosso e-mail é: newsletter.brasil@emails.theintercept.com


As principais notícias desta noite no Brasil 247, em 11/4/2022