terça-feira, 21 de março de 2017

O JARARACA E OS RATOS

O jararaca e os ratos
Marcelo Zero


O depoimento de Lula no último dia 14 (terça-feira) é um desses raros momentos históricos em que tudo se revela, tudo se torna claro.

De um lado esteve Lula, o maior presidente da história do país, só comparável, em sua dimensão política interna, a Getúlio Vargas. Mas Lula é o único presidente brasileiro que se tornou, de fato, um grande líder internacional, admirado em todo o mundo.

Nunca houve um presidente como Lula.

Por sua grandeza histórica, política e moral, Lula falou de coisas grandes. Falou de como elevou o protagonismo internacional do Brasil. Como fez um país dependente, pequeno, se tornar grande e respeitado. Falou de como tirou 30 milhões de brasileiros da miséria. De como colocou 40 milhões de brasileiros na nova classe média. De como o mundo o procura até hoje para saber dos programas sociais revolucionários que criou.

De como dinamizou o mercado interno, de como tornou o pobre solução, ao invés de problema. De como tornou o Brasil a sexta economia do mundo. De como fez a Petrobras estimular as empresas nacionais. De como fez o Brasil um país de cabeça erguida. De como conquistou o direito de andar de cabeça erguida num país grande, soberano e mais justo.

De outro lado, estiveram, como sempre, homens pequenos. Pequenos como Savonarola, Torquemada e McCarthy. Pequenos em seu ódio, pequenos em sua inveja, pequenos em seu moralismo de ocasião. Pequenos, diminutos, em sua hipocrisia.

Como homens pequenos, falam de coisas pequenas. Falam de pedalinhos, falam de apartamentos de terceiros. Falam de depoimentos de homens diminutos, desesperados por se libertarem à custa da imolação do grande homem. A mediocridade dos acusadores e das acusações é gritante. O gigantesco vazio de provas e evidências também.

Por isso, os homens pequenos que perseguem Lula tentam desrespeitá-lo. Os homens pequenos tentam inutilmente crescer atacando sua grandeza inatingível. Não se referem a ele como presidente ou ex-presidente. Lembram da sua origem miserável e nordestina, de gente que não deveria ter sequer o direito de sobreviver. Lembram a todo instante que Lula só tem um curso primário e um curso técnico.

No Brasil, terra da estupidez diplomada e da burrice ilustrada, isso parece ser um grande pecado.

Tal ataque é, contudo, inútil. Assim como a hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude, a lawfare contra Lula é a homenagem que a mediocridade presta à grandeza.

Num grande país, num país mais civilizado, Lula seria reverenciado para sempre. O problema é que o Brasil, com o golpe, se tornou um país menor. Virou o país dos homens pequenos. O país da mediocridade hegemônica.

Um país de anões.

O país de juízes e procuradores partidarizados, que preferem convicções em detrimento de provas. O país dos moralistas sem moral. O país dos paneleiros de barriga cheia. O país dos patos teleguiados pela mídia corrupta e venal. O país que deu um golpe na presidenta honesta para colocar no poder a "turma da sangria", entalada até o pescoço em denúncias de corrupção.

O país que espuma de ódio contra a suposta corrupção de alguns, mas que tolera pacientemente a corrupção evidente e histórica de seus políticos conservadores preferidos. Um país misógino, racista e que odeia profundamente a ascensão social propiciada pela grandeza de Lula. Um país de quem não hesita em sacrificar a democracia e o mandato popular para fazer valer seus interesses de classe.

Assim, Lula foi substituído pelos aécios, os jucás, os padilhas, os temer. O homem de dimensão histórica foi substituído por homens diminutos, sem nenhuma dimensão política e moral.

O "Jararaca" foi substituído por ratos.

E homens pequenos só conseguem fazer um país pequeno. A grandeza cria, mas a pequenez, a mediocridade, só sabem destruir.
Por isso, a agenda do golpe, dos ratos, é uma agenda de destruição. Estão destruindo os direitos previdenciários e trabalhistas da população, com as infames Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista. Estão destruindo o Estado de Bem Estar criado pela Constituição Cidadã. Estão destruindo a economia nacional com um ajuste suicida, condenado no mundo inteiro, até mesmo pelo FMI. Estão destruindo o futuro do país, vendendo o Pré-sal e a própria Petrobras a preços aviltados e à margem da lei, numa negociata descarada que faria corar a antiga diretoria corrupta da empresa. Estão inviabilizando o BNDES, nosso grande banco de investimentos. Estão acabando com os mecanismos de que dispomos para a alavancagem do desenvolvimento. Estão entregando a Base de Alcântara. Querem entregar nossas terras. Querem entregar tudo, até o nosso futuro.

O grande país de Lula está se transformando, de novo, num país pequeno, periférico, quase colonial. O outrora país admirado e cortejado está se tornando um país desprezado. Temer não tem agenda externa e é motivo de piadas pelo mundo afora por sua misoginia e mediocridade.

Os ratos nos causam vergonha planetária.

Nunca caímos tão baixo. Dói ver o Brasil nesse estado.

Felizmente, para todos nós, inclusive para os que o odeiam, Lula está vivo. Física e politicamente vivo. Não para de crescer nas pesquisas.

Todos sentem saudade do grande Brasil que ele criou.

No dia 14, Lula, o verdadeiro gigante do Brasil, acordou.

Não tem mais volta.

Em 2018, o Jararaca vai jantar os ratos.


SUPREMO ARQUIVA INQUÉRITO CONTRA AÉCIO POR PRESCRIÇÃO

SUPREMO arquiva inquérito contra Aécio por prescrição


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato, determinou o arquivamento das investigações de uma acusação contra o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, seguindo a recomendação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que concluiu que o crime atribuído pelo ex-senador Sérgio Machado (CE) a Aécio prescreveu.

Parado nas gavetas da PGR por meses, o caso tratava do depoimento prestado em maio por Sérgio Machado que acusou Aécio de ter recebido dinheiro ilícito entre 1998 e 2000, quando ainda era deputado federal.

Segundo matéria publicada pelo Congresso em Foco, o procurador-geral pediu autorização do Supremo para apurar a denúncia em 4 de outubro. No mesmo dia, o tribunal pediu a Janot que se pronunciasse sobre o assunto. No início deste mês ele se manifestou avisando a corte que o crime de corrupção passiva atribuído ao senador prescreveu, só poderia ter sido punido até 2016.

A investigação também apontava o envolvimento do ex-senador e ex-governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho (PSDB), presidente do partido na época apontada por Sérgio Machado, ex-líder do PSDB no Senado e ex-presidente da TRANSPETRO, subsidiária da Petrobras e um dos delatores da Lava Jato.
Machado contou que ele, Aécio e Teotônio montaram um fundo para financiar a bancada do PSDB no Congresso. O parlamentar mineiro, segundo o delator, recebeu R$ 1 milhão. O plano, de acordo com Machado, era eleger o maior número possível de deputados federais para viabilizar a condução de Aécio à presidência da Câmara em 2000.

Aécio chamou as declarações de Sérgio Machado de “falsas e covardes”. “(Machado) não hesita em mentir e caluniar no afã de apagar seus crimes e conquistar benefícios de uma delação premiada”, respondeu o senador logo depois que foi divulgada a delação do ex-colega de partido.

Machado foi ex-presidente da TRANSPETRO, subsidiária da Petrobras, o ex-senador cearense ocupou o cargo por indicação do PMDB, partido ao qual se filiou ao final do governo Fernando Henrique Cardoso. Em sua delação, Machado gravou conversas com diversos membros da cúpula do PMDB, como os senadores Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR) e o ex-presidente José Sarney.

Um dos áudios, gravado com o senador Jucá, revelou a trama do golpe contra o mandato da presidenta Dilma. Jucá defendeu que o impeachment era o “estancar a sangria” da Lava-Jato.


'Brasileiros se uniram em grande greve nacional' contra reforma da previdência, diz Telesur; veja repercussão


'Brasileiros se uniram em grande greve nacional' contra reforma da previdência, diz Telesur; veja repercussão


Imprensa latino-americana deu destaque à jornada de manifestações da última quarta-feira e citaram a paralisação nos transportes públicos de São Paulo, além dos protestos em Brasília
Os protestos contra a reforma da previdência, que tomaram ruas em diversas cidades pelo Brasil na última quarta-feira (16/03), foram pauta da imprensa internacional, em especial na latino-americana.
A emissora multiestatal Telesur deu ampla cobertura aos protestos e afirmou que “os brasileiros se uniram em uma grande greve nacional”, explicando que as manifestações foram convocadas pela CUT (Central Única dos Trabalhadores). O veículo também deu destaque à fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que discursou no protesto da avenida Paulista, em São Paulo.
“A reforma fará com que milhões e milhões de brasileiros não consigam se aposentar, fará com que os trabalhadores mais pobres, sobretudo os da zona rural no Nordeste, passem a receber metade de um salário mínimo”, criticou o presidente, citado pela Telesur.
Por sua vez, o Cubadebate, de Cuba, lembrou que as manifestações coincidiram com o início de uma greve geral dos trabalhadores da educação pública.
Já o La Jornada, do México, trouxe uma galeria das melhores fotos das manifestações pelo país. O periódico afirma que “a intenção do presidente brasileiro Michel Temer de aumentar os anos de contribuição e incrementar a idade mínima para se ter direito à aposentadoria provocou uma mobilização nacional”.
Fotos: Agência Efe

Manifestação na Paulista ocupou "15 quadras", afirma argentino Clarín

Bolívia entrega réplica contra Chile em Haia em meio a tensão por prisão de militares bolivianos na fronteira

Chile suspende importações de carne bovina do Brasil após operação da Polícia Federal

União Europeia diz que vai barrar importação de carnes de empresas brasileiras investigadas em operação da PF

 
O jornal também citou o fato de que houve paralisação no transporte público em São Paulo e que centenas de manifestantes ocuparam o Ministério da Fazenda, em Brasília.
O boliviano El Deber, com o título "Fortes protestos no Brasil contra os ajustes de Temer", reproduziu uma reportagem da agência AFP que relata qu que aconteceu na capital federal. “Com cruzes brancas e um caixão de papelão instalados em frente ao Congresso, os manifestantes rechaçaram o projeto de reforma do sistema de aposentadorias que, se for aprovado sem mudanças, exigirá contribuições durante 49 anos para se obter o benefício integral das pensões”, afirma o texto.
Por sua vez, o argentino Clarín disse que o Brasil se encontra “convulsionado” por protestos e revelações sobre o caso da Petrobras, em referência à lista apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com nomes de políticos que teriam recebido dinheiro da construtora Odebrecht.
“Em São Paulo, pela primeira vez desde as grandes mobilizações de 2014 e 2015, a avenida Paulista foi literalmente tomada ao longo de 15 quadras. Uma estimativa prudente indica que 150 mil pessoas foram protestar contra o governo ‘temerista’ e contra as mudanças no sistema de aposentadoria. Como dizia um cartaz que uma mulher de cerca de 60 anos levava, sozinha: ‘lute agora ou trabalhe até morrer’”, afirma a reportagem.
O site russo Sputnik disse que os protestos contra a reforma “varreram todo o país” e fez um apanhado das manifestações pelo Brasil. A página lembrou a ocupação do Ministério da Fazenda, em Brasília, e citou as movimentações no Espírito Santo, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Brasília, manifestantes levaram 'caixão' à Esplanada dos Ministérios

Dilma se reúne com Bloco de Esquerda em Lisboa e diz que reforma da Previdência de Temer 'é um absurdo e um crime'


Dilma se reúne com Bloco de Esquerda em Lisboa e diz que reforma da Previdência de Temer 'é um absurdo e um crime'


Líder brasileira se encontrou com Marisa Martins, coordenadora da legenda, e deputada Joana Mortágua; em conferência sobre neoliberalismo e democracia, Dilma se solidarizou com 'milhões que foram às ruas contra a reforma da Previdência'
A ex-presidente Dilma Rousseff esteve nesta quinta-feira (16/03) na sede do Bloco de Esquerda, partido político português, em Lisboa. Marisa Martins, coordenadora do Bloco, e a deputada Joana Mortágua participaram da reunião com a líder brasileira. Martins falou a jornalistas após o encontro e salientou que Dilma foi "vítima de um golpe parlamentar" por parte de "um governo ilegítimo" com um "projeto neoliberal".
“Houve um golpe parlamentar que derrubou de forma ilegítima a presidenta Dilma Rousseff. Temos o povo brasileiro em amplas manifestações na rua contra o que o governo ilegítimo está a fazer de destruição do Estado social”, afirmou Martins em referência aos protestos realizados nesta quarta-feira (15/03) em todo o país contra a reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer.
A dirigente do Bloco de Esquerda também expressou “enorme revolta por se saber hoje que aqueles que fizeram o impeachment estão presos ou acusados de corrupção".
“Desde a primeira hora que o Bloco denunciou o golpe parlamentar e a sua ilegitimidade tendo-se solidarizado com Dilma e com todos aqueles que no Brasil querem respeitar a vontade democrática do povo”, notou Martins, que destacou a situação de “enorme instabilidade” que se vive no país atualmente.
Agência Efe

Dilma Rousseff entre Marisa Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, e deputada Joana Mortágua na sede do partido, em Lisboa
Sobre os temas analisados na reunião, a dirigente portuguesa disse aos jornalistas que se discutiu um pouco a situação internacional, a crise financeira e econômica e a forma como esta chegou à Europa e ao Brasil em tempos diferentes.
Para Martins, as políticas neoliberais estão destruindo as economias e o emprego “um pouco por todo o mundo”. Por isso o projeto econômico que está por detrás do golpe no Brasil visa atacar as funções sociais do Estado por um lado e por outro privatizar os setores estratégicos e as principais empresas do país, disse a coordenadora do Bloco.

Discurso machista de Temer no Dia da Mulher repercute na imprensa internacional

Na Suíça, Dilma Rousseff diz que 'há risco imenso' de se impedir candidatura de Lula e eleições em 2018

Temer diz que só quem ganha mais reclama de reforma da Previdência - entenda por que isso é falso

 
Segundo ela, essa situação vulnerabiliza e torna o Brasil incapaz de fazer face à sua crise, o que é perigoso porque pode vir a destruir as possibilidades de sobrevivência econômica de um país que tem riquezas imensas.
'Mulheres serão as mais prejudicadas' por plano proposto em reforma da Previdência, diz Dilma
Durante sua fala em uma conferência sobre neoliberalismo e democracia, realizada em Lisboa nesta quarta-feira (15/03), Dilma Rousseff alertou os espectadores que as mulheres serão as mais prejudicadas pela reforma da Previdência. Ela também classificou como "um absurdo e um crime" as mudanças previstas no plano do governo de Michel Temer.
Agência Efe

Dilma Rousseff durante conferência no Teatro da Trindade, em Lisboa, nesta quarta-feira (15/03)
"Estudos mostram que no Brasil, em média, uma pessoa ao longo da sua vida de trabalho passa sete anos desempregado ou em trabalhos precários, sem recolher", afirmou Dilma. "Isso quer dizer que aos 49 anos deve-se acrescentar mais sete, que dá um total de 56 anos – 65 menos 56 dá 9 anos, significa que é a idade que a pessoa teria que começar a trabalhar no Brasil, o que é um absurdo e um crime contra aquilo que pode significar uma transformação para o Brasil, que é garantir aos jovens e às crianças a única coisa necessária para que o país se transforme em uma nação desenvolvida: a educação."
As vagas para a conferência de Dilma Rousseff, intitulada "Neoliberalismo, desigualdade, democracia sob ataque" esgotaram-se em 20 minutos. Como os 450 lugares do teatro Trindade, na capital portuguesa, não foram suficientes, a organização do evento instalou um telão no lobby do teatro com transmissão simultânea para que os demais interessados pudessem acompanhar sua fala, que durou cerca de uma hora. 
"As mulheres serão as mais prejudicadas. Se os homens enfrentam esse problema de sete anos de trabalho interrompidos, imaginem a mulher em um país onde a divisão sexual do trabalho ainda é extremamente cruel com as mulheres. Então milhões de pessoas foram às ruas hoje se solidarizar com todos eles", concluiu.

*Com informações de Esquerda.net e Rede Brasil Atual

Brasil parou contra a Reforma da Previdência!

Você está aqui: Página Inicial Brasil Brasil parou contra a Reforma da Previdência!

Brasil parou contra a Reforma da Previdência!

Vem aí a Greve Geral!
publicado 15/03/2017
Avenida Paulista.jpg
Avenida Paulista, em São Paulo (SP), tomada pelos trabalhadores nesta quarta-feira, 15 (Crédito: Christian Braga / Jornalistas Livres)
Ao contrário da Globo, que tratou os movimentos sociais como problema de trânsito, o Conversa Afiada acompanhou ao longo de todo o dia as manifestações, em todo o país, contra a Reforma da Previdência. Abaixo, veja as principais imagens:

21:10 - Montes Claros (MG): Trabalhadores e trabalhadoras foram às ruas contra os ataques dos Golpistas:
A imagem pode conter: 1 pessoa
Crédito: Nivea Martins e Victor Oliveira
20:01 - Em Salvador (BA), o dia também foi de luta!
A imagem pode conter: 4 pessoas, multidão e atividades ao ar livreCrédito: Daniela Moura 
19:30 - São Paulo (SP): Lula discursa na Avenida Paulista:
19:25 - São Paulo (SP): Lula na Avenida Paulista:
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna
Crédito: Laura Barbosa
19:05 - São Paulo (SP): Lula chega à Avenida Paulista para o ato contra a Reforma da Previdência:
A imagem pode conter: 7 pessoas, multidão e atividades ao ar livre
Crédito: Christian Braga
18:45 - Curitiba (PR): Estudantes e professores estiveram juntos na tarde desta quarta-feira na luta contra a Reforma da Previdência:
A imagem pode conter: 11 pessoas, atividades ao ar livreCrédito: Leandro Taques
18:41 - São Paulo (SP): Foto da Mídia Ninja mostra a luta de estudantes e trabalhadores no final da tarde desta quarta-feira, 15: 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre
18:21 - São Paulo (SP): Avenida Paulista segue tomada! Segundo os Jornalistas Livres, já são mais de 200 mil pessoas!
A imagem pode conter: multidão e atividades ao ar livre
18:12 - Campo Grande (MS): Manifestantes acampam em frente à casa de Carlos Marun, presidente da Comissão da Reforma da Previdência - e último defensor de Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados: 
Manifestantes contrários à reforma da Previdência fazem protesto, nesta quarta-feira, 15, em frente ao condomínio onde mora o presidente da comissão que discute o assunto, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), em Campo Grande.
(...) Segundo a imprensa local, o grupo de manifestantes instalou até banheiros químicos no local e pretende ficar por alguns dias acampados em frente à casa do deputado. O protesto está sendo acompanhado por policiais militares.
17:40 - Bahia vai às ruas contra a Reforma da Previdência!
17:15 - São Paulo (SP): Avenida Paulista tomada por mais de 100 mil manifestantes:
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão, árvore e atividades ao ar livre
Crédito: Mídia Ninja
16:58 - Florianópolis (SC) contra o desmonte da Previdência:
16:45 - Concentração do ato contra a reforma da Previdência na Candelária, Rio de Janeiro:
16:02 - Blog do Esmael: 100 mil foram às ruas contra Temer e Richa no Paraná: 
15:58 - Trabalhadores lotam as ruas de Belo Horizonte (MG) contra a Reforma da Previdência:

15:30 - Milhares de trabalhadores vão às ruas em Fortaleza contra os ataques dos Golpistas:

A imagem pode conter: 5 pessoas, atividades ao ar livre
Crédito: Marcos Adegas / Fetamce
14:51 -  Trabalhadores e estudantes se reuniram no centro de Chapecó/SC contra a reforma da Previdência:
A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão e atividades ao ar livre
Crédito: Luiz Modesto
14:35 - Juiz de Fora (MG):
14:15 - Brasília (DF):

14:05 -  Goiânia / GO: Na avenida Goiás, 15 mil manifestantes (via CUT):
Ê Goiania... #QueroMeAposentar
14:00 - Castro Alves, na Bahia é #ForaTemer, contra a reforma da previdência (via Mídia Ninja):
12:51 Em Fortaleza, manifestantes ocupam o prédio do INSS.
12:50 No blog do Altamiro Borges: Greve Geral amadurece no Brasil.
12:30 Ato chega ao mercado Ver-o-peso, em Belém.
12:27 Em Belo Horizonte, milhares de pessoas nas ruas contra a Reforma da Previdência.
12:26 Recife: Av. Conde da Boa Vista tomada por manifestantes!
12:09 Na cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais.
11:58 Em Curitiba, milhares de pessoas participam do ato contra a Reforma da Previdência.
11:57 Garis do Rio de Janeiro na luta!
11:50 Em Recife, ato contra Reforma da Previdência ocupa a principal avenida do centro da cidade.
11:49 Mais imagens do ato em Belo Horizonte!
11:48 Em Maringá-PR, manifestantes cercaram o prédio do INSS em protesto contra a Reforma da Previdência
11:47 Em Belém, trabalhadores dos Correios interromperam os trabalhos parcialmente.
11:46 A luta está bem forte em várias cidades do interior. Em Crateús, Ceará, professores e estudantes realizam ato no centro da cidade.
11:45 Em Mariana, Minas Gerais, professores se mobilizam contra a Reforma da Previdência!
11:44 Em Belo Horizonte, a manifestação segue em direção à Assembleia Legislativa
11:44 Em Juazeiro, interior da Bahia, a população se reuniu para o ato em frente ao Paço Municipal.
11:44 No Porto de Santos, estivadores foram reprimidos pela PM com balas de borracha e bombas de gás por aderirem aos protestos contra a Reforma da Previdência!
11:44 Em Pernambuco, trabalhadores realizam ato na refinaria de Suape
11:43 Ato em defesa da aposentadoria em Salvador!
11:42 #GreveGeral e #QueroMeAposentar são trending topics no Twitter!
11:42 Em Osasco, na Grande São Paulo, manifestantes caminham pelo centro da cidade.
11:41 Até o PiG teve que admitir: segundo a Exame, passageiros aplaudiram os trabalhadores em greve na estação Jabaquara do metrô de São Paulo.
11:40 No Rio de Janeiro, pela manhã, a BR-356 foi bloqueada por manifestantes.
11:36 Em Brasília, o ato segue forte na esplanada dos ministérios! Mais cedo, cerca de 1.200 manifestantes ocuparam o prédio do Ministério da Fazenda em protesto contra a reforma da previdência.
11:35 Em diversas cidades, os bancários estão paralisados e participam das manifestações de hoje.
11:32 Começa o ato contra a Reforma da Previdência em Curitiba
11:30 Na região do ABC, em São Paulo, metalúrgicos realizaram ato em frente à planta da Volskwagen e seguem em marcha pela Rodovia Anchieta.
11:25 O dia de luta contra a Reforma da Previdência, convocado por movimentos sociais e centrais sindicais, começou bem cedo em São Paulo.
Logo nas primeiras horas da manhã, manifestantes bloquearam a Via Dutra, Régis Bittencourt e a Raposo Tavares, rodovias que ligam a Grande São Paulo ao Rio, Paraná e ao interior do Estado.
Durante a manhã, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou outros cinco pontos de protestos nas ruas, incluindo nas proximidades das marginais Tietê e Pinheiros.
Os protestos de maior impacto são dos trabalhadores do transporte. Apesar de liminar do governo do Estado que estipulou multa de 5 milhões de reais para cada hora de greve ao sindicato, os metroviários paralisaram as linhas 1, 2, 3, 5 e 15 do Metrô. A partir das 6:30, alguns trechos curtos dessas linhas passaram a funcionar parcialmente.
A maior parte das garagens e terminais de ônibus permaneceu fechada durante o início da manhã. Em alguns bairros, como em Santo Amaro, os microônibus estão circulando, mas as linhas em direção ao Centro estão paralisadas. A SPTrans, órgão que gerencia o transporte urbano em São Paulo, não informou quantas linhas foram afetadas. Motoristas afirmam que o serviço deverá voltar ao normal entre 8 e 10 horas da manhã. O transporte também funciona parcialmente em outras cidades da região metropolitana, como Guarulhos, Santo André e Embu.
O rodízio municipal de veículos foi suspenso.
Às 7:00, a agência do INSS na Rua Santa Ifigênia foi ocupada por movimentos populares.
Pela manhã, policiais civis, militares, federais, rodoviários, agentes penitenciários e guardas municipais convocaram um ato contra a reforma da Previdência em frente à Assembleia Legislativa, próximo ao parque do Ibirapuera.
A paralisação atinge também as escolas das redes municipal e estadual, além de unidades de saúde, servidores do Judiciário e Correios. Segundo o Sindicato dos Bancários, as agências nas principais regiões de São Paulo, como Avenida Paulista e Faria Lima, não abrirão ao longo de todo o dia.
A partir das 14h, professores realizarão assembleias simultâneas na Praça da República e em frente à Prefeitura. Depois, às 16h, milhares de pessoas são esperadas para o ato contra a Reforma da Previdência, na Avenida Paulista.