terça-feira, 1 de maio de 2018

SAIBA TUDO SOBRE A ESTREIA DA RÁDIO BRASIL DE FATO NESTA TERÇA

SAIBA TUDO SOBRE A ESTREIA DA RÁDIO BRASIL DE FATO NESTA TERÇA

Ouça pelo site ou pelo aplicativo

NO AR!

A Rádio Brasil de Fato estreia oficialmente às 7h30 desta terça-feira, 1º de maio de 2018, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, e surge como mais um instrumento de comunicação popular no país, contribuindo para a difusão das informações das lutas populares. Quinze anos após a fundação do Brasil de Fato, este novo veículo de comunicação se soma ao objetivo de contribuir no debate de ideias e na análise dos fatos do ponto de vista da necessidade de mudanças sociais no Brasil, e - na atual conjuntura - denunciar o golpe em que vivemos. Além disso, entendemos que, na luta por uma sociedade justa e fraterna, a democratização dos meios de comunicação é fundamental. E por isso, seguimos em luta!

COMO OUVIR

Você pode ouvir a rádio pelo site do Brasil de Fato ou pelo aplicativo que pode ser baixado via Google Play (por enquanto, só há versão para Android).

PROGRAMAÇÃO FIXA

Nossa grade conta com dois programas matinais. Das 8h às 10h, o "Fora da Ordem", com apresentação da jornalista Norma Odara, traz música popular brasileira, informação e cultura para às suas manhãs. Em seguida, das 10h às 12h, entra no ar o "Revista Brasil de Fato", com apresentação das jornalistas Anelize Moreira e Mayara Paixão. O programa conta com entrevistas diárias, colunistas especiais, previsão do tempo, boletins de informações internacionais e giro de notícias de diferentes estados brasileiros. Das 12h às 14h é possível conferir, também, um bate-papo com artistas na retransmissão do programa "A hora do rango", da Rádio Brasil Atual, apresentado por Oswaldo Colibri Vitta.
Além de notícias sobre política, economia e das análises sobre a conjuntura nacional, a programação será feita com quadros que envolvem cultura, saúde, educação, acesso à terra, alimentação e comportamento. A programação musical também estará presente, com MPB, rock, samba, forró, sertanejo e a valorização das canções latino-americanas. Em breve, anunciaremos novos programas e parcerias.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ESTREIA

No Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, a Rádio Brasil de Fato inaugura também a Rede Lula Livre de rádio, numa iniciativa que em 1º de maio envolve também a Rádio Brasil Atual (98,9 FM de São Paulo), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Rede da Legalidade e a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc).
A ideia é gerar seis horas de programação direto do Acampamento em Curitiba, com alguns conteúdos – música, boletins, saudações – em espanhol, com rede de transmissão com emissoras parceiras do Brasil e América Latina. A transmissão oficial desse dia de estreia da Rádio Brasil de Fato se dividirá entre os estúdio de São Paulo e o da capital paranaense. A partir das 7h30, a equipe de São Paulo abre a programação com música e informação sobre a cobertura do dia, com foco na agenda de mobilizações para o Dia do Trabalhador. Em seguida, às 8 horas, quem assume os microfones são os locutores de Curitiba, direto do Acampamento Lula Livre. Às 10h, a transmissão volta para São Paulo, com o programa "Revista Brasilde Fato", que se encerra ao meio-dia, dando lugar ao "Fora de Ordem".
A partir das 14h, o estúdio do Acampamento em Curitiba volta com a Rede Lula Livre até as 16 horas, quando se inicia uma programação musical da Rádio Brasil de Fato. A última entrada da programação direto da capital paranaense é das 18h às 20h.

COMO RETRANSMITIR EM SEU SITE/BLOG/RÁDIO

Se você deseja retransmitir nossa programação em sua cidade, utilize os links abaixo para o acesso a todo o conteúdo, de acordo com as plataformas disponíveis. Com eles, você pode inserir o player da nossa rádio no seu site. É simples, fácil e sem custos.
Barra com o player para topo do site: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf
Link para Winamp: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf/winamp.pls
Link para iTunes: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf/itunes.pls
Mobile: https://player.hstbr.net/radioagenciabdf/mobile.m3u

FALE CONOSCO

Email: radio@brasildefato.com.br / Tel: (11) 2131-0814 / Whatsapp: +55 11 945034203

EXPEDIENTE

Direção política: Beatriz Pasqualino e Luiz Felipe Albuquerque / Coordenação geral: Anelize Moreira / Jornalismo: Camila Salmazio, Guilherme Henrique e Michele Moreira / Produção musical: Norma Odara / Assistente de produção: Mayara Paixão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS À RÁDIO

VÍDEO: no Primeiro de Maio, Lisboa tem “Lula Livre” e “Marielle Vive”


VÍDEO: no Primeiro de Maio, Lisboa tem “Lula Livre” e “Marielle Vive”

 

Na Venezuela, povo toma as ruas para defender a Revolução Bolivariana

LUTA DE CLASSES

Na Venezuela, povo toma as ruas para defender a Revolução Bolivariana

Chavismo e partidos de direita medem forças nas ruas de Caracas; socialistas venceram queda de braço

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela)
,
Na foto de cima, a esquerda venezuelana mostra sua força nesse Dia dos Trabalhadores / Fotos: Brasil de Fato
Faltando apenas 20 dias para as eleições presidenciais, as organizações políticas que compõem o chavismo mediram forças com os partidos políticos de direita, nessa terça-feira (1), Dia Internacional dos Trabalhadores.
No centro de Caracas, uma marcha de trabalhadores lotou às ruas próximas ao Palácio Presidencial de Miraflores. Cerca de 60 mil pessoas foram às ruas apoiar a Revolução Bolivariana e ao presidente Nicolás Maduro. O líder venezuelano fez um discurso ao público, por volta das 15h. "Viva a união dos trabalhadores. Impressionante mobilização da classe trabalhadora aqui em Caracas, berço da Revolução Bolivariana", disse o presidente. 
No outro lado da cidade, na região de Chacao, partidos de oposição como Primeiro Justiça, Vontade Popular, Ação Democrática e Um Novo Tempo realizavam outro ato. Aproximadamente 2 mil pessoas protestaram contra o governo Maduro e as eleições presidenciais agendadas para o dia 20 de maio. Esses quatro partidos decidiram não participar do processo eleitoral.
A capacidade de mobilização popular nas duas marchas é uma amostra de que o chavismo, pelo menos na ruas, ainda compõe a maior força política do país.
O presidente do movimento Unidade Popular Venezuelana (UPV), Henri Hernandez explicou isso deve às conquistas que classe trabalhadora obteve desde o ex- presidente Hugo Chávez chegou ao poder em 1999. “Se teve uma classe que obteve benefícios ao longo desse processo revolucionário, foi o setor dos trabalhadores. Foi criado um sistema de aposentadoria universal, redução da jornada de trabalho para 7h, foram ampliados  os benefícios sociais e a participação dos trabalhadores na tomada de decisões”, destacou o dirigente.
A assistente social Joana Rojas conta por que saiu às ruas hoje para manifestar seu apoio ao presidente Nicolás Maduro. “Em todo esse tempo que temos sofrido com a crise econômica, o presidente Maduro é o único que tem oferecido apoio e proposto soluções aos trabalhadores”, diz a manifestante.
Na Venezuela, a luta de classe é evidente quando as principais forças políticas do país saem às ruas. Jesus Mendez, trabalhador da empresa Produtora e Distribuidora Venezuelana de Alimentos, escolheu o lado que, em sua opinião, melhor defende seus direitos. “Quem sempre reivindicou os direitos dos trabalhadores nesse país foi a Revolução Bolivariana. Por isso viemos às ruas hoje, defender nossos direitos, defender a revolução”, concluiu.
Edição: Juca Guimarães

Acampamento Lula Livre oferece serviços de saúde

VOLUNTARIADO

Acampamento Lula Livre oferece serviços de saúde

Trabalho é possível graças à atuação de voluntários, como médicos, massoterapeutas e fitoterapeutas

Ouça a matéria:
Ivair Silva recebendo massagem do voluntário Valcir Santi, na tenda da saúde instalada no Acampamento Lula Livre, em Curitiba / Ricardo Stuckert
No meio da rotina puxada dos militantes que fazem política diretamente nas ruas, toda ajuda que chega é bem-vinda. Nos acampamentos LulaLivre que foram instalados pelo país nas últimas semanas, um dos trabalhos fundamentais tem sido o de profissionais que atuam nos cuidados com a saúde dos militantes.
São massagistas, fitoterapeutas, auriculoterapeutas, médicos e estudantes de medicina. No acampamento localizado em Curitiba (PR), que tem atividades permanentes desde a prisão do ex-presidente Lula (PT), o voluntariado dos profissionais faz a diferença na rotina de gente como o comerciante Ivair Valerio da Silva.
Ele se deslocou de Belo Horizonte (MG) para a capital paranaense para reforçar a vigília nas proximidades da Superintendência da Polícia Federal, onde Lula está preso.
No meio das atividades, o comerciante resolveu dar uma paradinha para aproveitar o atendimento na tenda da saúde. Pra quem enfrentou 16 horas de estrada, a colaboração ajuda a garantir a energia necessária à militância.
Solidariedade
“É uma coisa que deixa a gente em dia pra luta porque você dorme em barraca, não tem muito conforto, então, fica todo quebrado. Ele está cuidando da galera e colocando a galera em forma pra luta”, afirma Silva.
O massoterapeuta Valcir Santi conta que visitou o acampamento para conhecer o espaço e logo decidiu se somar aos voluntários que ajudam a movimentar a engrenagem dos serviços oferecidos no local.
Morador de Curitiba, ele se considera um simpatizante da luta dos movimentos sociais, em especial do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
“Eles vieram me representar aqui com esse apoio ao Lula, com esse apoio à democracia, então, como brasileiro, como reconheço o movimento deles como algo ético, digno, vim me juntar a eles”, afirma Santi.
O massoterapeuta tem dedicado cerca de cinco horas por dia ao trabalho voluntário. Santi explica que a massagem ajuda a aliviar os sintomas de noites mal dormidas, gripes, pressões psicológicas e a fadiga.
“A massoterapia ajuda a fortalecer o corpo, soltar as tensões, aliviar as dores e o cansaço e dar um pouco de energia pra esses nobres guerreiros que estão aqui”, explica.
Coordenadora do espaço, a agricultora Maria Natividade de Lima, do MST, veio de um assentamento no interior do Paraná que fica a 100 quilômetros da capital para colaborar com a vigília.
Ela chegou no último dia 15 e tem feito atendimentos de fitoterapia e auriculoterapia, uma técnica da medicina alternativa que utiliza pontos do ouvido para diagnosticar e tratar dores no corpo.
Promoção de saúde
“Eu me sinto realizada dentro desse trabalho que a gente faz, porque a gente tem que ser útil onde estiver dentro do mundo. Não dá pra pensar só em dinheiro”, revela, iluminando o olhar.
Na tenda montada para a atuação dos profissionais de saúde, o trabalho funciona das nove horas da manhã às sete da noite. Cerca de 100 pessoas são atendidas diariamente por voluntários.
”É muita dedicação e muito ser humano”, celebra a agricultora, apontando o trabalho dos colegas.
Vínculo
A Rede de Médicos e Médicas Populares também realiza atendimentos de quem chega à tenda da saúde, mas a atuação de quem se voluntaria tem ido além da rotina do acampamento.
A estudante de medicina Marita Brilhante é integrante da rede, pela Paraíba onde mora, e chegou a fazer rodas de conversa, aplicação de práticas integrativas, como auriculoterapia, no acampamento montado em João Pessoa, que durou alguns dias. A instalação acabou, mas a relação com os participantes, não.
“Foi minha primeira experiência em acampamento e foi muito bom porque fiz amizade com algumas lideranças de mulheres e já estou combinando de fazer uma oficina num assentamento delas [no interior da Paraíba]”, conta a estudante, ao acrescentar a importância de conhecer as condições de vida para promover saúde.
Edição: Cecília Figueiredo

Trabalhadores destacam Lula no 1º de Maio pelo mundo


Trabalhadores destacam Lula no 1º de Maio pelo mundo

Em diversos países, manifestantes lembraram da prisão política do ex-presidente no Brasil durante as comemorações do Dia do Trabalhador
por Redação RBA publicado 01/05/2018 13h02, última modificação 01/05/2018 15h57
REPRODUÇÃO/BDF
Lula Hamburgo
Manifestantes brasileiros e alemães prestam solidariedade a Lula no 1º de Maio em Hamburgo
São Paulo – O Dia do Trabalhador também é marcado por manifestações em todo o mundo nesta terça-feira (1º). De Cuba à Europa, partidos, movimentos e trabalhadores autônomos também prestaram solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e denunciaram a sua prisão política no Brasil. 
Foram registradas menções a Lula em manifestações ocorridas em Havana (Cuba), Hamburgo (Alemanha), Genebra (Suíça), Milão (Itália), em Santiago (Chile) e diversas outras cidades. 

Confira imagens

MARCIA CAMARGOSlulaparis.jpg
Passeata pelo Dia do Trabalhador em Paris também denunciou o ataque contra a democracia no Brasil
REPRODUÇÃO/CUT1º de Maio em Cuba
1º de Maio em Cuba
REPRODUÇÃO/CUT1º de Maio na Itália
1º de Maio na Itália
REPRODUÇÃO/CUT1º de Maio no Chile
1º de Maio no Chile
REPRODUÇÃO/BDF1º de Maio na Suíça
1º de Maio na Suíça
REPRODUÇÃO/CUT1º de Maio em Portugal
1º de Maio em Portugal
REPRODUÇÃO/CUTLula Buenos Aires
Mensagem de apoio a Lula na Feira do Livro de Buenos Aires

País vive um 1º de Maio com tristeza, mas com esperança, diz Lula


MENSAGEM AOS TRABALHADORES

País vive um 1º de Maio com tristeza, mas com esperança, diz Lula

Ex-presidente lamenta prejuízos causados pelo governo Temer e lembra que um Brasil "onde os trabalhadores tenham direito a ter direitos" é possível: "Já vivemos esse Brasil pouco tempo atrás"
por Redação RBA publicado 01/05/2018 20h13, última modificação 01/05/2018 20h54
ZÉ DASSILVA/DIARIO CATARINENSE
Lula preso

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político desde 7 de abril em Curitiba, distribuiu nesta terça-feira (1º) mensagem "ao povo brasileiro" por ocasião das manifestações do Dia do Trabalhador. Lula lamentou pelo fato de o país estar sendo governado por um presidente não escolhido pelo povo, destacou que o crescimento do desemprego "humilha" pais de família – e citou os mais de 13 milhões de desempregados no país e o menor contingente de trabalhadores com carteira assinada nos últimos seis anos.
Depois de preso, o nome de Lula passa por uma tentativa da imprensa brasileira, em especial a Rede Globo, de ser posto no ostracismo, como se já fosse descartado da disputa política. Mesmo assim, o ex-presidente lidera todas as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República. A defesa de seu nome unificou a ação das centrais sindicais em Curitiba, tendo como mote a bandeira da revogação da "reforma" trabalhista aprovada a toque de caixa após o golpe de 2016.
"O país sofreu com a reforma do governo Temer o mais duro golpe nos direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo do século 20. É com tristeza que vemos a economia patinar, conquistas democráticas serem revogadas e a maioria da população fazendo sacrifícios diariamente. O direito ao trabalho, à proteção da lei, ao estudo, ao lazer tem sido cada vez mais restrito", diz o ex-presidente em sua mensagem, lida no ato da Praça Democrática pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidenta da legenda.
Lula lembrou o período de prosperidade de seus mandatos como uma prova concreta de que é possível construir um país diferente, e assinalou que os trabalhadores devem manter a esperança de reconstrução da democracia. "A esperança que retomamos neste 1º de Maio unificado não é apenas um desejo, é algo que buscamos em nossa luta democrática em todos os dias. Ela nos fortalece para superarmos o triste momento presente e para construir um futuro de paz e prosperidade", finalizou.
Leia a íntegra
Mensagem ao Povo Brasileiro no Dia do Trabalhador
Meus amigos, minhas amigas, o Brasil vive esse 1º de maio com tristeza mas esperança.
É com tristeza que vivemos um momento onde a nossa democracia está incompleta, com um presidente que não foi eleito pelo povo no poder. O desemprego cresce e humilha o pai de família e a dona de casa. Em uma força de trabalho superior a 100 milhões de pessoas, apenas 33 milhões têm carteira assinada, o número mais baixo em 6 anos. Uma multidão de mais de 13 milhões está desempregada e outros tantos milhões em subempregos ou na informalidade. O país sofreu com a reforma do governo Temer o mais duro golpe nos direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo do século XX.
É com tristeza que vemos a economia patinar, conquistas democráticas serem revogadas e a maioria da população fazendo sacrifícios diariamente. O direito ao trabalho, a proteção da lei, ao estudo, ao lazer tem sido cada vez mais restritos. A mesa já não é farta, e até para cozinhar o pouco que tem muitas famílias catam lenha porque não podem mais pagar o bujão de gás. Crianças e jovens perdem o futuro que lhes garantimos e a porta de acesso ao ensino superior que tiveram nos governos nos quais servimos em benefício daqueles que mais precisavam.
Vocês se lembram da prosperidade do Brasil naqueles tempos. Quando o Brasil ia bem e parte da imprensa reclamava o tempo inteiro. Agora o Brasil vai mal e os mesmos falam em “retomada da economia”. A sabedoria popular contra essa propaganda massiva, em especial das Organizações Globo, que controlam a maior parte das comunicações desse país, revela-se nas pesquisas, onde o povo mostra que sabe o caminho para voltar a ter um Brasil melhor, com mais inclusão social, democracia e felicidade.
Um Brasil onde os trabalhadores tenham direito a ter direitos. Onde os trabalhadores possam ter uma vida digna. Onde as crianças possam ter uma boa educação. Onde nenhum menino ou menina passe fome ou fique pedindo esmola em um farol. Onde o filho do pedreiro possa fazer uma faculdade e virar doutor. Um país do qual possamos ter orgulho.
Sabemos que esse Brasil é possível. Mais do que isso, já vivemos nesse Brasil há muito pouco tempo atrás.
Por isso a esperança! A esperança que retomamos neste 1º de Maio unificado não é apenas um desejo, é algo que buscamos em nossa luta democrática em todos os dias. Ela nos fortalece para superarmos o triste momento presente e para construir um futuro de paz e prosperidade.
Viva o Dia dos Trabalhadores! Viva os trabalhadores brasileiros! Viva o Brasil!
Luiz Inácio Lula da Silva
Curitiba, 1º de maio de 2018