quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

TIB


Quinta-feira, 15 de dezembro de 2022
2023 traz um problema que precisamos resolver

Olá,

Sei que o seu fim de ano está cheio de eventos, compromissos e distrações de todo tipo. A última coisa que você quer em dezembro de 2022 é ler um textão, acertei? Então hoje escrevo sem rodeios. Trago duas boas notícias e um problema que precisa de solução. 

Em outubro, fizemos a campanha mais importante de nossa história para o Intercept Brasil não fechar. Nesse contexto de força-tarefa quase passou batido, mas quero te contar que a reportagem "Cercados e Vigiados", assinada pela repórter Alice de Souza e publicada em novembro de 2021, venceu o 44º Prêmio Vladimir Herzog,  o mais prestigiado prêmio do jornalismo brasileiro de direitos humanos. 

Alice foi uma das repórteres escolhidas no programa de bolsas para jornalistas negros que lançamos em novembro de 2020. A reportagem mostrou, com ineditismo e apuração de mais de 80 documentos, que a Polícia Federal concedeu uma licença para autorizar a atuação de seguranças privados de uma antiga usina de açúcar em Pernambuco, ainda que a organização tivesse sido alvo, em anos anteriores, de pelo menos 19 boletins de ocorrência por ameaça e agressão a moradores da cidade de Jaqueira, no interior do estado. Antes da publicação, esse dado era desconhecido até por advogados das partes envolvidas nos processos judiciais de posse das terras.

E teve mais. Esta semana, geramos um impacto concreto na sociedade. O Ministério Público Federal pediu à justiça que o governo brasileiro suspenda imediatamente o armazenamento e compartilhamento de dados de investigações policiais obtidos por meio do Projeto Excel, denunciado por nós em março deste ano. O pedido veio após a nossa reportagem “As planilhas de Bolsonaro”, assinada por Fernando Ameno. Em junho, as ONGs Conectas, Data Privacy, Transparência Internacional, Artigo 19 e Fórum Brasileiro de Segurança Pública haviam entrado com uma representação no Ministério Público Federal pedindo investigações sobre o projeto detalhado na nossa reportagem.

O Projeto Excel foi criado em 2020 pela Seopi, a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça – a mesma responsável por outros projetos de vigilância e pelo dossiê antifascista. Com o Excel, o governo Bolsonaro passou a emprestar ferramentas poderosas de extração de dados de celulares, que incluem mensagens apagadas e dados na nuvem, às polícias estaduais. Em troca, teria acesso aos dados extraídos – o que, por falta de transparência, poderia extrapolar os limites da investigação policial. O MPF considerou o Projeto Excel ilegal.

Ver injustiças, esquemas e abusos sendo denunciados e investigados pelos órgãos competentes nos faz acreditar que uma missão está sendo cumprida, e isso só é possível porque hoje temos milhares de apoiadores. Sim, só fizemos tudo isso porque você nos ajudou, seja com apoio financeiro ou lendo e compartilhando nossas reportagens. Mas em 2023 essa missão estará em risco.

O ano em que vamos precisar investigar a fundo tudo que o sigilo de Bolsonaro silenciou e fiscalizar de perto diversos novos governos (sejam quais forem), será nosso primeiro ano sem o sólido apoio financeiro do Intercept dos Estados Unidos. Em 2022, quase fechamos, mas fomos salvos pela ajuda de milhares de apoiadores. Só que a maior parte desses apoios foi pontual. Para continuar firmes e fortes em 2023, temos uma meta: precisamos de 1.000 novos apoiadores mensais até 31 de dezembro. Se você não pode apoiar de forma recorrente, temos uma novidade neste mês: um doador generoso se comprometeu a triplicar cada real investido no Intercept. Sim, você doa R$ 50 e eles viram R$ 150!

Temos um problema para 2023 e precisamos solucioná-lo. Para que o nosso trabalho não pare no próximo ano, te convido a fazer parte dessa missão. Contribua como e com quanto puder para um Intercept ainda mais forte no ano que vem. Temos poucos dias.

QUERO FAZER PARTE DESSA MISSÃO →  

Um abraço,

Táia Rocha
Analista de Arrecadação
Recebeu este e-mail encaminhado por alguém? Assine! É grátis. 
Mudou de ideia e não quer receber nossa newsletter?
Clique aqui para cancelar a inscrição (essa ação é irreversível).
Obrigado por nos ler! Que tal nos dizer o que achou?
Nosso e-mail é: newsletter.brasil@emails.theintercept.com



Carta Capital

QUINTA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO DE 2022
EXTREMA-DIREITA NA MIRA

As peças foram protocoladas pela coligação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Confira também: 

ARTICULAÇÕES DO NOVO GOVERNO

Os dilemas de Lula na escolha dos novos ministros

Os aliados esperam para esta semana uma sinalização do petista para definir os indicados, mas prazo deve se estender

Confira também:

CONGRESSO NACIONAL

Rosa Weber vota contra o orçamento secreto: ‘Recoberto por um manto de névoas’

A relatora do caso foi a única a votar. O julgamento prosseguirá no plenário da Corte nesta quinta-feira 15

→ LEIA NO SITE

GESTÃO HADDAD

Convivendo com Gabriel Galípolo, o novo número 2 da Fazenda

Entre tantas recriminações ‘esquerdistas’ ao futuro secretário-executivo, sobressaiu a de que Galípolo seria “um outro Joaquim Levy”. Quem o conhece sabe que essa insinuação é despropositada

→ LEIA NO SITE

CENÁRIO PARA 2023

Os desafios do MEC na gestão Lula, segundo o grupo de transição

O coordenador do grupo, Henrique Paim, entende como pontos sensíveis do relatório a questão orçamentária da pasta e sua própria estrutura organizacional

→ LEIA NO SITE

AMAZÔNIA

Mulheres Yanomami pedem fim do garimpo ilegal em carta a Lula

Ameaças, poluição das águas potáveis, abuso sexual infantil e aumento da malária são algumas das denúncias feitas pelas lideranças no documento entregue ao presidente eleito

→ LEIA NO SITE

As principais notícias desta manhã no Brasil 247