segunda-feira, 3 de outubro de 2022

LULA PRESIDENTE!!!!!

Lula Presidente

VENCEMOS A PRIMEIRA BATALHA, QUE VENHA O SEGUNDO TURNO! 🌟

CLIQUE PARA LER

FOI POR POUCO, AGORA É RUMO À VITÓRIA.

Nós sabíamos que não seria fácil e estamos prontos para a segunda etapa, que é a mais importante. Agora, vamos falar com mais gente, plantar as nossas sementes e trabalhar ainda mais para eleger Lula presidente do Brasil.

Lula já é presidente na cabeça da maior parte dos brasileiros, É 13, É LULA PRESIDENTE.

Siga o PT nas redes!

Siga o PT no Instagram      Curta o PT no Facebook        Siga o PT no Twitter       INscreva-se na TvPT no Youtube

Enviado por Partido dos Trabalhadores

Federação PT, PCdoB e PV elege segunda maior bancada da Câmara

Federação PT, PCdoB e PV elege segunda maior bancada da Câmara

Conjunto de partidos elegeu 80 deputados federais, ficando atrás do PL, que elegeu 99 parlamentares

www.brasil247.com -
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
 

247 - A federação formada pelo PT, PCdoB e PV terá a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados na próxima legislatura, com 80 deputados eleitos, atrás apenas do PL, partido de Jair Bolsonaro, que conseguiu eleger 99 deputados federais. As informações são da Band

O União Brasil, formado pela junção do DEM com o PSL, elegeu a terceira maior bancada da Casa, com 59 parlamentares. O Progressistas, partido do ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, Ciro Nogueira, elegeu 47 parlamentares e terá a quarta maior bancada. O Podemos elegeu apenas 10 deputados e os outros somam 28.

O tamanho da bancada define os critérios para as presidências das comissões e as vagas na Mesa Diretora da Câmara em função da proporcionalidade partidária, além de impactar diretamente no financiamento dos partidos, uma vez que a maior parte dos recursos do Fundo Partidário é dividida entre as legendas de acordo com a votação para deputado federal. 

Saiba o que Lula e Dilma fizeram pelas mulheres brasileiras

 

PT Nacional

Saiba o que Lula e Dilma fizeram pelas mulheres brasileiras

CLIQUE PARA LER

Leia mais no site

OUÇA OS DESTAQUES DA RÁDIO PT:

Ouça no Spotify

Douglas Belchior avalia as consequências do armamento civil no Brasil

Ouça no Spotify

"Violência e
saúde mental"

Ouça no Spotify

Tereza Campello fala da ineficiência do Auxílio Brasil

Juntos Pelo Brasil

OUÇA AGORA NO SPOTIFY


CLIQUE PARA VER NO YOUTUBE:

TVPT

Lula em encontro com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

TVPT

Lula: Essa briga é de todos nós

Siga o PT nas redes!

Siga o PT no Instagram      Curta o PT no Facebook        Siga o PT no Twitter       INscreva-se na TvPT no Youtube

Enviado por Partido dos Trabalhadores

Boletim do NPC

 

sex., 16 de set. às 20:07

Boletimdo NPC

16 de setembro de 2022

NOTÍCIAS DO NPC

Curso Anual do NPC: de 16 a 19 de novembro no Rio

O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) promove de 16 a 19 de novembro o seu 28 Curso Anual. São quase 30 anos reunindo no Rio de Janeiro jornalistas sindicais e sindicalistas de todo o país para conversar com pessoas que estudam a comunicação e o mundo do trabalho. Nos últimos anos o curso foi realizado pela Internet. Atendendo a pedidos o faremos presencial em 2022. São apenas 100 vagas, das quais 30% estão preenchidas. Desde já agradecemos imensamente a todas e todos os que aceitaram se deslocar para o Rio de Janeiro para ministrar as palestras. Nosso encontro vai ser no Sinpro-Rio, menos a abertura, que será no Armazém da Utopia, no cais do porto. O local, um teatro, já indica a importância que o NPC dá a cultura em suas diversas formas. Esse ano incluímos uma novidade. As oficinas foram substituídas por uma aula externa também na região portuária. Entendemos que a comunicação dos trabalhadores deve ser feita com base em conhecimentos históricos sobre a vida da classe trabalhadora. Então, vamos conhecer a triste realidade de crianças, mulheres e homens que desembarcaram na cidade para serem escravizados. E vamos tratar também de sua resistência. As informações estão aqui. Se ficou com dúvidas, nos chame pelo e-mail: npiratininga@piratininga.

NOTÍCIAS DO NPC

Curso de Comunicação Popular do NPC no Grito dos Excluídos

Os estudantes do Curso de Comunicação Popular do NPC, repetindo o que fazemos todos os anos, participaram com alegria e muita garra da última edição no Grito dos Excluídos no dia 7 de setembro. Distribuímos nosso jornal (Veja aqui!). Os alunos tiveram aulas sobre a história do Rio de Janeiro, pesquisa, técnicas de reportagem, entrevista, redação, além de oficinas de oficinas de audiovisual, rádio, podcast e redes sociais. O Curso de Comunicação Popular é uma iniciativa do Núcleo Piratininga de Comunicação em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. A formatura da turma será no dia 22 de outubro, com uma aula de Isabel Loureiro sobre Rosa Luxemburgo e uma macarronada feita pela jornalista Claudia Santiago.

NOTÍCIAS DO NPC

NPC no festival do livro vermelho

Do dia 31/8 ao dia 3/9, o Núcleo Piratininga de Comunicação esteve no Festival do Livro Vermelho, promovido pelo Sinttel Rio. No dia 1/9, às 10h, estivemos na mesa sobre Comunicação Popular no Rio de Janeiro com Euro Mascarenhas, jornalista, colaborador do NPC e assessor de comunicação da Associação Juízes para a Democracia; Pedro Barreto Pereira, jornalista, professos do NEPP-DH/UFRJ; e Carolina Vaz, jornalista que atua na Comunicação do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e como repórter, redatora e editora do Jornal O Cidadão. Além disso, estivemos todos os dias com uma tenda para exposição e venda dos livros feitos pela Editora NPC. Nossos autores passaram por lá para bater um papo sobre suas obras e autografar livros. Alberto Francisco dos Santos Filho, autor de "Prática e Coletânea de perícias judiciais de engenharia civil", Angela Teixeira Bueno, autora de "Sobre enigmas repetições e encontros", Francisco Evandro Teixeira, autor de "As Conversas do Alpendre e outras prosas", Afonso Celso Teixeira, autor de "O Mantra" e Marcello Azevedo, autor de "O Novo Sindicalismo para o Capitalismo do Séc. XXI".

NOTÍCIAS DO NPC

Conhece o Almanaque da Comunicação Popular e Sindical?

O NPC lançou, em 2021, um Almanaque da Comunicação Popular e Sindical no Rio de Janeiro. Este trabalho, destaca Claudia Santiago, coordenadora do projeto, é filho de duas paixões: a comunicação sindical e a comunicação popular. A elas o Núcleo Piratininga de Comunicação se dedica integralmente há 28 anos, de Norte a Sul do Brasil. No Rio de Janeiro nos juntamos com gente de favela que estuda, faz e aposta na comunicação. Nosso curso de Comunicação Popular já recebeu mais de 500 pessoas em 15 anos. Somos uma escola, uma escola de comunicação que tem um único objetivo: fortalecer a comunicação da classe trabalhadora no seus locais de trabalho, militância, moradia. Por isso apoiamos a comunicação de grupos de mulheres, quilombolas e indígenas. Tudo o que é do povo nos interessa. Todos os oprimidos por gênero, raça e classe são nossas irmãs e nossos irmãos. A todos e a todas que lutam, dizemos: estamos juntos! | Clique aqui e leia o Almanaque na íntegra.

ARTIGOS

Filme “A Mãe” conquista três troféus no 50º Festival de Cinema de Gramado

[Por Fórum Grita Baixada] O filme "A Mãe" voltou a ser premiado, e conquistou três troféus no 50º Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul, no mês passado. O diretor da obra, Cristiano Burlan, venceu como melhor diretor, Marcélia Cartaxo levou o prêmio de melhor atriz, além do troféu de melhor desenho de som. O longa-metragem já havia vencido, em março deste ano, um prêmio no Festival de Cinema de Málaga, na Espanha. Na ocasião, a ativista Débora Maria da Silva, fundadora do Movimento Independente Mães de Maio, foi premiada pela sua participação como melhor atriz coadjuvante. | Leia a matéria completa e a entrevista que o Fórum Grita Baixada fez com a ativista Débora Maria da Silva.

ENTREVISTAS

Aulas durante a pandemia

Joseilton Soares Mendes, Marli Rodrigues da Silva e Camila Haddad de Marinho, alunos da turma de 2022 do Curso de Comunicação Popular, entrevistaram Wolney Malafaia, Professor titular de História do Colégio Pedro II e do Curso de Comunicação Popular do NPC. Na pauta, as aulas durante a pandemia. | Leia a entrevista completa!

A COMUNICAÇÃO QUE QUEREMOS

Rádios comunitárias. Tem muita gente que gosta!

Abraço Brasil encaminha documento com reivindicações para os candidatos(as) à presidência da República. Leia aqui!

A COMUNICAÇÃO QUE QUEREMOS

Sindjus/RS firma parceria com o jornal Brasil de Fato

[Sindjus/RS] No entendimento da importância da comunicação em rede para o fortalecimento da luta em defesa dos direitos e da democracia, o Sindjus/RS firmou uma parceria com o jornal Brasil de Fato - Regional RS (BdF/RS). O BdF/RS é um jornal plural, comprometido com as pautas progressistas, a defesa da democracia e o jornalismo de qualidade.

A COMUNICAÇÃO QUE QUEREMOS

RádioZap BdF: tem coisa que parece meme, mas é a real das eleições 2022

[Brasil de Fato] O RádioZap é um minipodcast engraçadinho cheio de informações que chega direto no seu zap, trazendo notícias quentinhas e o que você não pode perder na cobertura das Eleições 2022. Você não vai querer ficar de fora dessa novidade, né? Para ter acesso a este e outros conteúdos, acesse aqui!

A COMUNICAÇÃO QUE QUEREMOS

9º Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos 2022

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp- DH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) torna pública a abertura de inscrições para 80 vagas para a nona edição do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos (MVDH). | Clique aqui, confira as informações e inscreva-se!

NPC INFORMA

Minicurso de comunicação comunitária LECC/UFRJ

[LECC/UFRJ] O Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC), grupo de pesquisas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), abre inscrições para o Minicurso de Comunicação Comunitária para membros dos coletivos de comunicação comunitária de favelas e periferias do Rio de Janeiro. O curso é gratuito e as aulas vão ocorrer aos sábados, nos dias 08, 15 e 22 de outubro de 2022. Nos dias 08 e 22, as aulas serão presenciais, já no dia 15 de outubro, será online. O curso é aberto para membros dos coletivos que fizeram mobilização de comunicação e/ou ação social dentro das favelas e periferias do Rio de Janeiro durante esse período da pandemia da Covid-19. | Saiba mais e inscreva-se!

NPC INFORMA

O Cinema Novo e as metamorfoses da identidade nacional

O historiador Wolney Viana Malafaia lançou no sábado, 10 de setembro, na livraria Folha Seca, o livro O Cinema Novo e as metamorfoses da identidade nacional. Nele, o autor analisa a política cultural de cinema e sua relação com a identidade nacional, que se desenvolveu entre o final dos anos cinquenta e o início dos anos oitenta. Os principais agentes desse processo são os cineastas vinculados ao Cinema Novo e o Estado autoritário, implantado a partir de 1964, tendo como pano de fundo o intenso processo de modernização sofrido pela sociedade brasileira no período. Wolney é Professor titular de História do Colégio Pedro II e do Curso de Comunicação Popular do NPC.

NPC INFORMA

Armazém do Campo do MST completa 4 anos no RJ

Amanhã, dia 17/09, é dia de festa para comemorar os 4 anos de existência do Armazém do Campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio de Janeiro. A programação, que conta com café da manhã, almoço, teatro, música, lançamento de livro e outras atrações, começa às 8h e vai até às 22h. O endereço é Av. Mem de Sá, 135 - Lapa. | Confira os detalhes e não perca!

NPC INFORMA

Guia Prático de Proteção à Violência Política

[Por CBDDH] Para combater e enfrentar a violência política nas Eleições 2022, o Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH) – rede composta por 45 organizações e movimentos sociais – lançou nesta terça-feira (06), o Guia Prático: Proteção à Violência Política Para Defensoras e Defensores de Direitos Humanos. Diante do aumento de casos de violência política, especialmente dirigida a DDHs, o Comitê Brasileiro também inaugurou um canal de comunicação para o recebimento de denúncias de violações. O Guia Prático de Proteção à Violência Política foi construído em conjunto com os DDHs ameaçados, pré-candidatas/os e mandatos parlamentares de 8 estados brasileiros: Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Paraná e Rio Grande do Sul, além de coletivos da sociedade civil. Ao todo, 30 defensoras e defensores de direitos humanos participaram de um curso de proteção realizado pelo Comitê Brasileiro, em Brasília. | Saiba mais e acesse o Guia.

NPC INFORMA

Mostra Fluminense de Cenografia, Tradição e Transgressão

O Instituto Ensaio Aberto convida a todos os estudantes de cenografia, belas artes e áreas afins para participar do Edital Mostra Fluminense de Cenografia, Tradição e Transgressão. O Edital tem o objetivo de selecionar 20 estudantes para o desenvolvimento de uma exposição no Armazém da Utopia, após oficinas práticas e o desenvolvimento de uma maquete cenográfica junto à orientação do cenógrafo J.C. Serroni e Luiz Fernando Lobo. | Saiba mais!

PROPOSTA DE PAUTA

Mapa da fome: pesquisa mostra onde estão as pessoas em insegurança alimentar no país

[Redação - Brasil de Fato | São Paulo (SP)] O 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (Vigisan) mostra o quadro da fome nos estados brasileiros. A pesquisa foi realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) entre novembro de 2021 e abril de 2022. Os dados mostram que os estados do Norte e do Nordeste são os que mais sofrem, em termos proporcionais, com a insegurança alimentar grave. Em Alagoas, 36,7% da população passa fome. No Piauí são 34,3% e no Amapá, 32%. Em números absolutos, a região Sudeste – a mais populosa do país – tem mais famintos: são 6,8 milhões de pessoas no estado de São Paulo e 2,7 milhões no estado do Rio de Janeiro. | Leia a matéria completa.

DE OLHO NA VIDA

É falso vídeo em que ex-dirigente do PT teria defendido ataque a igrejas no Cidade Alerta

[Por Maiquel Rosauro| Agência Lupa/Rio de Janeiro - RJ] Circula pelas redes sociais o vídeo de um trecho do programa Cidade Alerta Sergipe em que é apresentado um áudio com a voz de um homem que incentiva ataques a igrejas. É mostrada na tela uma foto do ex-tesoureiro do PT e ex-deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Paulo Ferreira. O texto que acompanha a postagem diz que o áudio vazou de sindicatos do PT e que o ataque ocorreria porque pessoas que frequentam igrejas escolheram votar no presidente Jair Bolsonaro (PL). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. | Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa.

DE OLHO NO MUNDO

Mídia alternativa vai receber jornalistas internacionais durante eleições no Brasil

[Por Barão de Itararé] Jornalistas da mídia alternativa de todo o continente que virão ao Brasil para cobrir as eleições contarão com estrutura e cooperação jornalística oferecidas por organizações em São Paulo. A parceria entre a agência ComunicaSul, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e a Diálogos do Sul oferece opções de espaços para trabalho, além de apoio com pautas e fontes visando alimentar a América Latina com informação e análises de qualidade sobre o que está em disputa nas eleições de 2022. A proposta surgiu da necessidade de veículos independentes contarem com apoio logístico para romper o cerco informativo imposto pelos barões da mídia hegemônica e corporativa no continente. | Continue lendo.

IMAGEM DA VIDA

Piso da enfermagem

Setembro/2022 - Trabalhadores da enfermagem protestam pelo PL 2.564/2020, que estabelece o piso nacional salarial.

DICAS

VideoCast da CSP-Conlutas

A Edição nº 18 do VideoCast da CSP-Conlutas apresenta dados sobre casos de assédio contra mulheres em transporte e espaços públicos e informações sobre a Aula Pública do Setorial de Mulheres da Central sobre a urgência de legalizar o aborto no Brasil. Além disso, trata também a continuidade da luta pelo Piso Nacional da Enfermagem. | Confira aqui!

PÉROLAS

Por Sonia Coelho

Os períodos eleitorais deveriam ser o momento perfeito para debater o projeto de sociedade que queremos e a realidade vivida pela população para buscar soluções, rever ações que não deram certo ou reforçar aquilo que foi bom para a população. Porém, a desinformação faz com que a disputa de projetos se perca em meio a falsas polêmicas.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 423

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heiodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriella Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).