quarta-feira, 8 de abril de 2020

Bolsonaro desrespeita STF e estimula população a burlar isolamento


Bolsonaro desrespeita STF e estimula população a burlar isolamento

DestaqueTodos os postsÚltimas notícias
Na noite desta quarta-feira 8, o presidente da República convocou rede nacional de radio e tevê e voltou a estimular a população a burlar o isolamento.
Além disso, anunciou como “boa noticia” acordo com a Índia para importar insumos para o Brasil produzir,  em massa, a hidroxicloroquina, apesar de a substância não ter sido liberada pelas autoridades sanitárias para uso contra a covid19.
No último dia 31 de março, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, decidiu proibir que o governo federal veicule qualquer campanha que pregue que “O Brasil não pode parar“, que sugira que a população deve retornar às suas atividades ou que minimize os riscos da pandemia do novo coronavírus para a saúde e a vida da população
Desse modo, Bolsonaro violou a decisão do Supremo

STF proíbe Bolsonaro de flexibilizar quarentena em qualquer estado do País e o aponta como "irresponsável"

STF proíbe Bolsonaro de flexibilizar quarentena em qualquer estado do País e o aponta como "irresponsável"

STF proíbe Bolsonaro de flexibilizar quarentena em qualquer estado do País e o aponta como "irresponsável"
247 – "O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes proferiu nesta 4ª feira (8.abr.2020) decisão liminar (provisória) que proíbe o presidente da República de adotar medidas para suspender ações de Estados e municípios para o isolamento social no combate ao coronavírus. Eis a íntegra da decisão (176 KB)", aponta reportagem do site Poder 360.
O ministro atendeu parcialmente a pedido da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), segundo o qual o presidente Jair Bolsonaro tem atuado como “agente agravador da crise“. A Ordem alega que o governo “nem sempre tem feito uso adequado das prerrogativas que detém para enfrentar a emergência de saúde pública, atuando constantemente de forma insuficiente e precária” e pratica “ações irresponsáveis e contrárias aos protocolos de saúde aprovados pela comunidade científica e aplicados pelos Chefes de Estado em todo mundo“.

Usuários da cracolândia ficam sem unidade de atendimento emergencial


Usuários da cracolândia ficam sem unidade de atendimento emergencial

Todos os postsÚltimas notícias
Foto: Edu Garcia / R7
A prefeitura de São Paulo transferiu na manhã desta quarta-feira a Unidade de Atendimento Emergencial localizada na região da Cracolândia, o Atende 2, para o bairro do Glicério, a três quilômetros de onde se contraram os usuários. A medida deixou pessoas em situação de vulnerabilidade social do bairro da Luz sem atendimento.
O equipamento disponibilizava água potável, alimentação e banheiros próximo à Estação da Luz. Se antes atendia 300 pessoas, a previsão no novo endereço é de 200 pessoas atendidas.
— Os equipamentos vêm sendo sucateados há muito tempo. Albergues e espaços de convivência, onde era oferecida alimentação para esse povo, as necessidades básicas que o assistencialismo cobre. Agora, nesse momento de pandemia e caos, quando justamente é que esses equipamentos deveriam estar funcionando com força total, eles estão sendo fechados — disse Fábio Rodrigues, que viveu anos em situação de rua na Cracolândia e hoje desenvolve trabalhos artísticos no local, acompanhou a ação da prefeitura.
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo ajuizou na última terça-feira uma ação civil pública contra o fechamento do Atende 2. “O fechamento desse serviço (naquela região), em meio à epidemia, está na contramão de orientações do próprio governo estadual e do decreto municipal que decreta situação de emergência durante a epidemia de não interrupção dos serviços essenciais voltados à população em situação de rua”, diz trecho do documento.
Segundo a psicóloga Maria Ângela Comis, coordenadora-geral do Centro de Convivência É de Lei, especializado em políticas de redução de danos e que atua na Cracolândia, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu todas as atividades de campo dos programas de redução de danos na Cracolândia.
— Como os voluntários estão de quarentena, a população não está recebendo ajuda e doações. Estão passando fome e sede, porque pegavam água de bares da região, que hoje estão fechados — declara.
A prefeitura informou que os usuários terão atendimento prioritário no novo endereço. “O equipamento vai oferecer à população atendida acesso à alimentação (café, almoço, jantar), higiene pessoal, bagageiro, atendimento técnico e atividades socioeducativas”, informou a prefeitura, em nota.

David Uip rebate pressão de Bolsonaro: me respeite e respeite minha privacidade (vídeo)

David Uip rebate pressão de Bolsonaro: me respeite e respeite minha privacidade (vídeo)

Jair Bolsonaro e David Uip
247 - Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (8) o infectologista David Uip, coordenador de crise do coronavírus no Estado de São Paulo, rebateu as pressões feitas por Jair Bolsonaro.
Bolsonaro vem pressionando o médico, curado da Covid-19, para que revele se fez uso, ou não, da cloroquina em seu tratamento.
"Presidente, eu respeitei o seu direito de não revelar seu diagnóstico, respeite o meu direito de não revelar o meu tratamento. Eu nunca revelei tratamento dos meus pacientes, eu nunca revelei doenças dos meus pacientes sem ser autorizado. Então, presidente, por favor, me respeite e respeite meu direito de privacidade. A minha privacidade foi invadida, a privacidade da minha clínica, que é uma clínica que lida com doentes sob sigilo absoluto, foi invadida. Tomarei as providências as medidas legais adequadas para essa invasão à minha privacidade e dos meus pacientes", disse David Uip.
O infectologista disse que respeitou a decisão de Bolsonaro "de não revelar seu diagnóstico", em referência ao fato de que ele, apesar de ter dito que testou negativo para Covid-19, não apresentou oficialmente o resultado do exame.



David Uip pede que Bolsonaro respeite sua privacidade e lembra que não pediu ao presidente cópia do exame que teria dado negativo para coronavírus. O exame do presidente, entretanto, ainda tinha uma razão de interesse público, uma vez que Bolsonaro participara de aglomerações.

Bolsonaro se desmoraliza ao publicar foto de Lula

Bolsonaro se desmoraliza ao publicar foto de Lula

Todos os postsÚltimas notícias
Foto: Reprodução/Twitter
O presidente da República Jair Bolsonaro mais uma vez esqueceu de usar o bom senso e empatia, e tomou uma atitude polêmica. Bolsonaro postou uma foto do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva se dirigindo ao velório de seu neto Arthur, de sete anos, que faleceu em 2019, para responder as críticas feitas pelo o ex-prefeito de São Paulo e seu principal adversário na corrida presidencial de 2018, Fernando Haddad.
Na noite de segunda-feira (06), Haddad publicou em na rede social Twitter, uma crítica em referência às polêmicas envolvendo Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que vem acontecendo após a crise do Coronavírus: “nunca tinha presenciado um presidente se colocar em ocasião tão humilhante” afirmou Haddad na rede social.

Na tarde desta terça (7), Jair Bolsonaro decidiu responder Haddad de forma polêmica. Para rebater o seu adversário, Bolsonaro postou uma fotografia do ex presidente Lula em caminho do velório do neto, em 2019, escoltado pela Polícia Federal. Essa atitude de Bolsonaro gerou revolta por parte de uma parcela dos internautas.

Usar uma fotografia do dia em que Lula foi ao velório de seu neto, é desumano. Um monstro moral, genocida, incapaz e um fraco. Jair Bolsonaro se torna pequeno dia após dia, postagem após postagem. Brasil enfrenta um vírus e um verme” Falou Kenedy Alencar.

O escritor e humorista Gregório Duvivier também não poupou criticas ao presidente Bolsonaro por atacar o ex-presidente Lula para responder as afirmações do ex-prefeito e candidato a presidência Fernando Haddad.
“Um presidente da república que em paralelo a maior crise de saúde da história do país e do mundo, ao invés de se mobilizar para conscientizar o país, prefere postar foto provocando e respondendo um adversário político abatido após sair do velório do neto de 7 anos. Agora que já removeram a bic desse miliciano e marmita dos milicos, precisa tirar o twitter”, escreveu Duvivier pelo Twitter.

Tudo isso começou após Fernando Haddad criticar o Bolsonaro por não ter força política para demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta do cargo.
“Nunca tinha visto um presidente se mostrar em situação tão humilhante”
Desde o início da pandemia causa pelo novo Coronavírus, Bolsonaro vem mostrando certo despreparo e inconsistência no cargo. Após afirmar que o vírus era uma fantasia, Bolsonaro se viu obrigado a decretar quarentena em boa parte do país, mesmo que contra a sua vontade.
De lá pra cá já foram duas reunião com chefes de estado. A primeira foi com governadores estaduais que, após decretarem quarentena em seus estados, alguns voltaram atrás depois da converso com o presidente. Bolsonaro porém, se mostrou despreparado por não conseguir chegar a um consenso com os governadores, fazendo com que parte de seus eleitores desconfiassem de seu preparo para o enfrentamento ao Coronavírus.
Além disso, Bolsonaro promoveu alguns momentos de aglomeração para contrariar a mídia, em alguns momentos onde saiu e cumprimentou populares. A atitude não só irritou a mídia como autoridades globais.
A segunda reunião foi organizada junto a banqueiros e a ministros de seu governo, em destaque o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que quase foi exonerado do cargo. Ele e Bolsonaro tem conflitos de ideias desde que pandemia se firmou no Brasil, fazendo com que parte de seus eleitores e não eleitores, ficassem ao lado do ministro, criticando a postura arriscada de Bolsonaro.
Hoje Bolsonaro aprovou e, com isso, foi lançado o sistema para cadastramento no auxílio emergencial em tempos de pandemia, disponibilizado pelo governo conjunto com a Caixa Econômica Federal.