quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

LULA CHAMA MILITÂNCIA PARA TOMAR AS RUAS NO DIA 10 Todos às ruas!

Babar demais não dá resultado bom.

Interpol rejeita pedido do governo do Equador para prender Rafael Correa

05 DE DEZEMBRO DE 2018, 20H03

Interpol rejeita pedido do governo do Equador para prender Rafael Correa

Ex-presidente equatoriano, que vive na Bélgica, é acusado de envolvimento no sequestro de um político opositor em 2012; defesa aponta perseguição política e falta de provas
Foto: Divulgação/Presidência do Equador
A Interpol (Polícia Internacional) rejeitou, nesta quarta-feira (5), um pedido do governo equatoriano para localizar e prender o ex-presidente do país, Rafael Correa. O político, que vive na Bélgica, é acusado de envolvimento no sequestro do deputado Fernando Balda, em 2012, na Colômbia.
O rechaço à solicitação de “alerta vermelho” feito pelo Equador foi comunicado pela Interpol através de uma notificação. “Após uma análise cuidadosa de todos os elementos relativos à situação jurídica do requerente, as informações à disposição da Comissão revelaram que a retenção de dados no Sistema de Informação Interpol não era compatível com a obrigação de garantir uma cooperação eficaz entre as autoridades policiais no quadro do ‘respeito pela Declaração Universal dos Direitos do Homem'”, diz o comunicado.
De acordo com o portal equatoriano El Estado, a petição do Equador foi rejeitada porque a Interpol considera que “haveria envolvimento político no julgamento”.
Este é o argumento utilizado por Correa e sua defesa, que apontam falta de provas e perseguição política, denotando a prática do lawfare.
“É muito grave para o país que a Interpol tenha rejeitado o pedido da ‘justiça’ por violar os direitos humanos. É apenas o começo. Nós os derrotaremos em todas as instâncias internacionais, onde não há ‘transitórios’ ou imprensa corrupta”, escreveu Correa em sua conta no Twitter logo após a divulgação da decisão da Interpol.
Pedido de prisão 
A Justiça do Equador emitiu um pedido de prisão contra Correa, que vive na Bélica, no dia 3 de julho de 2018, sob a acusação de envolvimento no sequestro do deputado Fernando Balda, em 2012, na Colômbia.
Imediatamente o ex-presidente se apresentou ao Consulado do Equador em Bruxelas e, mesmo assim, a justiça equatoriana determinou sua prisão à Interpol.
Já é a segunda vez que a Polícia Internacional se recusa a prender Correa.

MBL MIRA ESCOLAS, UNIVERSIDADES E O MOVIMENTO ESTUDANTIL