segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Porque o ex-general Kruel traiu Jango. Cadê os dólares?

Clique

http://correiodobrasil.com.br/noticias/politica/denuncia-revela-suborno-a-alta-cupula-do-exercito-antes-do-golpe-de-64/653635/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20131014


Fonte: Correio do Brasil

A liberdade de expressão no Brasil

A liberdade de expressão no Brasil

13/10/2013 13:38
Por Bia Barbosa, no Observatório do Direito à Comunicação - de Brasília


Frank la Rue fez críticas a ministros do STF, em recente visita ao Brasil
Frank la Rue fez críticas a ministros do STF, em recente visita ao Brasil
Chegou esta semana em Brasília, com uma agenda que envolve uma série de reuniões com representantes do poder público e da sociedade civil, o relator das Nações Unidas para a liberdade de expressão, Frank La Rue. O guatemalteco La Rue esteve no Brasil no final de 2012, a convite do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, para conhecer um pouco mais de perto a realidade atual do nosso quase monopólico sistema midiático. Desta vez, voltou numa visita oficial, organizada em conjunto com o Itamaraty.
Em Brasília, La Rue se reuniu nesta segunda-feira com a Secretaria Geral da Presidência da República. Ele se encontrará ainda com os ministros das Comunicações e da Justiça, com a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos e com deputados e senadores. A agenda oficial tem quatro temas centrais: o marco civil da internet, o marco regulatório das comunicações, a proteção da infância na mídia e as agressões sofridas por jornalistas no Brasil.
O primeiro tema é talvez o mais quente da agenda do relator da ONU. O governo federal parece mesmo querer votar o marco civil da internet, na proposta do relador Alessandro Molon (PT/RJ). A presidenta Dilma, depois dos escândalos de espionagem internacional, até colocou o projeto em regime de urgência na Câmara e no Senado. Mas o lobby das empresas de telecomunicações segue forte no Congresso. Por interesses econômicos, as teles querem retirar do texto a garantia do princípio da neutralidade de rede, que impede qualquer discriminação no fluxo de dados de acordo com o tipo de conteúdo (texto, foto, vídeo etc) que estiver sendo acessado pelo usuário. Seu objetivo é poder cobrar mais de quem usar a rede para serviços que consumam mais banda – o que, por si só, viola a privacidade do usuário.
A sociedade civil, que participou ativamente do processo de elaboração do texto do Marco Civil, segue mobilizada por sua aprovação. Na próxima quarta-feira, dia 16, está agendado um ato em frente à Vivo-Telefônica em São Paulo, pedindo a votação do projeto, com garantia de neutralidade de rede, privacidade e liberdade de expressão. A expectativa é que Frank La Rue se pronuncie favoravelmente a esses aspectos do texto em sua visita ao Brasil. Para saber mais sobre a mobilização, clique aqui.
O segundo tema da agenda do relator da ONU é o marco regulatório das comunicações. Sentado em cima do anteprojeto elaborado pelo então ministro Franklin Martins, nos 45 do segundo tempo do governo Lula, o atual ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deve receber Frank La Rue. E o que a liberdade de expressão tem a ver com marco regulatório? Tudo! Da brutal concentração da propriedade dos meios à ausência de transparência na gestão das concessões de rádio e TV, passando pela não regulamentação dos artigos da Constituição Federal que tratam da produção regional e independente e do sistema público de comunicação, tudo isso são barreiras ao pleno exercício da liberdade de expressão em nosso país. Daí a importância da relatoria da ONU – como já fez a Unesco, através de um estudo lançado em 2011 no Brasil – afirmar a urgência de um novo marco regulatório das comunicações no país.
O terceiro tema está ligado a um dos fatos que mais chocou Frank La Rue em sua viagem ao Brasil no ano passado. Na ocasião, o relator – que, por não estar em visita oficial, não podia, pelos protocolos da ONU, fazer declarações sobre a realidade brasileira – ultrapassou as barreiras diplomáticas para afirmar sua preocupação com o risco de desmonte da política de classificação indicativa no Brasil. Em resumo, a classificação indicativa sinaliza para pais e crianças a idade adequada para assistir a determinado tipo de conteúdo na TV, e a ela está vinculada uma faixa horária, para que programas destinados a maiores de 18, por exemplo, não passem às 15h da tarde. Alegando violação da liberdade de expressão, as emissoras pretendem derrubar a vinculação horária da classificação indicativa no Supremo Tribunal Federal. E, pasmem, quatro ministros já votaram a favor desta idéia! Em 2012, Frank La Rue lembrou, com todas as letras, que o exercício da radiodifusão tem limites, impostos pela garantia necessária a outros direitos fundamentais, como a proteção da infância. É assim em todo o mundo democrático. E precisa ser assim também no Brasil. La Rue já esteve no STF, em outra visita ao Brasil, e se reunirá novamente agora com o Ministério da Justiça, responsável pela classificação indicativa.
O último tema, e não menos importante, são as agressões a jornalistas. De assassinatos motivados por interesses políticos a processos judiciais, a questão continua preocupante no país. O Brasil é uma das últimas democracias do mundo que ainda trata de forma criminal – ou seja, com pena passível de prisão – delitos como calúnia, injúria e difamação. Outro aspecto do problema, que merecerá a atenção do relator da ONU, são as agressões sofridas pelos comunicadores nos recentes protestos e mobilizações de rua no país. Seria fundamental um posicionamento de La Rue contra as forças de repressão do Estado, que não apenas impedem o trabalho dos profissionais de comunicação como os transformaram em alvos a serem abatidos nas ruas.
Para além da agenda com o poder público, no próximo domingo, dia 13, Frank La Rue e Catalina Botero, relatora da OEA para a liberdade de expressão, encontrarão entidades e movimentos sociais no Rio de Janeiro. Na ocasião, os relatores receberão casos, denúncias e informes da sociedade civil brasileira em torno desta agenda, tão estratégica para a nossa democracia.
Então, vamos falar disso?
* Bia Barbosa é jornalista, especialista em direitos humanos e membro da Coordenação Executiva do Intervozes.



Seminário Participação Política

Seminário promovido pelo Sindifisco-PB discute participação política

O Sindifisco-PB realiza no próximo dia 15, no Village, em Campina Grande, a partir das 14h, o seminário Participação Política, tendo como um dos palestrantes o Deputado Federal, João Dado (SDD-SP), parlamentar conceituado na Câmara Federal por suas decisões e projetos defendidos na Casa.
João Dado é um dos principais defensores, no Congresso Nacional, dos projetos que, diretamente, dizem respeito ao Fisco. O parlamentar, que também é auditor fiscal no Estado de São Paulo, repassará aos colegas paraibanos toda a sua experiência de atuação política. Também discorrerão sobre o tema, o presidente da Fenafisco, Manoel Isidro, e o Diretor de Formação Sindical do Sintaf-CE e membro da Comissão de Participação Política da Fenafisco, José Nilson Fernandes.
Abrindo a programação, o presidente do Sindifisco-PB, Victor Hugo, explanará acerca das demandas políticas e judiciais no intuito de relatar aos filiados as ações adotadas pelo Sindicato em defesa dos direitos e perspectivas de conquistas para a categoria fiscal.
Um mês após realizar, em João Pessoa, o IV Fórum de Atualidades do Fisco Paraibano, o Sindifisco-PB reúne novamente seus filiados para mais um evento que visa discutir questões relevantes
Na atual conjuntura, é imprescindível às entidades constituídas e suas bases ocuparem espaços políticos para tornarem-se agentes ativos nas tomadas de decisões
Aocupação de espaços de participação política é um projeto que vem sendo divulgado e implementado pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, Fenafisco, e os sindicatos filiados, como caminho imprescindível para conquistarmos o Fisco que queremos e que sociedade tanto almeja.
As inscrições para o evento prosseguem abertas, e o filiado pode se inscrever em www.sindifiscopb.org.br, até um dia antes do evento.

A Paraíba nunca teve um gestor tão odiado, tão ditador, tão ineficiente, tão .....

Charge animada do Fórum dos Servidores satiriza os 1000 dias de gestão do Governo Estadual
 
O Fórum dos Servidores Estaduais divulgou vídeo/charge na tarde deste domingo (13), ironizando a gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB) que "comemora" 1000 dias de governo no estado da Paraíba.

Na animação, intitulada "O conto das 1001 noites", o personagem do governador dialoga com um gênio da lâmpada, a quem pede uma solução para melhorar sua imagem junto ao povo paraibano.

O gênio, por sua vez,  lembra do alto investimento que o governador Ricardo Coutinho faz em mídia, dos problemas na pasta da Educação com o fechamento de 233 escolas na Paraíba, a falta de profissionais na área da Saúde e o caos na Segurança Pública, que não para de registrar aumento na criminalidade.
O Fórum dos Servidores congrega quase 30 entidades do serviço público, entre os quais, Saúde, Educação, Segurança, Fisco, entre outras.
Clique no link e acesse a charge:

Apuração do Jampa Digital

Apuração do 'Jampa Digital' é concluída neste mês

  • Comissão constituída para apurar o caso ainda está analisando documentos para depois ouvir pessoas envolvidas.
Michelle Farias
Ainda este mês a Controladoria Geral de João Pessoa deverá concluir uma apuração referente às fraudes do 'Jampa Digital'.
Conforme o secretário executivo do órgão, Sérgio Barbosa, a comissão constituída para apurar o caso ainda está analisando documentos e apenas com a conclusão desse trabalho, será iniciada a tomada de depoimentos das pessoas envolvidas na suposta fraude.
A portaria que instituiu a formação da comissão previa que o trabalho fosse concluído no dia 21 de outubro, sendo o prazo prorrogável por mais 30 dias. “Talvez não seja necessário prorrogar, vai depender do trabalho da comissão. O procedimento ainda está em andamento porque o trabalho da comissão ainda não chegou ao fim. A análise dos documentos vai nos subsidiar para realizar os questionamentos”, disse Sérgio Barbosa.
Com a conclusão do trabalho será emitido um relatório de discussão, que posteriormente será apresentado ao prefeito Luciano Cartaxo e à Procuradoria Geral do Município (Progem), quando então serão adotadas as medidas judiciais.
Paralelo à apuração da Controladoria, a Secretaria de Planejamento (Seplan) elabora, de forma conjunta com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), um relatório técnico referente à situação atual do 'Jampa Digital', a ser concluído no prazo de 2 meses. Através da assessoria de imprensa, foi informada que não seria possível a divulgação específica do relatório. Também neste caso, o relatório oriundo da investigação vai para a Progem.
O processo que apura as fraudes do 'Jampa Digital' encontra-se no Supremo Tribunal Federal. No dia 28 de agosto, o ministro Teori Zavascki pediu a manifestação da Procuradoria Geral da República (PGR) para iniciar as investigações do caso Jampa Digital no STF. O inquérito tramita em segredo de Justiça e tem como parte principal o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
No inquérito do Jampa Digital a Polícia Federal (PF) indiciou 23 pessoas por supostas irregularidades no projeto que deveria oferecer internet sem fio de graça em vários pontos da capital paraibana. A investigação concluiu que recursos do projeto, na ordem de mais de R$ 1 milhão, foram desviados para financiar a campanha do governador Ricardo Coutinho e do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD). O publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha, foi indiciado por lavagem de dinheiro.
Jornal da Paraíba, 11-10-2013