quinta-feira, 4 de junho de 2020

*Em defesa da democracia e da vida, unidade no “Fora Bolsonaro”

*Em defesa da democracia e da vida, unidade no “Fora Bolsonaro”.*
POR JOSÉ DIRCEU  1 DE JUNHO DE 2020

*É hora de buscar a unidade dos partidos de esquerda e de centro-direita que se recusam a participar da aventura autoritária e obscurantista que quer intervenção militar* para fazer frente à autonomia e independência do Congresso Nacional e do STF.

Chegou a  hora da mobilização, de transformar em realidade o pedido de impeachment que partidos, entidades e personalidades apresentaram à Câmara dos Deputados, solicitando ao presidente Rodrigo Maia que paute o pedido de impedimento do presidente antes que seja tarde. 

*É hora de se opor à escalada autoritária de Bolsonaro e de seu núcleo militar,* que cada dia dá provas de apoiá-lo em toda sua política suicida de sabotagem do isolamento social, começando pela ocupação militar do Ministério da Saúde, impondo o fim do isolamento e a mudança do protocolo da cloroquina.

*É hora de buscar a unidade dos partidos de esquerda no pedido de impeachment e daqueles que, nos partidos de centro-direita (MDB, PSDB e DEM e demais partidos), se recusam a participar da aventura autoritária e obscurantista que apela para uma intervenção militar* frente à atuação autônoma e independente do Congresso Nacional e do poder judiciário, do STF.

De novo, na semana que passou, assistimos atos irresponsáveis e criminosos de Bolsonaro em apoio a suas milícias armadas em frente ao STF, pregando o fechamento do Parlamento e da Suprema Corte. Firmemente, o decano Celso de Mello respondeu à altura do ataque, denunciando o perigo de uma ditadura militar.

*Iniciativas alentadoras e decisivas nesse momento histórico que vivemos, na encruzilhada entre a democracia e a ditadura, são as reiteradas declarações do ex-presidente Lula apoiando e estimulando as candidaturas de esquerda para 2022, e na prática abrindo mão de sua candidatura mas não de seus inalienáveis direitos políticos. Sem a restituição dos direitos políticos de Lula, não haverá democracia.*

E o já citado pedido de impeachment do PT, PSOL,PC do B, PCB, PSTU e mais de 400 entidades e dezenas de personalidades que, agora, caminha para um pedido unitário com os do PDT,PSB, REDE e PV, partidos que já firmaram um compromisso de atuação conjunta no parlamento e na luta pelo impeachment. 

*Resistência*
*No final de semana, dois manifestos assinados por dezenas de milhares cidadãos, mobilizados por meio das redes sociais, são uma prova de como na luta e na indignação se amplia a oposição à escala autoritária e se fortalece a defesa da democracia.* Tivemos o manifesto BASTA, organizado por juristas e advogados das  mais variadas tendências políticas em defesa da democracia, do Parlamento e do Judiciário, e o manifesto Estamos#Juntos, integrados por intelectuais, políticos, artistas, jornalistas, publicitários, cidadãs e cidadãos que exige dos representantes e lideranças políticas que exerçam com dignidade seu papel diante da devastadora crise sanitária, política e econômica que o país atravessa.

A estes manifestos se soma o Movimento Somos 70%, que domina as redes com a hashtag #somos70%, liderado pelo economista e ativista digital Eduardo Moreira, que participou neste domingo (dia 1º)  como convidado da reunião do Diretório Nacional do PT.

*As manifestações do “Fora Bolsonaro” e de repúdio à escalada golpista nas ruas de Porto Alegre, no Rio de Janeiro, em Brasília e São Paulo apontam para uma retomada das ruas* com todas medidas necessárias de proteção na pandemia. As ruas já não são mais espaço único da direita.
 
Bolsonaro e seu núcleo militar, com  o fim do isolamento, jogam com o agravamento da situação social, o medo e o desespero real do desemprego crescente, da fome. Procuram colocar as pessoas que o seu governo não protege com bônus salarial — como os autônomos, desempregados e informais — ou com crédito sem juros – caso dos micro, pequenos e mesmo médios empresários  —  contra os governadores e prefeitos. Apostam no caos social para justificar medidas de exceção e querem recorrer ao artigo 142 da Constituição para declarar Estado de Defesa e depois de Sítio, sem nenhuma base constitucional.

A pressão militar ilegal e violadora da Constituição — esta impõe às Forças Armadas que não sejam atores políticos ou atuem como poder moderador ou partido político em armas — visa constranger e impedir que a Justiça investigue seus filhos e as ilegalidades nas redes sociais, a violação da lei por ele mesmo, o Presidente da República.

*A insana insistência em uma agenda econômica liberal em plena pandemia, ocasião em que o papel do Estado mais do que nunca em todo mundo é decisivo no combate ao coronavírus e na proteção da renda dos trabalhadores e da reorganização da economia, é sinal de que as elites que deram o golpe de 2016 e impuseram essa agenda via governo Temer vacilam e se  recusam a apoiar o impeachment.*

Não à transição por cima
Quando o fazem, como expressa em editorial o jornal ‘O Globo’ do dia 1º de agosto, excluem a esquerda de uma suposta Frente Democrata, mas aceitam que se inclua até Bolsonaro. Proposta que, na verdade, visa preservar exatamente a agenda liberal de desmonte do Estado nacional e de bem estar social – conquista das lutas sociais, políticas e democráticas das classes trabalhadoras nas últimas décadas. 

O editorial revela o temor da força eleitoral e social das esquerdas e não escamoteia a defesa insana da estrutura econômica concentradora de renda e riqueza, dos privilégios e controle do poder que nossas classes dominantes conservadoras detêm há séculos. Como no passado, querem uma transição por cima, sem povo e sem a esquerda. *Mas a experiência do passado nos ensina que, sem a mobilização popular, Bolsonaro não será afastado e imporá, com apoio de parte das elites, sua ditadura via um auto golpe.*

Nossa tarefa central é lutar contra a pandemia e apoiar o povo trabalhador com políticas públicas e a solidariedade social, mobilizar o país para apoiar o pedido de impeachment na Câmara dos Deputados; apoiar a Suprema Corte e a Justiça Eleitoral nas investigações dos crimes do presidente e de sua família, do gabinete do ódio e do financiamento ilegal de sua campanha e de suas redes sociais, dos reiterados crimes de responsabilidade que cometeu. 

*Frente de esquerda*
Temos que construir a frente de esquerda para, como força popular principal, impulsionar a luta pelo impeachment. A história de nosso povo nos ensina que ele lutará por seus direitos e pela democracia. Foi assim em 1966 quando na urnas derrotou a ditadura; depois, nas ruas com os estudantes, artistas e intelectuais, servidores públicos e nas greves operárias a exemplo de Contagem e Osasco; em 74, pós-AI5 e anos de repressão e Estado ditatorial, o povo de novo derrotou a ditadura, nas urnas, e, em seguida, nas lutas estudantis, contra a carestia, nas greves operárias que mudaram a correlação de forças e deram nos anos 1980 força decisiva para as Diretas Já e para o fim da ditadura.

Apesar da derrota das Diretas Já e do colégio eleitoral, a mobilização popular na Constituinte escreveu as conquistas sociais e políticas da Constituição de 1988. Foram essas lutas e nossa oposição intransigente aos governos que se seguiram e sua agenda neoliberal que levaram Lula à presidência em 2002.

Mais cedo do que supõem os golpistas, derrotamos a ditadura militar e vencemos em eleições democráticas e derrotaremos a aventura autoritária militarista de Bolsonaro junto com todos democratas e a força da mobilização popular. Sem renunciar a nossas conquistas e à nossa radical oposição à agenda liberal de desmonte do Estado e dos direitos conquistados pelas classes trabalhadora, ao nosso direito inalienável de ser alternativa de governo. *Chamamos todas as forças políticas e sociais democráticas à luta pelo impeachment. A hora é agora. Fora Bolsonaro, em defesa da vida e da democracia.*

Boletim Carta Maior, em 02/6/2020


SEJA PARCEIRO, DOE AGORA!
O FIM DA GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL
02/06/2020
O mundo que virá depois do coronavírus deverá, para melhorar, regular os mercados, superar as desigualdades, voltar a ter economias produtivas, dar mais importância à ecologia e ao meio ambiente e dar um maior atribuições aos Estados
LEIA MAIS
02/06/2020 -Pelo Mundo
VIVA A MORTE, OU MELHOR NÃO

02/06/2020 -Antifascismo
COMO O GRITO 'BLACK LIVES MATTER' TOMOU OS EUA

02/06/2020 -Política
BRASIL, RÚSSIA, GRÃ-BRETANHA E EUA TÊM ALGO EM COMUM

02/06/2020 -Educação
UNIVERSIDADES PÚBLICAS, AULAS REMOTAS E OS DESAFIOS DA AMEAÇA NEOFASCISTA NO BRASIL

02/06/2020 -Antifascismo
ENTREVISTA COM PATRISSE CULLORS, CO-FUNDADORA DO ''BLACK LIVES MATTER''

02/06/2020 -Política
O NOVO VELHO CONTINENTE E SUAS CONTRADIÇÕES: A SEGUNDA GUERRA FRIA

02/06/2020 -Política
CRÔNICA DE UMA DÉCADA PERDIDA ANUNCIADA

02/06/2020 -Cartas do Mundo
CARTA DE PARIS: BRASIL 1985-2020: MEMORICÍDIO E IMPUNIDADE

02/06/2020 -Pelo Mundo
'ELE É UM DESTRUIDOR': COMO OS PROTESTOS DE GEORGE FLOYD EXPUSERAM DONALD TRUMP

02/06/2020 -Pelo Mundo
MINNEAPOLIS, O CORONAVÍRUS E A FALHA DE TRUMP EM VER UMA CRISE CHEGANDO

02/06/2020 -Economia Política
O CORONAVÍRUS É NOSSA CHANCE DE REPENSAR PARA QUE SERVE A ECONOMIA

02/06/2020 -Política
SEMPRE A MESMA COISA, A MESMA MERDA, SEMPRE

02/06/2020 -Sociedade e Cultura
AS DESIGUALDADES EXPOSTAS POR ESTA PANDEMIA ESTÃO PRESTES A PIORAR

02/06/2020 -Clipping Internacional
CLIPPING INTERNACIONAL - 02/06/2020

01/06/2020 -Política
SUA VOZ NA CONJUNTURA: ZÉ DIRCEU E OS PRINCIPAIS FATOS DA SEMANA

01/06/2020 -Pelo Mundo
DOLORES ARCE: ''INTERNAÇÃO COM COVID-19 E ÁÑEZ NA BOLÍVIA EQUIVALE À SENTENÇA DE MORTE''

01/06/2020 -Sociedade e Cultura
PENTECOSTES: VEM ESPÍRITO DE VIDA E SALVA-NOS!

01/06/2020 -Política
SILAS MALAFAIA, 1º CAVALEIRO DO APOCALIPSE BRASILEIRO

01/06/2020 -Cartas do Mundo
CARTA DE GENEBRA: PRELUDIOS DE LA IGNOMINIA: LA PANDEMIA YA DEJÓ MILLONES DE JÓVENES SIN TRABAJO

Carta Maior, com muito esforço, construiu uma história de 19 anos no campo da comunicação progressista de nosso país. Diante dos atuais obstáculos que a democracia brasileira enfrenta é indispensável a contribuição engajada daqueles que estão comprometidos com a defesa da legalidade democrática.
ESCOLHA COMO PARTICIPAR
R$49,90 ou R$99,00/mêsSomente Cartão de Crédito
TORNE-SE PARCEIRO
R$299,00; ou R$499,00; ou R$999.00/anoEm Cartão de Crédito ou Boleto
TORNE-SE PARCEIRO

Newsletter OperaMundi, em 02/6/2020

02 DE JUNHO DE 2020

Sob toque de recolher e ameaças de Trump, norte-americanos ocupam as ruas em mais uma noite de protestos

Milhares de norte-americanos voltaram às ruas na noite desta segunda-feira (01/06) pela sétima vez consecutiva para protestar contra o assassinato de George Floyd, cidadão negro que foi asfixiado por um policial branco em Minneapolis. Nem os toques de recolher impostos por prefeitos como o de Nova York e São Francisco, nem as ameaças do presidente Donald Trump de que enviaria as Forças Armadas impediu que as manifestações ocorressem em diversos estados, desde a capital Washington DC até à costa oeste em cidades como Los Angeles e Oakland.
Continue lendo »

Coronavírus no Brasil: Achatamos a curva?

Coronavírus no mundo: Siga EM TEMPO REAL

Coronavírus na África: qual a situação?

Lula e Celso Amorim: Por um mundo multipolar

Necessário uma nova ordem multilateral na qual a cooperação internacional possa florescer

Pior da pandemia ainda está por vir na América Latina, alerta OMS

Organização aponta que região se tornou 'zona intensa' de transmissão da covid-19

'Alberto Fernández nos dá esperança', diz Dilma Rousseff

Para ex-presidente, papel do mandatário argentino transcende o país que governa

Suécia abre investigação sobre ineficácia do governo no combate à covid-19

País decide acelerar averiguação em meio à crescente pressão de partidos oposicionistas
Inna Afinogenova, RT: A cloroquina cura ou mata? (leg. em port.)