domingo, 4 de novembro de 2018

Informativo Semanal do Prof Ernesto Germano Pares






Primeiras impressões.
Os companheiros que nos acompanham pelo Informativo e em várias palestras que fizemos devem lembra ainda que sempre citamos que o mundo vive cinco grandes crises, não só a crise econômica de que todos falam. E falamos que uma das crises no mundo moderno é a crise das instituições. Ou seja, uma expressiva parte da população mundial já não acredita nas instituições, em particular na política. E podemos constatar isso através do enorme índice de abstenções eleitorais em países como Inglaterra, França, Estados Unidos, etc. Agora sabemos que o Brasil vai pelo mesmo caminho, mesmo sendo o voto obrigatório!
Nosso país tem pouco mais de 147 milhões de eleitores em condições de votar. Porém o candidato fascista agora eleito recebeu apenas 57,7 milhões de votos – muito menos da metade do eleitorado nacional!
E deparamos com o grande problema que temos comentado. Foram mais de 11 milhões de eleitores escolhendo o voto em branco ou nulo. Para piorar o quadro, 31 milhões não compareceram às urnas.
Somando isso vamos descobrir que pouco mais de 42 milhões de brasileiros não escolheram entre um dos candidatos à presidência.
Agora podem fazer as contas: 42 milhões de brasileiros se abstiveram! Isso significa quase 7 vezes toda a população do Paraguai, nosso vizinho! Mais de quatro vezes a população de Portugal e quase igual à população total da Argentina ou da Espanha!
Mais grave do que isso são as questões que devemos analisar nos próximos meses... ou anos, porque são muito complexas.
De tudo o que vimos e ouvimos na campanha vencedora, ficam algumas perguntas para serem analisadas por sociólogos e historiadores, no futuro: 1º) será que a maioria dos brasileiros eleitores do candidato do PSL é realmente favorável ao estupro de mulheres, como ele defendia? 2º) se isso é verdade, como chegamos a tal ponto sem que fosse percebido por sociólogos e psicólogos com antecedência? 3º) também por tudo o que ouvimos, a maioria dos brasileiros é realmente racista? 4º) é fato verdadeiro que os brasileiros consideram a mulher um ser inferior? 5º) é índole do brasileiro resolver seus problemas com uma arma na mão?
O que sabemos das entrevistas na segunda-feira seguinte às eleições é preocupante. Em primeiro lugar, segundo o próprio “presidente agora eleito”, a Reforma da Previdência Social é a sua prioridade nesse início de mandato. Será que os eleitores dele sabem o que significa privatizar a Seguridade Social.
Em entrevista ao vivo, o seu coordenador para a política econômica nos próximos anos, Paulo Guedes, agrediu verbalmente jornalistas quando foi perguntado sobre qual a relação do novo governo com o Mercosul. Em tom agressivo ele disse que isso não é prioridade para o governo.
O Mercosul, instrumento que nos últimos dez ou doze anos fez o Brasil subir e se tornar a sexta maior economia do planeta não é prioridade para esse governo?
De todas as declarações do “dia seguinte” a mais preocupante foi feita pelo presidente belicista Donald Trump. Ele elogiou o fascista eleito e disse que sua prioridade será acordos econômicos e militares com o Brasil.
Vamos aguardar as próximas cartas a serem postas na mesa. Analisar a conjuntura depende de informações. Quanto mais informações e mais precisos os dados mais próximos da realidade estaremos.
(Nota: este artigo foi escrito para o programa Bom Dia Maricá de terça-feira (30/10), do companheiro Roberto Figueiredo)
Confirmando a declaração de Paulo Guedes. Final de tarde da segunda-feira (29), primeiro dia depois da eleição do candidato do PSL. A matéria é simples, foi divulgada em nota oficial da Casa Branca, em Washington, e confirma a declaração do ministro escolhido, Paulo Guedes.
O presidente estadunidense informou que teve uma conversa telefônica com “o presidente eleito de Brasil” e concordaram em cooperar em matéria comercial e militar.
“Tive uma excelente conversa com o novo presidente eleito no Brasil”, escreveu Trump em sua página nas redes sociais. “Concordamos que Brasil e EUA trabalhem estreitamente ligados em comércio, defesa e tudo o mais que possamos fazer. Foi uma conversa muito boa”!
“O presidente dos Estados Unidos acabou de nos ligar. Nos desejou boa sorte. E obviamente foi um contato bastante amigável. Nós queremos sim nos aproximar de vários países do mundo sem o viés ideológico”, disse o fascista eleito em sua página nas redes sociais.
Macri é o perdedor? O neoliberal Mauricio Macri, presidente da Argentina, apostou muitas de suas fichas na eleição do candidato fascista no Brasil. Antes mesmo do resultado final já fazia declarações de um “trabalho conjunto na região” e sua esperança porque “o Brasil sempre foi nosso parceiro comercial”.
Na segunda-feira (29) ele recebeu um “banho de água gelada” com a declaração do futuro ministro da Fazenda do Brasil, Paulo Guedes, que se irritou com os jornalistas que desejavam saber sobre as relações com o Mercosul. Aos gritos ele disse que “isso não é prioridade do novo governo”.
Mas ele foi ainda mais incisivo e grosseiro. Em matéria publicada em jornais argentinos aparece a íntegra da declaração de Guedes dizendo claramente que “A Argentina não é uma prioridade”. Ou seja, todos os acenos e sorrisos de Macri vão ficar para trás.
Segundo os jornais, poucos minutos depois da apuração Macri teria enviado uma mensagem para o eleito com o seguinte texto: “Felicitações a Jair Bolsonaro pelo triunfo no Brasil. Desejo que possamos trabalhar juntos pela relação entre nossos países e o bem-estar de argentinos e brasileiros”.
Trump & Bolsonaro? Quando éramos criança havia uma brincadeira que dizia “tudo o que seu mestre mandar...”. Pois é. Parece até a mesma brincadeira pois, terminada a contagem de votos o presidente estadunidense telefonou para o fantoche eleito no Brasil e já acertaram as pontas para o período mais imediato. Com dissemos acima, Mauricio Macri foi chutado para escanteio e tudo vai ficar por isso mesmo... ou talvez ainda pior.
Para se ter uma ideia do quadro que começamos a descortinar no início do ano: o fascista agora eleito já declarou suas três primeiras viagens internacionais. Em primeiro lugar vai ao Chile se encontrar com o discípulo de Pinochet, Sebastián Piñera. Na pauta uma prioridade para isolar a Argentina na possibilidade de Macri perder as próximas eleições (dezembro de 2019). Talvez esse seja o motivo do desprezo de Paulo Guedes na entrevista. As outras duas outras viagens já anunciadas serão: EUA e Israel (veja matéria a seguir)
Adivinhe quem vem para a posse. O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já confirmou seu desejo de vir à posse do fascista brasileiro, em 01 de janeiro de 2019. Curiosamente, seria o primeiro governante de Israel a vir à América do Sul, desde a criação do país, em 1948!
Jornais locais dizem que ele teria telefonado para parabenizar o brasileiro e, entre outras coisas, afirmado que “estou certo que sua eleição levará a uma grande amizade entre nossos povos e poderemos estreitar os vínculos entre Brasil e Israel”.
Sem surpresas, depois de conversar com Trump e Netanyahu, o direitista agora eleito declarou que vai apoiar Israel em tudo o que decida fazer e garantiu que mudará a embaixada brasileira para Jerusalém, a exemplo do que Trump já fez, desrespeitando as normas internacionais da ONU que não reconhecem a ocupação da região pelo exército israelense.
Mas a situação é ainda mais grave. Além de desrespeitar a decisão da ONU contrária à ocupação do território por Israel, o neofascista agora eleito disse claramente aos jornais que não reconhece a existência do Estado Palestino e garantiu que vai fechar a embaixada brasileira. Sua declaração, com todas as letras: “A Palestina é um país? Palestina não é um país, pelo que não podemos ter uma embaixada lá. Eu não negocio com terroristas”.
E terminou sua declaração dizendo que “Primeiro a Palestina tem que ser um país para ter direito a receber uma embaixada”.
Breves notas: 1) a Palestina é, sim, Estado reconhecido pela ONU; 2) durante sua campanha eleitoral, o neofascista dizia que iria “retirar o Brasil da ONU”.
Talvez a questão mais séria a ser analisada. Durante toda a sua campanha o candidato do PSL criticou as relações do Brasil com a China e prometia terminar com a parceria econômica se fosse eleito. Nem bem foram divulgados os resultados da apuração oficial e ele já anunciava que sua prioridade seria a “parceria econômica” com os EUA e com Israel. Mas o neofascista brasileiro pode ter “cutucado a onça com vara curta”!
Na segunda-feira (29), quando o mundo ainda estava surpreso e preocupado com a vitória da extrema-direita brasileira, o jornal China Daily publicou um Editorial que serve de aviso e deve ser considerado como muito sério. O título da matéria é “Não há razão para que o ‘Trump tropical’ perturbe as relações com a China” e deixa claro que em uma medida impensada por parte do novo presidente “o custo pode ser pesado para a economia brasileira”.
O que poucas pessoas conhecem é que a China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil. Os acordos assinados ao longo dos últimos anos garantem colocam a China na condição de principal mercado exportador brasileiro e a fonte principal do superávit nas nossas contas.
O jornal chinês lembra que “o Governo brasileiro tem intenção de privatizar setores da sua economia e os chineses são hoje os maiores investidores internacionais”.
Só para lembrar, a China controla o recém fundado Bando de Desenvolvimento do BRICS, principal fonte de investimentos no planeta. (Não deixem de ler a matéria sobre a disputa entre China e EUA)
A nova sociedade brasileira? (1) Em número anterior do nosso Informativo comentávamos sobre o preocupante aumento da violência no país. Não só a violência das ruas, dos criminosos e dos que deveriam defender a população. Mas falamos também de um novo tipo de violência que veio se consolidando nos últimos meses: a violência de um grupo de apoiadores do presidente agora eleito contra minorias. Sim, uma assustadora violência de extremistas de direita contra todos que não rezam pela cartilha neofascista e todos os que incomodam suas ideologias puritanas e discriminatórias.
Denunciamos no Informativo o número de agressões contra qualquer militante que defendia a campanha do candidato do PT e chegamos a listar algumas das muitas agressões que nos chegaram ao conhecimento.
Mas a situação parece ter piorado após o anúncio do resultado das eleições. O fato concreto é que o processo eleitoral de 2018 trouxe para a disputa política o conflito e um clima de guerra que não conhecíamos antes. E o mais preocupante é que, com a vitória do candidato belicista e a conquista de vagas no congresso por vários policiais militares, policiais federais e militares da reserva, parece estar crescendo um sentimento de violência contra qualquer tipo de oposição democrática. O uso da força parece ser a alternativa escolhida pela extrema-direita que chega ao poder.
A nova sociedade brasileira? (2) Em matéria publicada pelo Opera Mundi, o o professor e pesquisador no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), Bruno Paes Manso, mostra que quando Bolsonaro afirma que a oposição terá de sair do país e usa as palavras comunismo, oposição e corrupção como se fosse uma coisa só ou simplesmente o sinônimo do “bandido a ser combatido”, estigmatiza os adversários políticos como inimigos.
Quem não concorda com as posições de Bolsonaro e seus seguidores pode facilmente ser taxado de comunista que defende a corrupção e afronta a família e as instituições - Bruno Paes Manso, pesquisador USP
Segundo o professor, o termo bandido, utilizado há mais de 40 anos para classificar àqueles que representam uma ameaça nas grandes cidades e precisam ser combatidos, foi transferido para a política. “O bandido, que sempre foi muito usado como bode expiatório para legitimar o uso da força diante do discurso de ameaça às instituições, agora está presente na disputa política. Tudo foi colocado no mesmo balaio, tornando a linguagem muito violenta”.
A nova sociedade brasileira? (3) No sábado que antecedeu as eleições (27/10) o Acampamento Sebastião Billar, localizado no município de Dois Irmãos do Buriti, no estado do Mato Grosso do Sul, foi alvo de ataques e teve um de seus barracos incendiado por um grupo que gritava o nome de Jair Bolsonaro (PSL), candidato a Presidência da República.
Segundo a coordenação do Movimento na região, o ataque ocorreu por volta das 21 horas quando um veículo passou pelo Acampamento gritando o nome de Bolsonaro.
Nenhum acampado ou acampada ficou ferido no ataque, mas foi registrado o Boletim de Ocorrência e denunciado o ataque ao acampamento, exigindo que os culpados sejam punidos.
Na noite de terça-feira (30), por volta das 19 horas, o acampamento Comuna Irmã Dorothy localizado em Tamboril, Ceará, foi incendiado. De acordo com os acampados quatro homens se aproximaram, atearam fogo próximo aos barracos e saíram aos gritos correndo pegaram motocicleta e evadiram-se do local.
As 150 famílias acampados viveram momentos de terror, mas conseguiram controlar o fogo. A Polícia Militar e o corpo de Bombeiro foram acionados. Fizeram diligências, mas ninguém foi encontrado.
O acampamento Irma Dorothy em Tamboril é uma ocupação realizada pelo MST há 4 anos. As 150 famílias acampadas estão reivindicando a desapropriação da fazenda Cacimbinha pertencente à família Timbó. Neste período de acampamento já ocorreram diversas audiências com a Secretaria das Cidades e Instituto do Desenvolvimento Agrária do Ceará (IDACE) do governo do estado e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) que estão realizando vistorias em áreas na região para realizar o assentamento das referidas famílias.
Pobre México! A nota é oficial e foi divulgada pelo secretariado executivo do Sistema Nacional de Segurança Pública do México. Os casos de feminicídio infantil aumentaram em 60% nos últimos quatro anos naquele país”!
Entre janeiro e setembro de 2018 foram assassinadas 61 garotas, entre 0 e 17 anos, por razões de gênero. E nós sabemos (já foi comentado no nosso Informativo) que o México tem uma alarmante taxa de feminicídios e violência de gênero em geral (meninas e mulheres de todas as idades) desde 2015.
Os números de assassinatos aumentaram em 104% (média) durante os três primeiros meses de cada ano. Entre 300 e 500 mulheres foram assassinadas violentamente no México, entre 2015 e 2018.
Bloqueio econômico contra Cuba é novamente condenado. Em decisão da Assembleia Geral da ONU, mais uma vez, Cuba recebeu o apoio da imensa maioria dos países que exigem o fim do bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto pelos EUA.
A votação ocorreu na sexta-feira (02) e 189 países votaram pelo fim do bloqueio que já dura 60 anos. Apenas dois países votaram contra a decisão da Assembleia Geral: EUA e Israel, para variar.
Só para lembrar, o neofascista eleito no Brasil declarou, no mesmo dia, que vai estudar a possibilidade de romper relações diplomáticas com Cuba.
Por que nossos jornais não noticiam? O Plano Volta à Pátria, lançado por Maduro, parece ter desfeito a propaganda montada por Washington para mostrar a Venezuela como um país ditatorial que o povo quer abandonar. Como fizeram em Cuba, durante décadas, montaram um esquema intrigante para fazer os venezuelanos fugirem do país, prometendo “mundos e fundos” para os que se fugissem para outros países vizinhos. Mas a artimanha está desmoronando.
O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela informou, na terça-feira (30) que um novo grupo de imigrantes venezuelanos que estavam no Brasil retornará ao país a partir de hoje.
De acordo com a nota oficial, os 250 venezuelanos vindos de Boa Vista, capital de Roraima, denunciaram que foram vítimas de xenofobia e violência. O grupo de venezuelanos foi repatriado graças ao Plano Volta à Pátria, promovido pelo governo de Nicolás Maduro.
Por meio da conta oficial no Twitter, o governo afirmou que a rejeição dos venezuelanos no Brasil se deve a uma campanha promovida por grandes empresas de mídia.
“Cansados da xenofobia e da violência que surgiram contra os venezuelanos no Brasil por causa da campanha midiática contra nosso país e os migrantes, hoje mais de 250 compatriotas retornam de Boa Vista graças ao Plano”.
Outro grupo de 98 venezuelanos do Peru se junta aos que regressam. Este é o nono voo para Caracas resultante do programa de repatriação e inclui seis gestantes, 28 pacientes graves sem atendimento médico e 27 crianças.
A realidade dos trabalhadores latino-americanos. Há uma realidade chocante em nossa região, em especial para todos os que se preocupam com a situação dos trabalhadores e com os direitos sociais tão duramente conquistados durante séculos de luta sindical. Mais da metade dos trabalhadores e trabalhadoras na América Latina não contribui para um sistema de seguridade social para enfrentar doenças, desemprego e riscos associados à velhice, afirma um novo relatório da OIT apresentado no México.
O Panorama Laboral Temático da OIT “Presente e Futuro da Proteção Social na América Latina e no Caribe” afirma que os sistemas existentes na região estão numa encruzilhada marcada pela urgência de responder às necessidades de cobertura (quantidade de população alcançada), de suficiência (nível de benefícios) e sustentabilidade (capacidade de garantir cobertura e benefícios).
A análise da OIT abrange diferentes benefícios, desde aposentadorias para idosos, seguro-desemprego, cobertura de saúde ou transferências para garantir renda a famílias com crianças, incluindo coberturas contributivas e não contributivas.
“Estamos falando de 145 milhões de trabalhadores que não fazem contribuições numa região onde a população está envelhecendo, o que pode afetar seu futuro e o de suas famílias”, afirmou o Diretor Regional da OIT para a América Latina e o Caribe, José Manuel Salazar-Xirinachs.
O relatório da OIT destaca especialmente os desafios à proteção social derivados das transformações ligadas ao futuro do trabalho. “As mudanças previstas na organização da produção e do trabalho, nas áreas demográfica, ambiental e climática para as próximas décadas, são um chamado urgente à reflexão sobre o futuro da proteção social e das políticas que explicarão seu desempenho”, diz o documento.
Será que eles não cansam? Desde já afirmamos que não, “eles” não descansam. Deram um golpe em Honduras, deram golpe no Paraguai, articularam o golpe na Argentina, montaram o golpe no Brasil, tentam golpes contra a Venezuela e contra a Bolívia... e já montam um esquema para impedir que o presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, tome posse no próximo dia 1º de dezembro.
López Obrador, um conhecido crítico do alinhamento de seu país com os EUA e que fez toda a sua campanha política denunciando o poder que Washington tem sobre os políticos e sobre as instituições mexicanas ainda está se preparando para a posse, mas já tem conhecimento das articulações que estão sendo feitas por grandes empresários em seu país que não ficaram contentes com sua vitória e não aceitam que um processo democrático seja conduzido com tranquilidade e direito.
Durante toda a sua campanha ele fez violentos discursos contra o neoliberalismo que impera no país há mais de 40 anos e contra a completa dominação do grande capital estadunidense em toda a região.
Mas acontece que grandes milionários como Carlos Slim, Alberto Baillères, Carlos Hank, Olegario Vásquez Raña e mais algumas dezenas de muito ricos e poderosos no país já estão se articulando e solicitando a ajuda de Trump para um golpe e tentar impedir a posse de López Obrador.
E López Obrador já sabe das dificuldades de governar um país onde quase todas as instituições estão dominadas por forças estadunidenses. Um país onde mandam os agentes da DEA, da CIA, do Serviço de Imigração dos EUA, do FBI e do Serviço de Informações da Marinha dos EUA. Ou seja, um país onde quem manda são as principais agências de informações dos EUA.
O fato concreto é que o dirigente do Conselho Coordenador Empresarial (CCE), Juan Pablo Castañón, acusou López Obrador de deixar na incerteza o setor empresarial e teve o apoio de Gustavo Hoyos, representante da Confederação Patronal da República Mexicana. Eles procuraram apoio em representantes de Washington para uma campanha impedindo a posse do novo presidente. Tudo com já conhecemos...
Essa briga Trump já perdeu. O governo dos EUA tentou com todas as suas artimanhas impedir a construção do gasoduto russo Turk Stream, um projetnucleares intermediários na Europa, as nações europeias estarão em risco de um contragolpeo para levar o gás das grandes reservas naquele país até a Europa, altamente dependente do gás para produzir sua energia.
A Rússia fornece mais de um terço das necessidades de gás da Europa e tem recebido uma forte pressão de Washington que usa seu poder sobre a Alemanha para tentar impor o seu próprio gás à Europa. A Casa Branca chegou a ameaçar países que se dispunham a colaborar no projeto anterior, o Nord Stream 2. Mas o novo gasoduto, muito mais barato e com participação de países que dependem desse gás, deixou Donald Trump em um canto. Vários países europeus já assinaram o acordo com Moscou e vão participar da construção de um novo gasoduto que sai da Rússia e chegará até a Alemanha, atravessando o Báltico. Uma cartada importantíssima contra os interesses estadunidenses.
Uma ameaça real para o planeta? Sabemos que o “xerife” dos EUA tem uma boa dose de insanidade no seu modo de governar e que está disposto a ir aos extremos para garantir as promessas feitas aos seus apoiadores durante a campanha presidencial. Ao retirar o seu país do Tratado de Paris, sobre a limitação das emissões de gases que causam o efeito estufa ele mostrou que não está para brincadeiras.
Mais recentemente iniciou uma incompreensível guerra comercial com a China e está deixando as bases da Organização Mundial do Comércio (OMC) de cabelos arrepiados. E o recado foi dado por Dennis Shea, segundo representante da Casa Branca para a entidade que declarou, em reunião realizada em Genebra, que “não permitiremos que a China mine de forma fatal a indústria do aço dos EUA, sobre a qual os militares americanos e a segurança global dependem”.
Claro que sua preocupação é com a produção anual de aço da China e as várias tentativas da Casa Branca de impor barreiras comerciais contra esse produto. E a ameaça está sendo tratada com muita seriedade pelo organismo internacional, uma vez que Trump já retirou os investimentos dos EUA em diversos programas da ONU.
Mas será essa ameaça de uma guerra comercial a maior preocupação no momento? Não! Certamente que não!
Como parte de sua estratégia de intimidar o restante do mundo, Donald Trump declarou que pode retirar o seu país do INF (Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário), assinado em 1987, que proíbe mísseis nucleares de alcance intermediário.
O acordo foi firmado ainda na época da União Soviética e foi um dos instrumentos para o final da Guerra Fria. Mas a retirada dos EUA do acordo, exigindo que a China recue de sua política econômica, pode decretar o retorno daquele período. Mas, com as novas tecnologias militares, ninguém é capaz de predizer onde isso vai parar.
É claro que nosso Informativo não deseja ser alarmista e nem deseja o pior para o planeta, mas a ameaça de retirada dos EUA do INF aumenta os riscos de um acidente nuclear na Europa ou no Oriente Médio. E coloca a China em uma situação desconfortável, imaginando que o Pentágono poderia deslocar as armas táticas até a sua fronteira.
O presidente russo, Vladimir Putin, alertou pela imprensa que “se os Estados Unidos podem deslocar seus novos mísseis 

Informativo Semanal do Prof. Ernesto Germano Pares






Sobre Decreto, WhatsApp e “Justiça”.
Na terça-feira (16) a imprensa noticiava que Temer, “O ilegítimo”, havia assinado o Decreto 9.527 criando uma Força de Segurança e militarizando de vez a política no país. Alguns companheiros compararam com um novo AI-5 e outros com a recriação do DOI-CODI. E cremos que as duas visões estão corretas, mas que há ainda mais para ser analisado.
Então, cremos que são necessários alguns outros comentários para chegarmos a uma avaliação completa da conjuntura atual. A) Em 1985 vivemos a eleição indireta de Tancredo Neves, sob a vigília atenta dos militares que estavam se retirando depois de perceberem a crise em que tinham jogado o país. Para quem lembra, o nome do vice-presidente, José Sarney, foi uma imposição dos militares para aceitarem a candidatura de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral e ele sequer chegou a tomar posse, vítima de uma grave doença que o levou à morte. A doença já era conhecida dos militares que previam o problema. Semelhanças?
B) Em maio de 1993 chegamos a escreve um texto intitulado “O encontro do Itamar com os militares” onde descrevíamos a reunião entre Itamar Franco (vice-presidente do Collor de Melo, recém derrubado) com o então Secretário Geral do Conselho de Segurança Nacional nomeado por Sarney, general Rubens Bayma Denys. Neste encontro o general falava em nome do alto comando militar e colocava suas exigências para que Itamar governasse. Para quem não tomou conhecimento ou já esqueceu, o documento era baseado na obra “Geopolítica do Brasil”, de autoria do general Golbery do Couto e Silva. Precisa dizer mais? Naquele documento os militares impunham a política a ser levada por Itamar Franco e determinavam os passos a serem dados.
C) De um salto, lembramos da matéria já conhecida por quase todos vocês de um “chega para lá” imposto pelo alto comando militar ao presidente eleito do STF, Dias Toffoli, impondo a nomeação de um conhecido opositor do PT, Fernando Azevedo e Silva, para seu assessor especial. E sabemos que o candidato à vice-presidência na chapa do PSL é o ex-presidente do Clube Militar, antro de conspirações golpistas e antidemocráticas, Antonio Amilton Mourão. E era impossível não pensar na doença de Tancredo Neves que não deixou que ele assumisse o poder. Coincidência?
Bem, falando diretamente sobre o Decreto e somando todas essas reflexões que fiz, concluo que os militares já estão no poder, novamente. O recado é simples: nós mandamos e vocês fingem que vivem em uma democracia! Muito parecido com o que ocorreu em 1985 quando eles fizeram um circo, uma eleição indireta, para permitir o que chamavam de “transição segura, lenta e gradual”.
Vale lembrar que o PT foi o primeiro Partido a levantar a bandeira das Diretas Já e não compactuou com a farsa da eleição indireta de Tancredo.
Enquanto ainda debatíamos esse Decreto e tentávamos entender toda a lógica da medida diante da conjuntura nacional chega outra “notícia-bomba” para causar ainda mais polêmica: na quinta-feira (18) o jornal Folha de São Paulo trazia a matéria da jornalista Patrícia Campos Mello, conhecida internacionalmente pelas matérias realizadas em vários países, inclusive em momentos de graves crises e guerras, denunciando o esquema de notícias falsas (FakeNews) criado por empresários que apoiam a candidatura do “inominável”.
Bem, a matéria já é conhecida por todos e impossível de ser desmentida, tal a quantidade de informações e provas sobre o assunto. Ainda que os mais violentos partidários do capitão aposentado tenham se esforçado para tentar demonstrar que a matéria era falsa, as provas e a credibilidade da profissional não deixaram dúvidas. E a realidade é que, há muito tempo sabíamos que havia esse trabalho no meio de grandes empresários para financiar a campanha. Isso já era conhecido, mas ninguém tinha ainda as provas que agora surgem.
A questão é simples: esses empresários fizeram as doações legais, dentro dos valores permitidos para a campanha dentro da Legislação em vigor. Mas, por fora, sem registro de conta corrente ou de CNPJ financiaram redes “bombardeando” os eleitores com falsas notícias contra o candidato Haddad, fotomontagens, etc.
No meio jornalístico já sabíamos que isso acontecia, mas era difícil comprovar. Dizer que é mais um Fake é ignorância ou querer tapar o sol com a peneira. Uma profissional de um grande jornal não iria se expor assim se não tivesse feito um bom trabalho de pesquisa. Se você ler a matéria dela vai ver que não está baseada em “achismos”, mas em fatos que ela coletou.
Mais clara ainda fica a maracutaia quando o próprio coronel fascista declara aos jornais que “não tenho controle sobre os meus apoiadores e não posso ser responsabilizado”. Ou seja, ele admite o fato e que sabia.
O jornal O Globo, conhecido por seu ódio ao PT, trazia na sexta-feira (19) a seguinte matéria: “WhatsApp bane empresas por disparo de mensagens em massa”! No jornal Folha de São Paulo, jornal golpista que apoiou o golpe de 64, encontramos matéria semelhante: “WhatsApp notifica agências que dispararam mensagens anti-PT”. A revista Carta Capital que circula neste final de semana traz a seguinte matéria: “Quem financia e quanto custa a campanha de Bolsonaro no WhatsApp?”
O grande problema que nós estamos vendo é: nossa “justissa” não vai fazer coisa alguma! Temos um Judiciário vendido, comprometido com o golpe contra a Democracia. Lembrem de alguns detalhes preocupantes: 1) quando o Presidente do STF vai conceder uma entrevista e é obrigado a ter ao seu lado um general fardado; 2) quando a Procuradora Geral da República vai falar com a imprensa e tem outro militar ao seu lado... As imagens estão aí, para quem quiser ver. Reproduzimos, a seguir, uma importante nota divulgada na sexta-feira (19).
Nota divulgada nas redes sociais. A repercussão de tsunami de fake news (milhões deles) no WhatsApp endereçados ao PT e campanha de Haddad - comprovados seguramente como crime eleitoral- fez a Ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), adiar a entrevista coletiva que daria hoje sobre a fraude eleitoral.
Como estava tremendo de medo, ela, descendente de alemães, se rearticulou com os organismos de segurança pública da Nação. Para se proteger. Assim, chamou outras autoridades para estarem com ela na nova entrevista coletiva.
Quem são? Vejam quem estará, na bancada do TSE, domingo, às 14 horas, falando sobre o escândalo Bolsonaro e seus empresários apoiadores não tanto ocultos.
São eles: 1. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann; 2. O ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República, general Sérgio Etchegoyen; 3. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge; 4. A advogada-geral da União, Grace Mendonça; 5. O diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro. Ora, Weber quis se proteger, claro.
Quer dividir a responsabilidade de cassar a chapa do PSL com outros organismos militares e jurídicos de importância estrutural.
A entrevista coletiva mais disputada de todos os tempos se dará, agora, domingo, às 14 horas, no TSE, Brasília. Ela não é boba, nem nada. Se articulou com essas instâncias para dividir responsabilidades caso a decisão do TSE seja favorável a manter a chapa Bolsonaro como legítima. Se proteger.
No entanto, conjuntura estrutural é muito pesada para ela, Weber. Ficou comprovado pela reportagem “Folha de São Paulo”, que Bolsonaro cagou para a lei eleitoral.
Se for feita uma investigação para valer, será constatado que essas empresas que financiaram os fake news do WhatsApp contra o PT e Haddad - pagaram cerca de R$ 12 milhões pelos impulsionamentos - são íntimas da família Bolsonaro.
Como constatação do crime, hoje, o WhatsApp baniu a conta do senador eleito – e filho de Bolsonaro - Flávio Bolsonaro de suas contas, pois, o mesmo, utilizava de expedientes ilegais para inflar sua conta. Trata-se, aqui, da confissão do crime.     Feita pelo WhatsApp.
Em outras palavras: mais uma prova da campanha suja, ilegal e imoral do candidato do PSL. Nesse sentido, devemos repensar uma coisa: que papel essas empresas digitais norte-americanas desempenham em nosso país?
Alterando o sistema democrático, se aliando a empresários inescrupulosos, mudando dados, fazendo vistas grossas a legislação eleitoral, e se associando a uma candidatura nazifascista.
Carlos Nobre – Jornalista / Professor da Universidade Católica do Rio de Janeiro
Uma visão externa. Muito interessante o artigo de Nils Castro, intelectual panamenho e autor do livro “As esquerdas latino-americanas em tempo de criar”, publicado pela página Rebelión.
Segundo ele, a imprensa inculcou na população um sentimento antissistema e contrário à política. O discurso do ódio como extirpador dos problemas sociais e da violência. E o discurso de Bolsonaro, servindo de voz para os grandes proprietários urbanos ou rurais, espalhou racismo, homofobia, xenofobia e machismo. Um discurso muito oportuno em meio ao desalento criado pelos meios de comunicação entre a sociedade brasileira.
O tal “sentimento anti-PT” foi uma elaboração acumulada desde os protestos contra os estádios da Copa do Mundo de Futebol até as mentiras e ódio plantado durante o processo para afastar Dilma Rousseff do poder e eliminar a única alternativa progressista possível na cultura popular brasileira.
Diz ele que “considerando as circunstâncias, o que foi conservado pelo PT no primeiro turno foi uma proeza”. E destaca que o Partido foi combatido por toda a grande imprensa e pelo Judiciário, foi fustigado pelas autoridades eleitorais, teve seu líder máximo condenado sem provas e privado do direito a disputar as eleições.
E aqui vem um ponto chave nas análises de Nils Castro. Diz ele que “quando as pesquisas mostraram o crescimento de Haddad e a possibilidade real que superasse Bolsonaro no segundo turno”, quando as direitas perceberam que, apesar de todos os esforços podiam ter sidos inúteis e a possibilidade de vitória do PT crescia, houve um movimento final para garantir o crescimento do capitão aposentado.
Segundo Nils, agora vemos um choque marcante entre o núcleo fascista em torno da candidatura do PSL e os segmentos de direita democráticos que se aliaram apenas para evitar que o PT voltasse ao poder. Na verdade, a subida de Bolsonaro significou, para o futuro, o esvaziamento dos partidos tradicionais da direita e criou no país um confronto direto entre uma direita extremada e a esquerda que se une em torno de Haddad.
Ainda sobre as eleições (1). A radiografia final das eleições mostra que 32 dos 35 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conseguiram eleger representantes para os 6 cargos (presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais/distritais) em disputa nas eleições de 2018.
O PT conseguiu o melhor desempenho, com a eleição de 153 candidatos, seguido do MDB, PSL, PP e PSDB, que elegeram 149, 140, 121 e 112 candidatos, respectivamente.
O PT elegeu 2 deputados distritais (DF), 83 deputados estaduais, 56 deputados federais, 3 governadores, 4 senadores, 2 como 1º suplente de senador, 2 como 2º suplente de senador e 1 vice-governador.
O MDB conseguiu eleger 1 distrital (DF), 92 deputados estaduais, 34 deputados federais, 1 governador, 7 senadores, 6 como 1º suplente de senador, 7 como 2º suplente de senador e 1 vice-governador.
O PSL conquistou 140 cargos nestas eleições, assim distribuídos: 76 deputados estaduais, 52 deputados federais, 4 senadores, 4 como 1º suplente de senador e 4 como 2º suplente de senador. O partido não elegeu representantes para os cargos de deputado distrital, governo e vice-governador, no entanto, possui candidatos que disputarão o 2º turno.
PCB, PCO e PSTU não tiveram êxito eleitoral.
Ainda sobre as eleições (2). Segundo levantamento do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), foram eleitos somente 33 representantes do sindicalismo – conforme critério de enquadramento definido pelo órgão. Atualmente a bancada conta com 51 parlamentares. Ou seja, a partir do próximo ano serão 18 deputados a menos no debate dos interesses dos trabalhadores, como direitos previdenciários e trabalhistas.
Dos 33 deputados da bancada sindical, 29 foram reeleitos e quatro são novos. Com 18 eleitos, o PT é o partido com maior número de deputados sindicalistas, seguido do PCdoB (quatro), do PSB (três) e do PRB (dois). PDT, Pode, PR, PSL, PSol e SD elegeram um integrante cada.
Papel - A bancada sindical tem a função principal de dar sustentação e fazer a defesa no Congresso Nacional dos direitos e interesses dos trabalhadores, aposentados e servidores públicos, além de intermediar demandas e mediar conflitos com o governo. Por isso, sua redução é preocupante, uma vez que seu papel vai além das fronteiras parlamentares. (Mais informações: www.diap.org.br)
Ainda sobre as eleições (3). Levantamento preliminar do DIAP mostra que a bancada evangélica que emergiu das urnas em 2018 apresenta pequeno aumento na comparação com o pleito anterior (2014). Foram eleitos ou reeleitos 84 deputados identificados com as demandas, crenças e convicções deste segmento de interesse informal e suprapartidário na Câmara Federal. Em 2014, levantamento do DIAP identificou 75 deputados. Em 2010, a bancada iniciou os trabalhos legislativos com 73 representantes. Mas no Senado, os evangélicos mais do que dobraram a representação: de 3 para 7 parlamentares.
O DIAP classifica como integrante da bancada evangélica, além dos que ocupam cargos nas estruturas das instituições religiosas — como bispos, pastores, missionários e sacerdotes — e dos cantores de música gospel, aquele parlamentar que professa a fé segundo a doutrina evangélica ou que se alinha ao grupo em votações de temas específicos.
Trata-se de bancada que atua de forma organizada na Câmara e no Senado. Desde 2003, está registrada na Casa como Frente Parlamentar Evangélica. Mais recentemente, foi renomeada como Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, cujo coordenador, desde 2015, era o deputado Takayama (PSC-PR), que não se reelegeu para a próxima legislatura, que começa em 1º de fevereiro de 2019.
Nos últimos pleitos, excetuando a eleição de 2006, a bancada evangélica vinha apresentando crescimento médio de 20%. Em 2014, o crescimento já foi pequeno e, em 2018, registra-se aumento de pouco mais de 10%.
Maduro garante vender até um milhão de barris de petróleo para a China. Em encontro com empresários venezuelanos e chineses, na I Feira de Importações de Shangai 2018, o presidente venezuelano Nicolás Maduro garantiu que seu país está pronto para levar um milhão de barris diários de petróleo para a China, “com chuvas ou trovoadas” disse ele.
“Nós vamos levar um milhão de barris para a China, aconteça o que acontecer, e precisamos investir (...) temos a Faixa Petrolífera do Orinoco e lá tem todo o petróleo de que a China necessita para o seu desenvolvimento pelos próximos 50 ou 100 anos”, disse ele.
Atualmente a Venezuela envia cerca de 640.000 barris diários para a China, de acordo com as cifras conhecidas oficialmente.
O caso do jornalista Jamal Khashoggi. Há poucos meses nosso Informativo denunciou e mostrou as evidências da mentira sobre a morte do ex-espião russo Sergei Skripal. O tempo mostrou a verdade.
Agora estamos diante de um caso também escabroso envolvendo os EUA e mais um governo submisso aos interesses de Washington. Estamos falando da morte do jornalista Jamal Khashoggi em circunstâncias inicialmente muito estranhas.
Todas as notícias iniciais, ainda em outubro, diziam que o jornalista havia sido visto pela última vez no dia 2 de outubro ao entrar no Consulado da Arábia Saudita, em Istambul (Turquia). 
Khashoggi, com 59 anos, foi jornalista e ex-assessor do governo da Arábia Saudita até criticar e denunciar as políticas criminosas do príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, especialmente no que diz respeito aos ataques contra o Iêmen. Mudou-se para os EUA onde trabalhou como colunista internacional no jornal The Washington Post onde costumava denunciar o pavor, a intimidação e as prisões de intelectuais que se expressavam contrários à família real saudita.
Ele havia entrado no Consulado saudita para solicitar documentação pessoal pois pretendia casar-se na Turquia. Sua noiva ficou esperando do lado de fora e, estranhando a demora, procurou autoridades sem que recebesse informações. Passou a denunciar internacionalmente o desaparecimento, mas o governo da Arábia Saudita negava que ele tivesse entrado no Consulado. E começou o mistério.
A morte de Jamal Khashoggi. Apenas na sexta-feira (19/10), mais de um mês depois do desaparecimento, o Procurador Geral da Arábia Saudita confirmou que Khashoggi havia morrido durante uma suposta discussão com outras pessoas dentro do Consulado, no dia 02 de outubro.
A declaração foi feita através de redes oficiais e o tal Procurador disse apenas que “as investigações ainda estão em andamento e 18 cidadãos sauditas foram presos para averiguações”, além de anunciar que alguns altos funcionários do Consulado teriam sido demitidos, ambos ligados ao serviço de informações do país.
Segundo denúncias do jornal The Washington Post, há provas de áudio e vídeo que demonstram que o jornalista foi assassinado no interior do Consulado. O vídeo permite ver que ele foi preso logo ao entrar, por uma equipe de segurança, e depois o mataram. As versões conhecidas são de que seu corpo foi desmembrado e retirado do prédio em maletas.
Jornais turcos dizem que as provas foram obtidas através de imagens captadas pelo relógio de Jamal que o ligou, conectou com seu celular no carro e deixou com a noiva. O relógio teria gravado toda a conversa na hora do assassinato e tudo ficou arquivado no celular.
Ainda assim, em nota oficial emitida em Riad (capital saudita) o governo nega qualquer envolvimento e volta a assegurar que ele teria saído com vida do prédio, oferecendo-se para trabalhar em conjunto com a polícia turca.
Washington espera uma crise do dólar? O dólar estadunidense terá uma queda em torno de 40% frente ao euro, em 2024, assegurou Ulf Lindahl, diretor geral da consultoria A.G. Bisset Associates LLC, citado pela agência de notícias Blumberg.
O economista é especializado em mercado de capitais e explica que desde a crise de 1970 o dólar vem repetindo um ciclo de perdas e ganhos a cada 15 anos, e este padrão está agora se repetindo. “O dólar vai cair simplesmente porque vai repetir o ritmo das últimas quatro décadas”, disse ele. E alertou também que a queda do dólar terá implicações massivas para todos os mercados financeiros.
Ele diz que a queda em 2017 foi só o começo da crise, prevendo que o preço chegará até dois dólares por euro (hoje o euro vale 1,15 dólar americano) e 75 ienes por dólar (hoje o iene vale 0,0089 dólar americano).
A agência Blumberg ouviu outros analistas que esperam uma crise em menores proporções e que, em 2022, o euro custará 1,28 dólar.
Seguro morreu de velho? O Banco Central da Rússia está se desfazendo dos bônus do Tesouro dos EUA. A proporção dos investimentos russos na dívida estadunidense está se aproximando de zero. Segundo analistas, as medidas tomadas por Moscou merecem atenção tanto em termos políticos como econômicos.
A Rússia reduziu os investimentos em bônus governamentais dos EUA até um teto de 14 bilhões de dólares, em agosto deste ano. Dois meses antes a parte dos bônus nas reservas russas não superava 10% e agora caiu a quase zero.
Segundo análises, o Banco Central da Rússia não vê sentido em financiar o orçamento de um país que segue em uma política abertamente hostil. A solução parece lógica também do ponto de vista econômico no contexto das sanções contra empresas russas. Tudo poderia terminar com um congelamento dos ativos e, para se precaver contra as perdas, as autoridades financeiras tomaram medidas de emergência para manter sua carteira de divisas.
Sabemos que a Turquia também está se desfazendo dos bônus governamentais estadunidenses pela pressão econômica que sofre. O Japão, segundo maior possuidor dos bônus estadunidenses também está reduzindo sua participação e China já iniciou o mesmo processo.
Aquecimento global afeta fauna de bosques tropicais. O aquecimento global está acabando com as populações de artrópodes (gafanhotos, aranhas, caranguejos, centopeias e outros invertebrados) em bosques tropicais e está afetando a cadeia alimentar desse ecossistema, revelou um estudo publicado na segunda-feira (15).
A pesquisa foi realizada pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), do Instituto Politécnico Rensselaer de Troy (Nova Iorque), e se baseou em dados recolhidos entre 1976 e 2013 em três habitats protegidos de área tropical em Luquillo (noroeste de Porto Rico). Naquela região, a temperatura média subiu pouco mais de dois graus centígrados desde meados de 1970.
Trump corta os investimentos para reduzir as mudanças climáticas. Donald Trump afirmou em uma entrevista com o canal de TV CBS que não pretende gastar bilhões de dólares para reduzir as mudanças climáticas.
Perguntado se negava a existência de mudanças climáticas ele respondeu: “Creio que algo está acontecendo. Algo está mudando, mas voltará a ser como antes. Não creio que seja um erro, creio que talvez exista uma diferença, mas que não é devida à atividade humana. Vou dizer uma coisa. Não quero dar bilhões e bilhões de dólares. Não quero perder milhões e milhões de empregos. Não quero que me ponham em desvantagem”. Mas não explicou o significado dessas palavras finais. Apenas disse que tem uma agenda política muito ampla para ficar ouvindo os cientistas sobre as mudanças climáticas.
O fato concreto é que, desde sua chegada ao poder, os EUA abandonaram vários acordos aprovados pelas administrações anteriores, em especial as de Obama, entre eles o Acordo de Paris (sobre o clima).
Esquerda avança em eleições... na Bélgica! O Partido dos Trabalhadores da Bélgica (PTB), de esquerda, triplicou o número de eleitos nas votações locais que ocorreram no país neste domingo (14/10), ampliando de 50 para 156 o número de representantes municipais.
A Bélgica é subdividida em três grandes regiões (Bruxelas, Valônia e Flandres), essas divididas em dez províncias. Dentro das províncias, há uma subdivisão de 539 municípios.
Segundo Peter Mertens, presidente do partido, a vitória não foi só em números absolutos, como, também, por região. “Na região de Bruxelas, passamos de duas autoridades eleitas em apenas dois municípios para 36 eleitos em sete municípios. Na Valônia, os resultados ainda estão longe de serem completos, mas parecem muito bons. Estamos fazendo um grande avanço nas grandes cidades, nas cidades médias e nos subúrbios vermelhos de Liège”, disse.
Em Valônia, o partido dos Trabalhadores conseguiu diminuir a diferença com relação a outros partidos socialistas francófonos da região, que detêm historicamente a maioria das cadeiras municipais.
A fome alcança níveis preocupantes em 60 países. O nível da fome continua sendo preocupante em cerca de 60 países, segundo um levantamento mundial feito pela agência irlandesa Concern Worldwide e a alemã Welthungerhilfe. Em 51 países encontraram um “nível muito grave ou alarmante” (Chade, Iêmen, Madagascar, Zâmbia e Serra Leoa) ou “extremamente alarmante” (República Centro Africana), segundo o informe divulgado.
Em um levantamento feito por institutos vinculados à ONU vamos ver a disparidade do preço dos alimentos no mundo. Por exemplo, um mesmo prato de comida, caseira, simples, mas nutritiva, feita com ingredientes semelhantes e capazes de assegurar até um terço das calorias diárias necessárias de uma pessoa, custa em Nova Iorque cerca de 1,20 dólares, ou, 0,6% da renda diária média no país.
O mesmo prato, no Sudão do Sul, representa mais de dois dias de renda da família. Na Nigéria representa mais de um dia da renda.

Lições esquecidas, erros repetidos.

Ao longo da década de 1920, Adolf Hitler era pouco mais do que um ex-militar bizarro de baixo escalão, que poucas pessoas levavam a sério. Ele era conhecido principalmente por seus discursos contra minorias, políticos de esquerda, pacifistas, feministas, gays, elites progressistas, imigrantes, a mídia e a Liga das Nações, precursora das Nações Unidas. Em 1932, porém, 37% dos eleitores alemães votaram no partido de Hitler, a nova força política dominante no país. Em janeiro de 1933, ele tornou-se chefe de governo. Por que tantos alemães instruídos votaram em um patético bufão que levou o país ao abismo?
Em primeiro lugar, os alemães tinham perdido a fé no sistema político da época. A jovem democracia não trouxera os benefícios que muitos esperavam. Muitos sentiam raiva das elites tradicionais, cujas políticas tinham causado a pior crise econômica na história do país. Buscava-se um novo rosto. Um anti-político promoveria mudanças de verdade. Muitos dos eleitores de Hitler ficaram incomodados com seu radicalismo, mas os partidos estabelecidos não pareciam oferecer boas alternativas.
Em segundo lugar, Hitler sabia como usar a mídia para seus propósitos. Contrastando o discurso burocrático da maioria dos outros políticos, Hitler usava um linguajar simples, espalhava fake news, e os jornais adoravam sugerir que muito do que ele dizia era absurdo. Hitler era politicamente incorreto de propósito, o que o tornava mais autêntico aos olhos dos eleitores. Cada discurso era um espetáculo. Diferentemente dos outros políticos, ele foi recebido com aplausos de pé onde quer que fosse, empolgando as multidões. Como escreveu em seu livro "Minha Luta":
Toda propaganda deve ser apresentada em uma forma popular (...), não estar acima das cabeças dos menos intelectuais daqueles a quem é dirigida. (...) A arte da propaganda consiste precisamente em poder despertar a imaginação do público através de um apelo aos seus sentimentos.
Em terceiro lugar, muitos alemães sentiram que seu país sofria com uma crise moral, e Hitler prometeu uma restauração. Pessoas religiosas, sobretudo, ficaram horrorizadas com a arte moderna e os costumes culturais progressistas que surgiram por volta de 1920, época em que as mulheres se tornavam cada vez mais independentes, e a comunidade LGBT em Berlim começava a ganhar visibilidade. Os conservadores sonhavam com restabelecer a antiga ordem. Os conselheiros de Hitler eram todos homens heterossexuais brancos. As mulheres, ele argumentou, deveriam se limitar a administrar a casa e ter filhos. Homens inseguros podiam, de vez em quando, quebrar vitrines de lojas, cujos donos eram judeus, para reafirmarem sua masculinidade.
Em quarto lugar, apesar de Hitler fazer declarações ultrajantes – como a de que judeus e gays deveriam ser mortos -, muitos pensavam que ele só queria chocar as pessoas. Muitos alemães que tinham amigos gays ou judeus votaram em Hitler, confiantes de que ele nunca implementaria suas promessas. Simplista, inexperiente e muitas vezes tão esdrúxulo, que até mesmo seus concorrentes riam dele, Hitler poderia ser controlado por conselheiros mais experientes, ou ele logo deixaria a política. Afinal, ele precisava de partidos tradicionais para governar.
Em quinto, Hitler ofereceu soluções simplistas que, à primeira vista, faziam sentido para todos. O problema do crime, argumentava, poderia ser resolvido aplicando a pena de morte com mais frequência e aumentando as sentenças de prisão. Problemas econômicos, segundo ele, eram causados por atores externos e conspiradores comunistas. Os judeus - que representavam menos de 1% da população total - eram o bode expiatório favorito. Os alemães "verdadeiros" não deviam se culpar por nada. Tudo foi embalado em slogans fáceis de lembrar: "Alemanha acima de tudo", "Renascimento da Alemanha", "Um povo, uma nação, um líder."
Em sexto lugar, as elites logo aderiram a Hitler porque ele prometeu -- e implementou -- um atraente regime clientelista, cleptocrata, que beneficiava grupos de interesses especiais. Os industriais ganharam contratos suculentos, que os fizeram ignorar as tendências fascistas de Hitler.
Em sétimo, mesmo antes da eleição de 1932, falar contra Hitler tornou-se cada vez mais perigoso. Jovens agressivos, que apoiavam Hitler, ameaçavam os oponentes, limitando-se inicialmente ao abuso verbal, mas logo passando para a violência física. Muitos alemães que não apoiavam o regime preferiam ficar calados para evitar problemas com os nazistas.
Doze anos depois, com seis milhões de judeus exterminados e mais de 50 milhões de pessoas mortas na Segunda Guerra Mundial, muitos alemães que votaram em Hitler disseram a si mesmos que não tinham ideia de que ele traria tanta miséria ao mundo. “Se soubesse que ele mataria pessoas ou invadiria outros países, eu nunca teria votado nele ”, contou-me um amigo da minha família. “Mas como você pode dizer isso, considerando que Hitler falou publicamente de enforcar criminosos judeus durante a campanha?”, perguntei. “Eu achava que ele era pouco mais que um palhaço, um trapaceiro”, minha avó, cujo irmão morreu na guerra, responderia.
De fato, uma análise mais objetiva mostra que, justamente quando era mais necessário defender a democracia, os alemães caíram na tentação fácil de um demagogo patético que fornecia uma falsa sensação de segurança e muito poucas propostas concretas de como lidar com os problemas da Alemanha em 1932. Diferentemente do que se ouve hoje em dia, Hitler não era um gênio. Não passava de um charlatão oportunista que identificou e explorou uma profunda insegurança na sociedade alemã.
Hitler não chegou ao poder porque todos os alemães eram nazistas ou anti-semitas, mas porque muitas pessoas razoáveis fizeram vista grossa. O mal se estabeleceu na vida cotidiana porque as pessoas eram incapazes ou sem vontade de reconhecê-lo ou denunciá-lo, disseminando-se entre os alemães porque o povo estava disposto a minimizá-lo. Antes de muitos perceberem o que a maquinaria fascista do partido governista estava fazendo, ele já não podia mais ser contido. Era tarde demais.

ATÉ FHC... FHC DIZ QUE BOLSONARO AFETA IMAGEM DO PAÍS E O COLOCA NO COLO DOS EUA