quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Coronel que assessorou GSI pede golpe, ameaça Dino e diz que militares da ativa estavam em atos golpistas


Coronel que assessorou GSI pede golpe, ameaça Dino e diz que militares da ativa estavam em atos golpistas

O coronel do Exército José Placídio Matias dos Santos, que foi assessor no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) por três anos, usou as redes sociais para pedir golpe e ameaçar o ministro da Justiça Flávio Dino. Ele ainda afirmou que "centenas de militares da ativa" participaram dos atos terroristas em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Entenda: Quem é Clarissa Tércio, deputada condenada a pagar R$ 10 mil para casal por transfobia

Fios de cabelo, manchas de sangue e embalagens: peritos da PF colhem material genético de invasores para usar como prova

O militar publicou, no dia dos atos golpistas, uma mensagem direcionada ao comandante do Exército, general Júlio César de Arruda. A publicação pedia a insubordinação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As informações foram divulgadas inicialmente no "Estado de S. Paulo". Após a publicação, o coronel apagou algumas postagens de suas redes sociais.

"General Arruda, o Brasil e o Exército esperam que o senhor cumpra o seu dever de não se submeter às ordens do maior ladrão da história da humanidade. O senhor sempre teve e tem o meu respeito. FORÇA!!", diz a postagem no Twitter.

Ainda no dia dos atos terroristas, Placídio conclama as Forças Armadas a atuarem. "Brasília está agitada com a ação dos patriotas. Excelente oportunidade para as FA entrarem no jogo, desta vez do lado certo. Onde estão os briosos coronéis com a tropa na mão?", publicou.

No dia seguinte aos atos, Placídio voltou às redes sociais para afirmar que havia "esquerdistas baderneiros infiltrados" nos atos golpistas da véspera. "Não sei o que vai acontecer, ninguém sabe ao certo. O que temos de evidente é que o povo ordeiro e patriota, o que não inclui os esquerdistas baderneiros infiltrados, jamais aceitará a usurpação de poder levada a cabo pelo sistemão", escreveu.

O coronel ainda comparou a ação dos policiais que impediram uma destruição ainda maior nas sedes dos Três Poderes com a Gestapo, a polícia secreta de Adolf Hitler na Alemanha nazista. Em seguida, o Placídio disse que os atos golpistas tiveram participação direta de militares da ativa.

"Será que o pessoal sabe que na manifestação de ontem em Brasília havia centenas de militares da ativa?", perguntou no Twitter.

Ameaça a ministro

Placídio ainda publicou uma ameaça a Dino, com um ataque homofóbico. "O ministro da justiça está se sentindo empodeirada. Tua purpurina vai acabar", escreveu.

Placídio atuou no GSI entre fevereiro de 2019 e março de 2022. Ele atuou como assessor chefe militar da Assessoria Especial de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Secretaria Executiva do GSI e era subordinado ao ex-chefe da pasta, o general Augusto Heleno.

Nesta quinta-feira, depois da publicação da reportagem, Placídio voltou ao Twitter para criticar militantes de esquerda. "A esquerdalha baixou em peso hoje por aqui! Vamos em frente!", afirmou.

Apoie a Auditoria Cidadã da Dívida e nos ajude a seguir lutando!

 Auditoria Cidadã da Dívida

 <contato@auditoriacidada.org.br>Cancelar assinatura
Para:Divulgação ACD
qua., 18 de jan. às 10:44

A Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) é uma associação sem fins lucrativos, que investiga o endividamento público, denunciando os mecanismos do Sistema da Dívida e todas as questões relacionadas às finanças públicas que afetam a vida do povo brasileiro, visando a realização da auditoria integral da dívida pública, com participação social.

Apesar de a maioria da nossa equipe ser composta por pessoas voluntárias, como a nossa coordenadora nacional Maria Lucia Fattorelli e todos que integram os Núcleos da ACD, alguns poucos colaboradores que integram nossa reduzida equipe precisam ser remunerados, pois cuidam das nossas pesquisas, secretaria e comunicação em tempo integral.

Agradecemos às entidades parceiras que já contribuem para a ACD, mas precisamos reforçar esse apoio. Por isso contamos com todas as pessoas e entidades que se identificam com a nossa causa e para isso facilitamos as formas de contribuição.

Faça parte desse movimento e contribua! Você pode escolher a forma que preferir: fazendo um PIX ou doação mensal com pagamento recorrente direto no cartão de crédito – nesta modalidade o limite do seu cartão não é comprometido, sendo cobrado mensalmente, de forma automática, com a possibilidade de cancelamento a qualquer momento, sem custos.

Acesse https://auditoriacidada.org.br/conteudo/ajude-a-financiar-a-acd para contribuir ou envie sua doação diretamente para o PIX da ACD (CNPJ) 12537204000145.

As principais notícias desta noite no Brasil 247 , em 18/01/2023

Informativo FPA

 

19 DE JANEIRO DE 2022 | ANO 08 - ED. 340
 

A transição ecológica precisa de novos sujeitos sociais e mais imaginação democrática
Gerson Almeida

A diversidade, tanto ambiental, quanto social, devem ser compreendidas como orgânicas uma à outra. Assim, poderemos levar à risca a diretriz de “não deixar ninguém para trás”. Leia mais

 
OPINIÃO

O assalto da horda contra a democracia e os desafios da luta antifascista
O assalto das hordas fascistas inspirado (engendrado?) pelo energúmeno, que se refugiou nos Estados Unidos horas antes do eleito tomar posse, consumou-se no domingo, 8 de janeiro de 2023. Leia mais

As revoluções do individualismo
Individualismo” é um termo polissêmico, com muitos significados no palco da história. Seria um grande erro imaginar que o conceito se manteve imóvel, no tempo. Como uma ária de Giuseppe Verdi, “feito pluma ao vento / mudou de sotaque / e de pensamento”. Leia mais

Inovação tecnológica e desafios paulistas
Luiz Cláudio Marcolino e Ana Carolina Davanço

Em que pese toda a enorme infraestrutura na área de PD&I do estado de São Paulo, ainda há muito a avançar no campo das políticas públicas e privada. Leia mais

Governo Lula: uma porta aberta à escuta e ao diálogo social
Antônio Augusto de Queiroz

A intenção é colocar em prática uma nova visão de governo que escute, estimule e busque formas de atuação conjunta entre os órgãos governamentais e a sociedade. Leia mais

 

www.fpabramo.org.br

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo