sábado, 9 de fevereiro de 2013

Do Informativo Semanal do Prof. Ernesto Germano Pares


Só 3,7% dos brasileiros acreditam na Justiça! O judiciário brasileiro vive a sua mais completa falta de sintonia com a realidade social e com a própria sociedade. Caiu no mais absoluto descrédito desde que passou a agir como estando acima da sociedade. Recentes pesquisas de opinião indicam que apenas 3,7% da população acredita na justiça. Outra pesquisa mostrou que até os advogados (93% dos entrevistados) não estão contentes com o judiciário.

Rafael Correa pode vencer no primeiro turno. Rafael Correa pode conquistar seu segundo mandato no Equador já no primeiro turno, dia 17 de fevereiro. É o que mostra uma recente pesquisa de opinião realizada pela empresa “Opinión Pública Ecuador”, realizada entre os dias 26 e 27 de janeiro.

A pesquisa apontou Correa com 56% das intenções de votos, seguido por Guillermo Lasso, com 13%. Os demais candidatos não chegam a 5% das intenções.

Chile pede extradição de assassino que está vivendo nos EUA. A Corte Suprema do Chile ratificou nesta semana a solicitação para que os EUA concretizem a extradição do oficial da reserva chileno Pedro Pablo Barrientos, acusado de ser um dos autores materiais do assassinato do cantor Victor Jara, em setembro de 1973. Com votação unânime, cinco votos a favor e nenhum contra, a Segunda Sala Penal da Corte ratificou a recomendação da Justiça para o pedido de extradição.

Na Guatemala, julgamento por genocídio e crime lesa humanidade. Começou nesta semana, na Guatemala, o primeiro julgamento de sua história por genocídio e delitos de lesa humanidade. Estão sendo julgados os ex-militares Efraín Ríos Montt e Mauricio Rodríguez, acusados pelo Ministério Público de assassinar 1.771 indígenas da etnia maya ixil.

“A sociedade guatemalteca hoje é testemunha de um fato histórico, pela primeira vez em nosso país, é aberto a julgamento o genocídio e os delitos contra a humanidade”, diz um comunicado da Associação para a Justiça e Reconciliação (AJR) e o Centro para a Ação Legal em Direitos Humanos (Caldh).

França está em bancarrota! O anúncio foi feito pelo ministro Michel Sapin, ministro do Trabalho da França! Ele fez o comentário em um programa de rádio e deixou o presidente François Hollande em uma difícil situação para tentar desmentir o seu ministro e acalmar o mercado.

“Há um Estado, mas um Estado que está em bancarrota. Por isso tivemos que por em prática um plano de redução do déficit e não podemos nos afastar disto”, teria dito Sapin.

Na França, trabalhadores públicos param! Mais de cinco milhões de trabalhadores do setor público participaram do movimento convocado pelas principais centrais sindicais francesas na quinta-feira (31). Em comunicado oficial, as centrais sindicais dizem que os trabalhadores já perderam mais de 10% do poder de compra na última década. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário