sexta-feira, 22 de julho de 2016

Como foram os ataques golpistas na Turquia

Como foram os ataques golpistas na Turquia

Gravações difundidas pelos diários The Daily Mail e Mirror mostram várias explosões que se produziram em locais próximos ao palácio presidencial de Ancara


Com informações de RT.com e outros meios
Reprodução
 
A tentativa de golpe de Estado na Turquia deixou muitas imagens de forte impacto, mas poucas tão assombrosas como as que veremos nestes vídeos.
 
Um deles mostra como um homem tenta deter o avanço dos tanques golpistas com seu próprio corpo, emulando a histórica cena da Praça da Paz Celestial, em 1989. Não consegue, os tanques passam literalmente por cima dele.
 
As imagens mostram como o primeiro tanque interrompe a marcha quando percebe que há um homem no caminho, mas logo retoma o avanço poucos segundos depois. Quando esse se retira vemos que o homem se mostra aparentemente ileso, e decide enfrentar um segundo tanque. Nesse momento, ele se atira diretamente debaixo do veículo, e o carro de combate também passa por cima dele. Dessa vez, o homem já não se levanta, embora seja possível ver que se move, enquanto uma multidão nervosa o rodeia e tenta ajudá-lo.
 






 
Este homem não é o único que enfrentou com valentia os tanques golpistas, arriscando sua própria vida. Outros cidadãos fizeram o mesmo, deixando imagens inesquecíveis para a História.
 
Gravações difundidas pelos diários The Daily Mail e Mirror mostram várias explosões que se produziram em locais próximos ao palácio presidencial de Ancara, a capital da Turquia, após a tentativa de golpe de Estado, em cena que se associa com outro golpe de Estado – ocorrido no Chile, em 1973, quando as forças armadas também bombardearam o Palácio de La Moneda, onde estava o presidente eleito Salvador Allende. Os vídeos foram registrados na manhã seguinte, quando um helicóptero militar atacou o edifício governamental.
 

 
Algumas testemunhas indicaram que essa aeronave do Exército turco atacou as colunas de tanques que rodeavam o palácio presidencial, nos arredores da cidade. Ao parecer, ao menos cinco pessoas foram mortas devido como consequência dessa ofensiva, que também gerou um enorme coluna de fumaça. Nos vídeos, se pode observar o caos e o medo causado entre a multidão. 
 
Na noite de 15 de julho, uma facção da Forças Armadas da Turquia tentou derrubar o governo de Recep Tayyip Erdogan. Tanques, caças e helicópteros atacaram Ancara e Istambul, enquanto a emissora de televisão estatal e o acesso às redes sociais ficaram suspendidos, e todos os voos foram cancelados. 
 
Na Internet, circulam alguns outros vídeos sobre o ocorrido. Num deles, se observa o momento exato em que os militares golpistas tomam de assalto um hotel no balneário de Marmaris, onde o presidente turco se encontrava passando férias. A ação foi uma das que marcou o início da sublevação dos militares, na última sexta-feira.
 
No vídeo, publicado pela agência Anadolu, se escuta claramente um feroz fogo cruzado nas proximidades do hotel, e ruídos durante o ataque ao edifício, que foi bombardeado pelos golpistas quando Erdogan já havia abandonado o local. Também se pode distinguir a presença de um helicóptero utilizado pelas forças golpistas.
 
Na mesma noite do golpe, milhares de turcos foram às ruas de Ancara e Istambul para enfrentar os militares sublevados. Embora tenha fracassado, o golpe de Estado cobrou a vida de ao menos 290 pessoas e deixou 1,4 mil feridos. Os cerca de 6 mil implicados na intentona golpista foram detidos. Entre eles, oficiais de alta e média patente.
 
Tradução: Victor Farinelli


Créditos da foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário