sábado, 16 de dezembro de 2017

O Lula que eles temem. Assista

O Lula que eles temem. Assista

Há 36 anos, uma querida amiga, a escritora, deputada  e líder feminista Heloneida Studart, ainda no PMDB “autêntico”, inconformada com o fato de eu estar apoiando a candidatura de Leonel Brizola ao Governo do Estado, disse-me:
-Fernando, eu estive no Morro da Formiga e uma senhora me disse que não ia poder votar em mim porque votaria no Brizola para Governador (o voto era vinculado, então). E que ia votar porque Brizola ia tirar dos ricos para dar aos pobres. Fernando, você sabe que ele não pode fazer isso, não tem como…
E eu respondi que sabia que isso só poderia acontecer timidamente, com políticas públicas, mas que achava muito mais importante e transformador que um mulher pobre, de uma favela carioca, fosse capaz de sentir, pensar, falar e agir para que a renda não fosse tão escandalosamente concentrada no Brasil.
Lula, de certa maneira, sempre teve este significado: por ser quem é, por ter vindo de onde veio e por ter, nos limites da governabilidade, orientado muitas – e não todas – políticas públicas neste sentido. Embora estivesse longe de “tirar dos ricos para dar aos pobres”, deu ao povão uma fatia maior do crescimento econômico, maior que as migalhas que sempre lhe couberam.
O seu discurso, na noite de ontem, em Piracicaba (SP) mostra que o Lula de 2018 – e Lula, com sentença ou não, é o principal personagem da eleição de 2018 – é o Lula capaz de falar, com todas as letras, o que aquela senhora disse a Heloneida.
Acompanhe o seu discurso de ontem à noite, do qual não destaco um trecho porque, mais que qualquer argumento, é o sentimento o que tem, nele, a força irresistível. É um vulcão, que expõe as entranhas de um país coberto por uma crosta que a sufoca. A fria racionalidade dos tecnocratas, dos homens “práticos” sempre diz que é preciso mante-la assim. Mas, sob a capa endurecida das elites, ela teima em rugir.
Veja porque é tão importante não apenas evitar que Lula seja candidato e, mais ainda, que ele seja presidente.

  •  
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário