quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Pesquisa “dá ruim” (de novo) para Alckmin até em São Paulo

Pesquisa “dá ruim” (de novo) para Alckmin até em São Paulo

Ouça este conteúdo
Se há um lugar em que Geraldo Alckmin não pode alegar ser “desconhecido” é São Paulo.
Portanto, é onde menos pode fazer diferença positiva o caminhão de tempo de televisão de que disporá, a partir do final do mês, na propaganda eleitoral.
E, aliás, a semana das convenções deu a ele toda a exposição possível, sendo apresentado como vencedor da “batalha” pela conquista do Centrão, em bloco.
Mas não adiantou, “deu ruim” para Alckmin a pesquisa CNT/MDA divulgada hoje, feita com 2.002 eleitores de São Paulo, capital e interior. No ninho tucano, portanto.
Ele aparece em terceiro lugar , como no levantamento publicado cinco dias atrás pelo Ibope/Band.
Lula fica em primeiro, com 21,8% (23% no Ibope), seguido de Jair Bolsonaro, com 18,4% (18% no Ibope) e o ex-governador tem 14% (um a menos que no Ibope).
Se no cenário com Lula nada se altera muito, na substituição de Lula por Haddad, a coisa fica pior: Alckmin, que teria, neste caso 3% de vantagem sobre Bolsonaro (19% a 16%), segundo a CNA perde para o candidato da extrema direita por 4 pontos (18,9% contra 15%). Neste cenário, a diferença da pontuação de Fernando Haddad é muito perceptível: sai de 4% no Ibope e vai a 8,3%, igualando-se a Marina Silva.
E não vai ser o Joãozinho da Farinata quem poderá ajudar – será que ajudaria, se pudesse – o cambaleante Geraldo. E que ele empata com Paulo Skaf, num verdadeiro “duelo de anões” que deixa a eleição para governador de São paulo completamente aberta: Doria tem 16,4% das intenções de voto, seguido por Skaf com 16,2%.
Ou seja, os dois líderes somados sequer chegam a um terço do eleitorado, no qual nada menos que 50,9%  se dizem indecisos (21,4%) ou dispostos a votar branco ou nulo (29,5%).
No eleitorado das camadas mais altas da população, mais informado e, ao menos em tese, ciente da candidatura Alckmin este resultado, a 60 dias da eleição, é devastador.
Daqueles de transformar chuchu em pepino.
PS: Os dados completos da pesquisa podem ser acessados aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário