sexta-feira, 26 de abril de 2019

Condepe pede abertura de processo contra deputado do PSL que atacou Erica Malunguinho

26 DE ABRIL DE 2019, 17H20

Condepe pede abertura de processo contra deputado do PSL que atacou Erica Malunguinho

Para o conselho, Douglas Garcia violou a dignidade das pessoas travestis e transexuais, ao tempo que incentivou a atos de violência de natureza transfóbica
Foto: Carol Jacob/Alesp/Divulgação
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo – Condepe pediu, nesta sexta-feira (26), abertura de processo contra o deputado estadual Douglas Garcia (PSL) por prática de transfobia.
Em discurso proferido na Assembleia Legislativa de São Paulo, dirigindo-se à primeira deputada transexual do Brasil, Erica Malunguinho (PSOL), o parlamentar do PSL, partido de Jair Bolsonaro, afirmou que tiraria a tapas uma pessoa travesti ou transexual que estivesse utilizando um banheiro correspondente à sua identidade de gênero.
Para o Condepe, Douglas Garcia violou a dignidade das pessoas travestis e transexuais, ao tempo que incentivou a atos de violência de natureza transfóbica.
Por essa razão, encaminhou ofício ao Secretário da Justiça para que seja instaurado processo com base na Lei Estadual nº 10.948/2001, que pune atos de discriminação homofóbica ou transfóbica.
Imunidade
O Condepe entende, ainda, que “a imunidade parlamentar não autoriza o cometimento de incitação à violência e condutas discriminatórias. A liberdade de atuação nos parlamentos se limita à obrigatória defesa dos direitos fundamentais de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual e identidade de gênero”.
“Travestis e transexuais são pessoas constituídas de plena dignidade. O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo – Condepe se soma integralmente à luta em defesa dos direitos de gênero desta população”, assegura o conselho.
Veja aqui a representação do Condepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário