quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Confira as novidades da Carta Maior neste 2020









Confira as novidades da Carta Maior
neste 2020

(Arte/Carta Maior)

Caros amigos,

O ano de 2019, apesar das enormes dificuldades, foi um período de muito trabalho na Carta Maior, com organização da nossa página, criação de novos espaços para publicação de conteúdos e a chegada de novos colunistas, os professores Antônio Gomes Moreira Maués (Direito-UFPA) e Alfredo Saad Filho (Política Econômica – King’s College London).

Conseguimos, também, oferecer ampla e sistemática cobertura das eleições em vários países latino-americanos, como Argentina, Bolívia, Colômbia, El Salvador, México, Peru e Uruguai; e países asiáticos e europeus, como Índia e Espanha.

Um esforço orientado pelo compromisso com a formação política e o pensamento crítico dos nossos leitores, garantido pela contribuição solidária e consciente dos nossos parceiros-doares, os guardiões desse projeto de comunicação de esquerda, que completa seus 19 anos neste 2020 (confira aqui as possibilidades de doação).

É, portanto, com gratidão e muita consciência do trabalho que temos pela frente que convidamos vocês a continuarem conosco neste 2020, sem dúvidas, um dos anos quentes desta nova década, que já começa em meio à encruzilhada do jogo eleitoral norte-americano.

Não deixe de examinar as possibilidade de doação, precisamos de recursos para sobreviver.

Vamos às novidades para 2020.

Nova e importante parceria

Com muito orgulho, anunciamos a parceria de Carta Maior com a Revista Crisis da Argentina, que tem como editor Mario Santucho, grande amigo de muitos anos e filho do herói argentino Mario Roberto Santucho, líder maior do grupo de guerrilha marxista Exército Revolucionário do Povo (ERP), assassinado pela ditadura argentina.

Nossos Especiais

Atenta aos embates geopolíticos, Carta Maior conta com três especiais imperdíveis na página: A 3ª. Guerra está logo ali, com mais de 20 textos sobre as turbulências no Oriente Médio, criados por Trump e pela máquina de guerra norte-americana.

Também estão na página os especiais relativos às movimentações e resistências na América Latina: Crise na Bolívia, com mais de cinquenta artigos sobre o golpe contra Evo; A Revolta no Chile, sobre os protestos e a luta dos irmãos chilenos contra a brutalidade neoliberal; e, por fim, A Nova Argentina, sobre o governo de Alberto Fernández, iniciado neste 2020.

Novos Especiais

Já iniciamos um Especial com a cobertura das eleições americanas, que poderão alterar substancialmente o debate político nos estados Unidos e pasmem, no Brasil.

Aguardem para o mês de janeiro quando vamos lançar um Especial que parte do debate provocado pelo excelente filme de Fernando Meirelles, aqui, aqui, e aqui, para enfrentar o tema sob outro enfoque, ampliando o debate porque Francisco Bergoglio não é um Papa como seus antecessores, ele é hoje o principal antagonista da direita global e faz da sua pregação uma luta contra o capitalismo e suas funestas consequências.

Poucos sabem, mas foi Francisco, durante o Sínodo da Amazônia que ressuscitou a teologia da libertação, na missa rezada pelo Cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes, relator do Sínodo, nas catacumbas de Roma, que na missa esteve paramentado com a “Estola” que pertenceu a Dom Elder Câmara.

  

A Carta Maior, foi fundada em 2001. Era o início da rede mundial de computadores no Brasil. O Facebook foi lançado em 2004, o YouTube em 2005 e o Twitter, em 2006. No dia 28 de janeiro de 2020 completaremos 19 anos. O GOLPE de 2016, nos atingiu violentamente, quase nos levando ao desaparecimento. Porém, nossos leitores não permitiram que isso ocorresse e nos trouxeram até aqui. Agora precisamos avançar, criando outras formas de comunicação.
Se você valoriza o que obtém da Carta Maior e quer mais, junte-se a nós com uma doação, para que possamos crescer e fazer o jornalismo que é necessário e que os próximos anos nos exigirão. Doe 1 real por dia (R$30,00 mês) e se puder doe mais. Precisamos de todos.

  DOE AGORA  
 
  


Aliás, é preciso lembrar que o local da missa é de extrema relevância, porque foi nas catacumbas de Roma que em 1965 ocorreu o juramento dos Bispos da teologia da libertação, no Marco do Concílio Vaticano II.

Em março, Carta Maior trará um novo Especial, desta vez tendo como tema a extraordinária experiência da Comuna de Paris, que completa 149 anos em 18 de março próximo, com textos de intelectuais franceses e entrevistas que serão produzidas por nossa correspondente em Paris, a jornalista e escritora Leneide Duarte-Plon.

Nossos colunistas
Com alegria destacamos a coluna “O novo velho continente e suas contradições: a Europa vista por dentro”, já na página, do jornalista Celso Japiassu, que chegou em outubro de 2019 à Carta Maior e já conta com quatorze textos lidos por mais de 280 mil pessoas, o que mostra não apenas a qualidade das análises de Japiassu, como o acerto da nossa proposta de trazer uma visão ampla sobre o continente europeu, tanto como o nosso vivendo em extrema turbulência.

Por fim, termino esta Carta convocando todos à leitura do excelente artigo do nosso crítico de cinema Carlos Alberto Mattos, Na corrida pelo Oscar do real, sobre 13 dos 15 semifinalistas ao Oscar de melhor documentário de longa-metragem, entre eles Democracia em Vertigem, de Petra Costa, que assumiu papel importante na denúncia para o mundo do Golpe de 2016 no Brasil, bem como do texto de autoria da nossa editora de cultura, desde o Rio de Janeiro, Léa Maria Reis, “A poesia no cinema do Irã”, com a apresentação de dez filmes iranianos de altíssima qualidade, que servem para demonstrar a extraordinária cultura daquele povo, que está correndo sério risco de destruição diante da voracidade selvagem do capitalismo e do império americano.

Um excelente ano a todos! E sigamos juntos.

Joaquim Ernesto Palhares
Diretor da Carta Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário