Teste inédito de COVID-19 usa saliva, é rápido e mais barato
Exame desenvolvido por empresa brasileira pode processar milhares de resultados por dia; saiba como funciona
Com a pandemia do novo coronavírus, diversas pesquisas sobre a doença estão sendo feitas para descobrir tratamentos, vacinas, sintomas e também testes mais eficazes. Muitos países, como o Brasil, sofrem com a falta de acesso a exames, seja pelo preço alto ou pela carência de métodos confiáveis.
Nesse sentido, um projeto desenvolvido pelo laboratório brasileiro Mendelics, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, promete trazer ao mercado um novo teste para COVID-19 que é rápido e muito mais acessível ao público.
Novo teste de coronavírus
O exame foi batizado de #PARECOVID e utiliza uma metodologia molecular, que identifica a presença do vírus SARS-CoV-2 na saliva do paciente. Além disso, o método leva apenas uma hora para processar os resultados e possui uma especificidade de 100%, sem apresentar testes "falso-positivo".
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
A estimativa, de acordo com o laboratório, é que sejam processadas diariamente cerca de 110 mil amostras, o que pode favorecer uma testagem em massa da sociedade - medida que é considerada fundamental para o controle da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
"O exame da Mendelics endereça alguns obstáculos que dificultaram uma testagem mais abrangente no Brasil. Por ser realizado na saliva, tem um poder de processamento muito rápido, que permitirá realizar mais testes em menos tempo, podendo oferecer aos brasileiros ferramentas que permitam controlar melhor a transmissão dessa doença", explica Luiz Fernando Lima Reis, diretor do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.
Para ser fácil de ser produzido, o exame utiliza reagentes e componentes já disponibilizados no mercado. Além disso, a Mendelics e o HSL se comprometeram em publicar os protocolos para que outros laboratórios possam produzi-lo. Neste momento, este é o teste com maior capacidade de processamento no Brasil.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
No momento, um projeto piloto já está sendo realizado com 50 mil pacientes. Amostras podem ser coletadas em todo o Brasil, sem limitações, e o processamento, por enquanto, será feito exclusivamente em São Paulo.
Os médicos terão acesso à um sistema online para averiguar o laudo de forma rápida e precisa. De acordo com David Schlesinger, médico e CEO da Mendelics, a empresa tem contratos com 60% dos planos de saúde no Brasil, mas este exame ainda não foi discutido com eles.
Assim, não dá para saber se todos os participantes do projeto piloto terão o valor do teste coberto pelo plano de saúde que utilizam. Nesse momento, segundo a Mendelics, o teste está sendo oferecido apenas a empresas e instituições, com preço em torno de R$ 95 cada.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
"Nosso objetivo é que todos os laboratórios possam reproduzi-lo com seus próprios equipamentos para que, juntos, possamos processar milhões de testes diariamente e, assim, retomar as nossas atividades econômicas e sociais em segurança o mais brevemente possível", explica Schlesinger.
Pandemia de coronavírus
15 maneiras de se proteger contra o coronavírus
Sintomas de coronavírus: veja quais são os primeiros sinais
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Suspeita de coronavírus? Entenda o que fazer
Nenhum comentário:
Postar um comentário